formação_

Formação Certificação ITIL 4 - Foundation

Prepare-se para atuar de maneira diferenciada e estratégica no gerenciamento integrado de produtos e serviços

Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
50h

Para conclusão

5
Cursos
1
Artigo

Assista o vídeo

veja nossa apresentação da Formação e uma Alura Live sobre a Carreira em Front-end

Certificação ITIL: prepare-se para potencializar sua carreira profissional na era digital

Olá gostaríamos de te dar boas-vindas a nossa formação preparatória para a Certificação ITIL 4 nível Foundation.

A Alura em parceria com o instrutor Fabio José, que é um profissional credenciado pela Axelos para ministrar treinamentos de preparação para certificação ITIL, desenvolveu um conteúdo especial para te ajudar nos estudos preparatórios para esta Certificação, composto de: videos-aulas, conteúdos escritos, áudios, dicas e simulados para te guiar nos estudos e apresentar os detalhes do framework ITIL versão 4 (ITIL 4) .

O entendimento deste framework é um ótimo 1º passo de uma jornada para profissionais que atuam(atuarão) com TI entenderem conceitos e práticas essenciais para aplicação do gerenciamento de serviços/produtos na era digital, tendo o framework ITIL 4 como guia de referência.

Com isto, certamente você se posicionará como um(a) profissional com grande capacitação, quando o assunto for aplicação de boas práticas para geração de valor em gerenciamento de serviços/produtos.

E na prática quer saber como você poderá aplicar estas boas práticas?

Perfeito, na medida que seus estudos nesta formação forem avançando, veja algumas coisas legais que você vai descobrir sobre o uso do framework ITIL 4.

– Como incorporar elementos de gestão: Lean, métodos ágeis, DevOps associados ao uso eficiente de tecnologias de apoio.

– Como a aplicação de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Business Intelligence (BI) Analytics e Big Datas, cada vez mais em larga escala podem gerar valor e resolver problemas/dores da era digital que podem ocorrer em todo um seu ecossistema organizacional envolvendo: clientes/consumidores, produtores, líderes, colaboradores, parceiros/fornecedores.

Assim, temos aqui uma fascinante jornada nesta Formação ITIL 4 para seguir, onde faremos diversos mergulhos orientados e especialmente criados para você desbravar oceanos de conhecimento, que nos trarão dentre diversas aprendizagens os seguintes conteúdos:

– Primeiros passos em ITIL 4

– Conceitos-chave para Gerenciamento de Serviços

– O Sistema de Valor de Serviço (SVS)

– Princípios Orientadores

– Cadeia de Valor de Serviço (CVS)

– As Quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços

– Práticas de Gerenciamento de Serviços ITIL 4

– Exercícios e Simulados

– Dicas e detalhes da aplicação para o Exame ITIL 4 Foundation

Vamos então ao nosso mergulho inicial!?

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados Inovação & Gestão

Com quem você vai aprender

  • Fábio José Pereira Lima

    MBA em Gestão de Negócios, Eng. Mecânico, Membro da Axelos, Instrutor Credenciado PeopleCert , ITIL 4 Managing Profissional, ITIL 3 Expert, VeriSM Professional Vivência em Gestão de Serviços, Projetos e Governança de TI, em empresas como Philips do Brasil, IBM , Politec, participando de várias implantações de ITIL desde a versão 2. Dedicado a transferência de conhecimento e experiência como instrutor das disciplinas de Gestão de Serviços, de Projetos e Produtos em várias organizações de treinamento.

  • Fábio José Pereira Lima

    MBA em Gestão de Negócios, Eng. Mecânico, Membro da Axelos, Instrutor Credenciado PeopleCert , ITIL 4 Managing Profissional, ITIL 3 Expert, VeriSM Professional Vivência em Gestão de Serviços, Projetos e Governança de TI, em empresas como Philips do Brasil, IBM , Politec, participando de várias implantações de ITIL desde a versão 2. Dedicado a transferência de conhecimento e experiência como instrutor das disciplinas de Gestão de Serviços, de Projetos e Produtos em várias organizações de treinamento.

Passo a passo

  1. 1 Visão Geral do Framework ITIL 4

    Atualmente, vivemos numa época de grandes e constantes mudanças, que requerem ajustes e novas abordagens nos modelos de negócio e operação.

    Neste cenário, identificamos diversas demandas relacionadas às organizações e nas suas relações com clientes e fornecedores de produtos e serviços. Assim, todas estas partes citadas visam gerar ou receber valores no dia a dia das suas relações.

    Tudo isso com grande agilidade e eficiência e uso de tecnologias emergentes e integradas para resolver problemas e demandas em colaboração com os consumidores e provedores de serviços.

    E onde que exatamente a ITIL 4 Foundation se encaixa neste contexto?

    Exatamente para você que está iniciando sua carreira e/ou caso queria consolidar alguns conhecimentos de gerenciamento de serviços e produtos que principalmente envolvam o uso de Tecnologias a aplicação dos conteúdos do framework da ITIL ® 4 no nível Foundation, o que certamente te trará benefícios na sua carreira profissional a curto, médio e longo prazos. Mas por que isso?

    Porque este nível Foundation foi projetado como uma introdução ao ITIL® 4, permitindo a criação de uma base com uma visão analítica do gerenciamento de serviços/produtos moderna e colaborativa.

    Então agora, vamos conhecer alguns detalhes do oceano de conhecimentos que estamos mergulhando? Pensando nisso, te convidamos para conhecer um pouco da história da ITIL e diversos Conceitos-chave para Gerenciamento de Serviços, que certamente mais a frente aumentarão sua capacidade de respiração para mergulhos mais profundos!

  2. 2 Sistema de Valor de Serviços e Princípios Orientadores

    E então como estamos em nosso mergulho nos estudos da ITIL 4?

    Esperamos que você neste momento, com base nos diversos conceitos gerais que vimos juntos, esteja se situando melhor, que este framework ITIL 4 tem grande abrangência de conteúdos para entendermos e lidamos de forma mais holística com diversas demandas típicas da era digital.

    Mas como podemos começar a visualizar como aplicar este conteúdo, de fato na nossa realidade?

    Então é aqui que vale a pena dedicarmos alguns mergulhos para o estudo do Sistema de Valor de Serviços e Princípios Orientadores. Dando um pequeno spoiler para você do que veremos quando falamos de Sistema de Valor de Serviços (SVS) estamos nos referindo a como todos os componentes e atividades de uma organização trabalham juntos “como um sistema” para permitir a criação de valor.

    Certo mas, e os Princípios Orientadores como nos ajudam na aplicação de um SVS mais eficiente?

    Considerando que temos 7 Princípios Orientadores e que eles podem ser usados como uma recomendação que guia uma organização em todas as circunstâncias e desafios na geração de valor.

    Mas agora chega de spoiler...e vamos ao nosso mergulho sobre o Sistema de Valor de Serviço e os Princípios Orientadores, ok!?

    • Curso Certificação ITIL 4 parte 2: O sistema de valores de serviço

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Conheça quais são os 7 Princípios Orientadores do ITIL e como eles te auxiliam a direcionar suas ações de uma forma ágil
      • Compreenda como os princípios atuam em conjunto para te ajudar no entendimento/ resolução de problemas organizacionais
      • Conheça o Sistema de Valor de Serviço e como seus componentes participam da entrega de valor ao cliente
      • Compreenda a interligação do SVS com outras abordagens ágeis, como DevOps e Lean, por exemplo
      • Entenda o conceito básico de demanda em gerenciamento de serviços/produtos
  3. 3 Cadeia de valor de serviços e as 4 dimensões

    Mais algumas braçadas a frente em nosso mergulho!

    A aplicação de um Sistema de Valor de Serviços (SVS) mesmo usando os princípios orientadores, podem deixar algumas visões do efetivo uso SVS ainda incompletas. E foi exatamente pensando em atingirmos novas fronteiras no desenho do SVS numa organização que identificamos outros aspectos que podemos considerar para darmos novos contornos ao SVS.

    Mas quais seriam e como podemos encontrar estes aspectos?

    Começando nossa resposta pelo entendimento de que em linhas gerais uma cadeia de valor de serviços (CVS), é o elemento central de um SVS e que nos remete a um modelo operacional que desenha as principais atividades para então, permitir as Organizações responderem às demandas e facilitar a co-criação de valor.

    E aqui podemos refletir também que o entendimento de uma cadeia de valor de serviços nos possibilita a criação de caminhos para gerenciamento de produtos e serviços de maneira integrada e colaborativa.

    Mas este assunto não acaba aqui...Sabe por quê?

    Pois, é muito importante para que tenhamos uma visão de cobertura da cadeia de valor de serviços, considerando outros pilares/ 4 dimensões do ecossistema organizacional, tais como: fatores externos, pessoas, processos, tecnologias, fornecedores, parceiros, por exemplo.

    E agora para entendermos melhor estas relações apresentadas acima. chegamos no momento de fazermos mais um mergulho!

    • Curso Certificação ITIL 4 parte 3: Cadeia de Valor e as Quatro Dimensões

      06h
    • Faça esse curso e:
      • Conheça a Cadeia de Valor de Serviço (CVS)
      • Entenda como a Cadeia de Valor de Serviço, sendo um modelo operacional, e suas atividades são utilizadas para responder à demanda e facilitar a cocriação de valor
      • Veja quais são as Quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços
      • Compreenda como as Quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços permitem aplicarmos uma abordagem holística ao gerenciamento de serviços
      • Veja como os Fatores Externos restringem e/ou influenciam as quatro dimensões
      • Conheça como a Cadeia de Valor de Serviço (CVS) e as Quatro Dimensões do Gerenciamento de Serviços do ITIL usadas em conjunto podem te auxiliar a direcionar suas ações de uma forma ágil num mundo cada vez mais digital
  4. 4 As práticas do framework ITIL 4

    Trocando o cilindro de oxigênio para os próximos mergulhos!

    Certamente se você chegou até aqui, ainda deve estar com algumas dúvidas de como traduzirmos e aplicarmos em maior escala um conteúdo tão abrangente de um framework como este da ITIL 4, certo!?

    Aqui então chega a hora de conversamos sobre práticas de gerenciamento de serviços.

    Estas práticas, nos levam por exemplo, ao entendimento do que está por traz de uma Central de Serviços que usa Robots, em atendimento via chatbot, mensagens de voz, e estes são capacitados para te escutar e conversar com você por meio de Machine Learning e Inteligência Artificial (AI) para então acessar sistemas e disparar processos automatizados que são capazes registrar sua demanda e em alguns casos até mesmo resolvê-la.

    Com isso, teremos o entendimento de que uma prática envolve o agrupamento de recursos organizacionais aplicados em conjunto para o atingimento de objetivos.

    E aí começando a consolidar os conhecimentos obtidos em nossos estudos já realizados, identificamos que os recursos organizacionais são agrupados em 4 dimensões, afetam e interagem com o SVS e também são guiados para geração de valor por meio da CVS.

    Vamos então conhecer as 34 práticas do framework da ITIL 4, mergulhando nos detalhes de 18 delas, as quais são usadas como referência para elaboração de questões de ITIL no nível de certificação Foundation?

    Então vamos voltar ao nosso mergulho, desta vez em águas mais profundas?

    • Curso Certificação ITIL 4 parte 4: Práticas de Gerenciamento de Serviços

      14h
    • Faça esse curso e:
      • Compreenda o que são práticas para o ITIL 4
      • Veja como o ITIL pode te ajudar com temas bem falados e demandantes na era digital como: DevOps, Agilidade, Lean, Inteligência Artificial (IA)
      • Entenda a interligação entre as práticas e os modelos do ITIL 4 (princípios orientadores / SVS / CVS / 4 Dimensões)
      • Conheça as práticas ITIL 4 para o gerenciamento de serviços
      • Veja quais são os 3 agrupamentos das práticas do ITIL 4
      • Compreenda as definições, conceitos e atividades de cada uma das 18 práticas abordadas no nível de ITIL 4 Fundamentos
      • Compreenda o uso geral das práticas dentro do gerenciamento de serviços
  5. 5 Chegando na Certificação

    Você praticamente concluiu sua jornada nesta Formação!

    Então, agora que apresentamos o conteúdo central cobrado e simulados da Certificação ITIL 4 Foundation, te recomendamos caso esteja dentro da sua disponibilidade de tempo e recursos financeiros de momento, a prestar o exame para esta Certificação.

    Destacamos que o processo de certificação é 100% online, com valor fixado em U$ centralizado pela PeopleCert, usando o apoio de Proctor (inspetor) para “te acompanhar” nos 60 minutos de duração do exame de maneira remota.

    Que tal então encerramos sua jornada de preparação com um mergulho final e conhecendo detalhes de como fazer a inscrição diretamente no site da PeopleCert e fazendo um simulado geral de tudo o que vimos com 40 questões para testar seus conhecimentos!?

    Iniciando o mergulho final!

    • Curso Certificação ITIL 4 Foundation parte 5: Simulado Geral

      06h
    • Faça esse curso e:
      • Conheça os detalhes do processo de inscrição para prestar o exame Certificação ITIL 4 Foundation
      • Responda a um simulado abrangente do exame
      • Avalie seus conhecimentos atuais em relação ao conteúdo que cai no exame
      • Identifique pontos, dúvidas para você reforçar estudos e focar temas para revisão de conteúdos

Comece hoje mesmo os cursos de Certificação ITIL 4 - Foundation. Matricule-se agora!

  • 1271 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1271 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1271 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1271 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas