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Marketing de Conteúdo

Imagine que temos um e-commerce que vende produtos naturais. O nosso primeiro passo para tornar a nossa marca conhecida é divulgá-la na internet. No começo conseguimos conquistar essa visibilidade, algumas pessoas se interessaram, entraram em contato, compraram alguns itens, mas ao passar do tempo, percebemos que não estávamos conseguindo manter o interesse dessas pessoas. As nossas ações não estavam sendo suficientes para atrair mais leads. Será que não seria o momento de repensarmos as nossas estratégias?

Sabemos que nos dias de hoje não basta estar presente na internet, precisamos nos aproximar das pessoas, ganhar a atenção do público e nos destacar em meio à concorrência. Então, precisamos adotar estratégias como o Marketing de Conteúdo. Se você tem interesse em saber o que é Marketing de Conteúdo e dominar essa estratégia, você está no lugar certo. Essa formação lhe ajudará a adquirir conhecimentos sobre essa metodologia e ao final dela, você será capaz de aplicá-la em seu próprio negócio.

MAS O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em criar conteúdos relevantes que motivem o seu público-alvo, fazendo a sua rede de clientes e potenciais clientes crescer. O objetivo é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de forma que a sua marca seja reconhecida positivamente. Dessa forma, sempre que as pessoas pensarem nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, certamente lembrarão dela no momento de fazer uma compra.

QUAL A IMPORT NCIA DO MARKETING DE CONTEÚDO?

Além da sua empresa ser reconhecida positivamente, produzir conteúdo relevante pode aumentar o tráfego do seu site, fomentar o engajamento do seu público com a marca, estimular a geração de leads, gerar vendas, entre outras vantagens que você vai conferir no decorrer da formação. E para que tudo isso aconteça é essencial planejar a estratégia de conteúdo definindo objetivos, KPIs, personas, conhecendo o funil de marketing e os canais de divulgação do conteúdo. Bastante coisa, não é mesmo? Então, bora dar o primeiro passo?

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Jacqueline Lafloufa

    Jacqueline Lafloufa é jornalista freelancer, especializada em ciência e comunicação digital. Já produziu conteúdo para o impresso e o digital, colaborando com publicações como Galileu, B9, Tecnoblog, Gazeta do Povo, UOL Tab, entre outros, além de ter atuado como editora-fundadora do site da multinacional Kantar no Brasil. Sua especialidade é transformar temas complexos em conteúdo de fácil entendimento. Desde 2014 ela atua também como professora, compartilhando seu conhecimento.

  • Jacqueline Lafloufa

    Jacqueline Lafloufa é jornalista freelancer, especializada em ciência e comunicação digital. Já produziu conteúdo para o impresso e o digital, colaborando com publicações como Galileu, B9, Tecnoblog, Gazeta do Povo, UOL Tab, entre outros, além de ter atuado como editora-fundadora do site da multinacional Kantar no Brasil. Sua especialidade é transformar temas complexos em conteúdo de fácil entendimento. Desde 2014 ela atua também como professora, compartilhando seu conhecimento.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos, Especialista em Educação pela PUCRS e Arquiteta de Soluções pela FIAP. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos, Especialista em Educação pela PUCRS e Arquiteta de Soluções pela FIAP. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Letícia Watanabe

    Letícia é publicitária especialista em gestão de marketing e comunicação com experiência em marketing digital. Trabalhou em agência de publicidade como mídia e planejamento, além de prestar serviços como consultora de marketing para uma empresa de comunicação, possui um canal no youtube sobre marketing.

  • Letícia Watanabe

    Letícia é publicitária especialista em gestão de marketing e comunicação com experiência em marketing digital. Trabalhou em agência de publicidade como mídia e planejamento, além de prestar serviços como consultora de marketing para uma empresa de comunicação, possui um canal no youtube sobre marketing.

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Thalyta Onimaru

    Thalyta Onimaru é Secretária Executiva de formação e comunicadora por vocação. Sua paixão por aprender e ensinar abrange diversas áreas, incluindo social media, marketing e inovação, que ela compartilha com entusiasmo com equipes e negócios. Atua como monitora na Alura, onde não só compartilha seu conhecimento, mas também continua sua jornada de aprendizado. Fora do mundo profissional, dedica seu tempo a romances água com açúcar e longas maratonas de filmes de Star Wars.

  • Thalyta Onimaru

    Thalyta Onimaru é Secretária Executiva de formação e comunicadora por vocação. Sua paixão por aprender e ensinar abrange diversas áreas, incluindo social media, marketing e inovação, que ela compartilha com entusiasmo com equipes e negócios. Atua como monitora na Alura, onde não só compartilha seu conhecimento, mas também continua sua jornada de aprendizado. Fora do mundo profissional, dedica seu tempo a romances água com açúcar e longas maratonas de filmes de Star Wars.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Thiago Lacerda

    Designer de serviços e faciltador de workshops. Especialista em design thinking pela Echos Escola de Design; Indicado a melhor pré-vendedor do ano pelo Vendas B2B Awards 2018; Já atuou como pré-vendedor, vendedor, gestor de pré-vendas e consultor comercial;

  • Thiago Lacerda

    Designer de serviços e faciltador de workshops. Especialista em design thinking pela Echos Escola de Design; Indicado a melhor pré-vendedor do ano pelo Vendas B2B Awards 2018; Já atuou como pré-vendedor, vendedor, gestor de pré-vendas e consultor comercial;

Passo a passo
  1. 1 E-mail marketing como primeiro contato

    Você costuma assinar newsletters para receber novidades sobre determinado assunto ou para não perder aquela promoção que está rolando na sua loja preferida? Se sim, você está entre bilhões de pessoas que utilizam o e-mail como uma das formas de comunicação. E as empresas, claro, não poderiam perder essa oportunidade para se aproximar do seu público, e fazem isso por meio do e-mail marketing.

    Neste primeiro passo aprenderemos a essência dessa estratégia, entenderemos que se bem aplicada pode trazer resultados surpreendentes e conheceremos formas de otimizar o processo de criação do e-mail utilizando ferramentas apropriadas.

    Além disso, aprenderemos como criar e planejar conteúdos que façam sentido para a sua audiência.

    • Curso E-mail Marketing: da utilização às estratégias

      08h
      • Saiba como as empresas utilizam o e-mail marketing de forma pontual para atingir o lead
      • Estude alguns formatos de e-mail marketing utilizados pelas marcas para chamar a atenção do lead
      • Conheça exemplos reais de nutrição do lead e como impactam as pessoas
      • Entenda como utilizar as técnicas de copywriting além de conhecer as famosas CTA´s que fazem o lead agir
      • Saiba como o marketing de conteúdo utilizado nas redes sociais podem atrair o lead qualificado
      • Entenda como criar listas de contato e que tipo de informações devem ser trabalhadas
      • Estude o que é entregabilidade e como isso pode ser crucial para a mensagem chegar até as pessoas
      • Entenda os processos de inbound marketing e funil de vendas atrelados às estratégias da comunicação por meio do e-mail marketing
    • Curso E-mail Marketing: utilizando uma ferramenta de automação

      08h
      • Aprenda quais pontos devem ser analisados antes de escolher uma automação de envio de e-mails
      • Saiba como configurar o domínio e subdomínio de uma automação de e-mail marketing
      • Crie e ative landing pages para oferecer iscas digitais e captar leads qualificados
      • Descubra como fazer a importação de listas de contato para a automação e também como inseri-las manualmente
      • Saiba como criar listas de segmentação e enviar os e-mail por grupos
      • Crie e-mails para as fases do funil de vendas e marketing
      • Desenvolva fluxos de envios de e-mails para otimizar o tempo e conduzir o lead pelo caminho até a conversão de vendas
    • Alura+ Copywriting: E-mail Marketing

    • Alura+ Marketing de conteúdo: dicas de como planejar o seu

    • Artigo Marketing de conteúdo: como entregar relevância? | Alura

    • Artigo Acessibilidade digital: compreenda a importância de criar conteúdos acessíveis e aprenda 7 dicas incríveis! | Alura

  2. 2 Atraia clientes com conteúdos relevantes

    Criar conteúdos relevantes para atrair as pessoas não é tarefa fácil, mas você sabia que existem estratégias que auxiliam nessa produção? Neste passo aprenderemos sobre o Inbound Marketing, que é exatamente essas estratégias para atrair, converter e encantar clientes. Por meio de um processo estruturado conseguimos manter um relacionamento com o público certo nutrindo-o com conteúdos que realmente fazem sentido. Depois de compreender como o Inbound Marketing funciona, vamos explorar ferramentas que tornarão a aplicação da estratégia mais rápida e eficaz.

    • Curso Inbound Marketing parte 1: estratégias e ações

      06h
      • Conheça os fundamentos do inbound marketing;
      • Aprenda a estruturar a estratégia e executar ações de inbound marketing;
      • Descubra um processo estruturado para atrair visitantes para o seu site e transformá-los em clientes;
      • Pare de criar conteúdos aleatoriamente;
      • Conheça o flywheel, a abordagem que a HubSpot está utilizando para substituir a lógica do funil de marketing.
    • Curso Inbound Marketing parte 2: processos de automação

      08h
      • Leve sua estratégia de inbound marketing a outro patamar com a automação
      • Aprenda a criar fluxos de nutrição e automatizar processos
      • Explore na prática ferramentas que vão acelerar seu processo de inbound marketing
      • Aprenda a estabelecer metas e integrar equipes para que os processos sejam mais fluídos
      • Saiba como criar um chatbot de nutrição no Messenger, com base em um template
    • Curso Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão

      04h
      • Entenda para que público você está criando conteúdo;
      • Produza conteúdo para empresas e marcas clientes;
      • Organize e planeje suas pautas de acordo com o momento mais acertado;
      • Garanta, através de edições simples, que seu conteúdo será bem rankeado no Google;
      • Use métricas e resultados para refinar sua produção de conteúdo futura.
    • Alura+ Como alinhar seu time em um processo de inbound?

    • Artigo Diferenças no B2C e B2B para o marketing de conteúdo | Alura

    • Artigo Marketing de conteúdo: saiba como essa metodologia atrai clientes | Alura

    • Curso Redação: boas práticas para marketing digital

      06h
      • Aprenda a criar um texto persuasivo
      • Entenda a estrutura completa de um conteúdo escrito
      • Realize conversões através de seus conteúdos
      • Saiba quais os principais pontos na escrita de um texto, desde a sua pauta até a pós-produção
      • Crie conteúdos chamativos que alavanquem os resultados da sua empresa
  3. 3 Crie estratégias de marketing para lançar novos produtos

    Lembra da nossa loja de produtos naturais apresentada no texto introdutório dessa formação? Pois bem, nós que temos um e-commerce estamos sempre pensando em como podemos fazê-lo crescer. Estamos sempre à procura de novas estratégias, mesmo porque o comportamento das pessoas muda com o passar do tempo e precisamos acompanhar as demandas que surgem. O lançamento de novos produtos é uma forma de atender essas novas necessidades e conquistar cada vez mais espaço no mercado. Mas como podemos fazer isso?

    Neste passo vamos aprender a criar um planejamento de marketing para o lançamento de um produto digital. Compreenderemos a importância em desenvolver propostas que agreguem valor aos nossos produtos ou serviços fazendo-os serem únicos e, com isso, ganhar a fidelidade da nossa audiência.

    • Curso Tipos de lançamentos: estratégias e técnicas para produtos digitais

      06h
      • Conheça os infoprodutos e a importância em se ter uma esteira de produtos
      • Saiba quais são os infoprodutos que podem ser lançados
      • Entenda que tipos de gatilhos mentais são interessantes para serem trabalhados em campanhas de lançamento
      • Perceba a importância em criar conexões para a conversão de vendas
      • Saiba quem é quem dentro dos lançamentos digitais
      • Entenda como lançar um produto digital dentro das redes sociais utilizando lives com entrega de conteúdo
      • Aprenda como fazer um lançamento que pode ser utilizado poucas vezes, mas que traz um bom retorno
    • Curso Marketing Digital para lançamentos de Infoprodutos: do conteúdo à conversão

      08h
      • Conheça quais tipos de conteúdos são trabalhados nas fases do funil de conteúdo para o Instagram
      • Saiba quais são os pontos principais que devem ser abordados em um pitch de vendas
      • Entenda o poder de uma prova social e como utilizá-la para ajudar na conversão de vendas
      • Aprenda os principais pontos de uma página de vendas para ajudar na conversão
      • Entenda o que é mínimo produto viável e como ele é pertinente para produtos que não foram validados
      • Saiba o que são os bônus oferecidos nos cursos e a importância que eles possuem nos cursos online
    • Curso Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços

      08h
      • Aprenda a desenvolver propostas de valor que façam seus produtos ou serviços serem únicos
      • Conheça as principais formas de pesquisa para gerar informações relevantes para a construção da sua proposta de valor
      • Utilize técnicas de validação para focar seus esforços naquilo que é mais importante para as pessoas
      • Desenvolva processos para estruturar a concepção de propostas de valor que apoiem a construção de um modelo de negócios de sucesso
      • Evite o desperdício e o desgaste emocional ao disponibilizar ao mercado produtos e serviços que as pessoas não desejam
    • Curso Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital

      06h
      • Aprenda como o buzz marketing pode ajudar a viralizar uma marca
      • Saiba quem são possíveis influenciadores para uma marca chegar a um grande número de pessoas
      • Estude por meio de exemplos reais como utilizar o marketing viral e viralizar de fato
      • Aprenda como atributos centrados nos seres humanos podem ser trabalhados em uma marca e levá-la ao sucesso
      • Entenda como o comportamento de consumo mudou e como pode ser uma forma de ganhar defensores fiéis
      • Veja como as mídias tradicionais e as novas mídias podem trabalhar juntas dentro de uma boa estratégia
      • Entenda como as métricas de marketing podem ajudar a encontrar possíveis problemas e como saná-los
    • Curso Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações

      06h
      • Entenda como os vídeos são as melhores ferramentas para falar diretamente com suas personas
      • Saiba como o modelo mental das pessoas muda a cada plataforma de vídeo
      • Conheça o passo a passo para fazer um briefing de vídeo estratégico
      • Entenda como funciona a ordem de um roteiro e como trabalhá-lo em 2 formatos
      • Saiba quais são os KPI’s que podemos listar para analisar os conteúdos dos vídeos e saber se houve conversão
      • Aprenda como funciona o vídeo SEO e como utilizar os metadados estrategicamente

Escola

Inovação & Gestão

Além dessa, a categoria Inovação & Gestão conta com cursos de Métodos Ágeis, Softskills, Liderança e Gestão, Startups, Vendas,e mais...

Conheça a Escola

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

A transcrição do vídeo de gestão das redes sociais está errada.

Inbound Marketing parte 2: processos de automação

Lea Cunha Bastos

Dicas práticas realmente muito boas, essencial para quem quer trabalhar com produção de conteúdo!

Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão

Rodrigo Soares

Foi meu primeiro curso aqui. Já fiz o mesmo curso em outra plataforma, porém aqui foi norteado de muita prática, o que agrega bastante ao aprendizado. Parabéns Alura pela estrutura de conteúdo.

Inbound Marketing parte 1: estratégias e ações

Marcia Regina de Abreu

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

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