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Tome decisões de marketing baseadas em dados

Ao longo dos anos, pessoas e negócios evoluíram de tal maneira que já não tomam decisões baseadas em suas próprias opiniões pessoais, muito menos baseado no que uma ou outra pessoa diz. No cenário atual de imperativo tecnológico, o grande GPS para a tomada de decisões nas empresas são os dados. Sejam eles de usuários, de redes sociais, de performance dos produtos ou de negócios. São os dados que direcionam a rota estratégica das grandes e pequenas empresas. Por isso mesmo, ter um letramento em dados de marketing é fundamental para um sólido desenvolvimento na área.

Sabendo disso, preparamos uma formação cuidadosamente pensada para desenvolver seus conhecimentos práticos em dados para marketing. Composta por três cursos, essa formação pretende iniciar com uma ampla informação sobre a jornada data-driven, desde a cultura de empresas que trabalham dessa forma, até a demonstração prática de como aplicar o uso de dados em campanhas de marketing digital, passando por uma breve explicação de estatística para métricas de marketing. Além de todo o conteúdo, contamos com a participação do gerente de governança de dados na MAPFRE e professor da FIAP Allan Henrique, que traz traz sólidas experiências reais de data-driven nos negócios.

O projeto prático da formação envolve uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas que permeiam os três cursos. No primeiro curso, você começará com desafios de baixa complexidade, equivalentes aos que pessoas em início de carreira vivenciam em empresas nos setores de marketing. Ao finalizar o primeiro passo e iniciar o segundo, você começará a receber desafios mais complexos, correspondentes aos que uma pessoa com senioridade pleno começaria a resolver em seu time de marketing. Já no terceiro e último passo, você deverá ser capaz de aplicar tudo o que aprendeu com mais autoridade e domínio do assunto. As situações problemas serão mais desafiadoras e seu aprendizado será concreto.

Mas afinal, o que é data driven marketing e qual sua importância?

Em sua essência, o Data-Driven Marketing é a prática de coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões estratégicas de marketing. É ir além das métricas superficiais e mergulhar na riqueza de informações que os dados oferecem, desvendando padrões, tendências e comportamentos do público-alvo, uma vez que o acesso aos dados em volume massivo são uma realidade atual, o que chamamos "big-data".

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

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Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Bruna Gabriela Filgueiras do Amaral

    Conectando sua vivência como educadora com sua experiência laboral no meio tech, Bruna Amaral é instrutora na Alura. Com sua formação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e seu aporte como Product Owner em uma empresa de tecnologia, Bruna demonstra multidisciplinaridade para produzir conteúdos cada vez mais conectados às demandas atuais do mercado . Possui interesse por empreendedorismo, comportamento humano, gestão e inovação e é pós-graduanda da Pós Tech FIAP - Digital Product Management.

  • Bruna Gabriela Filgueiras do Amaral

    Conectando sua vivência como educadora com sua experiência laboral no meio tech, Bruna Amaral é instrutora na Alura. Com sua formação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e seu aporte como Product Owner em uma empresa de tecnologia, Bruna demonstra multidisciplinaridade para produzir conteúdos cada vez mais conectados às demandas atuais do mercado . Possui interesse por empreendedorismo, comportamento humano, gestão e inovação e é pós-graduanda da Pós Tech FIAP - Digital Product Management.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Flavia Fátima Barroso Otoni Silva

    Sólida experiência em marketing empresarial e agências de publicidade nos setores financeiro, tecnológico e varejo. Tenho vasta experiência em publicidade e propaganda, comunicação estratégica e marketing analytics.Atualmente, expandi o meu âmbito profissional para além do setor empresarial. Tornei-me instrutora na Alura Escola de Tecnologia com o objetivo de fornecer conhecimentos práticos sobre temas relacionados ao marketing e a análise de dados.

  • Flavia Fátima Barroso Otoni Silva

    Sólida experiência em marketing empresarial e agências de publicidade nos setores financeiro, tecnológico e varejo. Tenho vasta experiência em publicidade e propaganda, comunicação estratégica e marketing analytics.Atualmente, expandi o meu âmbito profissional para além do setor empresarial. Tornei-me instrutora na Alura Escola de Tecnologia com o objetivo de fornecer conhecimentos práticos sobre temas relacionados ao marketing e a análise de dados.

Passo a passo
  1. 1 Cultura Data Driven

    Esse primeiro passo ensina conceitos básicos de data driven marketing, oferecendo uma visão abrangente do dado ao longo do tempo e convergindo seu estudo para compreensão sobre como se coletam dados, estatística para dados de marketing, quais são as principais ferramentas analíticas no big-data, como qualificar os dados e quais as principais métricas de campanhas de marketing digital.

  2. 2 Segmentando audiência com dados

    O segundo passo ensina como você pode utilizar dados do seu produto e do seu público-alvo para segmentar campanhas de marketing digital. Aqui você aprenderá como compreender mais sobre o comportamento da pessoa consumidora e como segmentar e extrair insights do seu público. Além disso, nesta etapa você aprenderá um pouco mais sobre a importância da segurança no uso dos dados.

    • Curso Data driven marketing: analise dados e segmente audiências

      08h
      • Aprenda a identificar as principais fontes de coleta de dados de uma empresa/projeto
      • Compreenda sobre a clusterização de clientes no processo de coleta de dados
      • Enumere quais são os tipos de segmentação possíveis dentro do marketing digital
      • Desenvolva uma estratégia de segmentação de audiência que atenda aos objetivos do projeto
      • Analise e interprete os dados a partir de uma segmentação específica
      • Mensure os resultados de uma estratégia de marketing baseada em dados
  3. 3 Melhorando métricas de campanhas

    A terceira e última etapa se propõe a ensinar sobre como otimizar suas campanhas de marketing digital. Por isso, seus estudos focarão em métodos de teste de hipóteses, como testes A/B, análises de métricas de campanhas como retorno sobre investimento, além de estratégias de marketing digital em diferentes canais de comunicação.

    • Curso Data Driven Marketing: otimize campanhas

      08h
      • Identifique os objetivos principais de uma campanha, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads, alavancar as vendas etc
      • Segmente dados por diferentes critérios (demográficos, comportamentais, geográficos) para entender melhor os diferentes públicos
      • Aprenda a calcular o ROI e compreenda como ele deve ser avaliado após a análise dos resultados e indicadores de campanha
      • Implemente testes A/B para comparar diferentes versões de anúncios, landing pages, e-mails, etc. e analise os resultados para identificar quais variações performam melhor
      • Aplique insights obtidos para otimizar continuamente as campanhas desde o início e realizar ajustes contínuos com base no desempenho para maximizar os resultados
    • Podcast TechGuide: Storytelling com dados – Hipsters Ponto Tech #368

Escola

Inovação & Gestão

Além dessa, a categoria Inovação & Gestão conta com cursos de Métodos Ágeis, Softskills, Liderança e Gestão, Startups, Vendas,e mais...

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  • Certificado

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    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

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    Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.

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