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Formação Marketing Digital

Crie e gerencie suas campanhas de marketing digital com visão estratégica.

Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
140h

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O Marketing virou Digital

A Formação em Marketing Digital é um guia de aprendizado completo para você ter uma carreira bem sucedida na área. A princípio, você vai aprender os Fundamentos do Marketing Digital e como bolar estratégias para iniciar a aproximação junto ao cliente, com a criação de Leads, melhorando a conversão para vendas.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital utiliza estratégias para que um produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas através de canais digitais. Ou seja, são estratégias e ações realizadas na internet: em sites, e-mails ou mídias sociais.

Por que o Marketing Digital é importante? O mundo mudou e hoje a internet é o principal meio de comunicação, por isso, uma empresa que não está na internet e/ou não realiza ações de marketing dentro dela, não aparece e, consequentemente, não vende.

Por que devo estudar Marketing Digital?

A internet trouxe diversos novos desafios para profissionais de marketing, sendo eles: o Inbound Marketing, mídias sociais, marketing de conteúdo, anúncios online e muito mais. Por isso, é importante dominar esses assuntos para que você se destaque no mercado de trabalho e consiga criar ótimas estratégias e ações para alavancar os resultados de sua empresa.

Como aprender Marketing Digital?

Para aprender sobre Marketing Digital você precisa estudar muito, já que é uma área do conhecimento que envolve estratégias, análises, implementação de ações e entendimento do mercado. É preciso conhecer sobre dados e métricas, entender como acontece a captura de leads, compreender quais as melhores redes sociais para seu negócio e realizar um bom trabalho de marketing de conteúdo. Links patrocinados, landing pages, Google Ads e anúncios em geral também fazem parte deste universo.

Deu para perceber que tem bastante coisa para ser estudada, não é? Isso não é nem metade do universo de marketing digital! Mas não se preocupe, a Formação da Alura vai te preparar para tudo isso.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados Inovação & Gestão

Com quem você vai aprender

  • Priscila Sonnesso

    Priscila é UX designer, instrutora e consultora. Depois de mais de 5 anos de experiência no mercado de Publicidade e Propaganda, decidiu se dedicar totalmente à Experiência de usuário. É pesquisadora e entusiasta de Design Thinking. Nos cursos online e presenciais que desenvolve, sempre foca no trabalho em grupo pois acredita que sem ele, nenhum projeto será entregue.

  • Priscila Sonnesso

    Priscila é UX designer, instrutora e consultora. Depois de mais de 5 anos de experiência no mercado de Publicidade e Propaganda, decidiu se dedicar totalmente à Experiência de usuário. É pesquisadora e entusiasta de Design Thinking. Nos cursos online e presenciais que desenvolve, sempre foca no trabalho em grupo pois acredita que sem ele, nenhum projeto será entregue.

  • Guilherme Silveira

    Guilherme co-fundou a Caelum, a Alura e o GUJ. Com mais de 15 anos de experiência no ensino de programação e habilidades digitais, coordena as equipes de produção de cursos na Alura. É tecnólogo com viés matemático e medalhista de ouro em competições nacionais de computação, representando o Brasil nos mundiais. Participante ativo da comunidade open source e de educação em tecnologia, autor de 7 livros da área.

  • Guilherme Silveira

    Guilherme co-fundou a Caelum, a Alura e o GUJ. Com mais de 15 anos de experiência no ensino de programação e habilidades digitais, coordena as equipes de produção de cursos na Alura. É tecnólogo com viés matemático e medalhista de ouro em competições nacionais de computação, representando o Brasil nos mundiais. Participante ativo da comunidade open source e de educação em tecnologia, autor de 7 livros da área.

  • Jacqueline Lafloufa

    Jacqueline Lafloufa é jornalista freelancer, especializada em ciência e comunicação digital. Já produziu conteúdo para o impresso e o digital, colaborando com publicações como Galileu, B9, Tecnoblog, Gazeta do Povo, UOL Tab, entre outros, além de ter atuado como editora-fundadora do site da multinacional Kantar no Brasil. Sua especialidade é transformar temas complexos em conteúdo de fácil entendimento. Desde 2014 ela atua também como professora, compartilhando seu conhecimento.

  • Jacqueline Lafloufa

    Jacqueline Lafloufa é jornalista freelancer, especializada em ciência e comunicação digital. Já produziu conteúdo para o impresso e o digital, colaborando com publicações como Galileu, B9, Tecnoblog, Gazeta do Povo, UOL Tab, entre outros, além de ter atuado como editora-fundadora do site da multinacional Kantar no Brasil. Sua especialidade é transformar temas complexos em conteúdo de fácil entendimento. Desde 2014 ela atua também como professora, compartilhando seu conhecimento.

  • Aline Roque Klein

    Aline é consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing e possui mestrado em Design pela Unisinos. Atualmente, integra o time do Grupo Alura como instrutora e coordenadora de ensino. Acredita na transformação a partir do pensamento coletivo e por isso atua junto a comunidades relacionadas a marketing, tecnologia e design.

  • Aline Roque Klein

    Aline é consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing e possui mestrado em Design pela Unisinos. Atualmente, integra o time do Grupo Alura como instrutora e coordenadora de ensino. Acredita na transformação a partir do pensamento coletivo e por isso atua junto a comunidades relacionadas a marketing, tecnologia e design.

  • Maria Carolina Lopez

    Maria é especialista em marketing digital e comunicação, graduada pela ESPM e Miami Ad School. Tem experiência como gerente de marketing na Ambev e 99Taxis. É fundadora da Agência Estufa, que ajuda as empresas a terem resultados com a transformação digital e Branding.

  • Maria Carolina Lopez

    Maria é especialista em marketing digital e comunicação, graduada pela ESPM e Miami Ad School. Tem experiência como gerente de marketing na Ambev e 99Taxis. É fundadora da Agência Estufa, que ajuda as empresas a terem resultados com a transformação digital e Branding.

  • Tuany

    Tuany é especialista em marketing, graduada pela ESPM e pós-graduada pela FAAP. Atua ajudando as marcas a alcançarem suas metas e um bom relacionamento com o público. É sócia-fundadora da Agência Estufa, que atua no mercado de marketing digital e branding.

  • Tuany

    Tuany é especialista em marketing, graduada pela ESPM e pós-graduada pela FAAP. Atua ajudando as marcas a alcançarem suas metas e um bom relacionamento com o público. É sócia-fundadora da Agência Estufa, que atua no mercado de marketing digital e branding.

  • Priscila Stuani Durello

    Priscila é Product Owner da Escola Inovação & Gestão da Alura. Blogueira, graduada em Marketing e neuroeducadora. Atualmente, estudante do 4º ano do curso de Psicologia. Já criou mais de 50 cursos na Alura, além de palestrar sobre temas relacionados a Softskills. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação. Acredita piamente na máxima "Corpo são, mente sã".

  • Priscila Stuani Durello

    Priscila é Product Owner da Escola Inovação & Gestão da Alura. Blogueira, graduada em Marketing e neuroeducadora. Atualmente, estudante do 4º ano do curso de Psicologia. Já criou mais de 50 cursos na Alura, além de palestrar sobre temas relacionados a Softskills. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação. Acredita piamente na máxima "Corpo são, mente sã".

  • Daltro Coutinho

    Copywriter, namer e estrategista de marcas.instagram.com/daltro.coutinho

  • Daltro Coutinho

    Copywriter, namer e estrategista de marcas.instagram.com/daltro.coutinho

  • Eliana Regina Lopes Loureiro

    Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Comunicação (ESPM), graduada em Propaganda e Marketing (Mackenzie) e pós-graduada em Jornalismo (SENAC-SP). Redatora publicitária e jornalista há mais de 15 anos; especialista em marketing digital. Head of copy (Edelman), CM (Google Cloud), coordenadora da área digital (marketing político Paulo de Tarso dos Santos) e redatora (Sunset), com 2 prêmios ABEMD (2020). Docente da pós-graduação da Faap e de cursos livres da Belas Artes, Mackenzie e ESPM.

  • Eliana Regina Lopes Loureiro

    Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Comunicação (ESPM), graduada em Propaganda e Marketing (Mackenzie) e pós-graduada em Jornalismo (SENAC-SP). Redatora publicitária e jornalista há mais de 15 anos; especialista em marketing digital. Head of copy (Edelman), CM (Google Cloud), coordenadora da área digital (marketing político Paulo de Tarso dos Santos) e redatora (Sunset), com 2 prêmios ABEMD (2020). Docente da pós-graduação da Faap e de cursos livres da Belas Artes, Mackenzie e ESPM.

  • Marjorie Filgueira

    Marjorie tem 25 anos, paulistana, aficionada por arte, comunicadora visual, profissional de marketing especializada em marketing digital, apaixonada pelo que faz.Com 4 anos de experiência e atuando com Marketing Digital: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Google Ads, Analytics e Social Media em diversos setores do mercado.Descobriu sua obsessão por métricas e performance e atualmente trabalha com aquisição de usuários no mercado financeiro.

  • Marjorie Filgueira

    Marjorie tem 25 anos, paulistana, aficionada por arte, comunicadora visual, profissional de marketing especializada em marketing digital, apaixonada pelo que faz.Com 4 anos de experiência e atuando com Marketing Digital: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Google Ads, Analytics e Social Media em diversos setores do mercado.Descobriu sua obsessão por métricas e performance e atualmente trabalha com aquisição de usuários no mercado financeiro.

  • Gabriel Ishida

    Gabriel Ishida é consultor e especialista em analytics e influencer marketing. Possui mais de dez anos de experiência em projetos de métricas digitais e inteligência em mídias sociais, com experiência em grandes anunciantes como Smart Fit, Coca-Cola, Itaú e Jovem Pan. Também é professor dos cursos de analytics na pós graduação da FAAP e Mackenzie, além de cursos livres na Cásper Líbero, ESPM e Senac.

  • Gabriel Ishida

    Gabriel Ishida é consultor e especialista em analytics e influencer marketing. Possui mais de dez anos de experiência em projetos de métricas digitais e inteligência em mídias sociais, com experiência em grandes anunciantes como Smart Fit, Coca-Cola, Itaú e Jovem Pan. Também é professor dos cursos de analytics na pós graduação da FAAP e Mackenzie, além de cursos livres na Cásper Líbero, ESPM e Senac.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

Passo a passo

  1. 1 Estratégia: Qual o seu modelo de negócio?

    Para iniciarmos essa jornada, é preciso ter bem claros quais os princípios fundamentais do Marketing de Digital. No que ele se diferencia do Tradicional? Como ir de um para outro? Onde ele se aplica?

    Ao mesmo tempo, e antes de cairmos de cabeça no Marketing propriamente dito (aí tanto faz se é digital ou não), é necessária uma base de conhecimento em modelo de negócio e branding, pois é importante entender quais estratégias são necessárias para uma Marca (Brand) sair do papel.

    • Curso Marketing Digital: Por onde começar

      12h
    • Faça esse curso e:
      • Entenda os princípios do marketing digital
      • Aprenda os conceitos de cada área de atuação profissional
      • Saiba quais são as principais plataformas para divulgar um negócio na internet
      • Entenda a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico
      • Garanta que os seus perfis comerciais na internet estejam completos e profissionais
    • Vídeo Alura Live #11 - Marketing Digital - YouTube

    • Curso Branding: Criando uma marca forte

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Aprenda a criar sua marca, do nome ao plano de comunicação
      • Veja como uma identidade consolidada pode criar empresas de sucesso
      • Saiba como diferenciar sua marca dos concorrentes
      • Crie uma marca forte que proporcione experiências marcantes
      • Saiba o que é importante considerar ao construir uma marca
      • Inspire-se com cases de empresas referência em marcas fortes
    • Curso Business Model Canvas parte I : Um modelo poderoso para o seu negócio

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Tire sua ideia de negócio da cabeça e coloque em prática.
      • Apresente sua ideia para um investidor com um plano de negócios estruturado.
      • Use um modelo de negócios didático e poderoso que vai te ajudar a pensar.
      • Transforme sua ideia no modelo ideal de maneira assertiva e rápida.
      • Comece uma startup de uma forma rápida, simples e visual em 9 passos
    • Curso Business Model Canvas parte II : Avance no seu modelo de negócios

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Apresente sua ideia para um investidor com um plano de negócios estruturado.
      • Entenda suas limitações como startup, identificando os seus recursos principais
      • Faça parcerias e economize na estrutura da sua startup.
      • Estruture os custos de sua empresa e entregue mais valor para os seus clientes.
      • Faça, refaça e repense sua empresa para continuar com as inovações.
  2. 2 Estratégia: Criando Leads e Otimizando Conversão

    Chegou a hora de aplicar os conhecimentos estratégicos no Marketing! Depois de conhecer o produto/empresa, precisamos aprender como vendê-los ao público.

    Então iremos passar pelas técnicas e ações mais importantes para: entendermos o nosso público, descrevermos nosso produto, localizarmos o espaço de venda e sabermos como vender esse produto.

    Junto a isso aprenderemos técnicas mais novas, como o Growth Hacking, que nos ajudará a converter em cada fase do Funil de Marketing. E, como não poderia deixar de ser, nos aprofundaremos no Inbound Marketing, entendendo como trazer o cliente até o fundo do funil de uma maneira mais orgânica.

  3. 3 Marketing de Conteúdo

    Nos dias de hoje nós mesmos escolhemos o que queremos ler e publicar. Temos a possibilidade de, em alguns minutos, criarmos e postarmos textos em blogs e redes sociais.

    Da mesma forma, nossos clientes em potencial também escolhem o que querem ler ou ouvir. Então se faz necessário entregarmos a eles conteúdo de qualidade, que os interessa e os faça querer conhecer mais a marca, formando, assim, uma relação de confiança.

    Neste passo aprenderemos quais as melhores formas de, conhecendo nosso cliente, criar, organizar e divulgar conteúdo de qualidade e com a cara de nossa marca.

  4. 4 Canais de Aquisição: Mídias Sociais

    Onde buscar nossos clientes? Depois de sabermos como falar com eles trazendo conteúdos de qualidade, é importante descobrirmos quais os lugares de fala da nossa marca.

    Faz sentido termos um canal no Facebook ou Instagram? Ou nosso perfil é mais sério, mais "engravatado", mais LinkedIn? Nesse passo iremos abordar essas questões. Qual a melhor mídia social para nosso negócio.

  5. 5 Canais de Aquisição: Rankeando no Google

    Independente da mídia na qual melhor dialogamos, quase todo o mundo faz buscas no Google. Então precisamos estar preparados, acima de tudo, para rankear bem nessa plataforma. Nesta etapa da formação você aprenderá a fazer anúncios, que geram bons resultados, utilizando o Google Ads.

    Como já vimos em outros passos, no mundo digital, o cliente toma a frente e vai atrás de conteúdo relevante, mas será que não podemos também adotar uma abordagem mais direta? Uma forma de fazer isso é com o *E-mail Marketing *.

    • Vídeo Como rankear bem no Google? Boas práticas de SEO - YouTube

    • Curso Google Ads: crie suas primeiras campanhas

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Aprenda a atrair clientes e expandir seu negócio com a publicidade online Google Ads;
      • Conheça as principais funcionalidades e como funciona a plataforma;
      • Criar conta e configurar sua primeira campanha;
      • Analisar sites, entender seu público-alvo e segmentação;
      • Criar campanhas, grupo de anúncios, extensões e anúncios altamente revelantes;
      • Encontrar as palavras-chave certas para usar nas suas campanhas;
      • Descubra quais são os principais indicadores de desempenho que permitirão analisar o sucesso das suas campanhas.
    • Curso E-mail marketing: da segmentação ao AB

      08h
    • Faça esse curso e:
      • Entenda como o email marketing mudou
      • Faça testes a/b e entenda a importância do nível de confiança
      • Segmente seu público e aumente o retorno
      • Conquiste através do email
      • Fuja de spams e crie conteúdo para seus assinantes
      • Gerencie uma lista de subscribers e aprenda a lidar com unsubscribers
      • Crie formulários para conquistar novos assinantes
      • Trabalhe com open rate, click rate e as margens de erro
      • Agendando e otimizando o momento do envio
  6. 6 Métricas: Análise de Resultados

    A partir do momento em que estamos atacando em todos os fronts de marketing que fazem sentido para nosso negócio, começamos a receber dados de Leads, de Conversões, de cliques, entre outros.

    Não basta, utilizando ferramentas como o Google Analytics, recebermos tais dados se não bolarmos estratégias de melhorias. Nesse passo, mais do que aprendermos as ferramentas, tomaremos ações e trabalharemos com elas de forma relevante.

    • Curso Marketing Digital: Análise de métricas

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Abra caminhos para aprimorar sua estratégia digital extraindo aprendizados de seus números
      • Estabeleça objetivos para produzir melhores análises
      • Entenda como interpretar as principais métricas do seu site
      • Descubra quais publicações no Facebook e Instagram que trazem melhores resultados e porquê
      • Interprete as métricas dos anúncios no Google Ads para otimizar seus resultados
    • Curso Web Analytics: Fundamentos

      10h
    • Faça esse curso e:
      • Entenda como as ferramentas de Web Analytics são capazes de auxiliar a cultura data-driven das empresas
      • Saiba como escolher a sua ferramenta de Web Analytics
      • Aprenda a definir seus KPIs (Key Performance Indicators)
      • Veja como interpretar os relatórios mais utilizados do Web Analytics
      • Saiba extrair informações sobre os visitantes do seu site
      • Entenda como aplicar as melhores práticas de Web Analytics para engajar o público de seu site
    • Curso Google Analytics parte 2: Dimensões e métricas

      06h
    • Faça esse curso e:
      • Aprenda como o Google Analytics processa seus dados na geração de relatórios.
      • Descubra como fazer a configuração do seu comércio eletrônico.
      • Saiba como fazer a vinculação do Google Analytics com o Google Ads e ter uma visão mais completa do seu marketing digital.
      • Faça anotações em seus relatórios e use as informações da pesquisa interna para suas decisões de negócio.
      • Exclua o tráfego fantasma e ainda aprenda como criar links personalizados para fazer testes A/B de suas peças de divulgação.
      • Saiba como fazer a segmentação de dados e o acompanhamento de eventos.

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

A didática apresentada no curso é a melhor possível. Parabéns!!

Business Model Canvas parte I : Um modelo poderoso para o seu negócio

ANDERSON SOUZA ARAUJO SILVA

O caso de uso é excelente. Irei revisar todos os pontos desse curso. A instrutora Priscila domina o assunto e flui em sua didática.

Business Model Canvas parte II : Avance no seu modelo de negócios

FRANCISCO IRATUÃ NOBRE JÚNIOR

Conteúdo sensacional, conseguiu trazer um conceito sobre Branding profundo e completo. Amei os exemplos de cases, isso ajudou muito a entender melhor o conteúdo.

Branding: Criando uma marca forte

MAYARA ALVES

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