formação_

Formação SEO

Aprenda as melhores práticas para rankear bem no Google. Aumente seu tráfego, ganhando relevância e impulsionando suas vendas através dos resultados de busca orgânica.

Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
50h

Para conclusão

5
Cursos
2
Vídeos extras
1
Podcast
7
Artigos

Assista o vídeo

veja nossa apresentação da Formação e uma Alura Live sobre a Carreira em Front-end

SEO

Você quer que os seus produtos ou serviços sejam encontrados na internet por clientes ou possíveis clientes? Temos certeza que sim! Aqui nesta formação você saberá como fazer isso por meio do SEO.

  • O que é SEO (Search Engine Optimization)?

O SEO (Otimização para motores de busca) define o ranqueamento dos sites nos buscadores de forma orgânica, atraindo, fidelizando e convertendo mais clientes.

  • Onde aplicar SEO?

Ao decorrer desta Formação, você vai compreender a importância dos backlinks, como utilizar corretamente a densidade das suas palavras-chave, criar call to actions matadores realizar testes A/B e otimizar suas páginas.

Faça análises com as métricas certas para mensurar os resultados das suas estratégias. Lembre-se sempre da importância de um conteúdo relevante, html com metadados estruturados e páginas com tempo de carregamento otimizado.

Ao término dessa formação você vai dominar as ferramentas necessárias para ter um site sempre bem posicionado, funcionando muito bem em conjunto com as estratégias de links patrocinados e redes sociais.

Como rankear bem no Google? Conheça as técnicas para chegar ao topo dos buscadores.

Aprenda a trabalhar a estrutura e conteúdo das suas páginas para rankear bem! Conheça a importância de ter um site bem posicionado no Google e como isso pode ser convertido em mais negócios para você e sua empresa ou produto.

O tema é novidade pra você? Não se preocupe! Neste início, você aprenderá os primeiros passos, desde o conceito do termo, estratégias, aplicação até a análise e mensuração do bom trabalho de SEO.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados Inovação & Gestão

Com quem você vai aprender

  • Adriano Almeida

    Adriano é diretor da área comercial na Caelum e na Alura e também cofundador da editora Casa do Código. Começou sua carreira com Editoração Eletrônica e desenvolveu sistemas web em Java, Ruby on Rails, PHP e VB, além de diversos sites. Palestrou em eventos no Brasil e no exterior e é autor do livro SEO Prático. É certificado em Inbound marketing e Inside Sales pela Hubspot.

  • Adriano Almeida

    Adriano é diretor da área comercial na Caelum e na Alura e também cofundador da editora Casa do Código. Começou sua carreira com Editoração Eletrônica e desenvolveu sistemas web em Java, Ruby on Rails, PHP e VB, além de diversos sites. Palestrou em eventos no Brasil e no exterior e é autor do livro SEO Prático. É certificado em Inbound marketing e Inside Sales pela Hubspot.

  • Paula Midori Nakayama

    Paula é especialista em SEO, bacharel em Sistemas de informação pela FIAP e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM.

  • Paula Midori Nakayama

    Paula é especialista em SEO, bacharel em Sistemas de informação pela FIAP e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM.

  • Eliana Regina Lopes Loureiro

    Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Comunicação (ESPM), graduada em Propaganda e Marketing (Mackenzie) e pós-graduada em Jornalismo (SENAC-SP). Redatora publicitária e jornalista há mais de 15 anos; especialista em marketing digital. Head of copy (Edelman), CM (Google Cloud), coordenadora da área digital (marketing político Paulo de Tarso dos Santos) e redatora (Sunset), com 2 prêmios ABEMD (2020). Docente da pós-graduação da Faap e de cursos livres da Belas Artes, Mackenzie e ESPM.

  • Eliana Regina Lopes Loureiro

    Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestre em Comunicação (ESPM), graduada em Propaganda e Marketing (Mackenzie) e pós-graduada em Jornalismo (SENAC-SP). Redatora publicitária e jornalista há mais de 15 anos; especialista em marketing digital. Head of copy (Edelman), CM (Google Cloud), coordenadora da área digital (marketing político Paulo de Tarso dos Santos) e redatora (Sunset), com 2 prêmios ABEMD (2020). Docente da pós-graduação da Faap e de cursos livres da Belas Artes, Mackenzie e ESPM.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Gustavo Loureiro

    Mestre em Adm. Desenvolvimento de Negócios pelo Mackenzie, Gustavo possui experiência de mais de 15 anos com marketing digital e comércio eletrônico onde trabalhou com empresas de pequeno, médio e grande porte.Ajudou mais de 40 Start-ups a usar Marketing Digital para aumentar a reputação, venda e melhorar o relacionamento com os clientes.Possui experiência acadêmica de mais de 10 anos e atualmente é pesquisador nas áreas de inovação, negócios digitais e empreendedorismo e consultor.

  • Gustavo Loureiro

    Mestre em Adm. Desenvolvimento de Negócios pelo Mackenzie, Gustavo possui experiência de mais de 15 anos com marketing digital e comércio eletrônico onde trabalhou com empresas de pequeno, médio e grande porte.Ajudou mais de 40 Start-ups a usar Marketing Digital para aumentar a reputação, venda e melhorar o relacionamento com os clientes.Possui experiência acadêmica de mais de 10 anos e atualmente é pesquisador nas áreas de inovação, negócios digitais e empreendedorismo e consultor.

Passo a passo

  1. 1 Como rankear bem no Google? Conheça as técnicas para chegar ao topo dos buscadores.

    Aprenda a trabalhar a estrutura e conteúdo das suas páginas para rankear bem!

    Conheça a importância de ter um site bem posicionado no Google e como isso pode ser convertido em mais negócios para você e sua empresa ou produto.

    Realize análises competitivas do seu site e verifique o que os seus concorrentes estão fazendo, observando o que está dando certo e o que você e sua empresa devem evitar fazer.

  2. 2 Métricas e Relatórios

    Saiba quais métricas monitorar para garantir o retorno do SEO, realize testes A/B, aprenda a monitorar suas conversões pelo Google Analytics, monitore suas palavras-chaves e conheça ferramentas para monitorar os resultados de estratégias de link building.

  3. 3 Otimize o ranqueamento do seu site

    Potencialize o ranqueamento dos seus posts e páginas Você conhecerá as boas práticas de design web, criando páginas responsivas: isso também influencia no posicionamento do seu site! Ao mesmo tempo, você irá aprender como otimizar seu site ou blog através dos diversos recursos de uma das ferramentas mais utilizadas para a construção de conteúdos na Web: o Wordpress!

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Foi muito bom, só acrescentaria mais exercícios para fixar em aula o conteúdo.

Planejamento Avançado de SEO: da Estratégia ao Operacional

Humberto de França Santos

A experiência é prática com os cursos da Alura, em especial, possui um conteúdo prático e de fácil aprendizado.

SEO: métricas e relatórios

Camila Mazukim

Excelente curso! Bom detalhamento e explicação Bom detalhamento nos slides Compartilhamento nos slides Prático!

Web Analytics: Fundamentos

André Luiz de Faria

Comece hoje mesmo os cursos de SEO. Matricule-se agora!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas