formação_

Formação SEO

Aprenda as melhores práticas para rankear bem no Google. Aumente seu tráfego, ganhando relevância e impulsionando suas vendas através dos resultados de busca orgânica.

Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
47h

Para conclusão

5
Cursos
2
Vídeos extras
2
Podcasts
3
Artigos

Assista o vídeo

veja nossa apresentação da Formação e uma Alura Live sobre a Carreira em Front-end

SEO

Você quer que os seus produtos ou serviços sejam encontrados na internet por clientes ou possíveis clientes? Temos certeza que sim! Aqui nesta formação você saberá como fazer isso por meio do SEO.

Mas o que é SEO (Search Engine Optimization)?

O SEO (Otimização para motores de busca) define o ranqueamento dos sites nos buscadores, como o Google, de forma orgânica, atraindo, fidelizando e convertendo mais clientes.

Onde aplicar SEO?

No decorrer desta formação, você vai compreender a importância dos backlinks, como utilizar corretamente a densidade das suas palavras-chave, criar call to actions (chamadas para ação) matadores, realizar testes A/B e otimizar suas páginas.

Além disso, você vai aprender a fazer análises com as métricas certas para mensurar os resultados das suas estratégias. Lembre-se sempre da importância de um conteúdo relevante, html com metadados estruturados e páginas com tempo de carregamento otimizado.

Ao término dessa formação você vai dominar as ferramentas necessárias para ter um site sempre bem posicionado, funcionando muito bem em conjunto com as estratégias de links patrocinados e redes sociais.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Professores especializados Inovação & Gestão

Com quem você vai aprender

  • Douglas Vidal

    Doutor e mestre em Administração, especialista em Ciências do Consumo com larga experiência em educação e gestão empresarial.

  • Douglas Vidal

    Doutor e mestre em Administração, especialista em Ciências do Consumo com larga experiência em educação e gestão empresarial.

  • Adriano Almeida

    Adriano é diretor da área comercial na Caelum e na Alura e também cofundador da editora Casa do Código. Começou sua carreira com Editoração Eletrônica e desenvolveu sistemas web em Java, Ruby on Rails, PHP e VB, além de diversos sites. Palestrou em eventos no Brasil e no exterior e é autor do livro SEO Prático. É certificado em Inbound marketing e Inside Sales pela Hubspot.

  • Adriano Almeida

    Adriano é diretor da área comercial na Caelum e na Alura e também cofundador da editora Casa do Código. Começou sua carreira com Editoração Eletrônica e desenvolveu sistemas web em Java, Ruby on Rails, PHP e VB, além de diversos sites. Palestrou em eventos no Brasil e no exterior e é autor do livro SEO Prático. É certificado em Inbound marketing e Inside Sales pela Hubspot.

  • Gabriel Ishida

    Gabriel Ishida é consultor e especialista em analytics e influencer marketing. Possui mais de dez anos de experiência em projetos de métricas digitais e inteligência em mídias sociais, com experiência em grandes anunciantes como Smart Fit, Coca-Cola, Itaú e Jovem Pan. Também é professor dos cursos de analytics na pós graduação da FAAP e Mackenzie, além de cursos livres na Cásper Líbero, ESPM e Senac.

  • Gabriel Ishida

    Gabriel Ishida é consultor e especialista em analytics e influencer marketing. Possui mais de dez anos de experiência em projetos de métricas digitais e inteligência em mídias sociais, com experiência em grandes anunciantes como Smart Fit, Coca-Cola, Itaú e Jovem Pan. Também é professor dos cursos de analytics na pós graduação da FAAP e Mackenzie, além de cursos livres na Cásper Líbero, ESPM e Senac.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

Passo a passo

  1. 1 O que é SEO? Entenda as regras de rankeamento do Google

    Neste primeiro momento, adentraremos no universo de SEO compreendendo a importância em ter uma estratégia bem desenhada, você vai entender sobre o algoritmo do Google e os critérios que ele considera para rankear e posicionar os sites na rede de pesquisa.

    Aprenderá sobre os tipos de otimizações possíveis de serem feitas dentro e fora da sua página.

    Aprenderá, também, sobre as diretrizes do Google, o que é considerado boa prática e o que é condenável.

    O tema é novidade pra você? Não se preocupe! Neste início, você dará os primeiros passos, verá desde o conceito do termo, estratégias, aplicações até a análise e mensuração de um bom trabalho de SEO.

  2. 2 Interprete as métricas e relatórios do seu site

    Agora você vai aprender a fazer um planejamento avançado e prático das suas otimizações em SEO, e conhecerá a rotina real de um profissional da área.

    Irá conhecer o Google Analytics, a ferramenta de métricas e relatórios que te mostrará todos os resultados das suas otimizações. Esses resultados irão nortear os próximos passos das suas estratégias.

    Além disso, saberá a importância de realizar testes até que seus objetivos sejam alcançados.

  3. 3 Estratégias avançadas de SEO

    Neste último passo da formação, você aplicará as estratégias de SEO em sites feitos dentro de plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), e verá como potencializar o ranqueamento da sua página com boas práticas de web design.

    Entenderá sobre a nova atualização do Google, o Page Experience, e como esse novo conjunto de métricas influencia no posicionamento da rede de pesquisa.

    Novos dispositivos e tecnologias mudam o comportamento dos usuários na internet e afetam o SEO, sobre isso, você verá como a pesquisa por voz pode alterar os seus resultados.

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Melhores exercícios que fiz. Realmente me fizeram raciocinar.

Marketing Digital: análise de métricas

Rafael Elias Munhos

A experiência foi muito bacana, mas o curso precisa ser atualizado na parte do google search que mudou bastante e também nas configurações do plugin do yoast para wordpress.

SEO Wordpress: otimize o ranqueamento do seu site

Reginaldo Lauri

Comece hoje mesmo os cursos de SEO. Matricule-se agora!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas