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Cursos

Design de Jogos - Desenvolvendo o visual de games

Já imaginou desenvolver toda a parte visual dos jogos? Nesta formação você vai aprender a criar o design dos games desde os primeiros passos. Vai entender como se dá a criação do design de personagens, cenários, assets, logo e todo o universo visual do game. Vai aprender a enviar suas criações para a equipe de programadores e a utilizar a direção de arte a seu favor. Além disso, vai aprender a utilizar as linguagens visual de pixel art e ter dicas de profissionais da área para que suas criações tenham qualidade e diferencial no mercado.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Rafael Nunes Cerveglieri

    Rafael é artista formado pela faculdade Belas Artes de SP. Tem experiência ensinando em diversas escolas de arte renomadas incluindo a Quanta e a rede SESC. Já trabalhou, entre diversos outros, para Folha (infografista), Editora Abril (ilustrador), O2 Filmes (animador), Estúdio Birdo (cenarista), Wildlife Games (pixel artist) e Lumen Games (Lead Artist). Atua como instrutor de arte 2D. Seus trabalhos podem ser vistos em www.behance.net/rafanunes

  • Rafael Nunes Cerveglieri

    Rafael é artista formado pela faculdade Belas Artes de SP. Tem experiência ensinando em diversas escolas de arte renomadas incluindo a Quanta e a rede SESC. Já trabalhou, entre diversos outros, para Folha (infografista), Editora Abril (ilustrador), O2 Filmes (animador), Estúdio Birdo (cenarista), Wildlife Games (pixel artist) e Lumen Games (Lead Artist). Atua como instrutor de arte 2D. Seus trabalhos podem ser vistos em www.behance.net/rafanunes

  • Rafael Balbi

    (Ele/Dele) Designer e Ilustrador, atua no mercado com identidade visual, criação publicitária, marketing digital e editorial, especialmente interessado em fundamentos das artes visuais, processos criativos e impacto social. Apaixonado por RPG, é host do Café com Dungeon, onde discute jogos, aspectos de game design, criatividade, arte e cultura ligados ao hobby; vencedor do prêmio Goblin de Ouro 2019 de Melhor Podcast por escolha popular.

  • Rafael Balbi

    (Ele/Dele) Designer e Ilustrador, atua no mercado com identidade visual, criação publicitária, marketing digital e editorial, especialmente interessado em fundamentos das artes visuais, processos criativos e impacto social. Apaixonado por RPG, é host do Café com Dungeon, onde discute jogos, aspectos de game design, criatividade, arte e cultura ligados ao hobby; vencedor do prêmio Goblin de Ouro 2019 de Melhor Podcast por escolha popular.

Passo a passo
  1. 1 Fundamentos e pixel art

    Aprenda a trabalhar com pixel art criando uma série de avatares personalizáveis, entendendo como fazer mudanças de expressões faciais e corporais personagens. Veja como criar variações de roupa, cabelo e rosto. Ao final, aprenda a fechar o arquivo para enviar para o cliente e trabalhar com a pós-produção dos resultados.

    Veja como criar personagens em pixel art para jogos de RPG. Veja como conceber o personagem por meio de esboços, evoluindo-os até traduzir o personagem para a linguagem pixel art. Entenda conceitos de perspectiva e aprenda a trabalhar com as cores, criando paletas com tons e utilizando-os para dar volumetria ao personagem. Ao final, obtenha uma vista de frente do personagem para criar uma primeira parte da Sprite Sheet, uma sequência inteira de imagens que, nos games, se transformam nas animações de cenários e personagens que vemos na tela.

    Aprenda a criar mais três Sprite Sheets do personagem desenvolvido anteriormente, em três poses diferentes. Aprenda técnicas para mudar a pose sem perder o eix e técnicas de iluminação. Ao final, aplique as ilustrações às Sprite Sheets, entendendo como deixá-las prontas para a produção de um jogo RPG.

    Entenda como se dá o desenho para um cenário para o jogo RPG que vai ambientar o personagem desenvolvido anteriormente, gerando o material que será usado pelo game designer para fazer o mapa do jogo. Aprenda a trabalhar com a pintura do cenário, assets e texturas.

    Aprenda a trabalhar com frames e keyframes para gerar toda a animação referente ao personagem criado nos cursos anteriores. Entenda como a animação e a movimentação podem caracterizá-lo e, ao final, aprender a enviar o Sprite Sheet criado para a produção.

    • Curso Pixel Art: criando um avatar

      02h
      • Aprenda os princípios básicos para criar uma pixel art de maneira fácil e rápida.
      • Aprenda a configurar e otimizar o Photoshop para trabalhar com pixels.
      • Crie avatares seus e de seus conhecidos em vários graus de complexidade e para diversos usos.
      • Entenda as diferenças entre malhas de pixels maiores ou menores para a criação de suas artes.
      • Aprenda a trabalhar com a construção do corpo humano em pixel art.
    • Curso Pixel Art parte 1: sprite de personagem de RPG

      03h
      • Aprenda a traduzir um briefing de um cliente em idéias gráficas
      • Esboce e conceitue seu personagem de video-game
      • Refine seu esboço pensando no projeto gráfico do jogo
      • Crie a line art de seu personagem em pixel art
      • Escolha uma paleta para seu personagem
      • Dê profundidade ao desenho com variação de tons
      • Salve seu sprite para produção
    • Curso Pixel Art parte 2: aprimorando o seu sprite de personagem

      06h
      • Aprenda a analisar o equilíbrio da imagem
      • Entenda como desenhar outras poses de forma integrada
      • Como manter proporções e características variando a pose
      • Conheça técnicas para refinar seu pixel work
      • Aprenda a fazer um sprite sheet com seu personagem
    • Curso Pixel Art: desenhando um cenário de jogo top-down

      06h
      • Aprenda as possibilidades de cenário Top-down view
      • Entenda as perspectivas possíveis
      • Resuma o cenário a tiles e padrões
      • Crie texturas e elementos de cenário
      • Aprenda a criar tiles modulares e simétricos
      • Insira elementos como portas e pilares no cenário
      • Prepara um tilesheet para produção
    • Curso Pixel Art: animação de sprite de um RPG

      05h
      • Entenda Quadro (frame), Quadro-chave (key frame) e Quadros por Segundo (frames per second)
      • Aprenda como é um ciclo de caminhada
      • Comprimir e esticar o personagem
      • Criando a animação com menos frames
      • Compreendendo movimento com antecipação e arco
      • Criando um Sprite Sheet
  2. 2 Endless Runner

    Aprenda a desenvolver um projeto de game, com foco no papel da direção de arte na criação de materiais visuais para jogos. Veja como se dá o papel do diretor tanto para projetos individuais quanto para projetos em equipe, aprendendo a utilizar ferramentas tanto para a criação visual quanto para a organização do projeto. Veja como o diretor deve delegar tarefas a sua equipe e aproveitar os pontos fortes de cada um de seus membros.

    Veja como se dá o processo de criação de cenários para games Endless Runner. Adquira ferramentas e dicas para criar o seu próprio cenário do zero a partir do briefing gerado anteriormente. Aprenda a criação desde os primeiros rascunhos, trabalhando camada a camada. Entenda escolhas e variações temáticas de cada plano e o porquê das variações. Veja possibilidades de grandes movimento do cenário até pequenos movimentos que enriquecem sua criação. Ao final, veja como preparar o arquivo com as proporções corretas para a construção do game, abordando tanto a parte técnica quanto a parte expressiva das tomadas de decisão.

    Entenda como criar assets para game: o design das artes que vão ficar em primeiro plano e com as quais o personagem vai interagir. Aprenda a construir uma narrativa dentro do cenário e crie tanto os itens que vão atrapalhar a trajetória do personagem, como obstáculos, até os elementos que ele vai coletar. Veja como os assets vão afetar o gameplay do jogo e dicas como a quantidade ideal de assets e truques para agilizar o processo.

    Veja como criar os elementos de design que vão compor o jogo Endless Runner. Aprenda a criar HUDs, menus, logo do jogo e thumbnail, além de todos os conjuntos de ícones que farão parte do resultado final.

    Aprenda a criar splash arts para o jogo Endless Ruuner: as ilustrações que podem ser utilizadas como chamariz para o jogo, tanto para telas de loading quanto propagandas em lojas de app e muito mais. Veja como se dá o processo criativo desde o rascunho, entendendo o pensamento por trás da criação até a sua finalização.

    • Curso Endless Runner: direção de arte para games

      06h
      • Aprenda a criar um estilo visual coerente para seu game
      • Entenda o papel da direção de arte em um projeto
      • Aprimore seus métodos de pesquisa visual e temática
      • Aprenda a fazer um briefing para a equipe de arte
      • Entenda como organizar e gerir um projeto
    • Curso Endless Runner: design de personagem

      06h
      • aprenda a criar uma personagem protagonista para um game sidescroller tipo endless runner
      • aprenda a criar antagonistas
      • entenda como criar o hábito de trabalhar variações e iterações de suas criações para enriquecê-las
      • ganhe uma variedade de ferramentas para aprimorar suas pesquisas de temática
      • saiba como criar variações de skins e paletas de cor para suas personagens
      • aprenda a analisar a coerência temática dos estilo visual que você estiver usando
    • Curso Endless Runner: cenário

      06h
      • Aprenda a ilustrar cenários para games 2D
      • Aprenda a criar o efeito de paralaxe em seus cenários
      • Entenda como criar planos de profundidade nos cenários
      • Entenda como criar variações temáticas entre os planos
      • Aprenda a criar pontos focais de maior interesse em seus cenários
      • Adicione movimento animando seus cenários
    • Curso Endless Runner: assets

      08h
      • Crie assets para seu game
      • Aprenda a criar plataformas que ajudem a contar uma historia
      • Entenda como criar obstáculos com personalidade e variedade
      • Aprimore sua capacidade de contar historias com seus objetos de cenário
      • Entenda como criar tilesets para plataformas e obstáculos
    • Curso Endless Runner: criando um HUD

      06h
      • Aprenda a criar os elementos de design gráfico do seu jogo
      • Entenda como fazer um HUD para o seu game e para que ele serve
      • Crie menus bonitos e de design otimizado para suas telas de pause, iniciais e adicionais
      • Aprenda a fazer logotipia voltada para o mercado de games
      • Acompanhe dicas preciosas sobre escolhas gráficas, de tipografia, interação de usuário e funcionalidade de elementos
    • Curso Endless Runner: Splash Art

      06h
      • Crie splash arts para o seu jogo
      • Aprenda técnicas de finalização para ilustrações
      • Diferencie splash arts e outras ilustrações
      • Conheça truques para ajudar a chamar a atenção para seu game
      • Aprenda técnicas de criação e composição para ilustrações

Escola

UX & Design

Além dessa, a categoria UX & Design conta com cursos de Usabilidade e UX, Vídeo e Motion, 3D,e mais...

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nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

muito bom! Acheique faltou só flíper a franja da Jill quando ela está olhando pra esquerda.

Pixel Art parte 2: aprimorando o seu sprite de personagem

Luísa Cecília da Silva Pinto

gostei bastante do curso aprendi varias coisas novas para aperfeiçoar minhas técnicas na pixel art

Pixel Art: criando um avatar

Manoel De Souza Queiroz Neto

Ótimo! Senti a falta de apoio ao pessoal que não tem muita prática para desenho, muito menos uma mesa digitalizadora. Dicas e exemplos poderiam ajudar.De resto, tudo perfeito.

Pixel Art parte 1: sprite de personagem de RPG

Victor Bruno Kulessa

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