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Seu primeiro mergulho na Unity

O mercado de desenvolvimento de games no Brasil está em constante crescimento. Nosso país é o terceiro maior mercado ""gamer"" do mundo, tendo visto um aumento exponencial durante a pandemia, especialmente no consumo de jogos mobile. Entretanto esse mercado, ainda relativamente novo, enfrenta desafios: grande parte das empresas de jogos no Brasil é informal e muitas relatam dificuldades em encontrar mão de obra qualificada, possivelmente devido à falta de portfólio e investimento.

Já o mercado internacional de jogos é mais consolidado e fatura bilhões de dólares em receitas anuais, seguindo com uma demanda crescente por profissionais qualificados. Muitas empresas internacionais buscam talentos globais e oferecem vagas remotas, possibilitando que você trabalhe em projetos de alto nível sem sair do seu país de origem.

Então, para aproveitar essas oportunidades, é essencial entender que desenvolver um jogo é uma tarefa coletiva e multidisciplinar. Exige o aprendizado contínuo por meio de desafios cotidianos e envolve muitos profissionais em seu processo de criação.

Se você é uma pessoa desenvolvedora e quer entender como implementar um jogo usando as ferramentas disponíveis no mercado, essa formação te ajudará com essa missão!

Há cada vez mais plataformas onde podemos jogar, e para facilitar a programação em todas elas, utilizamos uma engine. Uma engine é um conjunto de ferramentas que possibilita a criação de um jogo em uma única equipe e a exportação para múltiplas plataformas.

O que é Unity?

A Unity é uma engine que suporta a criação de jogos para Windows, Mac, Linux, Android, iOS, páginas Web e consoles. E é com ela que iremos criar nosso jogo 2D metroidvania.

O que vou aprender ao longo desta formação?

Na Formação ""Desenvolvendo Jogos 2D com Unity"", você aprenderá a criar jogos 2D completos e funcionais. Você entenderá como aplicar física, áudio e animações dentro de um jogo. Por ser um trabalho coletivo, é crucial pensar em como a equipe irá interagir com os códigos. Portanto, você aprenderá boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados na área para melhorar a experiência de todos com estes scripts.

Você desenvolverá habilidades práticas na Unity, criando um jogo desde a implementação das primeiras mecânicas até o polimento final. Vamos embarcar nesta aventura de desenvolvimento de jogos juntos?"

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Willian Matheus Souza Carvalho

    Atuo na área de desenvolvimento de jogos como programador e tech lead. Também sou professor do curso de jogos digitais da FIAP, e estou sempre criando novos jogos e experiências.Comecei um Instagram profissional para compartilhar meus estudos, projetos e dia a dia chamado @ogamedev

  • Willian Matheus Souza Carvalho

    Atuo na área de desenvolvimento de jogos como programador e tech lead. Também sou professor do curso de jogos digitais da FIAP, e estou sempre criando novos jogos e experiências.Comecei um Instagram profissional para compartilhar meus estudos, projetos e dia a dia chamado @ogamedev

  • Lucas Ribeiro Mata

    Professor universitário, Instrutor e Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFRJ e Mestrado em Engenharia Elétrica com foco em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP/University of Twente.

  • Lucas Ribeiro Mata

    Professor universitário, Instrutor e Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFRJ e Mestrado em Engenharia Elétrica com foco em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP/University of Twente.

Passo a passo
  1. 1 Introdução à criação de Jogos 2D

    Na primeira etapa, você se familiarizará com a interface da Unity e dará os primeiros passos na criação de um jogo 2D. Exploraremos as principais ferramentas da engine, como o sistema de input para criar controles e scripts em C# para desenvolver desde mecânicas básicas até um sistema de dano. Você entenderá conceitos importantes para criar a física do jogo e também lidará com a parte visual, adicionando assets de arte, animações e um mapa. Além disso, criaremos um sistema de som para tornar o nosso jogo mais robusto.

  2. 2 Aprimorando o jogo

    No segundo passo, avançaremos na criação do jogo adicionando um menu inicial e de opções, onde os jogadores poderão iniciar o jogo ou ajustar configurações. Você aprenderá a inserir coletáveis no jogo e adicionar efeitos visuais usando o sistema de partículas para enriquecer a experiência visual, e, também trabalharemos com áudio, adicionando um audio mixer para gerenciar os diferentes sons do jogo.

    Para completar nosso jogo desenvolveremos uma batalha contra o chefão, desenvolvendo o comportamento de chasing para o inimigo, e implementaremos as condições de derrota e vitória, determinando como o jogo termina. Finalmente, incluiremos créditos e criaremos um game loop, garantindo que o jogo reinicie corretamente após o término.

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