Boas-vindas à formação de Boas Práticas com Node.js e TypeScript!
Prepare-se para desvendar os segredos do desenvolvimento de software de qualidade, pois nesta formação mergulharemos fundo em conceitos cruciais que transformarão a sua abordagem à programação.
Imagine criar código que seja não apenas funcional, mas também elegante. Dominar os princípios do SOLID - o alicerce que sustenta sistemas flexíveis e escaláveis. Entender como os Design Patterns podem ser suas armas secretas para resolver problemas complexos com soluções inteligentes e comprovadas.
E quando chegar a hora de fazer ajustes? A refatoração é a sua aliada. Aprenda a revitalizar o seu código sem alterar sua funcionalidade, tornando-o mais eficiente, compreensível e evolutivo.
Então, por que fazer esta formação? Porque a jornada de devs é trilhada mais facilmente quando se tem as ferramentas certas. Esta formação não é apenas sobre aprender uma linguagem, mas sim sobre elevar a sua maestria na arte da programação. Prepare-se para criar software que não só funcione, mas que também seja digno de admiração. Vamos embarcar nessa jornada juntos!
O que você vai aprender nesta formação?
SOLID: é um acrônimo que representa cinco princípios de design em programação orientada a objetos que visam criar sistemas mais flexíveis, extensíveis e fáceis de manter. Cada letra corresponde a um princípio específico:
- S (Single Responsibility Principle - Princípio da Responsabilidade Única): Cada classe deve ter uma única razão para sofrer modificações, ou seja, deve ter uma única responsabilidade. Responsabilidades diferentes devem ser separadas em módulos diferentes.
- O (Open/Closed Principle - Princípio Aberto/Fechado): As entidades de software (classes, módulos, etc.) devem ser abertas para extensão, mas fechadas para modificação. Isso promove a adição de novas funcionalidades sem alterar o código existente.
- L (Liskov Substitution Principle - Princípio da Substituição de Liskov): As instâncias de uma classe derivada devem ser substituíveis pelas instâncias da classe base sem afetar a integridade do sistema.
- I (Interface Segregation Principle - Princípio da Segregação de Interfaces): Clientes não devem ser forçados a depender de interfaces que eles não usam. Em outras palavras, as interfaces devem ser específicas para as necessidades dos clientes.
- D (Dependency Inversion Principle - Princípio da Inversão de Dependência): Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Ambos devem depender de abstrações. Além disso, abstrações não devem depender de detalhes, mas detalhes devem depender de abstrações. Promove a modularidade e facilita a manutenção do código. Ajuda a evitar acoplamento excessivo e torna os sistemas mais flexíveis para mudanças.
Design Patterns: São soluções reutilizáveis para problemas comuns de design de software. São abordagens e estruturas que foram testadas e documentadas para resolver desafios específicos de programação. Esses padrões ajudam a melhorar a organização do código, a modularidade e a manutenção do sistema.
Refatoração: A refatoração envolve a reestruturação do código-fonte existente para melhorar sua legibilidade, manutenção e eficiência, sem alterar o comportamento externo do software. É um processo contínuo que visa eliminar a duplicação, melhorar a estrutura do código e aplicar os princípios de design para criar um código mais limpo, reutilizável e compreensível.
Código Limpo: refere-se a escrever código que é fácil de entender, manter e estender. Envolve aderir a boas práticas de programação, como seguir convenções de nomenclatura, manter funções curtas e focadas, evitar duplicação, comentar apenas quando necessário e aplicar princípios de design, como os mencionados no SOLID.