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A beleza de um jogo isométrico

O Mundo Isométrico

Você sabia que até Sonic já teve seu próprio jogo isométrico? Pois é! Essa perspectiva tem sido usada como técnica em vários jogos ao longo da história e hoje é uma escolha muito comum, especialmente em jogos indie. Ela nada mais é do que uma técnica de desenho que utiliza uma visão igual de três lados de um objeto. Parece confuso, mas na verdade é bem simples de trabalhar. É isso que veremos ao longo desta formação.

Game Art e Suas Aplicações

A acessibilidade na construção de jogos elevou muito os estilos e expressões artísticas que podemos imprimir dentro de um jogo. Com isso, o mercado também se expandiu e hoje existem vários estúdios de construção de jogos que buscam profissionais capazes de criar um mundo inteiro para contar uma história.

Para se destacar neste universo, é importante conhecer técnicas de desenho e estilos diferentes, bem como os conceitos técnicos por trás dessa arte para que ela converse com a programação do jogo.

A Importância do Portfólio

Nesta formação, você irá criar todo um universo usando a perspectiva isométrica, passando por pequenos objetos, personagens, tilesets para a construção do chão e casa, além de ambientes internos. Tudo isso será feito entendendo as técnicas de ilustração para seguir a perspectiva dos elementos do mais simples aos mais complexos.

Salvar cada uma destas etapas e criar seu próprio estilo é muito importante para mostrar ao mercado seu conhecimento nesta técnica. Então, aproveite para se inspirar e construir seu próprio universo para compartilhar em sites como ArtStation, Behance e Dribbble.

Vamos lá, comece a criar!"

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Rainer Petter

    Rainer é um ilustrador e artista conceitual, formado em Artes Visuais. Tem experiência com a criação de ilustrações para video games, jogos mobile e ilustrações para revistas, livros e jogos de tabuleiro. Já produziu artes para Marvel Comics, Blizzard Entertainment, Fantasy Flight e outros.

  • Rainer Petter

    Rainer é um ilustrador e artista conceitual, formado em Artes Visuais. Tem experiência com a criação de ilustrações para video games, jogos mobile e ilustrações para revistas, livros e jogos de tabuleiro. Já produziu artes para Marvel Comics, Blizzard Entertainment, Fantasy Flight e outros.

Passo a passo
  1. 1 Entendendo a isometria

    Na nossa primeira lição, você aprenderá como criar objetos usando uma perspectiva isométrica e os princípios técnicos necessários para garantir que todos os elementos sigam uma estrutura coerente do começo ao fim.

    • Curso Ilustração digital: criando a partir da perspectiva isométrica

      08h
      • Aprenda a construir o grid que servirá de base para a ilustrações isométricas
      • Saiba como começar a desenhar os primeiros traços a partir do grid criado, explorando ângulos, simetria, diagonais e curvas
      • Veja como criar esboços de objetos simples na perspectiva isométrica
      • Entenda como aplicar contornos e cores para dar acabamento aos esboços criados
      • Veja como finalizar as ilustrações criadas, aplicando conceitos de luz e sombra nos elementos
  2. 2 Criando mapas isométricos

    Agora é hora de colocar em prática todo o conceito de isometria, aplicando-o a um mapa que pode ser usado em interfaces de jogos. Vamos elevar o nível de detalhes da arte isométrica!

    • Curso Ilustração digital: criando mapas com a perspectiva isométrica

      10h
      • Veja como lidar com referências para criar os primeiros esboços de linha e cor
      • Entenda as particularidades de um cenário de deserto para ilustrá-lo no mapa
      • Aprenda a criar o mapa da floresta que fará parte da ilustração
      • Saiba ilustrar a montanha, com sua vegetação e estradas
      • Veja como ilustrar ilhas de gelo e oceanos do mapa isométrico
    • Artigo O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D? | Alura

  3. 3 Aplicando Isometria em objetos e cenários

    Mapas criados! Agora é hora de aprofundar ainda mais os detalhes e construir um TILEMAP, que é um conjunto de peças que se encaixam para criar um ambiente isométrico completo, e também criar os objetos que dão vida ao ambiente.

    • Curso Ilustração digital: criando cenários isométricos para games

      10h
      • Aprenda a trabalhar com elementos que compõem um cenário isométrico de games
      • Saiba aplicar texturas seamless em vários elementos, como terra, água, grama e pavimentos
      • Veja como criar outros elementos que compões o cenário, mas que não seguem o padrão das outras texturas
      • Entenda como aplicar todos os elementos compondo uma única imagem de cenário
    • Curso Ilustração digital: criando assets para cenários de jogos isoméricos

      12h
      • Saiba como popular os cenários de um jogo isomérico
      • Aprenda a criar assets para telas internas e externas de um cenário
      • Aprenda como fazer a aplicação correta desses assets em um cenário
      • Entenda como trabalhar com iluminação nos assets
      • Saiba como aplicar textura nesses elementos
  4. 4 Criando personagens isométricos

    Chegamos à última etapa! Aqui, você aprenderá a criar personagens humanos e monstros para complementar o universo que criamos durante os cursos. Com essas habilidades, você terá um conjunto completo de recursos para usar em seus jogos.

    • Curso Ilustração digital: criando personagens com perspectiva isométrica

      08h
      • Etenda como pensar para construir personagens humanos em perspectiva isométrica
      • Compreenda poses necessárias para um asset de game
      • Construa animais e monstros pensando na perspectiva isométrica
      • Aprenda técnicas de ilustração para agilizar a ilustração isométrica
      • Entenda a importância das cores para assets de uma ilustração
    • Artigo Como foi a Global Game Jam de 2018 | Alura

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Experiências de quem já mergulhou com a gente.

O curso ele segue bem a linha do primeiro curso (Ilustração Digital : Criando a partir da perspectiva isométrica), isso é ótimo pois afirma a sensação de continuidade de um curso para outro. Assim como pontuei no comentário do curso anterior (citado no paragrafo anterior), um ponto positivo é a didática do professor, explicando bem o conteúdo e dando dicas, e aqui foi ainda melhor pois foi dado acesso aos mesmos materiais que o professor utiliza em aula (brush's), e para quem trabalha na área, ter acesso a um pacote com esse tipo de ferramenta é algo que ajuda muito.Em resumo, esse é um curso ótimo para poder se aprofundar um pouco mais na produção desse tipo de arte, e é ainda melhor se você seguir uma linha de estudo começando com o primeiro curso.

Ilustração digital: criando mapas com a perspectiva isométrica

Guilherme

O curso é muito bom, o professor explica muito bem, de forma clara e objetiva, dando dicas não só do conteúdo, mas também do programa que está sendo utilizado (photoshop), e os vídeos são bem dinâmicos. Porém se for por um ponto de ressalva, acredito que poderia ser trabalhado de alguma outra forma a parte em que o professor demonstra o processo da produção em forma de speed-art ao fundo, muitas vezes está muito acelerado e acaba ficando difícil ver o processo, como por exemplo o modo de blending que ele utiliza, configuração do brush, claro que isso não é algo que realmente afete, porém me vi muitas vezes voltando e voltando o vídeo para ver se conseguia pausar o vídeo no momento de seleção de algo do programa, pra ver o que estava sendo feito.Em resumo, o curso é ótimo e acredito que vai ajudar a todos que tem interesse pela produção de arte isométrica, e ajudará tanto aqueles que já trabalham com arte e também quem não trabalha, pois o professor se preocupa em explicar os conceitos básicos de tudo que está sendo feito.

Ilustração digital: criando a partir da perspectiva isométrica

Guilherme David Gibim

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