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Como incentivar o aprendizado contínuo nas empresas

Athena Bastos

Athena Bastos


A realidade cada vez mais nos mostra que o aprendizado contínuo é uma vantagem competitiva para as organizações. Dados da Deloitte apontam: empresas que focam no desenvolvimento de pessoas possuem 92% mais chances de inovar e são 37% mais produtivas.

Em um mundo em constante mudança, estagnar em conhecimento é prejudicial à adaptabilidade que o mercado e a sociedade também exigem.

As empresas, portanto, precisam focar no desenvolvimento e na capacitação de funcionários e funcionárias se desejam inovar e continuar crescendo.

Mas a pergunta que fica é: como promover essa aprendizagem de forma orgânica?

Isto requer, é claro, investir para que a aprendizagem seja uma força da cultura organizacional.

Neste artigo, você verá como incentivar o aprendizado contínuo em organizações: sua importância e dados sobre o impacto no crescimento corporativo, estratégias para as empresas e os benefícios.

pessoas em uma reunião, com dados ao fundo, para representar o aprendizado contínuo

Qual a importância do aprendizado contínuo?

O aprendizado contínuo não é importante apenas pelo impulso na capacidade de inovação das empresas. Sim, quanto mais as pessoas desenvolvem seus conhecimentos, maior a probabilidade de trazerem esses conceitos para a prática.

Contudo, o aprendizado contínuo é também importante quando falamos de um mercado superaquecido, de turnover e escassez de talentos. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, a falta de desenvolvimento e avanço na carreira é um dos principais motivos para sair de um trabalho para 41% das pessoas respondentes.

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Para Kelly Palmer e David Blake:

“Não são só os executivos das empresas que querem que haja uma inclinação maior à aprendizagem no ambiente de trabalho. Os funcionários também querem.

Evidências crescentes mostram que as empresas precisam se concentrar na importância da aprendizagem. Elas têm que fazer isso para permanecerem competitivas e atrair, engajar e reter seus talentos. Mas, antes das empresas poderem implementar com sucesso um ambiente de aprendizagem, precisam entender bem essa cultura".

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O que é uma aprendizagem contínua?

Aprendizagem contínua ou “lifelong learning” é o hábito de buscar novos conhecimentos, isto é, de tornar a aprendizagem um processo do cotidiano.

Aprender continuamente, porém, não significa apenas fazer cursos. Significa ler sobre diferentes temas, assistir a vídeos, navegar por diferentes áreas, experimentar novas habilidades e colocar esses conhecimentos em prática.

Para as empresas, o aprendizado contínuo é uma forma de ter equipes atualizadas e inovadoras, mas também engajadas em um propósito de crescimento.

Quando parte da cultura organizacional, o aprendizado contínuo passa a fazer parte da rotina de trabalho, passa a ser uma constância na corporação.

Como James Clear também traz, os hábitos se formam com base na frequência e não no tempo, são frutos da repetição. Não uma repetição de se debruçar sempre sobre os mesmos conteúdos, como bem critica Andrea Iorio. Mas sim uma repetição que parte do entendimento de que o fluxo de mudança é constante.

Facilitar essa repetição do estudo, e não necessariamente do conteúdo, é a chave para a continuidade também da educação corporativa.

Por isso, trazemos algumas estratégias diferenciais para o aprendizado corporativo contínuo.

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5 estratégias de como incentivar o aprendizado contínuo nas empresas

Como vimos, o aprendizado contínuo deve ser parte da cultura organizacional. Entretanto, as culturas são muito diferentes entre si. O que diferencia, portanto, é a solidez que as estratégias de educação corporativa possuem dentro desse contexto.

Em geral, é algo que parte das altas lideranças, para as lideranças de times e para os funcionários.

Pensar em estratégias que não conversem com os diferentes setores, dessa maneira, é ignorar aspectos da cultura de aprendizado como um todo. Atuar em pontos focais pode satisfazer necessidades imediatas, mas o que levará a empresa adiante é a compreensão de que todas as áreas, todas as pessoas, precisam se integrar nesse movimento.

As altas lideranças inspiram o todo. As lideranças imediatas inspiram seus times. Pessoas inspiram pessoas. E todas são protagonistas de seu próprio aprendizado.

Kelly Palmer e David Blake escrevem:

“As culturas de ambiente de trabalho precisam ser positivas e saudáveis para incentivar as pessoas a aprenderem continuamente. Quando temos líderes que entendem e apoiam isso, a cultura inspira e motiva as pessoas, que consequentemente tornam-se defensoras da empresa de uma maneira poderosa.”

Confira, então, algumas estratégias:

Crie períodos para estudo

Um dos principais desafios do aprendizado corporativo é o tempo para estudo. Afinal, entre rotinas tão atarefadas, como encontrar espaço para aprender sem comprometer as demandas?

A empresa pode até dizer que estudar é importante, mas criar oportunidade vai além do discurso.

Por essa razão, inúmeras empresas estão incentivando seus colaboradores e suas colaboradoras a dedicarem um tempo em sua jornada de trabalho para o desenvolvimento.

Pode ser 1 hora por semana, 30 minutos por dia, o tempo que melhor se enquadre na rotina. O importante é que as pessoas vejam que o aprendizado não é algo mais em sua jornada, e sim parte dela.

Contar com estratégias de educação corporativa que foquem no microlearning pode ajudar nessa solução. Com conteúdos mais focados e de menor duração, é possível distribuir o aprendizado ao longo da rotina, sem comprometer outras entregas.

Outra sugestão é criar um contexto de estudo, a exemplo do Yoda Day, realizado pelo Banco PAN.

Segundo Talita Cardozo, Gerente de Change Management do Banco PAN:

”A gente se preocupou em não só entregar a plataforma, mas um contexto em que fosse possível aprender e assumir novos desafios. Estimulamos um espaço em que a cultura de que conhecimento bom é conhecimento compartilhado fosse valorizada. Por isso criamos o Yoda Day, um momento em que toda a Tecnologia se reúne em uma agenda para aprender sobre um assunto e depois aprofundar com o conteúdo, ou dedicar um tempo da semana para estudar as trilhas e cursos da plataforma.”

Saiba mais sobre as estratégias de educação corporativa do Banco PAN.

Forme comunidades de aprendizado contínuo

Aprender não significa apenas ler ou consumir um conteúdo. Envolve também colocar em prática e compartilhar com outras pessoas.

Por isso, as comunidades corporativas são as apostas de grandes empresas. Nesses espaços, as pessoas encontram identificação, se conectam a outras pessoas e trocam experiências, diferentes visões sobre determinado assunto.

Tudo isso agrega ao conhecimento.

A Globo, por exemplo, desenvolveu uma estratégia para conectar pessoas com interesses de aprendizado em comum.

Veja mais em uma live do RH Tech:

Os programas da Alura Para Empresas focam justamente em criar comunidades de aprendizado, onde prática e compartilhamento façam parte do desenvolvimento. O recém-lançado Alura Boost propõe a capacitação de pessoas nas skills mais demandadas pelo negócio, com acompanhamento por especialistas e trocas via Discord. Saiba mais sobre a solução.

Engaje pessoas com eventos pontuais

Para engajar pessoas colaboradoras e criar experiências diferenciadas, as trilhas de estudo individuais ou de times podem ser acompanhadas de eventos pontuais.

Por exemplo: um time está estudando Data Science e conta com vários cursos para sua formação. Em um dia, porém, a empresa reúne todo mundo para uma live com um nome que seja referência no mercado.

Com esses eventos, as pessoas conseguem visualizar ainda mais a importância que o projeto de educação corporativa possui para a empresa. Além disso, é algo que sai da rotina, tornando o aprendizado contínuo mais excitante.

Construa trilhas de aprendizado

Como falamos antes, facilitar o aprendizado contínuo é uma forma de incentivá-lo na organização. E isto se dá através de uma condução pelo desenvolvimento também.

Josh Bersin, especialista do setor, traz com força a perspectiva de que o futuro da educação corporativa está em capacitar pessoas na correlação de diferentes habilidades. Funções exigem capacidades, que exigem diversas Skills. Mas para isso, é preciso focar em uma formação mais abrangente, focada no que será preciso entregar para o negócio.

Portanto, não basta disponibilizar alguns cursos esparsos, segmentados. Do contrário, talvez a sua organização não veja o resultado que espera.

Com trilhas de estudo e planos de desenvolvimento, as pessoas possuem uma perspectiva de todo o contexto do seu desenvolvimento. E se sentem mais motivadas quando sabem exatamente o que se espera delas.

Acompanhe e reconheça a aprendizagem

Por fim, assim como guiar o aprendizado contínuo é importante, acompanhá-lo também é. As lideranças, então, devem estar preparadas para isso e contar com ferramentas que viabilizem esse acompanhamento.

Veja como está o engajamento. Os cursos programados foram concluídos? Há algum impeditivo? Há algo que está comprometendo o aprendizado das pessoas? O que as pessoas estão achando dos cursos?

Esses dados são fundamentais para estratégias assertivas.

Reconheça, enfim, o esforço das pessoas. Utilize a gamificação atrelada ao desenvolvimento. Parabenize as pessoas pelo avanço em seu plano de desenvolvimento. Crie um ambiente de encorajamento ao aprendizado contínuo.

Benefícios de uma cultura de aprendizado contínuo

O aprendizado corporativo contínuo, como vimos, promove não apenas a inovação e o crescimento, mas também contribui para fidelizar pessoas.

Quando isto se torna parte da cultura, o aprendizado surge organicamente. Torna-se parte da empresa. No entanto, é preciso esforço para sair da inércia, para dar o pontapé inicial e, principalmente, mostrar que o aprendizado é prática e não apenas palavras.

Assim, pessoas de todos os níveis podem crescer e contribuir, nesse movimento, para que as empresas também cresçam.

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Referências

  1. PALMER, Kelly; BLAKE, David. Expertise competitiva: como as empresas mais inteligentes usam a aprendizagem para engajar, competir e ter sucesso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019
  2. CLEAR, James. Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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