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Plano de estudos: como guiar o desenvolvimento em tecnologia na sua empresa

Athena Bastos

Athena Bastos


Um bom direcionamento pode ser a chave para o sucesso de qualquer estratégia. E não é diferente quando falamos de educação corporativa e, principalmente, de desenvolvimento de pessoas em tecnologia. Por isso, é tão importante falar sobre como criar um plano de estudos corporativo.

O papel da tecnologia nos negócios é inegável - ou você ainda tem dúvidas? É claro que precisamos debater sobre os riscos da inteligência artificial e como vamos de fato aplicar essa ferramenta em nosso dia-a-dia. Porém, vivemos uma revolução. Não há como fugir do processo de transformação digital. E a melhor saída é preparar as pessoas para isso.

O erro de muitas empresas, contudo, é não apoiar as pessoas nesse processo.

Se a empresa espera inovação e eficiência de pessoas colaboradoras, precisa entrar no processo de capacitação, auxiliando as pessoas a se prepararem para o futuro. Mas também auxiliando as pessoas a se prepararem para os objetivos de negócio da empresa.

Os planos de estudos oferecem tanto uma medida de engajamento nesse aprendizado, quanto uma medida de conexão do aprendizado com as metas definidas pela empresa.

Confira, então, como criar um plano de estudos conforme a sua estratégia de desenvolvimento em tecnologia!

Nesta imagem, pode-se ver uma mesa com três cadernos sobre ela, e três pessoas. A primeira pessoa está posicionada no lado esquerdo da mesa, com um lápis em sua mão direita, enquanto observa os outros dois participantes. A segunda pessoa, do lado direito da mesa, está escrevendo em um dos cadernos com um lápis em sua mão. O terceiro indivíduo está posicionado ao lado da segunda pessoa, com sua mão desfocada, a cena simboliza o ato de se criar um plano de estudos.

A importância dos planos de estudo na capacitação em tecnologia

Como vimos, o desenvolvimento em tecnologia deve ser uma das prioridades para empresas que desejam se preparar para o amanhã, independentemente da área em que atuam.

Seja na indústria ou na própria área de tecnologia, o desenvolvimento tech é essencial para o crescimento do negócio.

Então, como um plano de estudos pode ajudar você e sua empresa diante desse cenário?

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Imagine, por exemplo, que sua empresa quer melhorar os processos de produção de um item. O objetivo é conseguir otimizar os recursos e gerar economia. Para isso, precisa capacitar o time em Data Science. Mas entre tantos conteúdos, o que direcionar a eles, considerando o nível de conhecimento?

Se você é líder desse projeto, pode pensar em duas trilhas de conteúdo, por exemplo: uma mais voltada a quem é iniciante no tema e uma mais voltada a quem já possui conhecimento em Data Science e deseja ampliar.

Na primeira trilha, você pode incluir conteúdos básicos de Excel. Na segunda, conteúdos de Python para Data Science.

O plano de estudos é importante para conectar o que as pessoas aprendem com o interesse do negócio. Assim, você sabe que o investimento no desenvolvimento de pessoas em tecnologia vai gerar resultados para a empresa.

Contudo, há outro motivo pelo qual o planejamento de estudos é importante. O plano de estudos gera engajamento.

Um dos maiores desafios de uma cultura de aprendizagem é motivar as pessoas a aprender.

Se deixarmos esse processo solto, talvez as pessoas se dispersem e não continuem com seu desenvolvimento. Porém, quando damos o direcionamento, as pessoas entendem para onde devem ir.

E mais: se está conectado aos objetivos do negócio, elas veem maior importância e podem ver os resultados no seu dia-a-dia.

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O que observar antes de criar um plano de estudos corporativo

Há alguns elementos que você deve analisar antes de criar um plano de estudos para a sua empresa. E nós vamos explicá-los para você:

Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)

O primeiro ponto é fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).

Cada empresa possui uma particularidade. Os desafios da sua empresa talvez não sejam os mesmos da minha empresa. Mudam a tecnologia utilizada, os processos, os públicos, os produtos, as pessoas e muito mais.

Então, o que precisa na sua empresa para ter mais resultados?

Talvez você precise migrar a sua tecnologia para Cloud Computing, por exemplo. E nesse caso, precisará capacitar seu time para isso.

Mais adiante, haverá um passo de análise individual. Enquanto isso, no LNT, o passo é entender as competências que sua empresa precisa desenvolver ao nível organizacional.

Lembre-se de contemplar questões relacionadas às expectativas dos times técnicos sobre o processo de aprendizagem, ações educacionais existentes da empresa, de que forma as ações de desenvolvimento de pessoas em tecnologia podem estar vinculadas ao Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), entre outros pontos importantes que podem ser mapeados.

Definição de objetivos

Mapeamento realizado, é hora de entender quais os objetivos do capacitação em tecnologia. Em que você realmente investirá esforços diante das necessidades mapeadas? Quais serão as prioridades trabalhadas?

Esses objetivos precisam estar alinhados aos KPIs da organização para que sejam também mensuráveis. Assim, tanto a empresa quanto as pessoas perceberão os benefícios de aprender continuamente.

Além do mais, é interessante ter objetivos a curto, médio e longo prazo.

Análise de gaps de competências

Com a definição dos objetivos e o mapeamento das necessidades, é hora de entender as particularidades individuais do desenvolvimento. Afinal, cada pessoa é diferente e pode necessitar de um direcionamento diferenciado.

Para isso, é importante que a sua empresa tenha uma cultura de feedbacks e realize alguns processos como 1:1 e PDI. Além disso, é importante que o time de pessoas trabalhe em conjunto com as lideranças para entender como o plano de estudos pode ser feito para cada indivíduo.

Definição das modalidades de treinamento

Por fim, é hora de decidir quais as modalidades de treinamento serão envolvidas dentro desse processo de desenvolvimento. Afinal, você pode trabalhar com treinamentos presenciais, remotos e híbridos.

Mas você também pode pensar em outros formatos de treinamento, como um onboarding para novas pessoas na área de tecnologia. Ou um programa de Reskilling para pessoas de outras áreas se capacitarem em tecnologia.

Tudo isso vai afetar o plano de estudos. Isto porque o plano de estudos pode focar no aprendizado contínuo ou em aprendizados direcionados, para projetos com início, meio e fim.

Como fazer um plano de estudos para a sua empresa

Agora é hora de você criar um plano de estudos. E para isso, vamos explicar como você pode utilizar a plataforma de gestão da Alura Para Empresas.

Com uma ferramenta como a da Alura Para Empresas, você cria planos de estudo para diferentes públicos e ainda acompanha os resultados.

Veja os passos:

Definição do público

O primeiro passo é definir para quem será direcionado o plano de estudos. Na plataforma da Alura Para Empresas, você pode criar planos por time (disponível nos planos Corp e Corp Plus), individuais ou para toda a empresa (disponíveis apenas no plano Corp Plus).

Conheça os diferentes planos da Alura Para Empresas.

Lembra do levantamento de necessidades e da análise de gaps individuais? Alguns treinamentos são importantes para toda a empresa. Assim, você pode criar planos de estudos gerais, que contemplem skills necessárias em todos os times.

Mas talvez nem todos os times precisem de um conhecimento especializado em alguma tecnologia. E dentro desses times, as pessoas podem estar em diferentes níveis de maturidade ou trabalhar com especialidades.

Cada tipo de plano vai contemplar conteúdos diferentes.

A Suzano, por exemplo, faz essa separação de skills. Como você vê no vídeo abaixo, a empresa criou um dicionário de skills que contempla tanto habilidades para toda a empresa quanto habilidades necessárias para os times de tecnologia.

Seleção de conteúdos

Depois de entender quem será o público, é a vez de selecionar os conteúdos. E para muitas pessoas, esta é a parte mais desafiadora. Afinal, entre tantos conteúdos, quais escolher?

É claro que os conteúdos dependem das necessidades mapeadas. E para ajudar você, a Alura Para Empresas conta com trilhas de aprendizagem e curadoria de conteúdo através de formações.

Dessa forma, você pode incluir as formações da Alura no plano de estudos ou selecionar cursos individuais para incluir no planejamento.

Você também pode incluir conteúdos externos ao seu plano de estudos, como vídeos do YouTube e artigos da internet.

Definição de carga horária

Por fim, você pode definir uma carga horária para esses conteúdos. Essa definição dará uma visão melhor de acompanhamento e na organização do desenvolvimento.

Até para as pessoas colaboradoras mensurarem quanto tempo precisarão separar para se desenvolver.

Algumas empresas incentivam que as pessoas separem alguns minutos ou horas, do dia ou da semana, para esse desenvolvimento, porque entendem que é um investimento para o próprio trabalho.

Essa carga horária também permitirá que você trabalhe com o desenvolvimento dentro de um período. Por exemplo: o que você consegue estudar em 6 meses destinando 1 hora por dia para o desenvolvimento?

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Como acompanhar o engajamento nos planos de estudos

Para as empresas, também é importante acompanhar o engajamento com o plano de estudos. Por isso, a Alura Para Empresas disponibiliza uma plataforma de gestão do aprendizado completa.

Através dela, você pode gerar relatórios e acompanhar o desenvolvimento das pessoas colaboradoras. Veja quanto tempo elas cumpriram da carga horária, quantos cursos realizaram e qual o progresso no plano de estudos.

Tudo isso, permitirá a você traçar as melhores estratégias para o desenvolvimento em tecnologia do seu time.

Quer conhecer mais da plataforma da Alura Para Empresas? Fale conosco e veja todos os benefícios que oferecemos para a sua empresa!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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