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Treinamentos corporativos online ou presenciais?

Redação Alura

Neste artigo, você verá os tipos de treinamentos corporativos - online e in company - e as vantagens de cada uma para a sua estratégia de educação corporativa.

Se você decidiu treinar a sua equipe, talvez já tenha se perguntado: será melhor para a minha empresa um treinamento corporativo presencial ou online?

Os dois tipos de treinamentos corporativos têm suas vantagens, desvantagens e pontos específicos a serem pensados antes de você contratar algum deles. Então, para facilitar a sua decisão, vamos comparar as características das duas modalidades.

pessoas colaboradoras engajadas em treinamentos corporativos

Tendências e desafios da aprendizagem corporativa

O relatório do LinkedIn Workplace Learning Trends 2017 mostra as tendências do setor de aprendizagem e desenvolvimento. Para 69% dos profissionais da área, aprender e desenvolver talentos são prioridades na organização na qual trabalham.

Agora, vejamos alguns dos resultados da pesquisa sobre o que é tendência no setor.

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Objetivos dos treinamentos corporativos

Em relação aos objetivos dos treinamentos corporativos, a maioria das empresas foca em capacitações direcionadas ao desenvolvimento de líderes, seguido por atendimento ao cliente e gerenciamento de projetos.

O foco está também nos treinamentos em operações de negócios e em várias áreas de TI.

Ainda segundo a pesquisa do LinkedIn, nas empresas de pequeno porte, existe uma maior demanda por capacitação de funcionários e funcionárias em habilidades técnicas. Já as médias e grandes empresas focam em programas de liderança e Soft Skills.

Orçamento, tempos e engajamentos dos treinamentos corporativos

Para 49% das empresas da pesquisa, o maior desafio dos treinamentos corporativos é o orçamento. Muitas vezes, este fator limita as possibilidades desejadas pelas lideranças. Em seguida, há dificuldades com o tempo e o engajamento dos funcionários durante essas capacitações.

As duas modalidades de treinamentos que vamos tratar aqui – presenciais e online – ajudam a resolver exatamente esses pontos. Ou seja, oferecem opções diferenciadas para o engajamento dos funcionários, o gerenciamento do tempo e, finalmente, a otimização do investimento.

A necessidade de não ultrapassar o orçamento, além de outros fatores – como demanda por maior flexibilidade do tempo –, leva as empresas a considerarem o uso dos cursos online nas suas ações de desenvolvimento de pessoal.

As videoaulas, baseadas em estratégias de microlearning, começaram a complementar os mais tradicionais cursos presenciais dirigidos por instrutores, e várias empresas adotaram os treinamentos online como a única via para o aprendizado dos colaboradores.

Mas, será que é possível manter um nível de aprendizado nos cursos online semelhante para que eles tenham o mesmo impacto que os treinamentos presenciais? E como fazer com que os cursos presenciais sejam mais flexíveis e tenham possibilidades de um investimento mais otimizado?

Em seguida, veremos as características dos dois tipos de treinamentos corporativos.

Treinamento presencial ou online: comparando os benefícios

Escolhemos algumas características que acreditamos serem importantes em um treinamento corporativo, e comparamos as suas vantagens e os pontos que podem ser mais desafiadores.

1. Investimento & ROI dos treinamentos corporativos

No relatório do LinkedIn, a medida mais importante para as empresas é o impacto dos treinamentos no negócio, seguido pelo retorno sobre o investimento (ROI). Mas, ao mesmo tempo, 32% das empresas incluídas na pesquisa apontam que medir o ROI dos treinamentos online é algo difícil.

Tanto os cursos presenciais quanto os online têm um ROI positivo nas organizações. Contudo, é preciso ver qual dessas modalidades mais se encaixa dentro das necessidades dela e qual corresponde melhor ao orçamento reservado para os treinamentos.

Várias empresas escolhem os treinamentos online, porque, muitas vezes, eles podem ser mais acessíveis. Para obter um bom retorno sobre o investimento, porém, temos de ter cuidado na hora de gerenciar as atividades da aprendizagem online. É necessário planejar bem quais serão seus participantes e quando eles vão acessar os cursos.

Assim, os funcionários podem competir entre eles, se envolver e conseguir aprender de forma eficiente.

O ROI positivo conta com o desempenho dos colaboradores e a qualidade dos cursos. Para obter ótimos resultados, opte por uma metodologia que vai corresponder à sua cultura organizacional para que a forma como o conhecimento é transmitido seja adequada ao estilo da comunicação dos seus colaboradores e da empresa.

É preciso destacar outro quesito interessante tanto para os cursos online quanto para os presenciais, que é o valor sobre o investimento (ou VOI).

Ele também é um ponto a ser considerado além do ROI, pois foca nos resultados dos treinamentos que não são fáceis de monetizar, porém representam um grande impacto positivo no negócio, muitas vezes mais duradouro do que os retornos financeiros.

Acesse um guia de indicadores de desempenho de RH e veja quais dados acompanhar na sua estratégia.

2. Cronograma dos treinamentos corporativos

Recomendamos que você elabore um cronograma alinhado ao andamento do dia a dia dos participantes e estabeleça datas concretas da finalização das aulas como também reuniões com o tema principal sendo revisar o andamento dos estudos e resolver possíveis dificuldades.

É imprescindível acompanhar o desenvolvimento da equipe treinada através de um acesso gerencial pela conta da empresa, disponibilizada pela instituição de treinamentos.

Escolha uma capacitação que ofereça opções de engajamento dos participantes por meio da gamificação, de metas a serem atingidas ou um score que mostra o desempenho e os cursos finalizados de cada participante.

Um grande valor dos cursos em plataformas online é que as pessoas podem voltar a qualquer momento à aula para consultar um problema pontual, enquanto estão aplicando o conhecimento já adquirido nas tarefas cotidianas do trabalho. Procure também por treinamentos online que ofereçam contato com os instrutores via fórum para tirar dúvidas pontuais.

Naturalmente, percebe-se que uma grande vantagem dos treinamentos presenciais é a proximidade do instrutor, trazendo uma vivência única e específica aos colaboradores.

Já com a formação online, quando contratado um plano corporativo com períodos determinados, como um ano ou até mais, isso representa um aprendizado mais contínuo e pode ser considerado um dos pilares mais importantes para a criação da cultura de aprendizado na sua empresa.

Desta forma, os cursos online podem alavancar o retorno sobre investimento por conta de uma maior satisfação dos funcionários e, consequentemente, maior retenção deles.

3. Planejamento e controle do ritmo, acompanhamento e gerenciamento

Os cursos presenciais lhe permitem assumir o controle da duração do aprendizado: eles têm começo, meio e fim. Por outro lado, justamente por serem determinados por tempo e também lugar, eles nem sempre possibilitam flexibilidade para os colaboradores.

Enquanto isso, nos cursos online, você pode ajustar a duração e as datas para a finalização.

Entretanto, aqui você também precisará pensar com cuidado na hora de planejar quando e quais colaboradores se dedicarão à aprendizagem com as videoaulas, os exercícios e as outras atividades que fazem parte dos treinamentos online escolhidos.

O ideal é que você monte um cronograma detalhado e se familiarize com ele e com todos os colaboradores que vão participar das capacitações.

Para poder gerenciar e compartilhar o conhecimento, faça sessões regulares onde os funcionários podem se encontrar com os líderes e compartilhar dúvidas e perguntas.

Já em relação ao acompanhamento dos cursos online, uma boa opção é optar por um plano que ofereça opções de gerenciamento através de vários relatórios de desempenho e progresso dos participantes.

O contato com o instrutor é um fator-chave para um melhor aproveitamento ao longo do treinamento e, neste ponto, as aulas presenciais sempre possibilitam essa maior proximidade. Contudo, apesar de o treinamento online não oferecer um contato pessoal com os professores, existem outras opções, como fóruns, para que os participantes possam resolver dúvidas, sendo a maneira mais próxima ao tempo real.

Procure por cursos online avaliados positivamente e entre em contato com os responsáveis pelo conteúdo para averiguar essas informações.

Para resumir, o seu planejamento e gerenciamento dos programas de treinamento dependerão sempre das necessidades particulares da sua empresa.

4. Engajamento e satisfação dos colaboradores

Segundo o relatório do LinkedIn, o engajamento dos funcionários com os treinamentos corporativos é o segundo maior desafio para os representantes do setor de desenvolvimento e aprendizagem, depois de medir o ROI.

Tempo para treinamentos corporativos x engajamento de colaboradores e colaboradoras

O maior empecilho ao engajamento é o tempo. Isto porque os funcionários não têm tempo suficiente para participar dos treinamentos.

Esse fato pode complicar tanto no caso das capacitações presenciais, que têm data e horário fixos, quanto nas online, na qual esses mesmos funcionários devem controlar a sua disponibilidade e estudar por conta própria nos horários mais convenientes para eles.

A plataforma LinkedIn relata que uma parte dos funcionários – aqueles que estão acostumados a assistir cursos online e ganhar conhecimentos resumidos e rápidos para colocar na prática – tendem a aprender mais rápido do que o ritmo estabelecido nos cursos e, assim, valorizam um ritmo mais rápido de aprendizagem.

Da mesma forma, 27% das pessoas preferem consumir conteúdos tanto no horário de trabalho quanto durante a locomoção ao trabalho. Já 47% preferem estudar durante as noites ou finais de semana. Mas é preciso considerar que a pesquisa trata de profissionais em geral, não só os que estão empregados.

De todas formas, as lideranças devem saber dizer melhor qual tipo de treinamento se alinhará bem ao estilo de aprendizagem dos membros do time.

Gamificação: como engajar pessoas na cultura de aprendizado

Uma gamificação – tanto interna quanto oferecida pela instituição de ensino e ligada aos treinamentos corporativos – pode ser de grande ajuda na hora de engajar a equipe.

No caso dos treinamentos online por assinatura, os funcionários podem coletar pontos por cada treinamento ligado a sua área, ou obter algum tipo de medalha ao completar uma série de treinamentos do mesmo ramo.

Os relatórios do desenvolvimento de cada participante podem servir de incentivo, como também uma lousa branca, por exemplo, para compartilhar os resultados dos membros. Enfim, cada empresa tem a sua própria cultura. Logo, faça o que mais se encaixa nos valores das pessoas colaboradoras.

Os treinamentos podem ser uma ótima ferramenta para a satisfação e a retenção dos funcionários, sendo eles presenciais ou onlines, já que permitem o crescimento dos participantes.

Dependendo da empresa e do cargo, a jornada de pessoas colaboradoras dentro da empresa nem sempre precisa ser fixa.

Por isso, os cursos online de assinatura são uma ótima escolha para disponibilizar um aprendizado variado para os que querem aprender algo novo: as pessoas podem descobrir treinamentos em Hard Skills ou em Soft Skills que não necessariamente vão fazer parte das suas tarefas do dia a dia na empresa.

Veja como o Nubank capacita seus times de tecnologia remotamente.

5. Acessibilidade e flexibilidade

Os cursos online possibilitam uma maior liberdade aos participantes. Por outro lado, há profissionais que preferem a facilidade de aprender em uma aula guiada por um instrutor, na qual cada participante pode levantar dúvidas e perguntas.

A questão da acessibilidade entra em foco quando precisamos falar sobre as pessoas com deficiências auditiva e visual ou dificuldade de locomoção.

Caso sua empresa tenha esses colaboradores, você sempre deve pensar sobre a melhor maneira deles aproveitarem o aprendizado na íntegra. Vale lembrar que eles mesmos podem lhe ajudar a encontrar a melhor forma para a sua aprendizagem.

6. Cultura de aprendizado

Os treinamentos presenciais, assim como os online, podem contribuir com a criação de uma cultura de aprendizado dentro da empresa.

A contratação de capacitações via plataformas online pode muitas vezes ser uma boa opção quando o orçamento não possibilita treinar todos os colaboradores em uma base mais regular.

Entretanto, a aprendizagem é social e, em vários casos, é mais proveitoso realizar treinamentos presenciais, sobretudo quando se trata de cursos de habilidades colaborativas.

Então, o ideal seria combinar os dois tipos de treinamentos para que ambos formem parte da rotina dos colaboradores e, assim, seja possível criar uma cultura forte de aprendizado.

Estratégia de educação corporativa: qual tipo de treinamento corporativo escolher

A aprendizagem corporativa tem um poder transformador para a empresa através da expansão da consciência. Durante o processo de aprendizado, é estimulado o crescimento dos colaboradores e, por consequência, também o crescimento de toda a empresa.

Mas afinal, qual tipo de treinamento é o melhor para a estratégia de educação corporativa da sua empresa?

Os cursos presenciais oferecem uma proximidade com o instrutor. Contudo, cada vez mais o e-learning vem se desenvolvendo para superar esse obstáculo. Fóruns de discussão e eventuais aulas ao vivo, por exemplo, aproximam as pessoas de quem ministra as aulas. E o mesmo pode se dizer de aulas customizadas.

Já os treinamentos corporativos online conseguem muitas vezes otimizar o investimento nos treinamentos e podem trazer mais flexibilidade aos seus funcionários. Além disso, são ótimas alternativas para empresas que atuam no formato remoto ou com grandes equipes.

Porém, é preciso um bom planejamento e gerenciamento destas ações de aprendizado para garantir que cada membro do time consiga crescer com as aulas e alinhar o aprendizado às suas tarefas do dia a dia.

Finalizando, podemos dizer que não existe uma opção que seja melhor do que outra para o seu negócio. Cabe à sua empresa decidir qual tipo de treinamento será o mais adequado para um maior aproveitamento do conteúdo. Além disso, uma opção não necessariamente exclui a outra.

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