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Upskill: a melhor estratégia para manter seus times de TI atualizados!

Athena Bastos

Athena Bastos


Neste artigo, você verá a importância do upskill de colaboradores e colaboradoras para manter times de tecnologia atualizados e preparar pessoas para as demandas futuras das empresas. Saiba mais: o que é Upskill, Upskilling digital, Reskilling x Upskilling, estratégias de upskilling e sua importância no setor tech.

Que vivemos em um mundo em constante mudança, você já sabe. Novas tecnologias, novas informações e novos paradigmas se constroem a todo instante. Parece que vivemos em uma corrida, sempre com a necessidade de manter a atenção para as mudanças que não conseguimos prever.

O que fazer para não se deixar afogar diante dessa realidade? O aprendizado contínuo é a saída.

Principalmente em setores como o de tecnologia, onde atualizar-se ou não, pode refletir na qualidade direta da entrega (seja na velocidade de um software, na qualidade de um gráfico ou mesmo na resolução de um bug), cada vez mais as lideranças focam em estimular que as pessoas sejam adeptas do lifelong learning.

Todas as pessoas podem aprender diariamente, a cada dia um pouco mais, preparando-se assim para os problemas reais, pois as demandas de amanhã não surgem do nada.

As demandas, assim como as soluções, são fruto do hoje. Dessa forma, quando nos abrimos para pensar e repensar, também criamos a oportunidade de reimaginar as saídas.

Por isso, vamos falar sobre upskill e suas estratégias neste artigo.

pessoa aprendendo a programar em upskill de suas habilidades e competências

O que é upskill

Upskill é o aprendizado de competências e habilidades em uma área de conhecimento em que a pessoa já está inserida, como uma atualização ou aprofundamento para melhorar o domínio sobre a matéria.

Esse aprendizado constante, reforço ao conhecimento já adquirido, contribui não só para aumentar a produtividade individual e organizacional. Ele também prepara as pessoas para resolverem problemas mais complexos e até mesmo imprevistos.

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Dessa forma, o significado de upskill, ou upskill meaning, se formos nos atentar para a tradução do termo, pode significar “aumentar as habilidades”, uma vez que ‘up’ é aumentar e ‘skill’ é habilidade.

Como escreve Adam Grant em seu livro “Pense de Novo”:

“As culturas de aprendizagem, em que o valor principal é o desenvolvimento, têm mais probabilidade de levar as pessoas a repensar mais, transformando ciclos de repensamento em rotina. Em empresas com essa prática, a norma é que os funcionários saibam o que não sabem, duvidem de métodos utilizados e permaneçam curiosos por novidades a serem testadas. Existem evidências de que, em culturas de aprendizado, as corporações inovam mais e cometem menos erros.”

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Exemplos de Upskill

Mesmo com a definição clara do termo, é comum surgir a dúvida: “upskill, o que é de fato?” ou ainda “Como aplicar Upskilling?”. Nada melhor para entender do que pensarmos em alguns exemplos.

Se você trabalha em uma determinada área, que pode ser SEO, por exemplo, é fundamental que esteja sempre por dentro dos novos algoritmos do Google. Para isso, você precisa buscar formas se atualizar constantemente, o que pode ser feito através de cursos e certificações em sua área de atuação.

Como profissional, é interessante que você busque aprimorar seus conhecimentos para crescer em sua carreira, mantendo-se sempre a par das demandas do mercado. Como empresa, é importante que você proporcione aos times a oportunidade de realizarem cursos e especializações na área em que atuam.

Por que o upskill é importante?

O upskill é importante, pois, independentemente da área de atuação profissional, o mercado está o tempo todo inovando. Desde a revolução industrial, que deu o pontapé inicial no desenvolvimento tecnológico, os setores estão o tempo todo se modificando. E agora, com o advento da [inteligência artificial]|(https://www.alura.com.br/empresas/artigos/inteligencia-artificial-nas-empresas) e outras tecnologias, a velocidade de transformação parece aumentar.

Dessa forma, para acompanhar esse fluxo, é fundamental se manter em movimento, se atualizando constantemente a respeito das tendências do mercado, principalmente em sua área de atuação.

Profissionais que estão em constante atualização, conseguem levar para as empresas as últimas novidades do setor. Por isso, colaboradores (as) e empresas têm muito a ganhar com uma estratégia de upskilling, em que ambos crescem acompanhando o ritmo do mercado.

Upskilling Digital: o que é?

A pandemia de COVID-19 desencadeou inúmeras mudanças no comportamento de trabalho, inclusive na visão das empresas sobre upskill e reskill de colaboradores e colaboradoras.

Segundo a pesquisa “Future of Jobs”, 42% das pessoas empregadoras entrevistadas planejaram acelerar as estratégias de Upskilling digital, sobretudo através da educação tecnológica.

Conforme os dados levantados, a maior parte das estratégias de upskilling digital eram voltadas ao uso de tecnologia e a Skills de Design.

Veja, por exemplo, as estratégias de educação corporativa e Lifelong Learning que a Globo vem empregando para desenvolver pessoas em tecnologia:

Upskilling e Reskilling: qual a diferença?

Outra estratégia comumente utilizada, junto ao upskill de colaboradores e colaboradoras, é o reskill.

A diferença de Reskilling e Upskilling está na área de aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades. Enquanto no Upskilling as pessoas desenvolvem competências e habilidades dentro da sua área de conhecimento e atuação, no Reskilling elas se desenvolvem em outras áreas.

Se utilizarmos a metáfora do desenvolvimento em T (T-Shaped), o Upskilling estaria para o desenvolvimento da barra vertical, enquanto o Reskilling estaria para o desenvolvimento da barra horizontal.De maneira resumida, podemos entender então:

  • Upskilling o que é: aprimoramento das habilidades em sua área própria de atuação, a fim de agregar ainda mais conhecimento e valor para sua carreira, se preparando para as novas demandas do mercado em seu setor.
  • Reskilling o que é: é o desenvolvimento de conhecimentos em uma nova área, a fim de adquirir habilidades para assumir novos desafios em sua carreira.

Ambos os tipos de aprendizagem ampliam o leque de possibilidades nas carreiras e contribuem para formar profissionais com maior adaptabilidade para as oscilações e atualizações do mercado.

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4 estratégias de Upskilling

Investir no desenvolvimento e na capacitação de colaboradores (as), é uma tendência apontada por diversos especialistas.

Vejamos, então, algumas estratégias para promover o upskill de suas equipes:

Gestão de Skills e mapeamento de gaps

O primeiro passo para ações de upskill de colaboradores e colaboradoras é entender tanto as necessidades da empresa, quanto o cenário de desenvolvimento das pessoas.

A Suzano, por exemplo, trouxe algumas formas de identificar gaps na gestão de Skills em uma live com a Alura Para Empresas. Assista abaixo:

Isto exige, portanto, entender quais as funções necessárias para a produtividade da organização, bem como as Soft Skills e Hard Skills que possibilitam o avanço das atividades.

A partir dessa compreensão, é hora de avaliar as pessoas, entender quais os seus pontos fortes e o que é necessário para que elas se desenvolvam em conjunto à organização.

Desenho de PDIs e planos de carreira

Após esse mapeamento, é importante colocar em prática os planos de desenvolvimento.

Do ponto de vista do organograma empresarial, é preciso pensar a estrutura da empresa, da atribuição de funções às Soft Skills e Hard Skills necessárias a elas. Isto também leva a um desenho dos planos de carreira, muito embora o incentivo ao upskill não dependa de atribuições.

Afinal, as empresas precisam incentivar o desenvolvimento contínuo, independentemente das exigências imediatas de uma função, tendo em vista que cada vez mais os conhecimentos se correlacionam na resolução de problemas complexos.

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), por exemplo, pode prever tanto as Skills relativas aos planos de carreira, quanto competências e habilidades diversas que agreguem ao desafio cotidiano.

Assim, as empresas estimulam as pessoas a também serem protagonistas de seu desenvolvimento.

Estratégias de educação corporativa

Para incentivar colaboradores e colaboradoras, as empresas estão apostando em estratégias de educação corporativa.

Uma estratégia de educação corporativa enxerga as metas da organização e o potencial das pessoas para esse objetivo. Como Idalberto Chiavenato explica a tendência:

“Muitas organizações estão caminhando gradativamente do T&D para a educação corporativa, em uma migração paulatina e definitiva. A diferença está em que o T&D, pela sua própria natureza e configuração, é quase sempre local, tópico, just in time, reativo, micro-orientado, agregador. A educação corporativa apresenta a vantagem de ser holística, sistêmica, proativa e sinérgica.”

Portanto, a educação corporativa é um processo, um aspecto da cultura organizacional, em que Upskilling e Reskilling precisam ser promovidos como parte de um aprendizado contínuo.

Mentorias e treinamentos

Dentro das estratégias de educação corporativa, por fim, as empresas podem pensar em mentorias e treinamentos para upskill de pessoas colaboradoras.

Os treinamentos podem ser pensados em conjunto ao mapeamento de gaps e aos planos de desenvolvimento individual. Assim, há um maior direcionamento, considerando as metas da organização e o interesse particular.

Mas atualmente há outro ponto que precisa ser repensado: o formato desses treinamentos.

Em um mundo tão volátil, onde o aprendizado contínuo é uma forma de manter equipes preparadas para os desafios do futuro, as formas tradicionais de ensino já não conseguem atender as empresas como esperado.

Se um dia pode ser o bastante para mudar toda uma estratégia, como garantir que as pessoas aprendam e reaprendem na mesma velocidade?

O microlearning e a educação corporativa remota se desenvolveram justamente para garantir que as pessoas aprendam ao seu tempo, conforme a necessidade.

Ao aprender um pouco a cada dia, as pessoas podem se manter atualizadas, aprofundar seus conhecimentos e até mesmo desenvolver novas habilidades e competências, tudo isso sem comprometer a sua rotina. Isto ajuda também a evitar problemas como a falta de tempo para o aprendizado.

Já a educação corporativa EAD dialoga bastante, inclusive, com o formato de trabalho remoto. À distância, online e até mesmo offline, as pessoas podem aprender de casa, do trabalho, do trânsito, a qualquer lugar e momento.

Ao invés de uma vida adaptada para permitir o aprendizado, agora temos o aprendizado adaptado às vidas de diversas pessoas.

Qual o papel do upskill em empresas de tecnologia

Como escreve Adam Grant, ao analisar o emblemático caso da BlackBerry, que conquistou o mercado, mas foi engolida pela dificuldade em se transformar:

“Se adaptar a um ambiente em transformação não é algo que uma empresa faça, e sim pessoas, por meio das muitas e muitas decisões que tomam todos os dias.”

São as pessoas, portanto, que conduzem o movimento das organizações. Dessa forma, o sucesso ou insucesso e a capacidade de se adaptar ou de se perder em meio às mudanças, é mérito das pessoas.

Sendo assim, para que uma organização se transforme e os times se atualizem com constância para trazer inovação, é preciso criar raízes entre as pessoas, desenvolver uma cultura de aprendizado forte e investir nesse caráter inovador.

Empresas que investem em educação corporativa, segundo dados da Deloitte, possuem até 92% mais probabilidade de inovar e 37% mais produtividade.

Mas não é só isso.

Em um mundo em que 85 milhões de empregos podem desaparecer e quase 97 milhões de novas funções podem surgir, conforme dados da pesquisa “Future of Jobs” citada anteriormente, é preciso pensar na capacidade de adaptação também das organizações, pensar no reskill e no upskill de pessoas, e no passo a ser dado em direção ao futuro.

Se você quer investir em Upskilling e Reskilling, conheça os diferenciais da Alura Para Empresas, a organização que engloba as soluções corporativas da maior escola online de tecnologia do Brasil. Fale com nosso time e veja como podemos impulsionar sua equipe!

Referências

  1. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
  2. GRANT, Adam. Pense de novo. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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