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Soft Skills: 3 dicas para a comunicação corporativa

Adriélly Calil

Adriélly Calil


A comunicação corporativa tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais valiosa no dia a dia de trabalho. Por trás dessa afirmação está a característica natural do ser humano de se beneficiar da troca.

Em outras palavras, nós nos comunicamos por necessidade: todos os nossos relacionamentos humanos se dão com base na comunicação, seja social, profissional ou, até mesmo, individual.

Dentro do ambiente corporativo, a comunicação se torna um grande aliado em qualquer departamento.

A verdade é que, com uma comunicação profissional efetiva, todos os setores de uma empresa podem se beneficiar, como veremos adiante.

Conseguir construir uma boa comunicação corporativa, entretanto, não é tão fácil como parece. Comunicar-se bem não se limita, simplesmente, a se comunicar.

Saber se comunicar bem também é uma habilidade que pode, e deve, ser trabalhada constantemente.

Com isso em mente, reunimos grandes especialistas em Soft Skills para contar um pouco mais sobre as diversas formas de otimizar a comunicação na sua empresa. Adriano Almeida e Priscila Stuani conversaram com Isadora Oliveira, líder de recrutamento no Nubank, e Cristiane Piza, consultora de desenvolvimento de lideranças.

Nesse artigo, vamos compartilhar três ensinamentos incríveis que foram discutidos durante a live.

O que é comunicação empresarial ou corporativa?

Antes de saber como melhorá-la, é essencial compreender o seu conceito. Comunicação empresarial ou corporativa é o conjunto de atividades, estratégias e processos que uma organização utiliza para facilitar a troca de informações entre membros internos e externos, visando alcançar seus objetivos e fortalecer sua imagem de marca empregadora.

A comunicação empresarial abrange uma variedade de meios, assim como utiliza diferentes canais, como comunicação verbal, escrita, visual e digital.

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Quais os benefícios de uma boa comunicação empresarial?

Uma boa comunicação empresarial é essencial para o sucesso e a eficiência de uma organização. Listamos a seguir, alguns dos benefícios associados a uma comunicação eficiente no ambiente empresarial.

  • Facilita o alinhamento de objetivos: a comunicação assertiva ajuda a garantir que todas as pessoas da equipe compreendam os objetivos e metas da empresa. Isso cria alinhamento e coesão, permitindo que todo o time trabalhe na mesma direção.
  • Melhora a produtividade: uma comunicação clara e aberta minimiza mal-entendidos, reduzindo assim a necessidade de retrabalho. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.
  • Facilita a tomada de decisões: com a informação fluindo bem, as pessoas tomadoras de decisão têm acesso a dados relevantes, facilitando a tomada de decisões informadas e oportunas.
  • Melhora o clima organizacional: uma comunicação aberta e transparente promove um clima organizacional positivo, fortalecendo os relacionamentos entre colegas de trabalho e entre a equipe e a administração, melhorando a satisfação no trabalho.
  • Ajuda a resolver conflitos: uma comunicação positiva é essencial para resolver conflitos de maneira construtiva por permitir que as partes expressem suas preocupações, entendam as perspectivas alheias e busquem soluções colaborativas.
  • Incentiva a inovação e a criatividade: a comunicação aberta e encorajadora estimula a troca de ideias, criando um ambiente propício para a inovação e criatividade. Isso porque as pessoas se sentem mais à vontade para compartilhar pensamentos e sugestões com sua equipe.
  • Fideliza e engaja as pessoas colaboradoras: uma comunicação transparente demonstra que a empresa valoriza seus funcionários e funcionárias e está disposta a compartilhar informações importantes, contribuindo para o engajamento das pessoas.
  • Facilita a adaptação às mudanças: uma comunicação eficiente é fundamental durante períodos de mudança. Ela permite que as pessoas colaboradoras compreendam as razões por trás das mudanças e fornece informações essenciais para facilitar uma transição suave.
  • Fortalece a imagem da empresa: uma comunicação consistente e positiva contribui para a construção de uma boa reputação empresarial. Isso é fundamental tanto para atrair talentos quanto para manter boas relações com clientes e parcerias de negócios.

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Tipos de comunicação corporativa

Assim como podemos dividir as Soft Skills em dois grandes grupos, também podemos trabalhar a comunicação corporativa por diferentes óticas.

Dessa forma, dividimos em 14 tipos de comunicação empresarial:

  1. Comunicação interna: entre pessoas colaboradoras entre si e entre lideranças;
  2. Comunicação externa: entre pessoas colaboradoras, clientes, stakeholders e outras pessoas de fora da organização;
  3. Comunicação vertical ou descendente: comunicação estratégica de lideranças para pessoas colaboradoras;
  4. Comunicação horizontal: entre pessoas de mesmo nível hierárquico;
  5. Comunicação ascendente: de pessoas colaboradoras para as lideranças;
  6. Comunicação diagonal ou transversal: em comunicações mais gerais que envolvem pessoas de diferentes posições hierárquicas;
  7. Comunicação circular: a comunicação orgânica da empresa;
  8. Comunicação mercadológica: com foco no posicionamento da empresa para o mercado;
  9. Comunicação institucional: focada na forma como a marca se comunica com o público;
  10. Comunicação de identidade corporativa: contribui para a construção e gestão da identidade da empresa e envolve a definição de sua personalidade, valores, missão e visão, e como ela deseja ser percebida pelos públicos interno e externo;
  11. Comunicação de crise: em situações de crise, a comunicação empresarial desempenha um papel importante, contribuindo para a divulgação de informações e a preservação da reputação da empresa;
  12. Comunicação digital: com o avanço da tecnologia, a comunicação empresarial também se estende ao ambiente digital, incluindo a comunicação por e-mail, redes sociais, sites corporativos, intranets e outras plataformas online;
  13. Comunicação interdepartamental: facilita a comunicação entre diferentes departamentos da organização, sendo essencial para garantir que todas as partes estejam alinhadas com os objetivos gerais da empresa;
  14. Comunicação para T&D: a comunicação empresarial é essencial no treinamento e desenvolvimento de pessoas, podendo incluir a comunicação de políticas internas, procedimentos e informações relevantes para o desenvolvimento profissional.

As dicas a seguir podem ser úteis em todos os níveis de comunicação!

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Tipos de Soft Skills: internas e externas

Em primeiro lugar, a comunicação corporativa é uma Soft Skill.

Soft Skills são todas as habilidades desenvolvidas por uma pessoa que dizem respeito ao seu comportamento social. Para facilitar o seu entendimento, é interessante separá-las em dois grandes grupos:

  • Soft Skills Internas: são todas as habilidades interpessoais diretamente ligadas à nossa inteligência emocional e como nos conhecemos enquanto indivíduo. Quais são seus pontos fortes? O que pode te frustrar? O que fazer para lidar com a sua frustração? Você sabe se organizar? Quais são as suas prioridades?
  • Soft Skills Externas: são todas as nossas habilidades relacionais. Nessa categoria, perpassa a capacidade de comunicação para além da nossa individualidade. Você consegue se comunicar de forma clara? As outras pessoas conseguem compreender o que está sendo dito? Você tem capacidade de ter empatia e inspirar?

Fazer essa distinção é importante para compreender a amplitude que um leque de Soft Skills pode ter. Trabalhar as suas habilidades envolve muito mais do que, simplesmente, se entender emocionalmente. Estudar suas Soft Skills também envolve a maneira com que você externaliza os seus próprios sentimentos para um grupo. E isso é essencial quando falamos de uma comunicação corporativa clara e eficiente.

comunicação corporativa

Empatia e comunicação corporativa: trate os outros como eles gostariam de ser tratados

Cada pessoa é um indivíduo único.

Nós vivemos em uma única sociedade, mas construímos nossos próprios gostos, sentimentos e costumes.

Parece óbvio, mas, às vezes, é importante lembrar que: gostar de ser tratado ou tratada de uma certa forma, não significa, necessariamente, que esse sentimento deve ser espelhado com quem você se relaciona.

Precisamos encontrar em nossa comunicação maneiras de adaptá-la e moldá-la conforme nos relacionamos com pessoas diferentes.

Do contrário, criaremos ruídos e conflitos na comunicação corporativa.

Há quem goste de mais formalidade, ou ainda quem gosta do contato físico como demonstração de afeto, entre outros. Nós somos múltiplos.

Portanto, faça um exercício de observar como cada pessoa da sua equipe gostaria de ser tratada e flexibilize a sua comunicação para atender essas diferenças, exercitando a comunicação não violenta. A empatia está nos pequenos detalhes.

Feedbacks na comunicação corporativa

Há um grande estigma de que feedbacks realizados entre líderes e pessoas colaboradoras são necessariamente negativos. Mas uma empresa que estimula uma cultura de feedbacks está mais aberta ao crescimento.

Em sua essência, o feedback é uma estratégia para que colaboradores e colaboradoras consigam identificar com mais facilidade quais são os seus pontos fortes e quais skills precisam de melhorias.

“No momento em que aprendeu a falar, você começou a confrontar as pessoas ao redor. Então alguém lhe ensinou alguma versão de ‘Se você não tiver nada gentil para dizer, é melhor ficar calado’. Bem, agora é seu trabalho dizer o que tem de ser dito. E se você é chefe ou ocupa uma posição de autoridade, não é só seu trabalho, mas sua obrigação É só dizer! (Kim Scott).

Através do feedback, construímos um espaço para que se possa crescer pessoalmente e profissionalmente e passamos a enxergar certos hábitos que podem, muitas vezes, passar batido no nosso próprio julgamento.

Diferente do que muitos pensam, um feedback frequente pode construir a segurança psicológica de uma equipe. O que fazer, porém, para dar um feedback que não pareça agressivo?

  • O primeiro passo é fazê-lo de forma estruturada. Pense bem no que você irá falar, como isso pode afetar a pessoa com quem você está se comunicando e tenha empatia.
  • Em seguida, sempre ofereça exemplos concretos do que está sendo dito e seja bem específico. Dessa forma, o colaborador ou colaboradora pode compreender melhor de onde a crítica está vindo.

E, lembre-se: não se esqueça de oferecer feedbacks positivos! Um feedback não precisa, necessariamente, vir carregado de uma mensagem ruim. Às vezes, tudo está ocorrendo da melhor maneira possível e isso também deve ser externalizado. O feedback positivo é uma forma muito efetiva de engajar as equipes e inspirar pessoas.

Como otimizar a comunicação na sua empresa

Como todas as Hard Skills, as Soft Skills de comunicação também podem ser trabalhadas, exercitadas e aprimoradas diariamente.

E sobretudo numa realidade cada vez mais virtual — vide o avanço do trabalho remoto — precisamos repensar a forma como nos comunicamos.

“Liderar à distância e se comunicar com eficácia on-line são habilidades que nem sequer eram levadas em conta até recentemente” (Ram Charan).

Aproveite toda experiência de comunicação no mercado de trabalho, seja interna ou externa, como uma oportunidade de exercício.

Criar consciência sobre a forma com que nos comunicamos é um grande passo para começar a ter responsabilidade sobre a maneira que nos colocamos no mundo corporativo.

Quer saber ainda mais como otimizar a comunicação na sua empresa?

Conheça o e-book da Priscila Stuani, neuroeducadora aqui na Alura: Soft Skills - Como otimizar a comunicação na sua empresa. O livro está disponível para download totalmente gratuito.

Para obtê-lo, basta acessar o link e fazer o seu download!

Aqui na Alura Para Empresas, nós te ajudamos a investir em Soft Skills para construir uma verdadeira comunicação na sua empresa. Entre em contato conosco para criar uma estratégia dinâmica e assertiva para a sua comunicação corporativa.

Referências

  1. CHARAN, Ram; DROTTER, Stephen; NOEL, James. Pipeline de liderança. Rio de Janeiro, Sextante, 2018.
  2. SCOTT, Kim. Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.
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