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Como criar um processo de recrutamento inteligente na sua empresa?

Athena Bastos

Athena Bastos


Se você perguntar “quais são os grandes desafios do setor de RH?” para pessoas profissionais do RH, é grande a possibilidade de a resposta ser unânime: “encontrar pessoas ideais para preencher as vagas”. Isto em especial, no mercado de tecnologia, que vem sofrendo com alto turnover.

Afinal de contas, isso requer uma compreensão de quais as habilidades e conhecimentos são necessários para a vaga e do que é necessário buscar no perfil das pessoas.

Além do mais, o RH sofre a pressão não apenas para trazer pessoas com agilidade e que performem bem, mas que também permaneçam na empresa. E isto depende de fatores como a cultura organizacional e o fit das pessoas com seus times.

É aí que entra o recrutamento inteligente - com o uso de dados, técnicas de inbound recruiting, tech recruiting e inteligência artificial -, como uma alternativa para criar processos mais ágeis e eficientes.

Já deu para perceber que não dá para ficar por fora desses assuntos, não é?

Para te ajudar, esse artigo vai explicar o que é e como criar um processo de recrutamento inteligente e quais as vantagens de aplicá-lo em seus processos de RH.

recrutamento inteligente

O que é recrutamento inteligente

O recrutamento inteligente é o desenvolvimento dos processos de recrutamento - atração, engajamento e retenção de talentos - com um grande diferencial: o uso de ferramentas tecnológicas.

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Ou seja, a aplicação da tecnologia ao recrutamento é o que deixa todos os processos mais inteligentes e assertivos.

Então, por exemplo, através da tecnologia, é possível fazer uma triagem dos currículos e identificar quais são as pessoas que atendem às necessidades técnicas e aos requisitos comportamentais.

Sendo assim, as principais características do recrutamento inteligente são:

  • Uso de ferramentas tecnológicas em todos os processos;
  • Divulgação assertiva das vagas disponíveis;
  • Acompanhamento dos currículos inscritos e do perfil das pessoas candidatas;
  • Realização de testes e entrevistas online;
  • Feedback para as pessoas candidatas.
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O papel da inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção

Não é de hoje que a inteligência artificial é utilizada para otimizar processos de recrutamento e seleção de pessoas. No entanto, os constantes avanços tecnológicos fazem com que ela permaneça como uma grande tendência para o RH.

Nessa perspectiva, o ponto central do recrutamento inteligente é utilizar mecanismos de inteligência artificial (IA) em seus processos.

É importante dar uns passos atrás para conceituar a inteligência artificial. De forma geral, é uma capacidade tecnológica que permite que máquinas simulem a inteligência humana.

Em outras palavras, a inteligência artificial é um sistema de programação que é capaz de tomar decisões de forma autônoma, com base em padrões de bancos de dados muito grandes.

Então, os sistemas de inteligência artificial têm a capacidade de pensar como seres humanos: podem aprender, perceber e decidir diante das situações.

Sendo assim, aplica-se a inteligência artificial aos processos de recrutamento e seleção para, por exemplo, recorrer aos canais de divulgação adequados para atrair as pessoas com o perfil ideal.

Ou então, para analisar os dados dos currículos, localizar a pessoa ideal e diminuir a probabilidade de erro na contratação.

Em todos os casos, a inteligência artificial funciona como uma ferramenta para otimizar os processos de recrutamento.

É importante destacar que a inteligência artificial avançou o suficiente para garantir que os processos seletivos não percam a humanização necessária e, ao mesmo tempo, viabilizam uma atuação mais estratégica do setor de RH.

Como criar um processo de recrutamento inteligente

Atualmente, graças aos avanços da tecnologia, é possível aplicar ferramentas tecnológicas em todos os processos de recrutamento e seleção de pessoas.

Divulgação de vagas

A divulgação de vagas é um passo importante no processo de recrutamento. Afinal, antes de mais nada, o anúncio precisa alcançar as pessoas com perfil ideal para a vaga.

Para isso, deve-se utilizar as opções de personalização de sites e de redes sociais para alcançar o máximo possível de pessoas com esse perfil.

Defina os grupos de interesse e localização, que isto facilitará a conexão com as pessoas certas. Além disso, trabalhe o poder do marketing também a favor de um recrutamento inteligente.

Seleção de currículos

Uma vez que sua empresa se conecta às pessoas, é hora de selecionar os melhores perfis. Os softwares selecionam, então, os currículos de forma digital, a partir de uma análise objetiva dos requisitos básicos para a vaga.

Esse processo elimina todo tempo necessário para abrir e ler e-mails e analisar os requisitos básicos.

A seleção digital de currículos conta com sistemas de automação que tornam o processo muito mais ágil, assertivo e eficiente.

Assim, as pessoas recrutadoras podem dedicar mais tempo às etapas de avaliação técnica e comportamental.

Análise do perfil comportamental

Como se não bastasse, os softwares também são capazes de fazer mapeamento dos perfis comportamentais através de testes de perfis.

Assim, é possível avaliar muitos aspectos subjetivos como, por exemplo, inteligência emocional, capacidade de negociação, habilidades de liderança e por aí vai.

O resultado dessa análise de perfil comportamental serve para as pessoas recrutadoras escolherem as habilidades que mais se adequem à necessidade e à cultura da empresa.

Entrevistas e testes

As ferramentas tecnológicas também permitem que se façam testes online - tanto de comportamento e fit cultural, quanto de conhecimentos técnicos - e entrevistas por videoconferência (por Zoom, Google Meet ou Skype).

Esses procedimentos se tornaram muito mais comuns a partir da pandemia do Covid-19 e do desenvolvimento do trabalho remoto.

Ainda assim, normalmente, esses tipos de testes são feitos em etapas mais iniciais do processo seletivo, deixando as etapas presenciais e com mais contato para etapas mais avançadas do processo.

Além de tornarem o processo de recrutamento mais assertivo, os testes e as entrevistas online otimizam o tempo e os recursos da empresa.

Recrutamento inteligente e inbound recruiting

O inbound recruiting é uma estratégia de recrutamento e seleção para atrair pessoas candidatas a uma jornada de aprendizado sobre a marca.

O objetivo principal da estratégia é que as pessoas escolham, de forma ativa, trabalhar na empresa.

A grande diferença entre o Inbound Recruiting e o processo de recrutamento tradicional (ou Outbound Recruiting) é a iniciativa do processo: enquanto que na metodologia tradicional as pessoas recrutadoras entram em contato ou disponibilizam a vaga, no Inbound, a pessoa escolhe se candidatar depois de conhecer as propostas da empresa.

Para usar o Inbound Recruiting, as empresas investem na construção de uma imagem sólida e positiva como empregadora (Employer Branding), para se tornar referência também por sua cultura organizacional.

A ideia central, nesse caso, é alcançar pessoas com o perfil ideal para vaga e diminuir a taxa de turnover.

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Tipos de recrutamento: recrutamento interno x recrutamento externo

Há duas formas diferentes de fazer um processo de recrutamento na empresa: interno e externo.

O recrutamento interno é a procura por pessoas que já trabalham na empresa para ocupar a vaga. Como o próprio nome sugere, é realmente um processo interno de avaliação de skills das pessoas colaboradoras à oferta de vagas internas.

De maneira geral, a empresa anuncia a vaga na própria plataforma interna da empresa, para que alcance justamente as pessoas que já trabalham lá.

A vantagem do recrutamento interno é que as pessoas recrutadas já possuem conhecimento sobre os processos e a cultura da organização, o que acelera a curva de aprendizado.

As empresas podem aproveitar justamente essa vantagem para promover a mobilidade interna e preencher vagas mais difíceis, como aquelas do setor de tecnologia. Veja nosso artigo sobre Reskill nas empresas.

O recrutamento externo, por outro lado, é a procura por pessoas no mercado de trabalho em geral. Ou seja, pessoas de fora da empresa.

Vantagens do recrutamento inteligente

Sem dúvidas, a principal vantagem do recrutamento inteligente é otimizar o processo e torná-lo mais efetivo e assertivo.

No entanto, existem outras vantagens na utilização de tecnologia no recrutamento, quais sejam:

  • Automatização de algumas etapas do processo seletivo;
  • Agilidade na contratação;
  • Segurança de dados;
  • Escolha da pessoa candidata mais adequada à vaga;
  • Interação entre as pessoas candidatas e a empresa além da análise de currículos;
  • Gestão e atualização do banco de talentos da empresa em tempo real;
  • Aprimoramento da gestão das vagas disponíveis e do acompanhamento dos processo seletivos.
  • Redução de custos;
  • Redução de turnover, através de maior assertividade na escolha.

Dicas para recrutamento e seleção tech

Na área de tecnologia, existem diversas formas que podem auxiliar para um processo inteligente de recrutamento e seleção tech. Aqui estão as 3 principais dicas:

1. Participe de eventos e grupos no LinkedIn

É importante que as pessoas recrutadoras da empresa estejam presentes justamente nos locais em que as pessoas ideais estão.

Sem dúvida, atualmente, esse lugar é o LinkedIn, que é como uma via de mão dupla: lá estão as pessoas que estão buscando vagas e as pessoas que estão buscando pessoas para ocupá-las.

Além do mais, nesses eventos e grupos, as pessoas recrutadoras podem adquirir novos conhecimentos e se relacionar com diversas pessoas qualificadas para aprimorar os processos.

2. Desenvolva o employer branding

O segundo ponto é fazer com que a fama de empregadora da empresa faça com que as pessoas desejem trabalhar lá. Essa estratégia de construção da marca empregadora se chama Employer Branding.

De maneira geral, uma empresa vista como atrativa para trabalhar também tem uma reputação melhor para o mercado e vai atrair as pessoas mais qualificadas. O contrário também é recíproco.

3. Conhecer o processo de formação das pessoas

Por fim, é importante ter em mente que nem sempre a pessoa ideal estará 100% preparada para as necessidades da vaga.

Nesse caso, a empresa pode optar por esperar para encontrar outra pessoa ideal (que pode não existir ou não estar disponível) ou pode optar por formar e capacitar a pessoa.

Esse processo de aceleração do aprendizado de profissionais juniores tem sido a solução que muitas empresas encontraram para preencher as vagas em aberto de seus times de tecnologia.

E por aí, quais são as estratégias de recrutamento que a sua empresa utiliza?

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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