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Dicas e exemplos práticos de como aumentar o engajamento no aprendizado tech

Athena Bastos

Athena Bastos


Muitas empresas oferecem cursos e treinamentos como parte do desenvolvimento de pessoas colaboradoras. Essa é, inclusive, uma estratégia para driblar os efeitos da crise macroeconômica do mercado de tecnologia e impulsionar seus times rumo à eficiência operacional e inovação.

De fato, mais do que nunca, o olhar para o desenvolvimento das pessoas — principalmente em tecnologia, pode ser fundamental para a organização criar uma vantagem competitiva e aumentar a produtividade das equipes.

Mas será que simplesmente oferecer cursos e treinamento é suficiente para construir uma cultura de aprendizado na empresa?

Infelizmente, a resposta é não. Essa questão é um pouco mais complexa. Muitas empresas disponibilizam treinamentos, mas não se dedicam a criar estratégias de engajamento com o aprendizado. E aqui está o perigo.

Afinal, apesar de o desenvolvimento ser individual — e as pessoas colaboradoras serem protagonistas das próprias carreiras, a empresa tem uma participação importante na jornada de desenvolvimento.

No final das contas, quanto mais as pessoas colaboradoras recebem incentivos da empresa, mais engajam nesses conteúdos.

Pensando nessa questão, o objetivo deste artigo é refletir sobre a necessidade de aumentar o engajamento das pessoas no aprendizado e, especialmente, apontar direções assertivas e organizadas para as lideranças.

Inclusive, o artigo também tem a finalidade de explicar como a Alura para Empresas pode auxiliar outras organizações a criar estratégias que contribuam com esse processo.

Na imagem, pode-se ver uma pessoa estudante sentada, imersa em um livro que segura com as duas mãos, enquanto assiste algo em um notebook aberto em sua frente. Com alguns livros empilhados na sua mesa, também é possível notar uma estante de livros no fundo, o que reforça a ideia de que ela está em uma biblioteca estudando, simbolizando a ideia de engajamento no aprendizado.

Qual a importância do engajamento no aprendizado

O sucesso vem do aprendizado. Josh Bersin trouxe, recentemente, um estudo sobre o impacto da mentalidade de crescimento em negócios, em inovação e em pessoas. “Growth in the flow of work”, como foi chamado.

Nesse ponto, é importante ter em mente que não basta que as pessoas colaboradoras tenham acesso a todos os cursos e treinamentos possíveis. Elas precisam, de fato, se desenvolver.

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É só adaptar para uma situação mais simples: pense, por exemplo, em quando você estava na escola ou na faculdade. Mais do que simplesmente comparecer às aulas, você precisava prestar atenção para se sair bem, certo?

O mesmo acontece com todas as vertentes da educação corporativa. Por isso, a importância de existir engajamento no aprendizado. As pessoas colaboradoras precisam participar, de fato, dos treinamentos e dos cursos para se desenvolverem.

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Por que investir no engajamento no aprendizado tech

As pessoas engajadas participam ativamente do seu processo de aprendizagem. Assim, quanto maior é a motivação, maior também é o esforço, a inspiração e o foco na resolução das atividades dos cursos.

No entanto, é importante dizer que o engajamento depende de diversos fatores. Além de se sentirem motivadas a aprenderem sobre o tema, as pessoas colaboradoras precisam ter tempo e disposição para isso.

Afinal de contas, quem tem disposição para prestar atenção em um curso sentindo cansaço? Ou, então, tendo que atender a outras várias demandas simultaneamente?

É por isso que, por mais que o crescimento tenha um aspecto individual, também tem inúmeros impactos no ambiente corporativo — tanto em relação às responsabilidades quanto em relação aos benefícios.

Isso significa que as empresas precisam se responsabilizar pelo desenvolvimento das pessoas colaboradoras (e isso passa, como já visto, pelo engajamento no aprendizado).

Por outro lado, também recebem muitos benefícios, já que as capacitações também trazem inúmeras recompensas para as organizações, como aumento da produtividade e da eficiência operacional.

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Quais os desafios do engajamento na capacitação em tecnologia

Ao refletir sobre o engajamento das pessoas colaboradoras nos processos de aprendizagem, é importante ter em mente que representa tanto a quantidade quanto a qualidade do nível de participação.

Sendo assim, para criar mais engajamento, é fundamental levar em consideração diversos fatores das pessoas colaboradoras e do ambiente corporativo, tais como:

  • Aspectos sociais;
  • Aspectos culturais;
  • Experiências de vida;
  • Características particulares de cada pessoa estudante.

Portanto, o grande desafio das empresas é conhecer todos esses pontos e alinhá-los às necessidades estratégicas do negócio. Ou seja, compreender quais fatores podem promover a motivação das pessoas colaboradoras para alcançar o resultado esperado pela empresa.

Estratégias de engajamento no aprendizado tech

Na prática, o engajamento no aprendizado se materializa pelo nível de participação e envolvimento com as atividades propostas.

Isso pode compreender desde o sentimento de desafio, o comprometimento em entregar as atividades, o tempo e a energia gastos nos programas até o sentimento de fazer parte do grupo.

O fato é que as pessoas engajadas aprendem mais e cumprem com os objetivos dos programas de treinamento e desenvolvimento.

No entanto, considerando a existência de tantos fatores necessários para criar engajamento nos programas, já dá para perceber que as estratégias para aumentá-lo também são diversas, certo?

E isso também leva para outro ponto: não existe uma receita mágica que funcionará de forma semelhante para todas as empresas. Assim como todas as outras estratégias, deve-se considerar as necessidades e as particularidades de cada empresa.

Contudo, algumas ações podem auxiliar nesse processo de forma geral. As principais são:

1. Tenha uma estratégia de comunicação para a empresa

O primeiro passo é alinhar a estratégia de comunicação da empresa aos programas de treinamento e desenvolvimento.

A empresa precisa comunicar que existem opções de capacitações disponíveis e criar regras de comunicação que mostram a importância das capacitações e incentivem as pessoas a continuarem estudando.

A equipe deve entender as razões que existem por trás dos programas de treinamento — por que, afinal, é importante se desenvolver naquele assunto específico? Essa pode ser a chave principal do engajamento.

Essas razões devem ser claras e inspiradoras. Então, por exemplo, se a empresa caiu 2 pontos no indicador NPS, a reputação do produto está em risco.

Logo, mais do que simplesmente oferecer treinamentos em atendimento aos clientes ou cursos de UX, a empresa precisa comunicar o que está acontecendo e criar uma missão para as pessoas colaboradoras resolverem.

Afinal de contas, os diferentes meios de comunicação são os canais pelos quais a empresa anuncia as suas intenções e esclarece suas prioridades.

Caso contrário, os cursos e os treinamentos podem cair no esquecimento ou serem preteridos por outras ações (ou pelas próprias demandas de trabalho).

2. Crie trilhas de aprendizagem

Uma forma de aumentar o nível de engajamento é criar trilhas de aprendizagem. As trilhas são planejamentos sequenciais de conteúdos ou atividades específicas para alcançar um objetivo.

As trilhas são interessantes, porque permitem uma personalização do caminho. Nem todas as pessoas aprendem de igual maneira, e nem todos os objetivos passam pelas mesmas etapas. Isto possibilita, então, que se criem trilhas específicas por equipes, por tipos de conteúdos ou mesmo por interesses pessoais.

Ou seja, as trilhas de aprendizagem direcionam o conteúdo para as necessidades específicas de cada pessoa colaboradora em sua função.

E isso é muito importante porque, quando não sabemos para onde caminhar, é mais fácil desistir do processo. Com as trilhas de aprendizagem, as pessoas sabem o caminho que devem seguir, possuem metas e objetivos. Isto é, possuem clareza do que desenvolvem.

Com a Alura Para Empresas, por exemplo, você cria planos de estudos diferenciados para cada time ou mesmo para cada pessoa e para toda a empresa. Dessa maneira, você direciona os conteúdos conforme as necessidades.

3. Mescle diferentes formatos de conteúdo

Além do mais, a empresa pode colocar em uma trilha de aprendizagem diferentes formatos de conteúdo. Como, por exemplo, aulas teóricas, exercícios práticos, um vídeo do YouTube, um artigo da internet, um livro, um episódio de podcast e aí por diante.

No curso de formação em Python para Data Science da Alura para Empresas, por exemplo, é possível aprender a versão 3 dessa linguagem. Mas também tem cursos para criar o primeiro modelo de Machine Learning e conhecer as principais bibliotecas na área, como Pandas, Scikit-learning, Numpy, Matplotlib e Seaborn. São 70h distribuídas em 7 cursos diferentes, 1 vídeo extra e 3 podcasts.

Os diferentes formatos se encaixam de formas diferentes na rotina das pessoas, o que contribui para gerar flexibilidade e facilidade de adaptação em diversas agendas.

4. Incentive uma comunidade de aprendizagem

Ainda, é importante incentivar a formação de comunidades de aprendizagem. Essas comunidades são espaços colaborativos para as pessoas trocarem conhecimentos e experiências sobre um assunto específico.

Essa é uma ótima forma de multiplicar conhecimentos e experiências e fazer com que as pessoas se sintam mais motivadas a continuar aprendendo.

Afinal, em conjunto, as pessoas oferecem e acessam outras visões sobre temas em comum, ajudam umas às outras e criam um ambiente mais amigável e agradável para partilhar suas experiências.

5. Conecte o aprendizado com as práticas reais

Por fim, o aprendizado não pode ficar apenas na teoria. É importante também conectá-lo com as práticas reais, que fazem parte das rotinas das pessoas.

Inclusive, quando as pessoas veem os conteúdos que aprenderam em seu dia-a-dia, se sentem mais motivadas a continuar. Isso gera, sobretudo, a sensação de utilidade dos programas de formação.

Por isso, além dos exercícios práticos durante a trilha de estudos, é importante que o aprendizado seja colocado em prática nos projetos da empresa.

Aqui na Alura Para Empresas, auxiliamos você a conectar os planos de aprendizagem aos objetivos do negócio justamente para que você, a empresa e todas as pessoas consigam ver o retorno do aprendizado no dia-a-dia.

Exemplos de engajamento no aprendizado

Um exemplo de engajamento no aprendizado é o case do Banco PAN. O contexto de implementação das ações foi a criação de governança de tecnologia. E, dentro desse desafio, a implementação de uma nova cultura de TI.

A transformação do Banco PAN foi grande em um curto período. O time de tecnologia, por exemplo, mais do que dobrou. Diante disso, o Banco PAN buscava uma solução que pudesse apoiá-lo no desenvolvimento de habilidades e na criação de um contexto de aprendizagem.

Yoda Day: um momento para o engajamento no aprendizado

Junto com a Alura Para Empresas, o Banco PAN lançou o Yoda Day. Trata-se de um momento de aprendizagem que dialoga com os conteúdos oferecidos na plataforma.

Assim, oferecia tempo de desenvolvimento às pessoas colaboradoras.

Diferentes trilhas de aprendizagem

Além do mais, com a participação de lideranças, foram construídas trilhas de aprendizado capazes de comportar o movimento de transformação do Banco e também trazer atualização para os times.

Nesse contexto, Adriana Kira, Superintendente de Governança de TI do Banco Pan, contou como foi esse processo:

A gente entendeu que a Alura Para Empresas trazia um diferencial para a gente, por ser uma plataforma que tem todos os cursos em português e tem um relacionamento de parceria e não de cliente/fornecedor. A capacitação de um profissional gera um resultado muito melhor para a empresa, provoca que os nossos profissionais sejam profissionais mais qualificados”.

Transformação cultural através do aprendizado em tecnologia

O movimento de transformação trouxe mais clareza em modelos de trabalho, ferramentas, conceitos e linguagem e reforçou a necessidade da aprendizagem contínua. Também as lideranças de TI acharam positivo ter a plataforma para alavancar a carreira de suas equipes.

Na Alura Para Empresas, o Banco PAN encontrou consistência e escala para acompanhar a urgência pelo aprendizado que o setor de tecnologia demanda.

Além de vários comentários e feedbacks positivos, houve um aumento de mais de 18 pontos no eNPS. E os times puderam ver que, de fato, se estabeleceu uma cultura de tecnologia e aprendizado.

Mas certamente, o mais surpreendente foi a adesão das pessoas. Em avaliação, 94% das pessoas responderam que, sim, a Alura Para Empresas alavancou a transformação de tecnologia do Banco PAN.

Alguns fatores determinaram o sucesso do projeto, tais como: recorrência, frequência, adaptabilidade, possibilidade de criar trilhas diferentes, alertas sobre engajamento, relação entre conteúdos e práticas e integração de dados para associar diferentes estratégias.

Tudo isso ajudou a confirmar que a Alura Para Empresas foi a parceira ideal para o que o Banco PAN havia planejado.

Veja mais sobre o case de sucesso do Banco PAN!

Como a Alura Para Empresas auxilia no engajamento do aprendizado em tecnologia da sua empresa

A melhor parte é que a Alura Para Empresas também pode auxiliar no engajamento do aprendizado em tecnologia da sua empresa.

A Alura Para Empresas oferece uma solução completa, que possibilita a adoção de todas essas estratégias, além de permitir o acompanhamento do engajamento através de uma plataforma de gestão do aprendizado.

Ou seja, além de viabilizar que sejam colocadas em prática todas as ações para aumentar o engajamento no aprendizado, também é possível acompanhar o desempenho dessas estratégias com frequência.

Quer saber como apoiar o engajamento no aprendizado tech com a Alura Para Empresas? Fale conosco e conheça nossos benefícios e soluções.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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