Peça um orçamento Login
Artigo

Capacitação de Funcionários: como incentivar?

Redação Alura

Neste artigo você encontrará dicas para incentivar toda a empresa na capacitação de funcionários: sua importância para a organização, razões por trás dos treinamentos corporativos, passo-a-passo para aumentar o engajamento e as vantagens para as empresas.

Realizar um processo de seleção detalhado – tomando o cuidado para escolher os melhores candidatos, bem como os mais qualificados –, não é o suficiente para garantir bons resultados na empresa. Embora essa parte seja essencial em times de RH estratégicos, também é necessário ter uma qualificação constante dos colaboradores para que a organização alcance seus objetivos.

imagem de destaque

Com as rápidas mudanças da tecnologia e na sociedade, muitas vezes o que se aprende em um dia torna-se ultrapassado na manhã seguinte. Por conta disso, treinamentos para manter uma equipe com bons resultados e alinhada às novidades são essenciais.

Veja, então, como é possível incentivar a participação dos seus colaboradores em treinamentos, com dicas aplicáveis em qualquer segmento e independente do porte da empresa.

A importância da capacitação de funcionários e dos treinamentos corporativos

Segundo a pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil, 14ª edição - 2019/2020, 50% das ações de treinamento nas empresas são direcionadas para líderes.

Ainda de acordo com o estudo, 19% dos colaboradores não comparecem às capacitações oficiais da organização.

VEJA TAMBÉM:

Contudo, a educação corporativa e a capacitação de funcionários e funcionários são vistas como estratégicas pelas instituições contemporâneas para garantir a produtividade organizacional e também suprir as demandas por funções específicas, principalmente na área de tecnologia.

Grandes companhias, como a Amazon, por exemplo, acreditam na importância dos treinamentos corporativos. Teal Pennebaker, gerente de comunicações corporativas da empresa, diz que treinar os funcionários garante que eles tenham propriedade ao falar dos produtos e serviços, além de auxiliar na construção de suas carreiras.

A Bain & Company, que já garantiu diversos prêmios de melhor empresa para se trabalhar, também treina constantemente seus empregados para que eles estejam preparados para os desafios que o mundo corporativo apresenta. Segundo a organização, a capacitação de funcionários e funcionárias é importante para garantir que as pessoas tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para ter sucesso com seu trabalho.

6 estratégias para capacitar funcionários e funcionárias

Para que você possa contornar a baixa adesão aos treinamentos corporativos, separamos 6 passos importantes na capacitação de funcionários e funcionárias.

1. Comunique sobre os treinamentos

O primeiro passo para que a capacitação de funcionários da sua empresa seja um sucesso é espalhar a notícia.

Infelizmente, é comum encontrar colaboradores e colaboradoras que não possuem conhecimento sobre o que acontece na empresa. Quando se trata de treinamentos essa situação é ainda mais frequente. Portanto, um dos motivos do baixo engajamento pode ser a falta de comunicação.

É preciso divulgar e reforçar aos colaboradores sobre a importância e os benefícios de realizar os treinamentos corporativos.

Informações como data, prazos e para quem o treinamento é direcionado também não podem faltar nos avisos, que devem ser feitos com frequência para que o assunto não caia em esquecimento.

E tem mais! Alinhe com as lideranças para que eles reforcem os avisos junto aos seus times. Em conjunto, todos podem ver o resultados as ações de capacitação de funcionários.

2. Conscientize gestores sobre a importância da capacitação de funcionários

Em startups e pequenas empresas, isso talvez não seja uma barreira pela quantidade geralmente menor de funcionários e departamentos. Porém, em grandes empresas, em que há líderes diferentes em cada setor, é preciso conscientizá-los sobre a importância da capacitação profissional.

Os gestores precisam ser informados com antecedência sobre datas e conteúdo. Dessa forma, fica visível para eles a relevância e a aplicabilidade do que será aprendido.

Logo, a equipe é incentivada pelos próprios líderes a participar, como visto no item anterior. Isso é importante para deixar os funcionários confortáveis para dedicar tempo e atenção aos treinamentos.

3. Os treinamentos corporativos precisam fazer sentido

Teoria e prática precisam ser alinhadas para que haja sentido em fazer a capacitação de funcionários.

É fundamental que a temática seja coerente com as atividades e necessidades atuais e futuras do trabalho das pessoas. Treinamentos sem aplicabilidade clara não despertam interesse e, ainda, fazem com que o funcionário sinta que está desperdiçando seu tempo.

É preciso observar corretamente quais são as necessidades da companhia e dos departamentos para escolher as capacitações corretamente.

Com a Alura Para Emprea, por exemplo, você dispõe de mais de 1.200 cursos online de tecnologia, negócios e design disponíveis a todo momento para os colaboradores e as colaboradoras que precisam de flexibilidade e mobilidade para estudar, reunindo teoria e prática.

E tem mais: é possível montar trilhas de aprendizagem com conteúdos específicos de acordo com a necessidade da equipe.

Assim, você consegue desenvolver planos de desenvolvimento que engajam e que são relevantes para cada função na sua empresa.

4. A qualidade interfere nos resultados

Conteúdo vago e didática complicada não engajam o colaborador no treinamento corporativo. Isso interfere negativamente nos resultados da organização, tanto por se tornarem um gasto em vez de investimento quanto por não ensinarem corretamente, impedindo o aprendizado.

Promover conteúdos de boa qualidade aumenta as chances de sucesso com resultados relacionados ao que foi aprendido.

Na Alura Para Empresas os treinamentos são alinhados com projetos práticos e às rotinas das profissões, para que os alunos e alunas estejam aptos(as) para aplicar as habilidades aprendidas no mundo real ao final de cada curso.

5. Implemente uma cultura de aprendizado na empresa

Toda empresa possui uma cultura de aprendizado. O problema é que nem sempre essa cultura é como a organização gostaria.

Uma cultura de aprendizado forte consiste em incentivar diariamente a aprendizagem dentro da empresa – seja por meio de palestras internas, conversas, livros, cursos, workshops etc.

No dia a dia da Alura Para Empresas, acreditamos que transformar o aprender em um hábito é o que impulsiona a empresa a alcançar seus objetivos de crescimento.

Ao implementar uma cultura organizacional pautada no aprendizado contínuo, você verá que a capacitação de funcionários e funcionárias será algo natural. Dessa maneira, as pessoas se sentirão mais motivados a se capacitarem todos os dias e, melhor ainda, eles serão os multiplicadores do conteúdo que adquirem em diferentes fontes.

6. ROI dos treinamentos online como indicativo

Medir o retorno sobre o investimento dos treinamentos corporativos pode ser um desafio, pois é preciso comprovar que foi o investimento em pessoas que gerou um determinado resultado, e não outros fatores. Mas há meios de realizar o cálculo, através das taxas de:

  • Satisfação das pessoas com a capacitação profissional;
  • Desempenho e produtividade organizacional;
  • Melhorias em processos e entrega de resultado;
  • Resultado monetário da organização em comparação ao investimento em capacitação de funcionários.

Essa mensuração é de extrema importância para descobrir se as capacitações estão adequadas às necessidades da organização.

Vantagens da capacitação de funcionários: por que investir em treinamentos para as empresas

1. Administrar habilidades: Ao oferecer treinamentos, é possível administrar e escolher quais habilidades sua equipe terá. Além disso, você pode moldá-la de maneira que ela possua os conhecimentos técnicos essenciais para as atividades exercidas.

2. Produtividade: Uma boa qualificação otimiza processos, aumentando a capacidade produtiva dos times que são treinados. Equipes bem preparadas produzem mais e melhor.

3. Engajamento: Valorizar e investir nas habilidades dos colaboradores faz com que eles se envolvam mais com os valores e os objetivos da empresa.

4. Desenvolver novas habilidades: Os colaboradores desenvolvem novas habilidades durante os treinamentos, o que os auxilia em suas atividades diárias e acrescenta valor à sua carreira.

5. Sentir-se valorizado: Quando percebem que a empresa está investindo em recursos para capacitá-los e mantê-los em seu quadro de funcionários, eles sentem que suas atividades fazem a diferença e entendem que são valorizados.

6. Subir posições na empresa: Os profissionais, muitas vezes, conseguem subir posições na empresa conforme se especializam com os treinamentos oferecidos.

Capacite sempre: invista em desenvolvimento contínuo

A capacitação precisa ser constante dentro de uma organização. O cuidado com a mão de obra é necessário não somente no momento da contratação, mas diariamente.

Treinamentos corporativos trazem muitos benefícios desde que sejam coerentes com as necessidades da companhia, e tenham um conteúdo e uma didática de boa qualidade.

Agora é com você!

Sabemos que não há uma fórmula pronta para que a capacitação corporativa aconteça. Por isso, é muito importante que você adeque todas essas dicas à realidade da sua empresa. Queremos e podemos ajudar neste processo!

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o assunto na prática, fale com a gente. Vai ser muito legal percorrer este caminho ao lado de sua empresa :)

Estas empresas confiam na Alura para Empresas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=