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Conheça cinco características que formam um bom líder

Redação Alura

Em um ambiente empresarial, lidamos diariamente com diferentes cobranças e processos. Nesse cenário, a existência de uma figura que supervisiona todo o fluxo de trabalho é natural e imprescindível. Esses gestores assumem dentro da organização um papel de liderança e são responsáveis por garantir que a equipe possua motivação e comprometimento para realizar entregas que impactam positivamente a todos.

Uma pesquisa realizada pela Gallup com mais de 2.5 milhões de gestores de todo o mundo, porém, concluiu que 70% dessas pessoas não estão preparadas para assumir cargos de liderança, gerando um prejuízo de mais de US $300 bilhões para a economia global.

Como transformar cargos organizacionais em perfis de liderança? Hoje em dia, companhias conscientes que procuram soluções que criam verdadeiras culturas empresariais engajadoras estão cada vez mais próximas de conseguir responder essa pergunta.

Durante a leitura deste artigo, vamos entender o conceito por trás de liderança e definir quais são as características principais de um bom líder.

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O que é liderança?

Como outras características subjetivas e humanas, a liderança é uma habilidade que pode (e deve) ser constantemente desenvolvida entre supervisores, gestores e outros cargos relacionados. É um conceito que compreende o lado social de assumir uma posição de influência e incentivo dentro de uma organização, transformando a gestão de pessoas em algo muito além de simplesmente tomar decisões pragmáticas.

Por trás da função de liderança, está o empenho em assumir um papel de inspiração positiva em todas as pessoas que constroem a empresa.

O líder não assume uma posição de poder, mas está em um local de orientação. Ele se encontra ao lado dos colaboradores, dividindo responsabilidades e promovendo uma rede de confiança. O líder utiliza o incentivo como principal motor de motivação e sempre está disposto a promover mudanças em prol dos objetivos e benefícios de todos.

O seu papel é acompanhar de perto o time, construindo um relacionamento saudável e comunicativo.

O líder é um guia, que entende que o engajamento dos funcionários é a melhor forma de criar uma cultura de empresa saudável e eficiente. Para um líder, a sua equipe é tão importante quanto os resultados.

Qualidades que formam um bom líder

Liderança, além de ser um cargo dentro de uma empresa, é uma habilidade que pode ser adquirida ao trabalhar Soft Skills importantes para a sua concretização. Ser um bom líder é saber agir da melhor maneira possível frente à demandas, pessoas e, acima de tudo, conflitos.

As cinco qualidades a seguir são importantes para definir uma liderança positiva dentro do ambiente corporativo.

  • Confiança
  • Responsabilidade
  • Empatia
  • Emporaderamento
  • Integridade

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Confiança

Um bom líder possui confiança não só em seu time, como em si mesmo.

É preciso confiança na capacidade da sua equipe em realizar entregas que respeitam prazos e qualidade. Ao nutrir um ambiente de segurança, o seu time se sente confortável em entender os próprios erros, identificar conquistas e incentivar um espaço de engajamento com aquilo que produz.

Pode parecer curioso exigir de um líder a autoconfiança, mas, por possuir um papel de orientação, você precisa se sentir capaz de tomar decisões assertivas. Se atente, porém, em não exibir confiança demais: outros podem acabar lendo suas atitudes como arrogância e criar uma barreira de comunicação, danificando processos.

Responsabilidade

Responsabilidade pode ser um assunto delicado dentro do ambiente de trabalho. Erros acontecem e encontrar pessoas para acusar pode, muitas vezes, ser um caminho mais fácil para lidar com equívocos.

O pensador americano Arnold H. Glasow relata que “um bom líder recebe um pouco mais do que sua parcela da culpa e um pouco menos da sua parcela de crédito”. Acreditamos que essa afirmação não poderia resumir melhor o papel da responsabilidade em um bom líder.

Um verdadeiro líder entende que parte dos erros realizados pela equipe dizem respeito a si mesmo. Afinal, o seu papel é assegurar que não há ruídos de comunicação entre o time e que todos os colaboradores se sintam confortáveis em pedir ajuda quando precisam. Ao garantir esse cenário, um líder promove, naturalmente, um ambiente em que erros ocorrem com menos frequência.

Empatia

Empatia é uma característica que, com certeza, não se restringe a uma liderança, mas deveria ser incentivada em todo e qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal.

Empatia é aquilo que nos torna humanos. Ela se apresenta através da capacidade de escutar o outro, de construir um canal de comunicação e de se enxergar para além de nós mesmos. Um mundo sem empatia é um lugar hostil, que promove o egocentrismo e constrói uma sociedade individualista.

Um líder com empatia é um líder que consegue se colocar no lugar do outro. Esse espelhamento conecta a liderança ao seu papel de orientação. Afinal, através da empatia, o líder se torna capaz de entender o que o outro está passando e traçar um caminho melhor para que todos possam seguir.

Empoderamento

O bom líder reconhece as melhores características dos membros de sua equipe e incentiva que cada um explore o seu melhor.

Um líder consegue delegar as tarefas certas para aqueles que irão exercer a função da melhor maneira possível, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de se apropriarem da sua própria produção individual de forma positiva.

Um funcionário empoderado se sente confiante em si mesmo, disposto e, acima de tudo, responsável por aquilo que produz. Empoderar a sua equipe é dar as ferramentas necessárias para que eles consigam oferecer o melhor de si, sem grandes empecilhos em seu caminho.

Integridade

Integridade diz respeito à maneira com que as nossas ações se espelham em nossas palavras.

Uma liderança que tem a integridade como um norte se responsabiliza por fazer com que todas as suas ações refletem no que pensa e fala. Ela se coloca frente ao seu próprio discurso e acredita que as suas convicções e crenças são essencialmente o que a caracterizam.

Um bom líder entende que todas as suas ações possuem consequências, que podem se mostrar positivas ou negativas. Em ambos os casos, ele se torna consciente das suas decisões e entende que a ética deve ser o caminho a se seguir, criando um ambiente de trabalho regido por essa filosofia.

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Liderança também é uma Soft Skill!

Ninguém nasce um verdadeiro líder. As cinco qualidades citadas acima têm em comum a oportunidade de desenvolvê-las e aprimorá-las.

Liderança são características que vão se desenvolvendo com paciência e autodesenvolvimento.

Estabelecer uma cultura de líderes, e não de chefes, é instituir em sua empresa uma visão de colaboração e engajamento entre toda a equipe.

Quer ajudar a sua empresa a estabelecer uma cultura de liderança? Conte com a gente!

Na Alura Para Empresas, nós te ajudamos a desenvolver uma estratégia de aprendizado que atua entre todos os colaboradores de uma empresa, até entre posições de gestão. Invista no desenvolvimento das pessoas ao seu lado.

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