Artigo

Produtividade Organizacional: Como aumentar a produtividade da sua empresa?

Redação Alura

Como aumentar a produtividade da sua empresa

A busca pela produtividade é recorrente em empresas de todos os tamanhos. Isso acontece porque, de uma forma ou de outra, a produtividade é o coração de uma companhia. É ela que movimenta uma empresa e motiva seus colaboradores a entregar resultados. Conseguir melhorar a produtividade de uma equipe, entretanto, pode ser um grande desafio, mas não em vão. Uma empresa com uma estratégia clara para manter a produtividade dos seus colaboradores consegue uma entrega de resultados mais positiva e oferece uma experiência profissional mais dinâmica aos envolvidos.

Mas, afinal, o que é produtividade?

Em linhas gerais, produtividade é a medida objetiva da eficácia de tarefas realizadas dentro de um ambiente profissional. Quando analisamos a produtividade de alguém, alguma equipe ou de uma empresa, estamos analisando a sua capacidade e eficiência em completar uma exigência.

É importante ressaltar, porém, que ser produtivo não significa necessariamente completar uma tarefa no menor período de tempo possível.

A produtividade está diretamente relacionada à qualidade do resultado entregue. Quando corremos para completar serviços, é bem possível que o trabalho acabe saindo mal feito, produzindo resultados negativos e acarretando, muitas vezes, em um custo maior para a empresa.

pessoas trabalhando

O que é produtividade para a sua empresa?

Para entender como aumentar a produtividade da sua empresa, é necessário se perguntar: qual é o resultado que eu gostaria de atingir?

Se o seu objetivo for entregar um maior número de produtos, visando a quantidade, para trabalhar a sua produtividade é necessário investir em técnicas que façam com que o trabalho seja entregue mais rapidamente. Isso pode acontecer através da automatização de alguns serviços, da contratação de mais colaboradores, entre outras estratégias.

Em contrapartida, se o seu objetivo é entregar um produto melhor, visa a qualidade, é preciso elaborar um plano de ação mais assertivo, rever constantemente suas estratégias de fluxo e procurar soluções mais eficazes.

Independente do resultado que você busca, há algumas atitudes que podem ser revistas para melhorar a sua produtividade ou da sua equipe. Nesse artigo, vamos aprofundar algumas técnicas para construir um ambiente de trabalho mais produtivo.

3 passos para melhorar a sua própria produtividade

Recentemente, o New York Times lançou um guia básico para “Fazer o melhor do seu dia de trabalho”. Responsável pelo texto está Phyllis Korkki, colunista da seção de negócios e autora do livro “The Big Thing: Como completar o seu projeto criativo mesmo se você for um procrastinador preguiçoso e inseguro”, ainda não lançado no Brasil.

Nesse artigo, a autora elabora três princípios básicos que podem ajudar a aumentar a sua produtividade no dia a dia:

  • Abrace pequenas mudanças.

Mudar é difícil. Muitas vezes, nós construímos o nosso eu em cima de hábitos ruins, que acabam se tornando traços permanentes da nossa personalidade. Quando nos damos conta, um costume já está tão infiltrado em nós mesmos que é difícil de se desvincular e optar por uma solução mais saudável.

Pensando nisso, entender a importância de pequenas mudanças é essencial para a quebra de hábitos ruins. Você possui algum detalhe que te incomoda? Comece por ele. Faça o possível para tentar mudá-lo e comemore quando sentir que conseguiu.

Mudar pequenos hábitos ruins é o primeiro passo para um dia a dia mais produtivo!

  • Seja responsável pelos seus atos.

Exigir de si mesmo maior produtividade é demandar responsabilidade por aquilo que você está propondo entregar. E uma boa tática para garantir que você seja mais responsável é pedir para um colega assumir o papel da cobrança.

A importância de designar esse papel a outra pessoa é para despertar em nós um sentimento de obrigação. Quando nos sentimos obrigados a cumprir uma tarefa, nós tendemos a deixar de postergá-la.

  • Se perdoe mais.

A dica final de Phyllis é simples: todo mundo é humano. Humanos cometem erros, se distraem e têm dias ruins. Exigir de alguém, ou de si mesmo, a perfeição e produtividade máxima é, literalmente, impossível.

Por isso, não se cobre tanto quando sentir que o dia não está acontecendo da forma que você gostaria. Às vezes, podemos desejar a perfeição, mas sermos incapazes de entregá-la. É normal e faz parte da vida.

Em dias como esse, a melhor solução pode ser, simplesmente, se distrair. Dê uma volta pelo bairro, faça uma pausa para o café, mude o foco. Dessa forma, colocamos dias ruins em perspectiva e encontramos espaço para movimento e mudança.

equipe produtiva

Como aumentar a produtividade da sua equipe

Agora que você já sabe como trabalhar a sua própria produtividade, está na hora de olhar para a sua equipe. Colaboradores em posição de liderança são uma peça chave quando o assunto é melhorar a produtividade de uma empresa.

O seu papel como líder consiste em construir uma gestão de qualidade que funcione para o seu time. Nesse movimento, é importante entender quais processos funcionam, quais fluxos podem ser melhorados e planejar uma rotina eficiente para a entrega de bons resultados.

Além de trabalhar melhor questões organizacionais, também é interessante entender como o reconhecimento e motivação são importantes para manter uma equipe produtiva.

Pesquisas têm mostrado que, por trás do principal motivo para a desmotivação, está a falta de reconhecimento. Novamente, é importante ressaltar a humanidade presente em qualquer ambiente de trabalho e entender o papel do reconhecimento nas relações sociais. Com mais motivação, mais produtiva é a sua equipe.

Agora é com você!

Quer aumentar a sua produtividade e da sua equipe?

A Alura Para Empresas conta com programas estratégicos personalizados que focam em aumentar a produtividade da sua empresa.

Conheça novas metodologias de trabalho que podem inovar o seu dia a dia, invista em soft skills para melhorar a motivação da sua equipe e ofereça reconhecimento para o seu time através de cursos práticos responsáveis pelo autodesenvolvimento de todos envolvidos.

Fale com a gente para a implementação de uma estratégia mais produtiva!

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: