Artigo

Lifelong learning e a jornada de aprendizado corporativo

Redação Alura

O mundo contemporâneo é um espaço em constante mutação. As Hard Skills de hoje podem não ser as mesmas de amanhã. Nesse cenário, aprender e se atualizar constantemente se torna uma prática cada vez mais comum e necessária.

Quantas vezes você precisou que alguém da sua equipe adquirisse novos conhecimentos técnicos? Ou, até mesmo, que mudasse quase que completamente as ferramentas e tecnologias que usa em seu dia a dia?

Ao analisar esses casos, conseguimos observar que a ideia de que o aprendizado somente se adquire através de uma educação formal, como uma graduação ou formação superior, está caindo por terra. Sozinha, esse formato de ensino já não está dando conta do conteúdo encontrado quando migramos da escola para o ambiente de trabalho.

Como ter certeza de qual caminho seguir para manter um conhecimento compatível com as tendências do mundo corporativo? Ao longo deste artigo, você vai compreender a importância que o Lifelong Learning possui no século XXI para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.

uma mulher está estudando em sua casa

O que é o Lifelong Learning?

Lifelong Learning, ou, em português, o “aprendizado para a vida toda”, é uma opção interessante para estender o nosso conhecimento e seguir o ritmo rápido de atualização do mercado.

Ele representa a necessidade constante de renovação de técnicas, ferramentas e estratégias por habitarmos um mundo em que o conhecimento é um organismo vivo.

Em um relatório para a UNESCO sobre educação no século XXI, Jacques Delours resume bem o papel que esse tipo de aprendizado possui nos dias de hoje:

"O conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI; ele elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente."

Em outras palavras, é um conceito que visa estimular de maneira voluntária, proativa e permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional, criando a união de formas distintas de aprendizado, sem promover uma hierarquia entre diferentes formas de educação.

A importância do Lifelong Learning no Mundo VUCA

"Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous": são essas as palavras que compõem o acrônimo VUCA. Mas o que, de fato, elas significam?

ilustração com o acrônimo VUCA

O termo foi criado pela Escola de Guerra do Exército Americano como resposta ao colapso repentino da União Soviética que reconfigurou completamente a sua atuação e objetivos. Ou seja, ele surgiu da necessidade de dar um nome justamente a esse sentimento de que estamos vivendo um estado volátil, em que uma mudança poderosa pode acontecer a qualquer momento, transformando a forma com que entendemos o mundo e atuamos nele.

Se traçarmos um paralelo entre o conhecimento do passado e do atual Mundo VUCA, notamos que hoje em dia é ainda mais difícil saber que capacidades precisaremos amanhã.

Frente a um mundo frenético, é preciso olhar para o aprendizado de outra forma. O mundo mudou e a forma com que lidamos com a educação também precisa seguir um caminho de transformação. E a melhor forma de lidar com essa volatilidade é permitir se moldar ao seu lado. Se o mundo está em constante mudança, nós também precisamos estar.

Nesse contexto, o Lifelong Learning se apresenta como uma possível solução. Hoje em dia, encontrar um ambiente que reflete os seus princípios, com fácil acesso a informação, cursos, conteúdo, onde todos possam ficar atualizados no que cada um considera importante para seu trabalho, se torna um grande objetivo de empresas do mundo todo.

Lifelong Learning no ambiente corporativo

No ambiente corporativo, este método de educação continuada estimula o processo de aprendizagem entre colaboradores e colaboradoras e reforça a cultura organizacional da empresa de valorizar a busca pelo conhecimento.

A importância de um aprendizado contínuo é clara, mas como incorporá-lo no ambiente corporativo?

Definitivamente, não há uma única resposta para essa pergunta.

Apesar de o Lifelong Learning ser uma estratégia bastante definida, a forma com que ela é implementada pode ocorrer através de diferentes formatos de aprendizado. Treinamentos, webinars, workshops, palestras, oficinas, cursos presenciais ou online, imersões. Essas são só algumas das possibilidades. O importante, nesse caso, é manter uma cultura interna de aprendizado.

Aqui na Alura Para Empresas, por exemplo, nós apostamos em uma gama de conteúdos distintos para estar sempre a par das diversas tendências do universo de tecnologia.

Fazemos questão, por exemplo, de atualizar todos os cursos encontrados na plataforma, reformulando nosso material constantemente para que ele reflita as necessidades do momento. Também nos dispomos a sempre criar novos conteúdos: diariamente, vemos surgir novas ferramentas, novos caminhos, e estamos cientes de que os nossos alunos e alunas precisam estar alinhados com o mercado de trabalho atual.

Quer saber mais sobre como traçar uma estratégia assertiva para contribuir para uma cultura de Lifelong Learning dentro da sua empresa?

Entre em contato com a gente!

Nós sabemos que tecnologia é pra todo mundo

Essas empresas acreditam nisso também: