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Quais são os principais tipos de competência e como desenvolvê-los?

Athena Bastos

Athena Bastos


A rápida transformação do mercado, especialmente na área da tecnologia, constrói um cenário novo e único nas empresas.

Nessa perspectiva, as pessoas colaboradoras também precisam se atualizar e desenvolver novas habilidades para atender às novas demandas do mercado.

Especialmente se desejam aprimorar habilidades para se destacar ou pretendem buscar uma nova colocação no mercado.

Nesse ponto, pode surgir duas questões fundamentais: mas, afinal, quais são essas competências e como desenvolvê-las?

Para responder a essas dúvidas, o objetivo deste artigo é apresentar os diferentes tipos de competências, incluindo competências técnicas, comportamentais e de liderança e como elas são importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Jovem mulher asiática de negócios sentada em seu escritório em casa, ocupada trabalhando em códigos no computador de mesa.

O que são competências?

As competências compreendem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes das pessoas. É daí que surge a sigla CHA.

  • Conhecimento: refere-se aos domínios teóricos sobre uma área ou sobre um tema;
  • Habilidade: diz respeito aos conhecimentos práticos e a capacidade de colocar algo em prática;
  • Atitude: relaciona-se às iniciativas de fazer e resolver coisas para alcançar as metas.

Em seu livro “O modelo da competência”, Eric Roland René Heneault define as competências profissionais a partir de três perspectivas:

A tomada de iniciativa e responsabilidade das pessoas diante das situações que se confronta no trabalho;

Uma inteligência prática que utiliza os conhecimentos teóricos como base;

A faculdade de mobilização e compartilhamento de desafios.

Essa definição deixa bastante claro que a visão de competência que se refere apenas aos conhecimentos técnicos ficou no passado.

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Além do mais, é uma perspectiva que se adapta diante da individualidade das pessoas. Ou seja, garante que existem pessoas competentes nos mais diversos perfis.

Mais do que isso, essa linha de pensamento valoriza essa diversidade de pessoas nas organizações.

Afinal de contas, uma equipe com diferentes habilidades e competências pode gerar mais inovação, mais qualidade de entrega e mais resultados positivos.

Quais são os tipos de competências?

Nessa perspectiva, existem três tipos diferentes de competências:

  • Organizacionais: se referem às habilidades em relação ao negócio — como, por exemplo, visão estratégica, trabalho em equipe e visão sistêmica;
  • Técnicas: dizem respeito aos conhecimentos de ferramentas e teorias específicas — como, por exemplo, Excel e proficiência em inglês;
  • Comportamentais: estão relacionadas às habilidades de comportamento e de relacionamento — como flexibilidade, criatividade e comprometimento.

Tipos de competências que as empresas mais precisam

De acordo com o LinkedIn Workplace Learning Report de 2023, as dez competências que as empresas mais vão precisar em 2023 são:

  • Gestão;
  • Liderança;
  • Pesquisa;
  • Comunicação;
  • Vendas;
  • Habilidades analíticas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Marketing;
  • Trabalho em equipe.

O que são Hard Skills ou competências técnicas

As Hard Skills se referem às habilidades e conhecimentos técnicos que as pessoas podem desenvolver por meio de cursos, estudos e experiências práticas.

Ou seja, são competências que as pessoas desenvolvem a partir de métodos práticos de aprendizagem, como memória ou treinamento.

Assim, as Hard Skills são habilidades tangíveis. Em um processo de recrutamento e seleção, é possível avaliá-las através do currículo das pessoas candidatas e por testes técnicos.

Embora não seja possível definir um bom profissional apenas por suas habilidades técnicas, as Hard Skills são fundamentais para o desempenho de funções técnicas.

Afinal de contas, são essenciais para executar tarefas específicas, em diferentes níveis de complexidade, eficiência e precisão.

Importante ressaltar que à medida que novas tecnologias aparecem, as habilidades técnicas da equipe são importantes para a evolução tecnológica da empresa e para que ela se torne competitiva em seu mercado.

Nesse contexto, alguns exemplos de Hard Skills na área de desenvolvimento de softwares são:

  • Linguagens de programação, como Python, Java, C++, JavaScript, etc.;
  • Frameworks de desenvolvimento, como Angular, React, Django, etc.;
  • Bancos de dados e consulta de dados, como SQL, MySQL, Oracle, etc.;
  • Testes de software e depuração.

Já na área de Design Gráfico, alguns exemplos consistem em:

  • Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
  • Design de logotipos e identidade visual.
  • Criação e edição de imagens e gráficos.
  • Conhecimento de tipografia, composição e princípios de design.

Como desenvolver Hard Skills

Conforme já mencionado, as Hard Skills são habilidades que podem ser desenvolvidas através de treinamentos e cursos.

Então, as estratégias de educação corporativa são as formas mais eficientes para estimular o aprendizado de Hard Skills nas empresas.

Isto é, através da construção de programas de desenvolvimento individual (PDI) e a execução de treinamentos e capacitação das pessoas colaboradoras.

O que são Soft Skills ou competências interpessoais

As Soft Skills, contudo, não são competências técnicas, mas habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e à forma que as pessoas se expressam e se relacionam.

Isto é, são habilidades subjetivas que influenciam a forma que as pessoas trabalham e interagem umas com as outras.

Então, não estão dentro de uma amplitude simplesmente técnica, mas se relacionam à forma como as pessoas se comunicam, resolvem problemas, criam e executam seus projetos.

Um estudo realizado pelo LinkedIn mostrou que Soft Skills têm se tornado tão importantes quanto Hard Skills no momento da contratação. A pesquisa da Deloitte Access Economics prevê, inclusive, que um terço das empresas terão Soft Skills como prioridade até 2030.

A Forbes apresentou um estudo realizado pelo CareerBuilder, especialistas em recrutamento, que mostrou que em 2021, 77% das empresas já acreditavam que as habilidades emocionais (soft skills) são tão importantes quanto as habilidades técnicas (hard skills).

Na matéria da Forbes, também é possível conferir um levantamento com as Soft Skills essenciais para os novos tempos:

  • Integridade e ética;
  • Empatia;
  • Adaptabilidade;
  • Inteligência emocional;
  • Automotivação;
  • Aprendizado contínuo;
  • Ser mais humano do que profissional.

Além disso, segundo o LinkedIn news, além dessas habilidades, as Soft Skills mais valorizadas e importantes para quem está buscando colocação no mercado são:

  • Curiosidade;
  • Facilidade e agilidade para aprender coisas novas;
  • Vontade de crescer;
  • Colaboração.

Como desenvolver Soft Skills

O aprendizado de Soft Skills se dá de forma um pouco diferente. Como são habilidades subjetivas, seu aprendizado também acontece nesse espectro.

Por isso, desenvolver uma Soft Skill pode envolver um processo de autoconhecimento, com o intuito de enxergar em si a possibilidade de mudar e se aperfeiçoar.

Mas isso não significa que essas competências não possam ser ensinadas. Muito pelo contrário. No entanto, não são habilidades que dependem de diplomas ou certificados.

Nessa perspectiva, cursos e treinamentos que estimulam a interação entre as pessoas colaboradoras e trabalham o desenvolvimento de comunicação são ótimos para desenvolver Soft Skills.

O que são Power Skills

As Power Skills – ou, em português, “Habilidades de Poder”, são habilidades importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Em outras palavras, são competências que as empresas buscam no mercado de trabalho. O que, por certo, diferencia um grande talento de uma pessoa colaboradora comum.

Então, por exemplo, espera-se que as pessoas colaboradoras sejam criativas na resolução de problemas, que interpretem cenários de forma crítica e que saibam lidar com as dificuldades de momentos de pressão.

Ou seja, as Power Skills são a combinação das habilidades técnicas (Hard Skills) com as habilidades comportamentais (Soft Skills).

Afinal de contas, as empresas esperam que as pessoas colaboradoras sejam competentes em suas funções, mas que também saibam se relacionar com colegas e clientes.

De forma geral, o desenvolvimento de Power Skills potencializa os conhecimentos técnicos e elevam a capacidade profissional para outro nível.

Como desenvolver competências de liderança

Ninguém nasce sendo uma liderança perfeita. Um Product Leader, por exemplo, precisa se desenvolver para se tornar uma liderança. O mesmo vale para um QA Lead, um Design Lead e assim em diante.

No entanto, através de programas de desenvolvimento de liderança, é possível aprimorar as habilidades do líder – como, por exemplo, confiança, responsabilidade, empatia, empoderamento e integridade.

Assim como outras Soft Skills, as características necessárias para liderar vão se moldando com paciência e autodesenvolvimento. Alguns programas de treinamento e experiências também são bem-vindos nesse processo.

No entanto, é indispensável fomentar uma cultura organizacional que preconize a postura de líderes colaborativos e que busquem o engajamento de toda a equipe.

Gestão de competências: como identificar gaps de competências

A gestão de competências é um método de gerenciar as competências das pessoas colaboradoras dentro de uma empresa, com o intuito de identificar as principais lacunas no time.

Ou seja, é uma forma de mapear as CHA (competências, habilidades e atitudes), para identificar quais são os pontos fortes e quais são os pontos que precisam se desenvolver.

A partir disso, é possível elaborar um plano de desenvolvimento para as pessoas colaboradoras com o objetivo de resolver esses gaps e, como consequência, otimizar os resultados da empresa.

Como criar programas de desenvolvimento de competências nas empresas

A partir do resultado da gestão de competências, é possível desenvolver treinamentos mais personalizados e eficientes.

Assim, os programas de treinamento devem considerar as necessidades específicas de cada pessoa colaboradora. Isto é, deve-se elaborar um plano de desenvolvimento individual (PDI).

Com isso, além de preencher as lacunas, os programas podem incentivar o fortalecimento de suas características positivas.

Um ponto importante nessa questão é alinhar os programas de treinamento às competências necessárias para alcançar os objetivos do negócio.

Se você tem interesse em saber mais sobre quais formatos implementar na sua empresa, confira também os tipos de treinamentos corporativos.

E se você precisa acelerar o aprendizado e desenvolver habilidades do seu time, fale conosco e descubra como nossas soluções podem contribuir para que sua empresa alcance os melhores resultados!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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