Primeiras aulas do curso Apresentação de personagem: Criando o portfólio

Apresentação de personagem: Criando o portfólio

Preparando o portfólio - Introdução

Olá, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um curso de design de personagens aqui na Alura. Eu sou o Rafa Nunes, designer de personagens e durante esse curso a gente vai retomar o projeto da Kalisha, que foi uma personagem que eu criei num curso anterior, de como construir uma personagem desde o conceito dela. Se você ainda não viu, vai lá dar uma olhada que está bem interessante. E esse curso retoma diretamente daquele lá.

A partir dessa personagem a gente vai padronizar e aprimorar a personalidade e a construção dela. Então eu vou pegar essa renderização que eu fiz e transformar em uma ficha técnica, que mostre num guia de construção como qualquer pessoa pode pegar essa personagem e reproduzir da maneira que quiser, ou na pose que quiser ou na rotação que quiser, no ângulo que ela quiser.

E de maneira que qualquer pessoa que dentro de um estúdio pegue isso, que vai passar na mão de às vezes 10, 15, 20 pessoas diferentes ou até mais, se for um estúdio grande, que todo mundo consiga fazer da mesma maneira, sendo uma personagem em 2D ou seja ela pra ser modelada posteriormente em 3D, que é o caso da nossa Kalisha.

Eu descobri aqui que ela vai ser modelada em 3D, então fiz uma rotação dela e da ave que a acompanha. A gente vai também passar por todo esse processo, vou dar algumas dicas pra vocês de como construir essas rotações, que são a parte mais complicada e depois a gente vai pra uma parte menos técnica e mais expressiva, que é fazer um guia de expressões corporais e faciais dessa personagem, estudar um pouco o movimento dela pra se familiarizar com a construção dessa personagem e a atuação dela.

Por último a gente vai conversar sobre como fazer um portfólio online, como apresentar essas peças que a gente criou e como, a partir dos artistas que a gente gosta, analisar o que eles apresentam no portfólio deles, o que falta no portfólio de vocês em relação ao deles ou pra quem eles trabalham e como arranjar contatos nessa área, como arranjar trabalhos dentro de plataformas de portfólio ou dentro de sites específicos de cada área de trabalho de criação de personagem.

Vocês estão prontos? Vamos lá. Sejam bem-vindos, espero que vocês gostem e qualquer coisa eu estou à disposição de vocês.

Preparando o portfólio - Proporções

Eu estou retomando o processo de criação da ficha de personagem da Kalisha, que foi a personagem que a gente criou no curso anterior e começou a fazer a ficha, fez uma apresentação ali, o modelo de apresentação dela. Mas agora a gente vai se aprofundar um pouco na construção dessa personagem, começando por construir a proporção dela.

Eu dupliquei essa figura dela, vou diminuir um pouquinho a opacidade aqui, pra gente poder traçar em cima, vendo direito o que está fazendo. E aí eu comecei a tentar encontrar proporções, medidas de proporção dessa figura.

A primeira delas, que vai ser a nossa referência, na verdade a nossa unidade base de medida, vai ser a cabeça. Então a gente vai medir tudo por cabeças de altura ou de largura. Por exemplo, a primeira medida que eu encontrei é o tamanho da cabeça dela junto com o cabelo, então somando o cabelo, ela tem duas cabeças de altura. Vou levando em consideração essa base da cabeça dela aqui, considerando que a cabeça está continuando dentro do cabelo, tem que ter um volume de cabeça dentro do cabelo.

E depois disso a gente traça essas proporções pra figura inteira. Então aqui, por exemplo, eu descobri que essa figura, a personagem da Kalisha, tem nove cabeças de altura, considerando um espacinho aqui de um quarto, na verdade, sobrando em cima.

Lembrando que eu fiz essa personagem sem pensar nessas estruturas, sem pensar nessas proporções, ela foi feita livremente. Mas a gente poderia até corrigir algumas proporções aqui, pra elas encaixarem direitinho nessas nove cabeças de altura aqui.

Mas vamos começar a quebrar onde estão essas proporções. A gente já sabe que a cabeça mais o cabelo tem duas cabeças de altura. O tronco dela, desse encaixe do pescoço até o começo da perna aqui, tem mais quatro cabeças de altura. E a perna, o restante aqui, tem outras quatro cabeças de altura.

Ela é uma personagem alta, ela tem uma estrutura corporal de nove cabeças, é uma estrutura grande, é maior do que a gente costuma usar num ser humano padrão e eu fiz isso, na verdade, propositalmente, pra mostrar que ela é uma personagem forte, uma personagem poderosa. Ela é muito cheia de si e ela é muito resoluta nas coisas que ela faz, então o design da personagem já tem que mostrar isso, por isso ela é uma personagem alta.

Como ela é super atlética, ela tem que ser um pouco mais esguia, ela tem que ter um corpo também um pouco mais esticado, então ela tem duas cabeças de largura. Se a gente colocar aqui uma do lado da outra vocês vão ver que a região dos ombros dela, de um ombro ao outro tem duas cabeças de largura. Então é uma figura fina, uma figura mais leve.

A gente não pode esquecer da ave de estimação dela e eu já aproveitei e medi. Como a unidade base de medida é a cabeça dela, eu continuo medindo a ave com a cabeça dela, então a ave inteira tem quatro cabeças de altura, o corpo dela tem uma cabeça, a asa tem outra cabeça, são duas cabeças juntando o corpo com a asa, se a gente dividir essa cabeça ao meio vai chegar mais ou menos aqui no encaixe da asa, e esse penacho aqui embaixo vai ocupar a última cabeça de altura mais um terço dessa outra aqui.

Essas são proporções que é interessante a gente colocar, principalmente porque alguém vai pegar isso aqui pra modelar em 3D e tendo essas proporções é uma grande ajuda pra pessoa. Por exemplo, aqui nessa cabeça da metade do tronco. Se a gente dividir em três, a gente encontra aqui nesse primeiro terço onde vai encaixar esse lenço do tronco dela. Se a gente dividir essa cabeça aqui, a quarta cabeça pela metade, a gente vai encontrar onde acaba a roupa dela.

E assim por diante, a gente pode ir encontrando aqui, por exemplo, mais uma medida importante na penúltima cabeça, se a gente dividir ao meio onde está a bota. Na antepenúltima, se a gente divide ao meio está o joelho. E essas foram proporções que eu encontrei meio por acaso, eu as criei meio por acaso e fui encontrando essas relações.

Mas depois que a gente encontra essas relações, a gente pode corrigir algumas coisas, por exemplo, fazer o corpo dela ser um pouquinho mais esticado pra chegar nessas nove cabeças de altura direitinho aqui, ou fazer essa partezinha do rabo da ave ser um pouquinho menor pra encaixar nessa última cabeça. Coincidiu de a proporção ficar certinha aqui da asa e do corpo. Na verdade, não é bem uma coincidência, a gente acaba fazendo essas proporções porque elas ficam mais harmônicas.

Se a gente ver o desenho aqui, o tronco do bicho aqui, da ave, ter o mesmo tamanho da cabeça dela ajuda a harmonizar essa figura, então às vezes a gente acaba até fazendo isso naturalmente, principalmente com o tempo, com a experiência, vai ficando mais natural. Agora a próxima parte é quebrar as estruturas do corpo dela, entender como é que funcionam partes específicas. Vamos lá?

Preparando o portfólio - Estrutura do rosto

Pra próxima etapa eu isolei o rosto da Kalisha, da nossa personagem e eu vou analisar etapa por etapa como construir esse rosto. Eu comecei traçando em cima do que eu já tinha como é que funciona essa estrutura, então eu comecei a entender os volumes que formam essa estrutura.

Por exemplo, como é que funciona esse pescoço, ali é um cilindro que não é exatamente reto, ele tem uma curvatura aqui atrás e ele se encaixa nesse formato de rosto, que é um círculo com uma área um pouco circular aqui embaixo, mas com uma forma bem peculiar, bem diferente. E a orelha que encaixa realmente nessa curva aqui, na base, bem na pontinha aqui da estrutura.

E aí eu comecei a analisar os formatos do olho, esse olho dela em forma de amêndoa, o nariz dela também que tem essa ponta aqui, essa parte de baixo tem que mostrar volume e a boca dela, que também tem a parte de baixo, o lábio inferior tem um volume um pouco mais pra frente que todo o resto. Então eu já vim marcar essas informações aqui.

Depois disso eu tracei uma série de linhas nas principais informações do rosto, então, por exemplo, aqui no queixo eu fiz um traçado. Deixa eu ver aqui, essa é a camada que eu usei. Então aqui no queixo eu fiz um traçado, nessa base da boca, no meio da boca, na base do nariz, na base do olho, no fim do nariz aqui, nessa ponte no nariz, no fim do olho, na sobrancelha, lá o topo da sobrancelha, nas marcações de onde começa o cabelo e de onde está essa estrutura no meio da testa dela, esse enfeite. E as orelhas.

E também aqui por último, onde termina o brinco, mais ou menos, que é o mesmo lugar do queixo. Então depois de traçadas essas proporções todas, eu venho aqui do lado e começa a rabiscar esse rosto de frente, porque ele está em três quartos aqui, ele está um pouquinho de lado e eu quero que ele fique de frente aqui.

Eu vim aqui, tracei primeiro um eixo de simetria aqui, essa linha rosa e depois eu comecei a traçar, eu copiei esse círculo do rosto daqui, dei uma acertadinha nele e comecei a marcar o queixo. Por exemplo, essa curvinha, essa dobra daqui de trás do rosto, eu vim aqui e vi mais ou menos onde está nessa referência, nessa base que a gente tem, que é o rosto que a gente já tinha desenhado, e dei uma acertada pra ficar bonito visto de frente, pra dar essa impressão de como é o formato.

E depois eu fui encaixando todas as formas do rosto, as orelhas e vocês podem, inclusive, fazer com a ferramenta de simetria do Photoshop, pra quem está usando os photoshops mais recentes, o Creative Cloud de 2008 pra frente tem essa ferramenta aqui, que traça um eixo de simetria, que eu já expliquei em outros cursos.

E aí eu fui copiando basicamente todas as informações que eu tenho nesse rosto aqui, fui trazendo pra cá e depois fiz a mesma coisa pro rosto de perfil. Então aqui a gente tem ele de frente e a gente tem ele de lado.

Fui colocando algumas informações aqui, por exemplo, a gente não sabia direito como ia ficar a boca vista de lado, qual é o relevo dela, e isso é importantíssimo pra quem está modelando em 3D. A gente não sabia como é que ficaria o olho, o nariz, essa franja dela aqui, como é que ia encaixar a tiara. E todas essas informações já estão definidas aqui.

Por último eu peguei esses dois rostos que eu desenhei e vou marcar algumas informações aqui pra quem for pegar essa ficha. Como eu estou fazendo pra um portfólio e normalmente quem vai contratar a gente pra fazer esse tipo de coisa é do mercado de fora do país, não digo que aqui no país não tenha esse mercado, mas fora é o mais forte, então eu já pensei em fazer essas informações todas em inglês. Pra quem for ver meu portfólio já ver todas essas informações em inglês.

Então trouxe pra cá, aumentei os dois rostos e trouxe essas informações todas escritas, por exemplo, estou falando aqui que quando for fazer o cabelo de frente, uma coisa que estava me preocupando era como que eu ia fazer essa pontinha aparecer quando a personagem está de frente. O que eu pensei é em fazer, quando ela estiver de frente, isso aqui ficar aparecendo pra esquerda do rosto dela, então essa pontinha não está centralizada, ela não fica aqui, assim.

Porque isso ia ficar simétrico demais, o rosto dela já é todo simétrico pra facilitar pra modelagem, então eu pensei em dar um toque um pouco diferente, tirando essa simetria com essa pontinha do cabelo.

E aí eu fui copiando essas curvas todas da nossa referência pro cabelo de frente e de perfil. Vocês vêm que as curvas são todas as mesmas, porque o modelador vai ter que fazer igual essa curva, a gente não pode ficar inventando a cada cabelo uma curva diferente, por isso que é importante também simplificar quando a gente puder.

E eu mostrei aqui, por exemplo, que os olhos não vão ter relevo, não vão ter volume, eles vão ser chapados na cara. É como se eu estivesse desenhando esses olhos no rosto dela, não fazendo o volume deles, modelando o volume. Então vai ser uma textura no rosto e não uma modelagem. E aí eu falo que um dos lados do olho vai ser mais fino e o outro mais grosso e que tem esse formato de amêndoa que a gente já tinha discutido.

Aqui na orelha, eu faço um parênteses aqui pra mostrar esse formato, essa sequência de linhas que tem aqui, que formam um movimento bem específico dentro da orelha, pra mostrar as informações da orelha. No pescoço eu marco que a parte da frente é reta e a parte de trás é curvada, quando a gente está vendo de frente isso aqui não vai aparecer, essa informação, mas quando a gente coloca de perfil é importante que a parte da nuca seja meio curvada.

Aqui eu mostro que na área da tiara fica uma concavidade, uma área pouco afundada pra dentro do cabelo, pra mostrar esse volume do cabelo dela e mostro aqui que o lábio inferior fica mais pra frente, fica proeminente em relação ao lábio superior da boca dela. E aí a gente tem todas as informações necessárias pra qualquer um poder replicar esse rosto sem que fique muito diferente.

Sobre o curso Apresentação de personagem: Criando o portfólio

O curso Apresentação de personagem: Criando o portfólio possui 147 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1120 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana