O que é UX Research?

Gabriela de Lima Silva
Gabriela de Lima Silva

Compartilhe

Uma mulher olhando para um monitor, numa sala de reunião, com pessoas no fundo.

Imagine a seguinte situação: uma empresa faz altos investimentos no desenvolvimento de um produto só para descobrir no final que o público-alvo era, na verdade, bem diferente daquele que a equipe tinha planejado e, por isso, tinha necessidades diferentes. Ninguém quer passar por isso, principalmente os(as) investidores(as), uma vez que uma situação semelhante é um desperdício de tempo e recursos.

Uma pessoa escrevendo em um papel sobre uma mesa cheia de rascunhos, marcadores, canetas e um celular.

Essa frustração é evitada quando pesquisas e testes bem planejados fazem parte do projeto, pois eles trazem resultados que ajudam a equipe a montar estratégias e moldar a melhor experiência que o usuário pode ter. O conhecimento, em conjunto com a estratégia, resulta em produtos consistentes, mais assertivos e com maior probabilidade de agradar os usuários.

Se algo abrange produto e usuário, saiba que a UX Design está envolvida! Dentro da área da UX, existe uma especialização própria para coordenar pesquisas e testes com o usuário: a UX Research!

UX Research, ou Pesquisa de Experiência do Usuário, é uma área da UX Design especializada em entender o usuário e suas dores através de pesquisas, entrevistas, testes e análise de dados. Os profissionais de UX Research são responsáveis pelo planejamento, aplicação da pesquisa ou teste e o tratamento dos resultados de forma que possam gerar insights válidos para o projeto. Sem as pesquisas e os testes, a probabilidade de um serviço ou produto dar errado é muito grande e, consequentemente, gerar uma grande carga de retrabalho para a equipe.

Qual é o momento certo de fazer uma pesquisa?

Ilustração de uma mulher de costas olhando para três círculos atrás dela e escolhendo o primeiro entre as três opções.

Para dar início a uma pesquisa, basta ter uma pergunta importante a ser respondida. Em qualquer momento do processo de desenvolvimento de um produto, a equipe precisa se preocupar em realizar pesquisas e testes junto ao usuário, para que não se percam e possam detectar possíveis problemas ou oportunidades. O UX Researcher pode ter diferentes focos, dependendo do momento em que está planejando a pesquisa ou teste:

  • Antes do início do projeto: a pesquisa realizada antes do planejamento do produto pode ser chamada de Foundational Research (“pesquisa fundacional”, traduzida do inglês), Pesquisa Estratégica ou de Pesquisa Generativa. O foco da pesquisa no momento inicial é encontrar quais os problemas e as dores dos usuários que a equipe deseja solucionar com o produto. Um exemplo de método utilizado nesta ocasião é a Observação, pois podemos identificar padrões de comportamento e encontrar problemas através dela.

  • Durante o projeto: a pesquisa feita durante o desenvolvimento do produto pode ser intitulada Pesquisa de Design ou Pesquisa Tática. O objetivo é compreender como o produto deve ser construído, evitando problemas futuros e modelando da melhor forma possível a experiência do usuário. Nesse momento, um método bem interessante é a Entrevista, pois assim conhecemos mais a fundo o usuário e entendemos como o produto precisa ser construído para solucionar as dores dele.

  • Depois do projeto: a pesquisa realizada depois do projeto já concluído é chamada de Post-Launch Research (“Pesquisa de Pós-Lançamento”, traduzido do inglês). O foco principal é compreender como está sendo a experiência dos usuários com o produto pronto e suas funcionalidades. Essa pesquisa pode ser usada para testar se, de fato, o que foi planejado está indo de encontro com as necessidades do público-alvo. Aqui, podemos utilizar como exemplo os Testes de Usabilidade e as pesquisas de satisfação, pois ambos fornecem um feedback de como o usuário se sente interagindo com o produto.

A importância da pesquisa no ciclo de desenvolvimento de um produto é gigantesca, pois é ela quem vai definir se o projeto está indo pelo caminho certo ou se o planejamento precisa ser refeito.

Mas qual é a diferença entre UX Design e UX Research?

Ilustração de um menino olhando para uma tela.

Enquanto a UX Research é 100% focada em pesquisa, análise de dados e montagem de estratégias, a UX Design se preocupa em aplicar esses resultados de pesquisa e estratégias ao projeto que está sendo desenvolvido.

Infelizmente, muitas empresas exigem que a própria pessoa UX Designer seja responsável por todas essas funções sozinha. Dada essa exigência do mercado, muitos se confundem e acreditam que as duas áreas são as mesmas, quando, na verdade, elas têm focos semelhantes, mas responsabilidades diferentes.

Concluindo

Vamos relembrar os aprendizados? Neste artigo, aprendemos sobre:

  • O que é UX Research;

  • Como a UX Research pode ajudar no sucesso de produtos e serviços;

  • Os diferentes focos de pesquisas na área;

  • Qual é a diferença entre UX Research e UX Design.

Curtiu a conversa? Na Alura temos cursos e formações que podem te ajudar a se aprofundar cada vez mais no mundo da UX Research e da UX Design! Vamos deixar aqui algumas sugestões por onde iniciar: Formação de UX Design, Formação de UX Research: análise e visualização de dados e Formação de Desenvolvimento de Carreira em UX. Bora mergulhar em UX?

Até mais!

Gabriela de Lima Silva
Gabriela de Lima Silva

Olá, eu sou a Gabi Lima! Sou estudante de Design Gráfico. Amo ter contato com pessoas e entender seus sonhos e receios. Também sempre amei estudar, tanto que comecei a dar aulas de inglês aos 17 anos! Hoje em dia sou estagiária em UX na Alura!

Veja outros artigos sobre UX & Design