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Estatística e métodos de análise e visualização quantitativa para UX Research

A base para se conseguir uma boa experiência para as pessoas é conhecendo suas necessidades, problemas e motivações para criar algo voltado para elas. Cada pessoa possui uma necessidade em específico, mas precisamos observar e identificar os padrões de comportamentos e de interesses da maioria das pessoas.

Quando conseguimos estabelecer padrões de comportamentos, conseguimos entender o interesse das pessoas ou o fluxo mais comum de navegação. Isso também ajuda a estabelecer uma ordem de prioridade para todas as ações.

Na análise de dados quantitativos, podemos tentar relacionar diferentes variáveis e observar se é possível estabelecer ou não se existe uma relação entre eles. Observar a relação é muito importante para estabelecer se existe uma causa e efeito ou não.

Com uma grande quantidade de dados é possível gerar agrupamentos estatísticos que possuam embasamentos mais reais. Esses agrupamentos podem ser contemplados em visualizações acessíveis e de fácil compreensão para diversos tipos de usuários, facilitando o entendimento para o pesquisador e os stakeholders interessados nestes resultados.

Para isso, aprender estatística é uma das principais necessidades para trabalharmos com métodos quantitativos. Todos estes conceitos básicos serão abordados através de uma ferramenta amigável que você provavelmente utiliza muito no dia-a-dia, o Google Sheets. Depois, você irá aprender a projetar e analisar estes dados em algumas das ferramentas de visualização mais utilizadas do mercado, como o Google Data Studio e o Power BI.

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Com quem você vai aprender?

  • Daniel Siqueira

    Daniel é instrutor na escola de Dados e professor de Matemática, Física, Química e Inglês. Tem verdadeira paixão em aprender coisas e assuntos novos, e transmitir seus conhecimentos.

  • Daniel Siqueira

    Daniel é instrutor na escola de Dados e professor de Matemática, Física, Química e Inglês. Tem verdadeira paixão em aprender coisas e assuntos novos, e transmitir seus conhecimentos.

  • Livia Cristina Gabos Martins

    Comecei na área de UX quando tudo era mato. Trabalho há 10 anos na área de UX, especialmente com a parte de pesquisa e acessibilidade. Mestre em Visualização de informações aplicada na engenharia de software, graduada em Sistemas de Informação na UNESP/SP. Já dei aulas de programação para pessoas cegas e já trabalhei com Selo de Acessibilidade Digital criado pela prefeitura da cidade de São Paulo.

  • Livia Cristina Gabos Martins

    Comecei na área de UX quando tudo era mato. Trabalho há 10 anos na área de UX, especialmente com a parte de pesquisa e acessibilidade. Mestre em Visualização de informações aplicada na engenharia de software, graduada em Sistemas de Informação na UNESP/SP. Já dei aulas de programação para pessoas cegas e já trabalhei com Selo de Acessibilidade Digital criado pela prefeitura da cidade de São Paulo.

  • Vitória de França Comarin

    Vitória é graduada em Relações Públicas pela UFRGS e MBA em Big Data pela ESPM. Possui 7 anos de experiência com Marketing Digital e Analytics, tendo atuado em projetos de visualização de dados, mídia, digital analytics e testes A/B. Atualmente trabalha com Marketing Analytics no Nubank.

  • Vitória de França Comarin

    Vitória é graduada em Relações Públicas pela UFRGS e MBA em Big Data pela ESPM. Possui 7 anos de experiência com Marketing Digital e Analytics, tendo atuado em projetos de visualização de dados, mídia, digital analytics e testes A/B. Atualmente trabalha com Marketing Analytics no Nubank.

  • Ana Duarte

    Sou bacharela em Estatística e atualmente curso Ciência da Computação. Já atuei como cientista de dados no ramo educacional e financeiro e hoje sou instrutora na Escola de Dados da Alura e voluntária na equipe de projetos do grupo Data Girls. Sou apaixonada por transformar dados em informação inteligente usando a ciência de dados em diversos tipos de aplicação. Fora isso, sempre estou acompanhando alguma série e procurando novas rotas para andar de bike.

  • Ana Duarte

    Sou bacharela em Estatística e atualmente curso Ciência da Computação. Já atuei como cientista de dados no ramo educacional e financeiro e hoje sou instrutora na Escola de Dados da Alura e voluntária na equipe de projetos do grupo Data Girls. Sou apaixonada por transformar dados em informação inteligente usando a ciência de dados em diversos tipos de aplicação. Fora isso, sempre estou acompanhando alguma série e procurando novas rotas para andar de bike.

  • David Neves

    Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

  • David Neves

    Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

  • Mateus Villain

    Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.

  • Mateus Villain

    Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.

Passo a passo
  1. 1 Estatística para análise de dados

    O principal para análise de dados é conhecer sobre estatística. Por isso, agrupamos os cursos mais abrangentes sobre estatística para que seja possível manipular e analisar a sua base de dados.

    Você irá aprender os conceitos mais importantes de estatística através da ferramenta Google Sheets, uma ferramenta online e amigável que irá proporcionar a base muito utilizada por pesquisadores e cientistas de dados afora.

    • Alura+ Diferença de pesquisa quantitativa e qualitativa

    • Curso Data Analysis: Google Sheets

      06h
      • Monte uma planilha do zero, aplicando os princípios de Data Visualization e organização dos dados
      • Gere gráficos e veja os cuidados para sua melhor leitura
      • Manipule a média móvel
      • Aprenda técnicas de análises de dados
      • Veja a correção por dias úteis e finais de semana
      • Calcule a taxa de conversão de clientes
    • Artigo Média ou mediana? Entendendo cada uma | Alura Cursos Online

    • Curso Data Analysis: previsões com Google Sheets

      08h
      • Aprenda sobre Frequência Relativa e Absoluta
      • Entenda tudo sobre histogramas
      • Aprenda como calcular a correlação entre duas variáveis e classificá-las
      • Como trabalhar com regressão Linear
      • Como trabalhar com os diferentes tipos de sazonalidade
      • Aprenda a criar modelos que farão previsão envolvendo tendência e sazonalidade
      • Aprenda sobre os principais problemas e vieses dos dados
    • Artigo Gráfico de pizza | Alura Cursos Online

    • Curso Data Analysis: estatística com Google Sheets

      08h
      • Aprenda como utilizar a probabilidade na análise de dados e tomada de decisões
      • Calcular o Valor esperado (Payoff)
      • Aprender a utilizar na análise medidas de tendência central
      • Como utilizar o Quartil para resumir os dados
      • Utilizar Média Ponderada, Geométrica e Harmônica
      • Como utilizar e calcular o Churn Rate
      • Como fazer análises com o Cohort
      • Como calcular o tempo de retenção de um cliente
  2. 2 Métodos de pesquisas

    Existem métodos de pesquisa muito comuns que podem ser usados para conseguir informações dos usuários e analisar padrões de comportamento.

    O importante, neste caso, não é a ferramenta. Temos que ter cuidado para não adicionarmos vieses de interesses na pesquisa, desperdiçando dados que podem ser difíceis de serem conseguidos novamente.

    • Curso UX Research: análise de concorrentes

      08h
      • Saiba como realizar uma pesquisa quantitativa com um questionário
      • Conheça quais são e como calcular indicadores estatísticos para uma pesquisa quantitativa
      • Identificar e localizar seus concorrentes diretos e indiretos
      • Conheça sobre fluxos de tarefas (task flow) e fluxos de usuário (user flow)
      • Aprenda como avaliar os fluxos e diagramas criados para melhoria da usabilidade
      • Veja como apresentar o conteúdo da pesquisa que passaram por várias fases
    • Podcast UX: Pesquisa com o Usuário – Hipsters #44

  3. 3 Ferramentas de Visualização

    Tão importante quanto gerar uma análise de dados elaborada, é imprescindível garantir que estes dados sejam facilmente compreendidos pelos interessados nos resultados.

    Nesta seção, iremos abordar sobre algumas das ferramentas de visualização mais utilizadas no mercado, possibilitando a análise e compartilhamento de dados através de dashboards simples e intuitivos de utilizarem. Algumas dicas para aprimorar e tornar a sua visualização mais acessível também serão abordados.

    • Curso UX Design: criando dashboard com Data Studio

      08h
      • Crie um dashboard do zero
      • Defina as métricas do seu dashboard
      • Identifique as melhores visualizações para seus dados
      • Crie uma paleta de cores e um layout para seu dashboard
      • Conte uma história com seus dados
      • Aplique filtros, combinação de dados e funções para agrupamento de dados
      • Aprenda a criar um portfólio na área de visualização de dados
    • Alura+ Power BI: Entendendo a Linguagem M

    • Curso Power BI: explorando recursos visuais

      08h
      • Conheça diferentes funcionalidades do Power BI Desktop para montar um relatório personalizado
      • Aprenda a configurar um tema para padronizar cores e família de fontes
      • Entenda como formular uma pergunta para o Power BI sugerir uma visualização baseada nos seus dados
      • Realize a previsão e localização de anomalias em série temporais no relatório Power BI
      • Compreenda como a análise automatica do Power BI pode explicar flutuações nos gráficos
      • Estruture uma apresentação dinâmica com um relatório Power BI
      • Aplique alternativas de acessibilidade para os relatórios construídos em Power BI
    • Alura+ Acessibilidade nas cores

  4. 4 Monitoramento e análise

    Não adianta colhermos dados dos usuários e analisarmos comportamentos sem saber o que fazer com esses dados. Quais os próximos passos, como melhorar o que temos atualmente no nosso produto?

    Tudo isso são necessidades específicas para cada produto e serviço. Assim, o objetivo é apresentarmos como realizar esse monitoramento e análise do que criamos.

Escola

UX & Design

Além dessa, a categoria UX & Design conta com cursos de Usabilidade e UX, Vídeo e Motion, 3D,e mais...

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Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Professor bem aplicado e didático explicando muitos conceitos usados no dia a dia de forma clara e concisa.Valeu!

Data Analysis: Google Sheets

Guilherme

Me surpreendeu o curso. Achei que por saber bastante de Excel nada seria apreendido de novo. Vários temas aqui tinha visto nos próprios cursos de Estatística da Alura, mas acho que este demonstrou com as ferramentas mais acessíveis os conceitos de previsões. PArabéns

Data Analysis: previsões com Google Sheets

LUIZ CARLOS GONCALVES JUNIOR

Muito boa experiência. O instrutor conduz muito bem as suas aulas com uma didática simples e direta ao ponto. Além disso, mostra que para fazer Análise de Dados não obrigatoriamente necessário ter ferramentas sofisticadas. Apesar de básico, o curso esclarece pontos que são necessários para analisar dados.

Data Analysis: estatística com Google Sheets

Luiz Peralta

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