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UX Research: imersão em artefatos de pesquisas quantitativas

Introdução ao case - Apresentação

Olá, tudo bem com você? Te dou boas-vindas ao nosso curso de Imersão em Artefatos de Pesquisas Quantitativas.

Eu sou a Gabi Lima, instrutora aqui na escola de UX & Design, e será um prazer te acompanhar no decorrer desse processo.

O que iremos estudar ao longo do curso?

Existe uma empresa chamada Gatito, um pet shop, ou seja, uma loja focada em vender serviços e produtos para o bem-estar dos animais de estimação. Nesse momento, essa loja está abrindo um e-commerce, uma loja virtual, e nós vamos ajudar nesse processo.

Faremos isso por meio da elaboração de formulários, teste A/B, e card sorting, para resolver os problemas surgidos.

Agora, gostaria da sua atenção especial para o seguinte: esse curso se trata de uma imersão, focado para pessoas que não conhecem nenhum desses temas, ou seja, vamos falar o que é cada método, quando utilizá-los, os tipos de método existentes, e boas práticas em cada um deles.

Assuntos mais analíticos e específicos em relação a cada um desses métodos de pesquisas quantitativas, serão abordados em cursos futuros.

Aproveito para puxar o gancho e responder: para quem é esse curso?

Estamos aqui para auxiliar você, pessoa que trabalha na área de pesquisa do usuário; pessoa que não conhece sobre formulários, teste A/B e card sorting; e pessoa júnior da área de UX & Design ou UX Research.

Caso você seja uma pessoa que já conhece tais métodos, procura um conteúdo mais analítico e crítico em relação a cada uma das metodologias que iremos abordar, ou já é especialista nos assuntos que serão abordados, te recomendo algum outro curso da nossa plataforma. Tenho certeza que algum deles vai te auxiliar e te atender.

Está pronto para iniciar o nosso curso?

Espero você na próxima aula!

Introdução ao case - Overview

Vamos dar uma espiada no que aprenderemos ao longo desse curso?

Digamos que duas equipes chegaram até nós pedindo ajuda, a Equipe de Produtos e a Equipe de Marketing. Eles pediram ajuda para resolver dois problemas distintos que a pesquisa pode ajudar a solucionar.

A equipe de produtos, responsável por desenvolver o e-commerce, está com dificuldades em pegar toda a lista de produtos e serviços que a Gatito irá vender e classificá-los, de modo que seja fácil e simples para a pessoa usuária procurar e encontrar o que deseja.

Os responsáveis estão com dificuldade de realizar esse processo de forma assertiva. Nesse caso, nós do pessoal de pesquisa podemos ajudar nisso.

A equipe de marketing está com um problema um pouco diferente. Eles farão uma campanha de lançamento através de e-mail marketing, ou seja, nesse contexto, o e-mail é a peça-chave para atrair a pessoa usuária a visitar o site da Gatito no dia do lançamento.

Para isso, para que a campanha seja assertiva, precisamos fazer uma pesquisa em cima e descobrir qual e-mail seria o ideal a ser enviado. Sim, nosso pessoal de pesquisa pode ajudar também nesse caso.

E como iremos ajudar? Com pesquisas, obviamente!

Usaremos formulários, card sorting e teste A/B para nos guiar ao longo desse processo de encontrar a solução ideal.

Vamos falar sobre tópicos como:

Na próxima aula, vamos investigar de forma mais profunda cada um desses desafios que nós recebemos.

Introdução ao case - Analisando o desafio

Nesse momento, nós vamos analisar os desafios que a Gatito nos apresentou.

Antes de tudo, vamos entender para quem nós iremos trabalhar. A Gatito é uma loja pet shop que trabalha presencialmente ou por telefone, sendo a maioria das vendas presencial e uma pequena parcela pelo telefone.

A Gatito vende serviços e produtos focados no bem-estar do animal de estimação, portanto, o que uma pessoa que cuida de um pet precisar, ela pode contar com essa empresa.

Atualmente, o desafio que a Gatito enfrenta é montar um novo e-commerce, ou seja, montar uma plataforma digital para vender os seus produtos. Então, em vez de excluir a forma presencial e a forma por telefone, eles irão adicionar uma nova forma de vendas através da internet, para facilitar um pouco a vida das pessoas usuárias.

No entanto, o caminho para se montar um e-commerce não é um caminho apenas reto e direto. Geralmente, nós encontramos algumas curvas no decorrer da caminhada, alguns problemas que não esperamos.

Nossa missão é ajudar a Gatito a passar por essas curvas e entender soluções viáveis para cada um desses problemas.

Quais são os desafios que a Gatito está enfrentando?

São eles os seguintes:

  1. Primeiramente, eles estão com dificuldade em separar toda a tabela de produtos em grupos e classificá-los;
  2. Em segundo lugar, estão com dificuldade em escolher o melhor e-mail para a campanha de e-mail marketing.

Vamos entender por que cada um desses problemas é tão importante.

O primeiro problema, em relação à classificação de produtos, gera algumas questões bem específicas e especiais. Para as pessoas desenvolvedoras, isso é muito importante. Uma classificação é a diferença entre um site organizado e um site desorganizado. Mas por quê?

Nas classificações, nós conseguimos separar os produtos de uma forma muito mais eficiente, e até mesmo automatizar o processo, para que as pessoas consigam encontrar os produtos com maior facilidade.

Muitas das vezes, a depender da situação, classificações erradas podem quebrar o site. Caso as classificações não forem bem definidas, organizadas e apresentadas dentro de uma página, podem acontecer grandes problemas técnicos em relação a ela.

As pessoas usuárias também podem encontrar barreiras caso as classificações não sejam bem feitas, pois isso pode significar pesquisas muito mais longas, caminhos muito mais "tortuosos" para que elas consigam realizar uma simples compra.

Não é isso que queremos para as pessoas usuárias. Nós não queremos que elas fiquem no site durante 20 minutos para conseguir encontrar um único produto, pois não é algo viável para a experiência da nossa pessoa usuária.

Por isso, esse primeiro problema é algo muito importante de trabalharmos.

Falando agora sobre o segundo problema, em relação a escolher o melhor e-mail para a campanha, vamos falar dessa importância. O e-mail, na campanha de e-mail marketing, é a forma de comunicação entre nós e a nossa pessoa usuária.

Sendo assim, se o e-mail não for bem construído e organizado estrategicamente, nós não vamos conseguir chamar a atenção da nossa pessoa usuária. Nesse caso, a campanha de lançamento por inteiro pode cair, devido a um e-mail mal escolhido.

Portanto, precisamos dar uma atenção especial para esse desafio, esse problema que nós recebemos.

Após entendermos a importância de cada um desses desafios, vou te dizer que você é a pessoa responsável por encontrar soluções para eles. Nós duas, ou nós dois, iremos resolver esses problemas juntas e juntos. Será um trabalho conjunto, sendo que a nossa equipe de pesquisa será você e eu.

Na próxima aula, nós vamos falar sobre os métodos que iremos trabalhar ao longo desse processo. Vejo você lá!

Sobre o curso UX Research: imersão em artefatos de pesquisas quantitativas

O curso UX Research: imersão em artefatos de pesquisas quantitativas possui 130 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Research em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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