Primeiras aulas do curso Design Thinking: Viabilizando soluções

Design Thinking: Viabilizando soluções

Imersão - Apresentação

Olá, eu sou o André Tardelli e dou as boas-vindas ao curso de Design Thinking: Viabilizando Soluções. Dessa forma, o que nós vamos aprender neste curso? Basicamente nós vamos transformar desafios complexos em soluções tangíveis. Então nós vamos mostrar essa metodologia do Design Thinking, mostrando todo o processo, etapas e técnicas utilizadas para fazer esse levantamento de ideias.

Para alcançarmos esse nosso objetivo, nós vamos começar, primeiramente, identificando os nossos problemas. Então nós vamos utilizar também diferentes abordagens e técnicas, para que estejamos realmente imersos naquele mundo e que consigamos também nos colocarmos no lugar do usuário quando formos levantar um problema específico para ele.

Nós também vamos fazer o processo de viabilização de soluções, ou seja, vamos ver se aquela solução vai realmente atender, dado determinado contexto, se vai haver alguma limitação e se vai ter algum problema possível, para que possamos também evitar e realmente criar coisas cada vez mais direcionados para ajudar o usuário.

Por fim, todo esse processo será aplicado em um portfólio. Então serão mostradas todas as diretrizes e formas para que você consiga realmente documentar e aplicar esse processo, essa metodologia, ao longo do seu dia a dia. Então o que não vamos aprender nesse curso? Primeiramente vão ser práticas específicas para pessoas que já estão presentes na área de inovação.

Esse curso, ele vai ser básico, então o objetivo dele é realmente introduzir esses conceitos e técnicas do Design Thinking, que serão utilizadas para auxiliar ao longo do curso. Então, se você já trabalha com essa área, você provavelmente não vai ver muita coisa nova por aqui. Além disso, nós também não vamos abordar uma solução 100% digital. O que queremos dizer com isso?

Nós não vamos colocar soluções, por exemplo, para viabilizar um aplicativo ou um site, por exemplo. O Design Thinking, ele pode ser aplicado para soluções tecnológicas ou não tecnológicas. Então, nesse caso, não será abordada uma solução 100% digital. Eu já aviso que a solução que vamos fazer vai ser realmente voltada para parte de infraestrutura da loja, então não espere algo 100% digital para esse caso.

Para quem será esse curso então? Será para pessoas que querem solucionar problemas de uma forma criativa. Quando falamos a palavra Design, estamos remetendo aos termos de processo, então vamos mostrar totalmente quais são as etapas desse processo, para que você consiga estruturar esses problemas sem abrir mão da criatividade.

Além disso, é para pessoas que não conhecem sobre Design Thinking. Esse curso, ele realmente vai ser básico e bem introdutório, para que você consiga aplicar, de uma forma bem genérica, no seu dia a dia. Para quem não será esse curso então? Para quem já sabe algo de Design Thinking. Então se você já trabalha com isso, se você já atua nessa área, não vai ter nada muito novo para você, por ser uma parte bem introdutória.

Além disso, quem quer procurar uma solução digital, ou seja, viabilizar aquilo, dado um aplicativo ou um site - você não vai encontrar isso nesse curso. Como esse curso então será abordado? Como vamos aprender sobre o Design Thinking? Vamos aprender através de uma narrativa, ou seja, uma história, que será sobre a Gatito pet shop, que será uma loja de animais, que eles estão com alguns problemas financeiros.

Estão os personagens vão ter que utilizar algumas técnicas, para que eles consigam entender cada vez mais o que está passando ali, ao longo da loja, e realmente ver como eles poderiam viabilizar, documentar e entender esses problemas e soluções, dado o contexto que eles estão presentes.

Dessa forma, para concluir, nós vamos então mostrar todo esse processo de divergência e convergência, para que nós consigamos também levantar essas nossas ideias através de técnicas e diagramas, que serão apresentados ao longo do curso. Então vamos aprendendo aqui juntos e vamos embora.

Imersão - Apresentação da Gatito

Para começarmos, o conteúdo desse curso será abordado através de uma história, que será sobre a Gatito pet shop. Mas o que é a Gatito pet shop? A Gatito pet shop, será uma loja física, de bairro, que vai conter vários itens, acessórios, produtos, tudo o que for necessário para poder ajudar o seu animal de estimação.

A Gatito pet shop também possui um dono, que será um dos nossos primeiros personagens, que é o Pedro. O Pedro possui alguns conhecimentos de administração e ele é formado em contabilidade. Com base nisso, ele conseguiu se administrar e conseguiu abrir o primeiro negócio dele.

Além disso, Pedro também tem uma filha, que é a Laura. A Laura, é uma estudante universitária, que cursa Design, mas ela está sempre pela loja para poder ajudar o pai com coisas que ele sempre precisa no dia a dia. Para fechar essa nossa família, nós também temos o cachorro da família, que o Gatito, foi ele que deu a inspiração para o nome dessa loja. Então vamos conhecer um pouco mais sobre a loja da Gatito agora.

A loja da Gatito fornece alguns serviços além de, por exemplo, fazer a venda dos produtos fisicamente na loja. Ela também faz a venda e a entrega de produtos via telefone, que a pessoa não precisaria sair de casa, então é uma grande forma de eles conseguirem ganhar mais dinheiro com base nisso.

Um dos serviços que mais rendia para eles era o serviço de banho e tosa. Eles faziam banho e tosa de cachorros e gatos e, com base nisso, agendando o horário naquele determinado local, eles conseguiam fazer o banho e tosa e era de onde vinha a maior parte da renda deles. Vai ficar mais fácil de você entender como a Gatito funciona se entendermos como é a loja em si.

A Gatito, tem uma peculiaridade muito específica, ela é uma loja de dois andares. Então vamos dar uma olhada nesse primeiro andar. No primeiro andar, dado aqui a entrada, tem alguns itens, que são basicamente os produtos básicos que a loja tem, para qualquer tipo de animal de estimação, como ração, produtos para higiene, brinquedos e acessórios.

Também temos um depósito, dentro desse depósito ficam todos os itens que não estão no mostruário. Um banheiro e um caixa. Subindo as escadas para chegar no segundo andar, temos realmente o nosso serviço de banho de tosa. Aqui também temos coisas que são mais específicas, como, por exemplo, remédios para os animais, além de os próprios animais que podem ser colocados à venda, como os pássaros e os peixes.

Então onde esses animais ficam e a manutenção deles vai ficar tudo nesse segundo andar. Com base nisso, agora que entendemos um pouco mais sobre a loja da Gatito, podemos explicar um pouco mais sobre o problema que ela está passando no momento. A Gatito é uma loja que foi criada há mais ou menos um ano. Só que nesses três últimos meses, Pedro começou a notar uma queda muito drástica nas vendas.

Ele não sabia dizer o porquê estava tendo essa queda tão expressiva, só que ele estava vendo que se continuasse com esse déficit, que eles estão tendo, por mais três meses, eles vão falir. Então o Pedro precisa de algum plano de ação rápido para que eles não vão à falência. Como ele não sabe o que fazer, vai entrar aqui a nossa protagonista, que é a Laura.

A Laura, ela não quer que a loja vá à falência, então ela decidiu procurar alguma forma de conseguir ajudar a salvar essa loja do pai. Ela começou a procurar por alguns profissionais ou algumas pessoas que são especialistas em identificar e resolver esses problemas. Mas quando ela começou a procurar por isso, ela se deu com uma frase que marcou muito ela, que foi essa: Qualquer pessoa pode solucionar problemas.

Então até ela, uma estudante universitária, poderia chegar ali e resolver toda essa situação para o negócio do pai e conseguir ajudar a loja, sem ser uma grande especialista nisso. Ela só precisaria seguir um conjunto de passos, uma receita. O que ela deveria fazer para conseguir resolver esse problema.

Então, basicamente, a Laura começou a estudar um pouco e procurar por metodologias. Por onde ela tem que começar? Como ela tem que fazer isso? Com base nisso, ela começou a aventura dela para conseguir salvar a loja do pai. É com isso que nós vamos trabalhar na apresentação desse curso. Então vamos dar uma olhada no que a Laura conseguiu descobrir até agora. Vamos embora?

Imersão - Metodologia do Design Thinking

A Laura então decidiu procurar por algumas formas de resolver problemas, para que ela conseguisse ajudar na situação atual da Gatito. Dessa forma, o ideal para ela seria realmente encontrar uma metodologia, onde ela conseguiria, por exemplo, entender melhor qual seria o processo e as etapas necessárias para que ela conseguisse solucionar o problema.

Ela poderia resolver perguntas como: por onde eu começo? Depois que eu terminar essa etapa, para onde eu vou? O que eu tenho que fazer? Então o ideal, realmente, para ela foi procurar por algumas metodologias e ver quais conseguiriam encaixar para situação da Gatito da melhor forma possível.

Quando ela começou a buscar, um dos primeiros resultados quando ela buscou por metodologias para resolução de problemas, foi o Scrum. O Scrum será um framework ágil para que você consiga solucionar esses seus problemas de uma forma bastante dinâmica e rápida.

O Scrum, ele será um framework ágil, então a partir disso, ele será muito mais focado também na ação e no processo para você conseguir chegar àquela solução. Então dada determinada solução específica que você quer alcançar, você vai quebrar o problema em pequenas tarefas e a partir disso você vai entregando para chegar naquele objetivo principal.

Dessa forma, essas entregas serão feitas de uma forma que será sempre menor e rápida. Então haverá um intervalo predefinido de tempo para que você consiga entregar aquelas pequenas funcionalidades e aqueles pequenos pedaços da sua solução, que você pretende entregar. A Laura achou interessante, mas qual o problema do Scrum, no caso, para ela?

O Scrum, ele vai ser um framework, ele não vai ser uma metodologia, no caso. Então, por ser um framework, ele vai ser muito mais aberto e vai necessitar de uma adaptação do que ela vai ter, dado o determinado contexto dela. Uma metodologia será mais bem explicada, mostrando quais seriam os passos iniciais para que ela pudesse começar.

Como a Laura está em um caso muito solto ainda, não seria muito legal que ela começasse aplicando um framework diretamente e realmente ser uma parte mais guiada. Além disso, ele necessitará de uma equipe. O Scrum, ele tem alguns papéis predeterminados, predefinidos, que precisam ser presentes na equipe para que esse framework consiga funcionar. Então, no caso, o Scrum não será muito útil para ela aqui.

Uma outra metodologia, que agora ela conseguiu encontrar, foi o tal do PDCA. O que significa esse PDCA? Ele vem do acrônimo dessas quatro letras, que significa o P, de planejar, que vem do P do plan, em inglês; o D de fazer, que vem do do; o C, que vem do verificar, que vem do check; e o A, do agir, que vem do act.

A ideia seria seguir essas quatro etapas dessa metodologia para que você conseguisse realmente resolver esses problemas. Então você começaria por uma etapa de planejamento, o que você teria que fazer para conseguir resolver aquele problema. A etapa de você realmente fazer ele em si, depois verificar se vai funcionar, se deu tudo certo, e, no final, agir se houver necessidade de alguma melhoria.

Dessa forma, o PDCA, ele também vai ser bem mais focado na ação. Uma das coisas que ele terá de problema, vai ser que ele não será tão focado em um processo de descoberta. Como assim, processo de descoberta? O caso é que a Laura não sabe nem qual é o problema que ela quer tratar, ela sabe que tem uma queda nas vendas da loja Gatito.

Mas, provavelmente, o problema principal será uma coisa mais específica, ela vai precisar de um direcionamento para que ela consiga entender melhor esse problema. Então, no caso, o PDCA também não será tão útil para ela, porque ela precisa desse processo de descoberta. É aqui que entra uma metodologia que vai ajudar bastante a Laura nesse caso, que será o tal do Design Thinking.

Quando estamos falando da palavra design, estamos vendo muitas vezes a palavra arte, de alguém fazendo desenho, de alguma parte mais artística. Só que, no caso, o design está vindo realmente para a palavra de processo, então tente pensar como se Design Thinking fosse o processo de pensamento, para que você conseguisse viabilizar suas soluções.

Então o processo do Design Thinking, e realmente o que estamos querendo dizer, ele vai seguir por algumas etapas. A primeira etapa vai ser a etapa de exploração, que é onde nós realmente vamos conseguir ter esse processo de descoberta, então, por exemplo, vamos começar a entender um pouco melhor o usuário.

Vamos usar algumas abordagens para conseguirmos entender e realmente identificar quais seriam essas possíveis observações para transformá-las em possíveis problemas. Depois disso, vamos para a etapa de definir. Agora que fizemos todo aquele levantamento na etapa de exploração, vamos começar a definir quais serão os problemas específicos que estarão ali.

Também vamos escolher qual será o problema que vamos atacar, porque nós vamos resolvê-los de maneira progressiva. O terceiro passo será implementar, então agora realmente vamos chegar na parte da solução e vermos como poderíamos melhorar naquele caso, como poderíamos fazer e se aquilo seria realmente viável. E depois a fase de testar.

Ou seja, depois que você encontrou aquela sua solução, está tudo certo, tudo funcionou, será que vai ter a necessidade de melhoria? Isso tudo será comprovado nessa fase de teste. Repara que por ter essas setas, será um processo cíclico, então o processo do Design Thinking, ele vai ser bem contínuo nesse caso.

Você sempre pode voltar para essas etapas e refinar cada vez mais suas descobertas. Outra coisa que será muito interessante no Design Thinking, nesse caso, é que ele vai ter sempre o usuário no centro, ou seja, a empatia sempre estará no centro e sempre em mente em todas essas etapas.

Então, dessa forma, sempre tentaremos pensar como o usuário, entender as possíveis dores, até dores latentes, coisas que eles não conseguem externalizar, para que consigamos realmente resolver esse problema com uma coisa que vai agradar e que ele realmente vá utilizar. O Design Thinking também seguirá uma certa filosofia, que acaba sendo bem interessante para a Laura.

Ele vai ser um ciclo de convergências e de divergências. O que isso quer dizer? Quer dizer que nós sempre vamos chegar a uma etapa de divergir, ou seja, vamos começar a abrir todas as nossas ideias, todos os nossos problemas, todas as nossas soluções, mas eventualmente, quando vamos criar essas escolhas, vamos ter que entrar em uma etapa de convergir.

Ou seja, vamos ter que tomar uma decisão específica para isso. Nós não vamos resolver todos esses problemas de uma vez. Nós vamos fazer uma parte progressiva e que realmente consiga atender, dado determinado contexto e dado as descobertas que temos naquele momento.

Por fim, como conseguiríamos externalizar todo esse processo de convergência, de divergência, essas etapas, como conseguiríamos colocar de uma forma visual para que facilitasse esse seu entendimento? Vamos utilizar um diagrama chamado de duplo diamante. Esse duplo diamante, nós vamos ter esses dois diamantes, um voltado para o problema e um voltado para a solução.

Basicamente nós vamos começar com essa etapa, da filosofia de divergir, e depois nós vamos sempre convergir. Então a primeira etapa desse diamante, entrará no desafio complexo, onde vamos divergir esses nossos problemas e convergir para o problema e o desafio principal.

Depois vamos entrar no segundo diamante, da solução, onde vamos começar a divergir essas nossas soluções e convergir para o que vamos realmente entregar para o usuário. A partir daqui, aquelas etapas que falamos, podem também estar presentes no diamante, então vamos ter aquela etapa de exploração, que vai entrar como descobertas que faremos para fazer esse processo de imersão.

A etapa de definições, para escolhermos qual será o problema a ser tratado, a etapa de desenvolvimento, que vamos começar a levantar as nossas possíveis soluções e a etapa de entrega, que é onde vamos realmente escolher, vamos ver se aquilo está tudo certo e também viabilizar aquilo, dado determinado contexto.

Então essa é a ideia básica do que vai ser apresentado no Design Thinking. Por ter esse processo de descoberta, a Laura achou bem interessante e decidiu aplicar e pelo menos testar para ver o quão longe ela conseguiria chegar utilizando essa abordagem. Então vamos ver quais foram os resultados da Laura, a partir de agora, e ver como essa história vai se desenrolar. Vamos embora.

Sobre o curso Design Thinking: Viabilizando soluções

O curso Design Thinking: Viabilizando soluções possui 145 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX - User Experience em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX - User Experience acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas