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Como a cultura digital impacta a sua empresa?

Athena Bastos

Athena Bastos


Não é novidade que a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital em muitas empresas. O que talvez muita gente não se dê conta é que este era um movimento que já estava se consolidando no mercado.

O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento de muitos aspectos. Permitiu, por exemplo, uma análise de dados mais aguçada, resultando em decisões mais estratégicas para os negócios.

Cada vez mais, a automação também garantiu que as pessoas pudessem se dedicar a ações mais estratégicas e não tanto operacionais, transformando assim a dinâmica de trabalho. Porém, há uma resistência a esse movimento, o que é natural por ainda haver alguns medos e tabus.

No entanto, não há dúvidas de que todos os caminhos futuros apontam para a tecnologia. Isto nos mostra que a transformação digital não é uma tendência optativa, mas algo inevitável.

Então, é importante ter em mente que a construção de uma cultura digital é a garantia de um futuro sustentável para as empresas.

Esse movimento pode (e deve) ser liderado e apoiado pelos times de tecnologia.

Não para criar essa cultura digital como algo exclusivo das áreas de TI, mas para construir algo que compreenda toda a empresa.

Por isso, neste artigo, entenderemos mais sobre o que é cultura digital, suas transformações, conexão com a cultura de inovação e as formas de promovê-la nas empresas.

cultura digital

Cultura digital: o que é?

De modo geral, a cultura digital refere-se às transformações que a tecnologia causa na vida das pessoas, especialmente na forma como interagimos com o mundo. Ou seja, a partir de novas tecnologias, a sociedade permanece em constante crescimento, com novas oportunidades, desafios e benefícios em todas as áreas da vida.

A definição de cultura digital é, portanto, o impacto que esse processo de evolução e inovação das tecnologias — que pode ser chamado de transformação digital — gera em uma cultura.

Como surgiu a cultura digital?

A cultura digital não surgiu de um dia para o outro, mas foi se construindo gradualmente a partir de uma série de avanços tecnológicos e sociais que se entrelaçaram ao longo do tempo.

De forma breve, o ponto de partida desta jornada foi a invenção do computador, na década de 1940, marcando o início da era da informação. Mas foi a partir da década de 1960, com o surgimento da internet, que a informação começou a se disseminar de forma mais ampla.

No entanto, foi na década de 1990, com o desenvolvimento da World Wide Web (WWW) e os computadores pessoais, que a internet se tornou mais acessível, abrindo caminho para a era da informação. Já nos anos 2000, o surgimento dos dispositivos móveis consolidou a cultura digital, com a internet se tornando onipresente em nossas vidas — como é até hoje.

Cultura digital: exemplos

Para entendermos melhor o que é essa transformação e o que mudou com a cultura digital, basta imaginar como seria impossível, há algumas décadas, conversar com alguém do outro lado do planeta em tempo real, vendo seu rosto em uma tela. Essa mudança impactou as relações pessoais, o funcionamento das empresas, a educação e a economia global.

Outro exemplo marcante da cultura digital é a ascensão das redes sociais. Plataformas como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) transformaram a forma como nos conectamos, compartilhamos experiências e consumimos informações, criando comunidades online que refletem em movimentos sociais e políticos.

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Cultura digital em empresas: o que mudou?

O primeiro passo para compreender a cultura digital empresarial é entender que a disruptura não atinge exclusivamente os setores tecnológicos. Ou seja, não compreendem apenas e-commerces, aplicativos e fintechs.

Pelo contrário, a tecnologia tem se mostrado indispensável não só na oferta do produto final, mas também como meio — utilizada nas estratégias e nas operações da empresa. Assim, a transformação digital atinge diretamente a base dos negócios, especialmente na busca por mais eficiência e eficácia dos processos internos, à experiência das pessoas colaboradoras e clientes.

Como o vice-presidente de pessoas e tecnologia do Grupo Boticário, Daniel Knopfholz explica, a expressão “transformação digital” pode ter significados diferentes a depender do contexto das empresas:

“Às vezes, ouvimos que uma empresa fez uma transformação digital, mas na verdade era apenas um e-commerce novo (e uma boa divulgação na imprensa). Em outros casos, a transformação digital realmente transformou a empresa inteira”.

É inegável que, de todo modo, houve uma transformação com impacto em diversas áreas das organizações, tais como:

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Diferenças entre cultura de inovação e cultura digital

Nessa perspectiva, é importante definir a diferença entre a cultura digital e a cultura de inovação. Ou melhor, compreender como esses dois conceitos se relacionam.

O primeiro ponto é entender que as novas tecnologias não representam necessariamente inovações:

“São apenas negócios como sempre. Todas as empresas precisam implantar constantemente novas tecnologias para manter a competitividade”, explica Iliya Rybchin, sócio da consultoria de gestão global Elixir Consulting.

Apenas para exemplificar, a instalação de um novo sistema de telefones pode ser uma nova tecnologia. Mas não é uma inovação, correto?

Isso significa que fomentar uma cultura de inovação não está vinculado exclusivamente à implementação de novas tecnologias ou da mais recente solução digital. É construir um ambiente onde novas ideias geram resultados positivos e impulsionam a empresa.

A cultura de inovação concentra-se em encontrar maneiras criativas de trazer soluções para problemas, a partir das necessidades dos(as) clientes. Ou seja, a inovação refere-se à criatividade e à capacidade de resolução de problemas complexos das pessoas. São as pessoas que inovam, as tecnologias são apenas ferramentas:

“Os CIOs inovadores colocam as pessoas — seu conhecimento, imaginação e criatividade humana — na vanguarda da solução de problemas e criam um espaço seguro para que criem soluções abertamente. [...] As pessoas inovam e a tecnologia é um meio de dar vida a essa inovação”. — Santhosh Keshavan, vice-presidente e CIO da empresa Voya.

5 tipos de cultura digital

No ambiente corporativo, podemos conferir diferentes tipos de culturas digitais, que podem ser relacionados, ou não, uns com os outros. Confira a seguir quais são:

1. Cultura de dados

Na cultura de dados, a informação reina. As empresas que abraçam essa filosofia não se baseiam em intuições ou “achismos”, mas sim em dados concretos e análises profundas para tomar decisões estratégicas.

Para promover essa cultura, as empresas precisam investir em ferramentas e sistemas de análise de dados, transformando números brutos em insights valiosos. Dashboards interativos, visualizações de dados e algoritmos de Machine Learning são apenas algumas das ferramentas utilizadas para estudar padrões, tendências e oportunidades ocultas nos dados.

2. Cultura de colaboração

A colaboração é a base dessa cultura, unindo pessoas colaboradoras de diferentes equipes em prol de objetivos comuns. As empresas que adotam essa filosofia costumam valorizar a sinergia, o compartilhamento de ideias e a construção coletiva do conhecimento.

Para facilitar esse processo, as ferramentas digitais são as grandes aliadas. Plataformas de comunicação instantânea, videoconferência e softwares de gestão de projetos podem ajudar a romper barreiras físicas e conectar pessoas, principalmente no trabalho remoto, para que todas as pessoas estejam na mesma página.

3. Cultura de inovação

Na cultura de inovação, a busca por novas ideias e tecnologias é constante. As empresas que a cultivam não se contentam com o status quo, mas estão sempre em busca de novas formas de otimizar seus processos, produtos e serviços e, principalmente, para criar novas oportunidades de se manter à frente da concorrência.

É importante destacar que, como o objetivo é inovação, o erro é visto como oportunidade de aprendizado e a criatividade é celebrada como um diferencial competitivo.

Além disso, as empresas que abraçam essa cultura priorizam ferramentas e tecnologias de ponta, promovem hackathons e incentivam a participação de pessoas colaboradoras e líderes com ideias disruptivas.

4. Cultura de agilidade

Em uma cultura de agilidade, a palavra-chave é “adaptar-se”. As empresas que a incorporam entendem que o mundo dos negócios é um ambiente dinâmico, em constante transformação, e que a capacidade de responder rapidamente às mudanças é essencial para a sobrevivência e o sucesso sustentável.

Assim, flexibilidade, dinamismo e proatividade são valores essenciais nesse tipo de cultura. Esqueça os processos engessados e as hierarquias rígidas, as empresas ágeis valorizam a autonomia, a colaboração e a tomada de decisão descentralizada.

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5. Cultura de aprendizagem

Por fim, as empresas que adotam a cultura de aprendizagem entendem que o conhecimento é o seu maior ativo e investem no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e colaboradoras.

Neste cenário, o aprendizado é visto como um processo constante, essencial para acompanhar as mudanças do mercado, adquirir novas habilidades (Hard Skills e Soft Skills), e impulsionar a inovação.

Por conta disso, a curiosidade é estimulada, a busca por novos conhecimentos é valorizada e o ato de desenvolver habilidades de liderança é uma prioridade estratégica. As empresas que cultivam essa cultura costumam oferecer aos seus times formações, palestras e treinamentos — como os disponíveis no ecossistema Alura Para Empresas.

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Quais os benefícios da cultura digital para a sociedade?

A cultura digital, impulsionada pela internet e pelas tecnologias móveis, trouxe consigo uma série de benefícios que transformaram a sociedade de maneira profunda e abrangente.

A começar pela democratização do acesso à informação: nunca antes na história da humanidade tivemos tanto conhecimento disponível a um clique de distância.

Assim, bibliotecas, arquivos, periódicos científicos e obras literárias de diversas partes do mundo se tornaram acessíveis a qualquer pessoa com conexão à internet, abrindo um leque de oportunidades para acelerar o aprendizado, a pesquisa e o desenvolvimento pessoal.

A comunicação instantânea também é outro marco. Por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas de videoconferência, podemos nos conectar com pessoas de diferentes partes do mundo em tempo real.

Enfim, não podemos deixar de citar a facilidade de acesso a serviços e informações. Agendamentos médicos, transações bancárias, compras online e solicitação de documentos podem ser realizados de forma rápida através da internet. Além disso, a cultura digital também impulsionou o desenvolvimento de novas formas de entretenimento, com streaming de filmes e músicas, jogos e plataformas de conteúdo interativo.

Pontos negativos da cultura digital

É importante reconhecer que a cultura digital, apesar de seus inúmeros benefícios, também apresenta desafios e aspectos negativos que precisam ser considerados.

A exposição excessiva às telas, o sedentarismo, a dependência de dispositivos eletrônicos e o cyberbullying são alguns dos problemas que podem surgir com o uso inadequado das tecnologias digitais.

Outro ponto de atenção é a questão da privacidade e segurança na internet. Com o aumento do compartilhamento de informações online, torna-se crucial adotar medidas de cibersegurança para evitar crimes cibernéticos.

Além disso, a disseminação de notícias falsas, sobretudo nas redes sociais, também são aspectos negativos da cultura digital que merecem atenção, já que podem afetar diretamente as pessoas em suas opiniões e ações.

Ao trazer esses desafios para o mundo empresarial, essas questões devem ser trabalhadas e o pensamento crítico deve ser promovido. Isso porque, sem essa capacidade de filtrar informações, dificilmente a tecnologia será vista como aliada do seu negócio.

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Aspectos da cultura digital para observar na sua empresa

Como já mencionamos, a cultura digital atinge diversos aspectos da vida das pessoas e das organizações. Se você lida diretamente com liderança e desenvolvimento de equipes e quer criar uma cultura digital na sua empresa, aqui estão alguns pontos que você deve observar:

Redes sociais e o comportamento digital

A cultura digital impulsionou o crescimento das redes sociais e transformou o comportamento das pessoas no ambiente online.

Pessoas colaboradoras e consumidoras passaram a ter uma presença digital ativa, o que trouxe novos desafios para as organizações em gerenciar e se adaptar a esse comportamento.

Nesse contexto, tornou-se essencial que as empresas desenvolvessem um posicionamento digital sólido e digitalizassem suas soluções para atender a essa nova realidade e acompanhar o mercado.

Como, então, levar as organizações para o mundo digital?

Observamos investimentos crescentes em Employer Branding e fortalecimento da presença de marca nas redes sociais, além de um foco mais atento em Customer Experience, especialmente nos meios digitais.

Algumas empresas também já exploram o potencial do metaverso e estão criando soluções com Inteligência Artificial. Mais do que nunca, as organizações estão aprendendo a se adaptar e a prosperar em um mundo digital e interconectado.

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Automação com IA e cultura digital

O desenvolvimento da Inteligência Artificial e da automação de processos é, sem dúvidas, um caminho sem volta. Cada vez mais, elas vêm sendo utilizadas para agilizar os processos empresariais. Como consequência, confere às pessoas mais tempo para se dedicar às demandas estratégicas e menos operacionais.

A automação, inclusive, é uma tendência central que conecta várias outras: ela aparece tanto como solução oferecida ao mercado quanto como parte integrante dos processos internos das empresas.

Além disso, com a cultura digital IA, é possível realizar desde a análise preditiva de dados até o atendimento automatizado ao cliente, reduzindo custos e aumentando a precisão das operações.

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Mecanismos de comunicação e gestão online

Por fim, seja no trabalho remoto ou presencial, a comunicação é uma parte fundamental da eficiência operacional. Isso porque é necessário que a comunicação entre as pessoas seja parte de um processo organizado, especialmente online.

Para uma transformação na cultura digital nesse quesito, cada vez mais, as empresas utilizam processos em nuvem, o que assegura a continuidade das operações, mesmo diante de adversidades.

Vale destacar que, para que esses mecanismos de comunicação e gestão online sejam eficazes, é preciso mapeamento, comprometimento, organização e, sobretudo, segurança.

Como criar uma cultura digital empresarial no seu negócio

Já ficou claro que o desenvolvimento de uma cultura digital é um empreendimento vital no cenário competitivo das organizações, certo?

Como forma de resumo, aqui estão 5 passos para ajudar a desenvolver a cultura digital no seu negócio, partindo do princípio de que todas as pessoas podem se desenvolver em tecnologia.

  1. O primeiro ponto é entender que a cultura digital não deve fazer parte apenas do setor de TI (ou de alguns setores específicos), mas de toda empresa.
  2. Em seguida, a partir da análise de dados de toda a empresa, é fundamental entender como aproveitar as tecnologias ao máximo. Ou seja, não apenas viabilizar estratégias digitais, mas entender como o seu negócio pode explorar melhores oportunidades através da tecnologia, como o uso de ferramentas de IA, por exemplo.
  3. Depois, você precisa que a cultura organizacional, de fato, absorva todos os benefícios das tecnologias. Para isso, é importante encontrar os pontos que podem oferecer resistência e bloquear as mudanças para estudar formas de lidar com eles.
  4. Muitas vezes, você também precisará mudar a percepção sobre as contratações. Se você continuar selecionando pessoas da mesma forma que sempre fez, vai atrair talentos que se encaixam na cultura que está tentando mudar. O ideal é abrir espaço para perfis que vão contribuir para construção de uma nova cultura.
  5. Por fim, é importante remover a estrutura convencional da empresa e atualizá-la para uma estrutura (inclusive, hierárquica) que adote a transformação digital e que reforce a nova e flexível cultura digital. Nesse movimento, as pessoas colaboradoras se tornam mais autônomas e propositivas, o desenvolvimento de lideranças mais inclusivas e as equipes, como um todo, mais engajadas.

E você, acrescentaria algum item nessa lista? Como o seu negócio está se preparando e agindo diante das transformações digitais?

Se você quer criar uma nova cultura digital com tecnologia, foco em treinamento para líderes e nas necessidades do seu negócio, conte com a parceria estratégica e educacional da Alura Para Empresas.

Por meio de treinamentos, cursos e jornadas personalizadas, nosso time de profissionais, altamente qualificado, transmitirá todo o conhecimento sobre pessoas e tecnologia que a sua empresa precisa para promover uma nova cultura digital.

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Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.