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Soft Skills: o que são e como desenvolvê-las

Redação Alura

A importância de Soft Skills no ambiente corporativo

No mundo corporativo, muito tem se debatido sobre as qualidades que fazem um bom profissional. Em principal, tem se colocado em pauta a diferença entre Hard Skills e Soft Skills e como cada habilidade pode ser utilizada dentro do ambiente de trabalho.

Algumas décadas atrás, era lugar comum acreditar que o profissional mais preparado seria aquele formado nas melhores faculdades, que saiba falar o maior número de línguas e que tenha um extenso portfólio de cursos. Ao avaliar um profissional, somente as suas Hard Skills eram colocadas em jogo.

Hoje em dia, porém, empresas ao redor do mundo inteiro têm reconhecido a importância de, não apenas qualidades técnicas, mas, também, aquelas ligadas ao espectro subjetivo do indivíduo.

E é quando falamos de emoção que entendemos porque as Soft Skills são tão importantes no ambiente corporativo.

um time trabalhando

O que são Hard Skills?

Hard Skills são todas as habilidades técnicas que desenvolvemos ao longo da vida. Na maioria das vezes, esse tipo de habilidade é adquirida através de uma educação formal e treinamento.

Hard Skills costumam ser incrivelmente específicas e são consideradas determinantes para que você se encaixe em uma certa profissão.

Um verdadeiro profissional deve ser experiente nas Hard Skills necessárias para desempenhar o seu trabalho de forma capaz. E, como se tratam de conhecimentos palpáveis, essas habilidades conseguem ser medidas e examinadas com facilidade.

Para avaliar um bom profissional, entretanto, não devemos levar em consideração apenas suas Hard Skills. O ambiente de trabalho tem mudado, em grande parte por causa da tecnologia, e Soft Skills tem ganhado extrema importância nesse novo contexto.

O que são Soft Skills?

Soft Skills são habilidades desenvolvidas por uma pessoa que dizem respeito ao seu comportamento social e à forma com que se expressa emocionalmente.

Elas geralmente aparecem no formato de características que remetem à personalidade, como empatia, comunicação, organização e flexibilidade.

Em resumo, Soft Skills são todas as habilidades que não se encontram dentro de uma amplitude simplesmente técnica, mas estão relacionadas à maneira com que nos comunicamos, nos expressamos e colaboramos com o outro.

São capacidades subjetivas, que atuam no espectro comportamental e social do ser humano e não dependem de diplomas ou certificados.

Um estudo realizado pelo LinkedIn em 2019 mostrou que Soft Skills tem se tornado tão importante quanto Hard Skills no momento da contratação. E um estudo realizado pela Deloitte Access Economics prevê que um terço das empresas vão ter Soft Skills como prioridade até 2030.

cérebro e coração trabalhando juntos

As 5 Soft Skills mais importantes para o futuro

O World Economic Forum produz anualmente um relatório sobre o futuro do emprego, o The Future of Jobs Report. O relatório em questão busca discutir assuntos relacionados ao mundo corporativo, como as principais tendências para o futuro e reflexões sobre assuntos do presente. No ano de 2020, em especial, muito se falou sobre o impacto da pandemia na economia e o que se esperar de trabalhos e habilidades chave para os próximos anos.

Relacionado à Soft Skills, o Future of Jobs Report 2020 apresentou uma lista das habilidades mais importantes para o futuro:

  • 1. Resolução de Problemas Complexos

  • 2. Pensamento Crítico

  • 3. Criatividade

  • 4. Gestão de Pessoas

  • 5. Coordenação em equipe

1. Resolução de Problemas Complexos

A importância de solucionar problemas complexos envolve olhar para os conflitos do presente e construir resoluções criativas para questões que poderiam ser consideradas becos sem saída.

O profissional que consegue resolver problemas rapidamente, demonstra confiança e assertividade na função que exerce e consegue manter um ambiente produtivo mesmo diante de diagnósticos negativos.

2. Pensamento Crítico

Pensar de forma crítica está bastante relacionado à skill anterior. Ambas dizem respeito à antecipação de conflitos e tomada de decisão diante de uma situação desafiadora.

O pensamento crítico, porém, foca no olhar para o futuro e na possibilidade de prever problemas, projetando soluções eficazes para que eles não ocorram. O pensamento crítico age na antecipação, através da profunda análise do contexto e da experiência.

O profissional que exerce essa Soft Skill sabe que se manter alerta a todo momento é a melhor forma de evitar possíveis desvios do processo e promover um ambiente mais produtivo.

3. Criatividade

No passado, a criatividade já foi considerada uma habilidade inata, em que uma pessoa criativa nascia com um certo tipo de dom. Como as outras Soft Skills aqui apresentadas, entretanto, a criatividade também é uma habilidade que pode ser desenvolvida e trabalhada.

A criatividade está relacionada à capacidade de pensar fora da caixa, de driblar o caminho tradicional de um pensamento e de propor uma solução diferente e inovadora. Pensar criativo é fugir de padrões pré-estabelecidos e trilhar um novo caminho único.

4. Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é uma habilidade própria de verdadeiros líderes. Gerir pessoas é, sobretudo, ver o melhor que alguém pode oferecer e construir um ambiente propício para que todos de uma equipe possam entregar resultados positivos.

Realizar uma verdadeira gestão envolve delegar tarefas e assumir compromissos, mas, também, criar um clima motivacional e, quando surgirem, saber administrar conflitos. De forma geral, o grande gestor é aquele que vê potencial em cada indivíduo e enxerga cada pessoa para além das suas Hard Skills.

5. Coordenação em Equipe

Um traço que vai além da gestão individual é a capacidade de coordenar, não apenas uma pessoa, mas uma equipe. Embora entender, ensinar e motivar o colaborador seja um papel importante de um bom gestor, quando estamos nos referindo à organização de uma equipe inteira, há outras habilidades que precisam ser exploradas.

A coordenação de uma equipe envolve olhar para as diversas possibilidades de construção de um time que trabalha em sinergia e impulsionar o melhor cenário para a criação de um ambiente mais produtivo e saudável. Há necessidade de ser um bom líder para todos.

 aprendendo no trabalho

Como adquirir Soft Skills?

De certa forma, as Hard Skills são relativamente simples de serem conquistadas e adquiridas. Afinal, com tempo e dedicação, um profissional é capaz de estudar e praticar para que consiga aperfeiçoar as suas habilidades técnicas.

O aprendizado de Soft Skills, porém, se dá de forma um pouco diferente.

Como são habilidades subjetivas, o aprendizado de Soft Skills também ocorre nesse espectro. Por isso, desenvolver uma Soft Skill muitas vezes pode envolver um processo interno de autoconhecimento, que busca aprimorar sua própria inteligência emocional e enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal.

De forma alguma, porém, isso quer dizer que Soft Skills são impossíveis de serem trabalhadas e ensinadas. Muito ao contrário.

Cursos que buscam aperfeiçoar a interação entre profissionais e que trabalham o relacionamento humano são ótimos para fortalecer suas habilidades subjetivas que, muitas vezes, podem se encontrar apenas dormentes.

Desenvolver suas Soft Skills é sobre melhorar a forma com que você se relaciona e se tornar uma referência de inteligência emocional, comunicação saudável e pró-atividade dentro do ambiente corporativo.

A Alura Para Empresas vê no aprimoramento de Soft Skills a possibilidade de construção de um profissional mais completo, com mais experiência e mais preparo para as profissões do futuro.

Nós sabemos que não há uma fórmula pronta para capacitar a sua empresa. Pensando nisso, produzimos um plano de estudos personalizado que permite propor para a sua equipe uma trilha de aprendizado específica, que foca nas suas necessidades individuais.

Quer aprender a aprimorar as Softs Skills dos seus colaboradores e construir um ambiente de trabalho mais maduro? Fale com a gente! Juntos, transformamos o aprendizado dentro do ambiente corporativo!


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