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Capacitação em tecnologia para além do aprendizado: estratégias de engajamento corporativo

Athena Bastos

Athena Bastos


3 pessoas em frente a um computador representando a capacitação em tecnologia

Quando falamos sobre capacitação em tecnologia, o objetivo mais evidente é aumentar a performance e a inovação da empresa. É claro que um time mais qualificado, com habilidades técnicas e comportamentais, vai ser capaz de trazer mais resultados, certo?

Mas, para além do lucro, a educação corporativa é uma ferramenta importante para o público mais importante de qualquer organização: os colaboradores e colaboradoras. Investir no desenvolvimento de pessoas é mais do que um pilar para construir uma boa marca empregadora, é uma forma de potencializar carreiras e fortalecer a relação com o seu time.

Um estudo feito pela Microsoft, por exemplo, mostrou que o desenvolvimento é uma peça-chave para fazer as pessoas se sentirem motivadas a permanecer na empresa. Segundo o levantamento, 87% dos brasileiros disseram que a capacitação pode ser um fator de retenção, e 81% responderam que ficariam mais tempo na empresa se pudessem se beneficiar desse tipo de oportunidade.

Se correlacionarmos essas informações com o cenário do mercado de tecnologia brasileiro, fica ainda mais evidente a necessidade dos treinamentos: segundo o BrazilLab, em 2024 a indústria tecnológica vai ter um gap de mais de 300 mil pessoas.

Ou seja, perder talentos vai custar ainda mais caro para as organizações de tech.

Neste artigo, vamos te mostrar como a capacitação em tecnologia pode ser uma grande aliada para evitar a demissão voluntária, além da sua importância para o engajamento, a sensação de pertencimento e a gestão do employer branding.

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Qual o impacto da capacitação em tecnologia no engajamento no trabalho

Quando falamos em engajamento no trabalho, estamos falando da relação emocional que o profissional desenvolve com a empresa. E esse relacionamento acaba sendo diretamente influenciado por uma pergunta: o que motiva essa pessoa a estar aqui?

Segundo um levantamento da Talent Academy em parceria com o Ipefem, a resposta está no desafio. A pesquisa teve participação de mais de 25 mil pessoas e mapeou os fatores que mais trazem energia, engajam e motivam os colaboradores.

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O estímulo para ir além foi o principal deles. Ou seja, para a maioria, é importante estar em um ambiente incitador e se desenvolver junto com a empresa.

Isso pode ser explicado pela teoria do estado de flow, do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que é definido como um estado mental atingido quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total.

Se você assistiu o filme Soul, da Pixar, deve lembrar de uma cena que exemplifica bem essa sensação. Nela, o personagem principal, um músico entusiasta do jazz, está tocando piano. Ele fica tão focado no que está fazendo que tudo ao redor dele desaparece, e parece que ele está em uma outra dimensão.

Mihaly definiu isso como uma imersão tão completa que causa uma consequente perda do sentido do espaço e tempo. É como quando assistimos horas seguidas da nossa série preferida, ou passamos uma tarde inteira lendo um livro sem perceber que o dia passou.

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O impacto da capacitação em tecnologia na prática

A princípio, esse estado pode ser mais facilmente associado entre artistas e atletas, mas na verdade ele pode ser encontrado em qualquer pessoa que consiga dedicar sua atenção total para o trabalho que está desenvolvendo. Inclusive para um profissional de tecnologia.

Porém, para que isso aconteça, é preciso que o nível do desafio esteja equilibrado com as habilidades para cumpri-lo. Vamos pensar: se uma tarefa exige pouco de um colaborador capacitado, as maiores chances são dele se sentir entediado e até procrastinar, certo? Já se a atividade exigir mais do que ele é capaz de fazer, provavelmente ele vai se sentir estressado, cansado e ansioso.

Exemplificando: um programador de nível sênior não vai atingir o estado de flow implementando um recurso simples a um projeto, como a adição de um novo formulário. Por outro lado, se ele precisar otimizar o desempenho de um sistema, refatorando o código para que ele se torne mais eficiente e modular, é mais provável que ele se sinta desafiado e motivado para concluir a tarefa.

Portanto, é importante dar os desafios certos para a sua equipe, de acordo com a capacidade e habilidade de cada colaborador ou colaboradora. E é aí que entra a importância da capacitação em tecnologia.

É natural que depois de algum tempo os profissionais se sintam dentro de uma zona de conforto com as atividades que estão realizando. E, como vimos, é nesse momento que o desafio deve ser inserido para evitar uma demissão voluntária.

A educação corporativa se torna, então, uma grande aliada, já que ela possibilita que os colaboradores sejam capacitados para dar um passo além e assumir novas tarefas.

Por consequência, é natural que eles se sintam tão envolvidos com as novas atividades que entrem no estado de flow, aumentando sua motivação, felicidade e engajamento no trabalho.

Capacitação em tecnologia e comunidades de aprendizagem

Um dos motivos que faz as pessoas engajadas serem mais felizes e produtivas é porque elas se sentem parte de algo maior. A sensação de pertencimento faz com que os colaboradores vistam a camisa da empresa, e ela é um resultado direto do reconhecimento e valorização da equipe.

Uma estratégia que pode ajudar nesse sentido é a de comunidades de aprendizagem. Essas comunidades são espaços colaborativos, onde as pessoas podem trabalhar em equipe e trocar conhecimento, ideias, conteúdos e experiências.

Esse novo modelo de educação em tecnologia é bastante baseado nas novas formas de relacionamento que se desenvolveram com o avanço da internet. Se antes só era possível aprender através de cursos, aulas e livros, hoje é possível estudar em comunidades online, fóruns de discussão, vídeos… E reproduzir esse ambiente na empresa traz diversos ganhos – tanto para os colaboradores quanto para as organizações.

Isso porque as comunidades de aprendizagem são compostas por pessoas com diferentes experiências, habilidades e conhecimentos. Através dessa pluralidade de perspectivas, o aprendizado fica enriquecido e mais descontraído, contribuindo também para o engajamento.

Outro ponto positivo é que as comunidades ajudam os profissionais a se manterem atualizados – um requisito indispensável quando falamos no mercado de tecnologia. Ao descentralizar a capacitação, os colaboradores ganham mais autonomia para colaborar entre si sobre tendências, novidades, ferramentas e boas práticas do setor.

Além disso, apostar nessa estratégia ajuda no desenvolvimento de soft skills, já que a interação com os colegas pode melhorar habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe.

Reskilling e movimentações de carreira

Investir no desenvolvimento em tecnologia também ajuda a fortalecer uma grande tendência do mercado, que é a de movimentação interna dos colaboradores e colaboradoras. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, pessoas de organizações que promovem as movimentações de carreira permanecem na empresa pelo dobro do tempo.

Isso porque, quando falamos de um setor tão dinâmico, inovador e com oportunidades como o de tech, não é incomum encontrar profissionais de outras áreas querendo migrar e assumir novos desafios. Trabalhar tão de perto com desenvolvimento de software, análise de dados e inteligência artificial, por exemplo, pode despertar pessoas de setores como marketing, finanças ou RH.

Essa transição pode ser feita através de programas de reskilling, que é um conjunto de estratégias para o desenvolvimento e requalificação de pessoas através do aprendizado de novas habilidades e competências.

Aqui, a capacitação em tecnologia entra não só como um motor impulsionador de carreiras, mas também atendendo às necessidades das empresas.

Lembra do dado sobre o gap de 300 mil pessoas no mercado de tecnologia? Apostar em processos de reskilling pode ser uma forma muito eficaz de garantir os profissionais certos no seu time, evitando uma busca desgastante por novos colaboradores. Além disso, a capacitação garante não só que essas pessoas estejam acompanhando as demandas do mercado, mas também que elas vão ser mais versáteis, prontas para inovar e enfrentar desafios mais complexos.

As movimentações internas também podem, inclusive, contribuir para o engajamento do time. Nós falamos sobre o estado de flow e como o desafio é um fator extremamente importante para que os colaboradores se sintam motivados. Trocar de área, abrindo novas portas e novos horizontes, ajuda nessa sensação de propósito e felicidade.

Capacitação em tecnologia e inclusão de pessoas

Outro ponto importante da capacitação em tecnologia é a possibilidade dela ser uma força motriz para a diversidade e inclusão de pessoas, principalmente quando associadas a programas de ESG.

Como vimos, promover a educação pode contribuir na construção de uma força de trabalho heterogênea, o que impacta diretamente na inovação. Ao construir um time diversificado, a empresa tem diferentes perspectivas, experiências e habilidades, o que estimula a criatividade e um novo olhar para a resolução de problemas.

Vincular os treinamentos a projetos de ESG ajuda não só os colaboradores a se desenvolverem, mas também proporciona acesso a recursos e redes de apoio, criando um ambiente mais inclusivo.

Isso, naturalmente, traz uma sensação maior de pertencimento, colaborando para que as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas.

Aprendizado em tecnologia e retenção de talentos

Todos os benefícios de investir em capacitação que citamos até agora acabam contribuindo para resolver uma dor muito comum em empresas de tecnologia: a retenção de talentos.

Não é novidade que esse é um mercado bastante competitivo e que existe uma escassez de bons profissionais. Por isso, muitas organizações acabam ficando apreensivas em implementar programas de desenvolvimento de pessoas, com medo de que, ao capacitar seus colaboradores, eles acabem buscando oportunidades externas.

Como vimos ao longo deste artigo, essa é uma grande falácia. Um levantamento da Alura Para Empresas em parceria com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) mostrou que, dentre as empresas que oferecem capacitação em tecnologia, 60% dos seus clientes foram impactados positivamente (de forma direta ou indireta) pelos treinamentos. Além disso, 64% deles perceberam um aumento da produtividade, 45% perceberam aumento do engajamento e o turnover diminuiu 28%.

Investindo na educação corporativa, as organizações demonstram um comprometimento real com o desenvolvimento de seus colaboradores e colaboradoras, criando laços mais profundos entre eles e a companhia.

Os benefícios da capacitação em tecnologia no Employer Branding

Tudo isso culmina em outro ponto importante: o Employer Branding. Esse termo se refere à estratégia de construção da marca empregadora e à percepção das pessoas que trabalham ou gostariam de trabalhar na empresa.

Organizações que têm programas de educação acabam também se tornando mais atrativas para os colaboradores, já que a perspectiva de crescimento e aprendizado é um dos fatores mais procurados por profissionais de tecnologia.

E nesse setor com tantas possibilidades, novidades e concorrentes, é imprescindível criar uma imagem corporativa sólida e atraente. Ter um compromisso com o desenvolvimento de pessoas acaba demonstrando que a organização é um local de oportunidades, que valoriza a constante atualização de habilidades e que está pronta para se adaptar e enfrentar os desafios do mercado.

Como incentivar a capacitação em tecnologia na sua empresa

Ficou bastante claro como a educação corporativa pode ser um fator importante para ter um time engajado, motivado e produtivo, certo?

Mas como incentivar a capacitação em tecnologia na sua empresa?

Um bom passo é começar por planos globais, que englobem necessidades comuns a diversas áreas da organização e que podem impulsionar a inovação, o crescimento e demonstrar a relevância dos treinamentos.

As plataformas de aprendizado online são grandes aliadas neste momento. A Alura Para Empresas, por exemplo, oferece mais de 1400 cursos sobre os mais variados assuntos, com formatos flexíveis para todas as etapas da carreira e uma plataforma de gestão que permite o acompanhamento do engajamento.

Outra possibilidade são os planos de desenvolvimento individuais (PDIs). Montar um planejamento de ações para o aperfeiçoamento de competências e habilidades (técnicas ou não) é uma boa forma de guiar e estimular os profissionais a se desenvolverem e buscarem mais opções de capacitação.

Benefícios de investir em educação corporativa

Para resumir, a capacitação em tecnologia não é só um investimento para o presente, mas uma estratégia para manter a empresa relevante e inovadora no mercado ao longo dos anos, independente das mudanças.

Ela é uma peça-chave para garantir o engajamento dos profissionais, que cada vez mais estão buscando por oportunidades desafiadoras e com propósito. Capacitar colaboradores, inclusive, ajuda a construir equipes mais bem qualificadas para lidar com as adversidades do dia a dia.

Além disso, a educação corporativa é importante para reter talentos em um setor altamente competitivo – um grande benefício financeiro para a organização. Ela também é uma parte considerável na imagem da marca empregadora, já que muitos profissionais estão buscando por companhias onde possam se desenvolver.

Agora que você já sabe sobre a relação entre a capacitação em tecnologia e o engajamento, que tal promover uma educação de ponta na sua empresa? Fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas.

Referências

  1. CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.
Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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