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Como líderes de TI podem desenvolver competências de liderança?

Athena Bastos

Athena Bastos


A transição para um cargo de liderança pode ser um pouco conturbada. Afinal de contas, sair de um papel técnico e, de repente, aprender a liderar outras pessoas é um desafio grande.

No entanto, como você vai ver, as competências de lideranças são habilidades e conhecimentos que você pode desenvolver com base, inclusive, nas estratégias do negócio.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é, portanto, apresentar as competências de liderança mais importantes para lideranças de TI e como desenvolver habilidades de liderança eficazes.

 Uma liderança de TI feminina colocando suas ideias durante uma apresentação na sala de conferência.

O que significam competências de liderança?

Para começar, é importante ter em mente que liderança não é uma habilidade que as pessoas simplesmente nascem sabendo. Não é como um dom ou algo inato.

Claro que uma facilidade em uma ou outra habilidade pode ajudar bastante. Mas não é só isso. Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, é possível desenvolver competências de liderança.

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Na prática, as competências de liderança são como um sistema que compreende todas as competências necessárias para influenciar e engajar as pessoas colaboradoras em suas rotinas.

A visão sobre o conceito de liderança sofreu grande transformação nos últimos anos. Desde então, o conceito de lideranças que simplesmente exercem autoridade ficou extremamente ultrapassado.

Há alguns anos, contudo, boas lideranças eram profissionais que faziam bons planejamentos, além de estabelecer e controlar prazos.

No entanto, hoje em dia, essas são só características básicas. As competências de uma pessoa líder devem ir muito além de simplesmente manter os cronogramas em dia.

Inclusive, atualmente existem diferentes tipos de liderança como, por exemplo, a situacional e a inclusiva. Muitas empresas optam por construir seu próprio modelo para alinhar com os objetivos do negócio.

Nessa perspectiva, os conhecimentos e as habilidades necessárias para se tornar uma liderança depende do tipo de liderança que se deve seguir.

Os modelos servem, portanto, como bússolas para direcionar quais conhecimentos, habilidades e atitudes que as pessoas devem desenvolver para se tornar uma liderança.

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Qual a importância das competências de liderança para líderes de TI

Apesar de ser possível desenvolver competências de lideranças, tudo indica que, em geral, as pessoas não estão preparadas para isso.

É o que aponta a pesquisa da Gallup com mais de 2.5 milhões de profissionais em cargos de gestão de 195 países: o estudo concluiu que 70% dessas pessoas não estão preparadas (ou devidamente qualificadas) para assumir cargos de liderança.

Esse problema não gera impacto apenas para o desempenho individual de equipes. Na verdade, o prejuízo é de mais de US $300 bilhões para a economia global, segundo as estimativas do instituto.

Desenvolver competências de liderança é importante, então, para os resultados do negócio. Lideranças são as pessoas responsáveis não apenas por conduzir os times, mas também por conciliar os interesses e o desenvolvimento de colaboradores e colaboradoras às expectativas da empresa.

Por que desenvolver habilidades interpessoais além das habilidades técnicas

Sem dúvida, uma boa liderança de tecnologia deve ser uma referência técnica entre o time de tecnologia, principalmente para tomar decisões referentes ao próximo passo do produto e resolver problemas.

O fato é que desenvolver uma liderança puramente técnica — ou seja, que tem exclusivamente conhecimento técnico elevado, pode não ser o melhor caminho.

Afinal de contas, as pessoas que se desenvolvem exclusivamente na parte técnica podem deixar de lado estudos sobre questões mais humanas. Então, podem parecer pouco sensíveis e atentas às questões mais individuais das pessoas colaboradoras.

É por isso que é necessário desenvolver habilidades interpessoais, que também considere o desenvolvimento emocional (como, por exemplo, formas de motivar e engajar as pessoas) e pessoal das equipes.

Sim, o conhecimento técnico é essencial, inclusive para a liderança apoiar seu time. No entanto, o ideal é que as lideranças também consigam fazer com que as pessoas estejam seguras para atingir o máximo de seu potencial produtivo, criativo, técnico e inovador.

Qual o impacto de desenvolvimento de habilidades de liderança na eficiência dos times

O desenvolvimento de habilidades de liderança tem um impacto fundamental na eficiência dos times. Inclusive, o tipo de liderança tem influência significativa (tanto de forma positiva quanto negativa) nos resultados do negócio e na retenção de talentos.

Afinal de contas, as lideranças são responsáveis por assumir uma posição de influência dentro da organização e transformar a gestão de pessoas em algo além de tomar decisões práticas.

Por trás da função de liderança, está o empenho em conciliar as estratégias para alcançar os objetivos centrais da empresa e criar uma ambiente de trabalho fértil para o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas colaboradoras.

E os dados confirmam isso. Em um relatório sobre a situação dos ambientes de trabalho, a Gallup constatou que as pessoas gestoras de equipe são responsáveis por 70% das variações de engajamento das pessoas colaboradoras.

No mesmo sentido, a Michel Page revelou os impactos das lideranças na taxa de rotatividade de pessoas na empresa. Em seu levantamento, a consultoria aponta que 80% das pessoas colaboradoras pedem demissão por causa da relação com sua liderança imediata.

A pesquisa da McKinsey explorou a mesma questão. Em seu estudo, constatou que lideranças indiferentes são o motivo principal de 35% das pessoas colaboradoras pedirem demissão.

Esses dados são suficientes para mostrar que liderança é uma das competências que mais agrega valor para as empresas. Não por menos, o desenvolvimento dessas habilidades e conhecimentos deve estar na lista de prioridades das organizações.

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Quais habilidade uma liderança de TI deve desenvolver

Conforme já foi dito, a liderança, além de ser um cargo dentro de uma empresa, também é uma habilidade que pode ser adquirida ao trabalhar Soft Skills importantes.

Ser uma boa liderança é saber agir da melhor maneira possível frente às demandas, pessoas e, acima de tudo, conflitos.

Assim, as 5 qualidades seguintes representam o que uma liderança de TI deve desenvolver para se tornar uma influência positiva no ambiente de trabalho:

Comunicação eficaz

A comunicação efetiva permite que as pessoas se comuniquem com maior clareza, credibilidade e confiança. Assim, é uma ferramenta fundamental de trabalho.

Na prática, é fundamental ressaltar o poder da comunicação não-violenta, da transparência e da cultura de feedback.

Afinal de contas, além de ser um porta-voz entre o squad de tecnologia e o restante da empresa, um bom tech lead deve ser uma pessoa que facilita e media a comunicação interna da equipe.

Gestão de equipe e colaboração

Um pilar importante é desenvolver a colaboração entre as pessoas da equipe. Afinal de contas, as pessoas não trabalham sozinhas. É necessário considerar todo o ecossistema de pessoas que estão envolvidas em um trabalho.

Independentemente dos cargos, as empresas precisam que as pessoas trabalhem de forma colaborativa.

Por isso o papel da liderança é tão importante, para garantir que todas as pessoas da equipe exerçam suas funções em prol de resultados em comum. Ou seja, motivar que as pessoas trabalhem em conjunto, conciliando demandas individuais e coletivas.

Tomada de decisão

As lideranças devem tomar decisões de forma assertiva, mas também devem se pautar em meios confiáveis e legítimos. Isto é, ao final de cada decisão, devem ter segurança sobre suas escolhas.

Nesse ponto, boa parte do caminho compreende usar indicadores e análise de dados para esclarecer a situação com maior confiança e, por fim, tomar melhores decisões.

Inteligência emocional

Outro pilar diz respeito à capacidade de perceber, processar, compreender e gerenciar emoções. Isso passa, sem dúvidas, pela capacidade de criar excelentes ambientes de trabalho.

É aí que entra a inteligência emocional que compreende diferentes perspectivas, tais como:

  • Saber fazer boa gestão emocional e prevenir problemas de saúde mental no trabalho;
  • Liderar através de seu exemplo para a equipe;
  • Abraçar as diferenças;
  • Promover o equilíbrio de vida, considerando que as preocupações com performance devem estar balanceadas com o bem-estar das pessoas colaboradoras.

Visão estratégica

Uma das principais funções da liderança é traduzir a estratégia da empresa em metas, modelos de trabalho, tarefas, decisões e por aí vai. Ou seja, alinhar estratégia e ação.

Então, diante de várias ações na rotina, a liderança deve implementar aquelas que impulsionam a equipe em direção aos objetivos organizacionais.

Como desenvolver competências de liderança

De fato, descobrir o tipo ideal e desenvolver o potencial máximo de liderança é o sonho de dez entre cada dez líderes. No entanto, não existe uma receita de bolo, nem fórmula mágica para isso.

No final das contas tudo depende da situação, das pessoas colaboradoras e das demandas da empresa.

De todo modo, a liderança precisa desenvolver estratégias para alinhar as competências, necessidades e aspirações das pessoas colaboradoras aos interesses da empresa.

Sendo assim, precisa unir características de diferentes estilos de liderança e focar no objetivo central das situações, considerando o desenvolvimento de sensibilidade para lidar com as pessoas e de formas para criar engajamento e motivação.

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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