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Inbound Recruiting: Conheça os conceitos e saiba como aplicar essa estratégia

Athena Bastos

Athena Bastos


Neste artigo você verá como fazer o Inbound Recruiting: o que é, quais as similaridade e diferenças em relação ao Inbound Marketing, como se diferencia do recrutamento tradicional (Outbound Recruiting) e como desenvolver uma jornada de aprendizado sobre a marca empregadora.

No contexto atual do mercado de trabalho, em que a demanda por talentos qualificados é maior do que a oferta, as empresas que investem em estratégias que vão além do tradicional processo de Recrutamento e Seleção com certeza têm uma grande vantagem competitiva.

Afinal, contratações assertivas são capazes de evitar grandes prejuízos, como perda de produtividade, turnover de pessoas que não se identificam com a cultura da organização, altos custos com treinamentos e processos demissionais, entre outros aspectos.

Por esse motivo, tem sido cada vez mais frequente a adoção de metodologias como Talent Acquisition, por exemplo, que não focam necessariamente em contratações imediatas, e sim nas necessidades futuras da empresa.

Seguindo uma premissa similar, a metodologia de Inbound Recruiting também se mostra uma ótima alternativa para atrair talentos que realmente se identifiquem com o ambiente onde pretendem trabalhar.

inbound recruiting

Inbound Recruiting X Inbound Marketing

A similaridade vai além do nome: Inbound Recruiting é, de fato, uma derivação do conceito de Inbound Marketing.

Inbound, em inglês, significa entrada. O processo de Inbound Marketing, portanto, é uma estratégia de atração e fidelização de leads, através da disponibilização de conteúdos e materiais relevantes sobre assuntos que se relacionam às especialidades de uma marca.

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O objetivo do Inbound Marketing é converter esses leads, posteriormente, em clientes.

Mas o que significa Inbound em RH?

Adaptando esse conceito de “porta de entrada” ao processo de atração e seleção de pessoas, temos, assim, o conceito de Inbound Recruiting.

No Inbound Recruiting, o objetivo é atrair e fidelizar talentos que, futuramente, possam ser incorporados ao quadro de colaboradores da empresa.

A maior similaridade, portanto, mora no formato dessas suas estratégias.

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O que é Inbound Recruiting?

Inbound Recruiting é uma estratégia de recrutamento e seleção utilizada pelas empresas para atração de candidatos e candidatas a uma jornada de aprendizado sobre a marca empregadora, para que essas pessoas escolham, ativamente, esta empresa para trabalhar.

Diferentemente do processo de recrutamento tradicional (ou Outbound Recruiting) em que recrutadores e recrutadoras entram em contato direto com as pessoas para a aplicação em uma vaga, no Inbound Recruiting, a pessoa escolhe se candidatar após conhecer mais os conteúdos e as propostas da empresa.

Cada vez mais empresas têm utilizado o Inbound Recruiting como uma forma de despertar o interesse das pessoas por elas. Para isso, investem também em Employer Branding e na construção de uma imagem sólida como marca empregadora.

A marca empregadora, já não é apenas uma referência no mercado por seus produtos e serviços, e sim por sua cultura organizacional. Esta é uma das características cada vez mais considerada por candidatos e candidatas ao procurarem vagas de emprego.

Inbound Recruiting - Significado e etapas da empresa

A tradução de inbound recruiting (termo em inglês), significa em português “recrutamento interno”, e se refere à estratégia de atração de talentos com princípios semelhantes aos do inbound marketing.

Mas, segundo esse conceito, o que é recrutamento interno?

Podemos entender que antes mesmo de uma pessoa ser contratada, ela de algum modo, já faz parte da empresa. Dessa forma, é como se ele entrasse na empresa antes mesmo de fazer parte do quadro de funcionários, pois já criou um relacionamento com a organização. Isso acontece, através das etapas que veremos a seguir.

Atração

Esta é uma etapa muito importante em que a empresa busca atrair a atenção de potenciais talentos. Para isso, é possível apostar em estratégias de marketing que coloquem a marca empregadora em evidência, seja através do site da organização, redes sociais, entre outras plataformas.

Outra opção eficaz é apostar em uma sessão de Trabalhe Conosco assertiva, que conte com um detalhamento do plano de carreiras, cargos e salários, depoimentos de colaboradores, registros do cotidiano de trabalho dos times - que mostre um pouco do clima organizacional, projetos e conquistas da empresa, e o que mais for relevante para fortalecer a imagem da marca empregadora.

Conversão

Assim como em uma estratégia de inbound marketing, não basta apenas atrair as pessoas, é preciso criar nelas a vontade de fazer parte da empresa. Isso porque a empresa não quer apenas visitantes em suas plataformas, e sim leads, ou seja, profissionais que consideram fazer parte do time.

Para identificá-las, é importante monitorar as visitas recorrentes no site, as interações nas redes sociais, as pessoas que assinaram a newsletter da empresa, e as demais ações de relacionamento dos potenciais talentos com a empresa.

Nutrição

Ao identificar tais profissionais, uma vez que já se tornaram leads, é o momento de nutri-los com conteúdos direcionados, seja através da newsletter, com artigos e depoimentos de colaboradores, ou por meio de convites para eventos, palestras, lives e outros, a fim de aprofundar esse relacionamento.

Nesta etapa, os leads se tornam candidatos ao se inscreverem para um processo de recrutamento e seleção, com interesse em alguma oportunidade oferecida pela empresa. É importante destacar que aqui, ainda não é a última etapa desse processo.

Além disso, até chegar a essa fase, é importante que a empresa tenha garantido que as pessoas que se candidataram estão alinhadas com o perfil da organização e da vaga. Para tornar esse processo mais natural e aumentar as chances de contratação, a empresa pode apostar em uma comunicação simples e assertiva, além de um atendimento humanizado e inclusivo.

Engajamento

Aqui, independentemente se o candidato ou candidata for realmente contratado (a), é fundamental garantir uma boa experiência durante todo o seu processo de participação no processo seletivo.

Isso é importante, pois, ainda que o (a) profissional não passe a fazer parte da empresa, seu feedback positivo a respeito da organização e do processo realizado pode fortalecer a imagem da marca empregadora, além de garantir possíveis indicações de outros talentos.

Por isso, invista em um bom processo de recrutamento e seleção, que conte com etapas bem definidas e feedbacks de cada fase, pois isso demonstra humanidade e respeito com os (as) profissionais que se candidataram para as vagas.

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Qual o objetivo e as vantagens dessa estratégia?

Como vimos, o Inbound Recruiting está alinhado com os conceitos do marketing digital, que busca atrair potenciais clientes para a empresa. Dessa forma, o principal objetivo dessa estratégia é atrair talentos alinhados com a cultura da organização.

Além disso, a estratégia ajuda a filtrar talentos com o perfil que a empresa busca, que possuem o fit cultural e as skills que fazem sentido para a organização. Por isso, ela otimiza o processo de recrutamento e seleção.

Recrutar profissionais que procuraram a empresa por vontade própria, pois se identificam com seus valores e objetivos, também aumenta as chances de ter colaboradores e colaboradoras com maior engajamento na organização.

Por fim, o inbound recruiting também busca gerar promotores da marca empregadora, proporcionando uma experiência positiva aos candidatos e candidatas desde o seu primeiro contato com a empresa, e durante toda a sua jornada.

Candidate Persona: como identificar os perfis de candidatos que a sua empresa quer alcançar

Antes de falar na jornada do candidato no Inbound Recruiting, é necessário entender o perfil das pessoas que a empresa deseja alcançar. E assim como no Inbound Marketing, você pode trabalhar com personas.

Candidate Persona é o perfil semi-fictício de candidatos e candidatas ideais para a sua empresa. Para isso, deve-se entender quais os gostos, aspirações, medos e características comuns dessa pessoa.

Tudo isso contribuirá para entender melhor essa pessoa e o que ela deseja saber sobre sua empresa. No mercado de tecnologia, por exemplo, significa entender o que devs procuram: quais benefícios? Qual a cultura organizacional que buscam em uma vaga?

Para além de descobrir como desenvolver uma jornada de candidatos, esse conhecimento ajuda a transformar os processos e até mesmo a cultura interna da empresa.

A Jornada do Candidato no Inbound Recruiting

Para estabelecer esse elo de identificação, o Inbound Recruiting se utiliza de uma estrutura muito similar à Jornada do Cliente praticada pelo Inbound Marketing. Mas, neste caso, é chamada de Jornada do Candidato, cujas etapas você conhecerá a seguir.

Assim como o Inbound Marketing, que estabelece um fluxo estratégico pelo qual potenciais clientes precisam passar para que possam ser convertidos em leads, o Inbound Recruiting possui uma jornada em cinco etapas, desde a descoberta até a eventual contratação de um talento:

1. Aprendizado e descoberta

A primeira etapa da Jornada diz respeito às impressões iniciais dos potenciais candidatos e candidatas.

Neste ponto, é importante que a identidade da empresa seja apresentada de maneira honesta, expressando sua missão e valores, e mostrando como tais conceitos se refletem no dia a dia da organização.

Isso pode ser feito de diversas formas: artigos no blog da empresa, newsletters vinculadas a formulários em seu site oficial, posts em redes sociais e webinars temáticos — essas são apenas algumas das oportunidades possíveis para começar a estabelecer vínculos com talentos que possam vir a se interessar por uma oportunidade de trabalho na empresa.

2. Reconhecimento da marca

A etapa de reconhecimento da marca consiste no aprofundamento dessas pessoas no conteúdo e nos materiais disponibilizados através dos diferentes canais citados anteriormente. Através deste ponto, é possível criar uma conexão verdadeira com quem demonstrou interesse pela marca.

Para isso, é importante disponibilizar conteúdos ricos, que ofereçam insights realmente relevantes nas funções que essas pessoas já executam ou que almejam executar.

Outra maneira de alimentar um reconhecimento positivo da marca é incentivando os funcionários atuais a deixarem seus depoimentos no LinkedIn e no Glassdoor, relatando suas próprias experiências na empresa.

3. Consideração da marca

Estabelecidos esses vínculos, existem grandes chances de que essas pessoas comecem a buscar por vagas na empresa, que estejam alinhadas com seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, na etapa de "consideração da marca", é importante deixar todas as oportunidades visíveis e bem comunicadas.

Disponibilize alertas de vagas, job posts detalhados em redes como LinkedIn, no qual a descrição não apenas apresente os atributos da vaga e os requisitos necessários para preenchê-la, mas uma abordagem que reflita a identidade da marca de maneira compatível com o que foi demonstrado na fase de "Aprendizado e Descoberta".

4. Aplicação

O momento da aplicação consolida toda a construção das etapas anteriores. É onde começa o contato direto entre a empresa e os talentos, e onde é possível ter uma visão clara sobre o fit cultural entre as pessoas engajadas e a empresa.

Para otimizar essa fase, é importante dar a essas pessoas uma experiência agradável, que se afaste dos processos seletivos tradicionais.

É importante, desse modo, que as aplicações possam ser feitas por meio de plataformas intuitivas, com um passo a passo bem explicado, que possuam uma comunicação clara sobre como serão as próximas etapas.

5. Contratação

A fase de contratação diz respeito tanto às respostas positivas quanto às negativas. Aqui, a empresa pode consolidar a maturidade de seu processo seletivo, oferecendo feedbacks francos a todos os candidatos e candidatas, e mantendo-os informados sobre o status de evolução do processo.

Apesar de soar como apenas uma etapa de fechamento, é muito mais do que isso. Na verdade, é justamente essa condução que pode estimular que haja mais promotores da marca empregadora do que detratores. Afinal, novas vagas serão anunciadas, e mesmo as pessoas que não passaram no processo seletivo podem acabar divulgando a empresa de maneira positiva em seus círculos sociais, caso considerem que a experiência do processo seletivo foi agregadora.

Como você pode perceber, até mesmo processos que muitas vezes são vistos como corriqueiros dentro do ambiente corporativo, como o recrutamento e a seleção de novos talentos, podem ser utilizados de maneira estratégica.

O Inbound Recruiting incentiva a construção de equipes mais coesas e engajadas com a missão da empresa, criando ambientes harmônicos, produtivos e, consequentemente, mais bem-sucedidos.

Existe curso de Inbound Recruiting?

Para colocar em prática uma estratégia de inbound recruiting, os times de RH precisam contar com algumas skills importantes, além de ter uma ampla compreensão do mercado, do perfil de talentos que esperam atrair, entre outros.

Dessa forma, é essencial que tais profissionais tenham um preparo específico para a área, que forneça as soft skills e hard skills necessárias para aplicar conceitos inovadores em RH.

Uma excelente forma de garantir isso, é realizando capacitações e cursos na área. Ainda que não seja um curso específico de Inbound Recruiting, é possível encontrar cursos na área de RH que contemplam as skills necessárias. Confira a seguir algumas opções que a Alura Para Empresas também oferece:

Como você pode perceber, até mesmo processos que muitas vezes são vistos como corriqueiros dentro do ambiente corporativo, como o recrutamento e a seleção de novos talentos, podem ser utilizados de maneira estratégica.

O Inbound Recruiting incentiva a construção de equipes mais coesas e engajadas com a missão da empresa, criando ambientes harmônicos, produtivos e, consequentemente, mais bem-sucedidos.

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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