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Inbound Recruiting: conheça a metodologia que atrai talentos

Redação Alura

No contexto atual do mercado de trabalho, onde a demanda por talentos qualificados é maior do que a oferta, as empresas que investem em estratégias que vão além do tradicional processo de Recrutamento e Seleção com certeza têm uma grande vantagem competitiva.

Afinal, contratações assertivas são capazes de evitar grandes prejuízos, como perda de produtividade, turnover de pessoas que não se identificam com a cultura da organização, altos custos com treinamentos e processos demissionais, entre outros aspectos.

Por esse motivo, tem sido cada vez mais frequente a adoção de metodologias como Talent Acquisition, por exemplo, que não focam necessariamente em contratações imediatas, e sim nas necessidades futuras da empresa.

Seguindo uma premissa similar, a metodologia de Inbound Recruiting também se mostra uma ótima alternativa para atrair talentos que realmente se identifiquem com o ambiente onde pretendem trabalhar.

Inbound Recruiting X Inbound Marketing

A similaridade vai além do nome: Inbound Recruiting é, de fato, uma derivação do conceito de Inbound Marketing. No entanto, enquanto no contexto de Marketing as estratégias dizem respeito a atrair e fidelizar leads, através da disponibilização de conteúdos e materiais relevantes sobre assuntos que se relacionam às especialidades de uma marca, para que seja possível transformá-los, posteriormente, em clientes, no Inbound Recruiting o objetivo é atrair e fidelizar talentos que, futuramente, possam ser incorporados ao quadro de colaboradores da empresa.

A maior similaridade, portanto, mora no fato de que cada vez mais empresas têm utilizado o Inbound Recruiting como uma forma de despertar o interesse das pessoas por elas, construindo uma imagem sólida como marca empregadora, que não apenas é uma referência no mercado por seus produtos e serviços, e sim por sua cultura interna — que, cada vez mais, é uma das características mais consideradas por candidatos e candidatas ao procurar vagas de emprego.

Para estabelecer esse elo de identificação, o Inbound Recruiting se utiliza de uma estrutura muito similar à Jornada do Cliente praticada pelo Inbound Marketing. Mas, neste caso, é chamada de Jornada do Candidato, cujas etapas você conhecerá a seguir:

A Jornada do Candidato no Inbound Recruiting

Assim como o Inbound Marketing, que estabelece um fluxo estratégico pelo qual potenciais clientes precisam passar para que possam ser convertidos em leads, o Inbound Recruiting possui uma jornada em cinco etapas, desde a descoberta até a eventual contratação de um talento:

1. Aprendizado e descoberta

A primeira etapa da Jornada diz respeito às impressões iniciais dos potenciais candidatos e candidatas. Neste ponto, é importante que a identidade da empresa seja apresentada de maneira honesta, expressando sua missão e valores, e mostrando como tais conceitos se refletem no dia a dia da organização.

Isso pode ser feito de diversas formas: artigos no blog da empresa, newsletters vinculadas a formulários em seu site oficial, posts em redes sociais e webinars temáticos — essas são apenas algumas das oportunidades possíveis para começar a estabelecer vínculos com talentos que possam vir a se interessar por uma oportunidade de trabalho na empresa.

2. Reconhecimento da marca

A etapa de reconhecimento da marca consiste no aprofundamento dessas pessoas no conteúdo e nos materiais disponibilizados através dos diferentes canais citados anteriormente. Através deste ponto, é possível criar uma conexão verdadeira com quem demonstrou interesse pela marca.

Para isso, é importante disponibilizar conteúdos ricos, que ofereçam insights realmente relevantes nas funções que essas pessoas já executam ou que almejam executar.

Uma outra maneira de alimentar um reconhecimento positivo da marca é incentivando que os funcionários atuais deixem seus depoimentos no LinkedIn e no Glassdoor, relatando suas próprias experiências na empresa.

3. Consideração da marca

Estabelecidos esses vínculos, existem grandes chances de que essas pessoas comecem a buscar por vagas na empresa, que estejam alinhadas com seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, na etapa de "consideração da marca", é importante deixar todas as oportunidades visíveis e bem comunicadas, disponibilizando alertas de vagas, job posts detalhados em redes como LinkedIn, no qual a descrição não apenas apresente os atributos da vaga e os requisitos necessário para preenchê-la, mas uma abordagem que reflita a identidade da marca de maneira compatível com o que foi demonstrado na fase de "Aprendizado e Descoberta".

4. Aplicação

O momento da aplicação consolida toda a construção das etapas anteriores. É onde começa o contato direto entre a empresa e os talentos, e onde é possível ter uma visão clara sobre o fit cultural entre as pessoas engajadas e a empresa.

Para otimizar essa fase, é importante dar a essas pessoas uma experiência agradável, que se afaste dos processos seletivos tradicionais. Para isso, é importante que as aplicações possam ser feitas por meio de plataformas intuitivas, com um passo a passo bem explicado, que possuam uma comunicação clara sobre como serão as próximas etapas.

5. Contratação

A fase de contratação diz respeito tanto às respostas positivas quanto às negativas. Aqui, a empresa pode consolidar a maturidade de seu processo seletivo, oferecendo feedbacks francos a todos os candidatos e candidatas, e mantendo-os informados sobre o status de evolução do processo.

Apesar de soar como apenas uma etapa de fechamento, é muito mais do que isso. Na verdade, é justamente essa condução que pode estimular que haja mais promotores da marca empregadora do que detratores. Afinal, novas vagas serão anunciadas, e mesmo as pessoas que não passaram no processo seletivo podem acabar divulgando a empresa de maneira positiva em seus círculos sociais, caso considerem que a experiência do processo seletivo agregadora.

Como você pode perceber, até mesmo processos que muitas vezes são vistos como corriqueiros dentro do ambiente corporativo, como o recrutamento e a seleção de novos talentos, podem ser utilizados de maneira estratégica. O Inbound Recruiting incentiva a construção de equipes mais coesas e engajadas com a missão da empresa, criando ambientes harmônicos, produtivos e, consequentemente, mais bem-sucedidos.

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