Peça um orçamento Login
Artigo

Data Science: como dados podem ajudar a sua empresa

Redação Alura

Com a explosão do digital, gerar e armazenar dados tornou-se muito mais fácil. Antigamente, qualquer objeto de catalogação estava submetido ao acompanhamento humano. Hoje em dia, essa coleta pode ser facilmente realizada com a ajuda de tecnologia.

Mas o que são dados?

Vamos ilustrar com um exemplo simples do nosso cotidiano: observe as ferramentas que temos dentro de nossos celulares. Os aplicativos de pedidos de refeições conhecem os restaurantes que mais pedimos, o que pedimos, quando pedimos e quanto gastamos. Redes sociais identificam nossos interesses ao analisar quem seguimos, o que curtimos e o que consumimos.

Nesse contexto, já não nos é estranho realizar uma pesquisa, por exemplo, de lugares para viajar e passar a receber propagandas de diversas empresas de turismo sobre o local em específico.

Diariamente, estamos alimentando bancos de dados com informações que, a princípio, podem não parecer relevantes, mas, na verdade, são ouro para qualquer empresa. Não é à toa que a The Economist classificou dados como: “O recurso mais valioso do mundo”.

imagem de destaque

Quem são os Cientistas de Dados?

Nesse fluxo de informações constante, a profissão Cientista de Dados se torna importantíssima.

A verdade é que todo dado conta uma história. E o papel de profissionais em Data Scientist está em extrair exatamente qual história esse dado está contando, interpretá-lo e gerar insights que buscam ajudar na tomada de decisões para o futuro.

Mas como utilizar dados para solucionar problemas em sua empresa? Como aproveitar dados de forma inteligente? Como prever tendências? Redefinir estratégias?

Mikaeri Ohana, em uma conversa recente no Hipsters Ponto Tube, associou a essência da Ciência de Dados ao Círculo Dourado de Simon Sinek.

Segundo Mikaeri, a função de Data Scientists está em encontrar o propósito por trás dos dados que recebe. Para isso, é preciso se fazer três grandes perguntas: Por que, Como e O quê.

imagem de destaque

Na base desse discurso de Golden Circle, está o fato de que muitas vezes nós esquecemos o "porquê" por trás dos nossos problemas, apesar dele ser a espinha dorsal para a solução de todos os nossos questionamentos.

Entender a capacidade analítica por trás do Círculo Dourado é observar que ele também funciona em contextos para além do Data Science. O Círculo contribui para que você tome uma ação e aja, impulsionando a tomada de decisões fundamentadas. Ele pode ser usado em outros campos de conhecimento dentro de uma empresa, mas, como ferramenta para Cientistas de Dados, se torna muito proveitoso.

Cientistas de Dados olham para um problema, elaboram o seu “porquê” e buscam soluções através de análises e interpretações de informações.

E toda essa criação de storytelling que poderiamos deixar de lado por julgar desnecessário, na verdade, funciona como um norte para dar sentido à nossa pesquisa. Sem um storytelling, investigar dados acaba sendo uma tarefa perdida.

É preciso reconhecer a importância do percurso, de traçar um itinerário e entender as etapas que direcionam à conclusão. Quase como a narrativa em três atos, comum em peças de ficção.

Como a Ciência de Dados pode ajudar sua empresa?

Agora que já entendemos o que é Data Science, vamos observar o como seu uso pode ser realizado para mudar a forma com que empresas tomam decisões no dia a dia. Seja qual for a sua indústria, você poderá encontrar usos interessantes para as informações que obtém.

Vamos às vantagens:

  • Tomada de decisões mais assertivas que colaboram para o fluxo de entrega

Ter acesso a dados é poder analisá-los para que façam sentido dentro de um contexto pré-estabelecido. Mas, melhor do que isso, é entender que momento exato do fluxo podemos alterar para que geremos informações diferentes.

Com os dados ao nosso lado, conseguimos compreender onde exatamente o problema se encontra, desenvolver soluções nos departamentos certos, alterar diretamente as respostas e fornecer entregas mais assertivas.

Segundo a pesquisa realizada pela Bain & Company, empresas que adotam o Data Science possuem três vezes mais chances de executar tarefas conforme o esperado no planejamento.

Esse resultado está diretamente relacionado à facilidade de encontrar problemas e soluções ao encarar dados. Quando olhamos para o todo e não para o individual, conseguimos tomar decisões mais assertivas e coerentes.

  • Realização de Insights únicos que contribuem para a tomada de decisões

Existe um caminho muito interessante para a análise de dados que é observar tendências onde nunca imaginaríamos que fosse possível.

Essa oportunidade de pensar fora da caixa e olhar para a informação com uma mente aberta, contribui para que nos encontremos relações onde, antes, não encontraríamos. Ao partir especificamente de um problema, e não de um dado em si, podemos nos distanciar da solução e buscar saídas não convencionais.

É o que chamamos de correlação impossível.

Uma história bastante interessante que pode ser utilizada para exemplificar o assunto é o caso que ocorreu nos Estados Unidos chamado: “Cerveja e Fraldas”.

Em 1992, Thomas Blischok, analista de dados de uma rede de supermercados, ao problematizar as vendas do estabelecimento percebeu que Cerveja e Fraldas eram muitas vezes comprados em conjunto. Tentando entender essa relação, ele desenvolveu uma teoria bastante pertinente: por terem filhos pequenos, os pais costumavam sair menos de casa para se divertir, o que levava a compra de bebidas em supermercados.

  • Nem sempre essas correlações absurdas, porém, estão corretas.

É importante lembrar que Cientistas de Dados não são milagrosos. Ultimamente, têm se vendido a ideia de que a utilização de dados para tomar decisões é o caminho certo para o futuro. Em muitas empresas, o fator humano é crucial e certas tendências são imprevisíveis, mesmo com muita análise.

imagem de destaque

O futuro é Data Science?

Além da profissão de Ciência de Dados estar passando por um momento de destaque, seu trabalho está sendo constantemente atualizado. Dia após dia, surgem novas tecnologias que estão contribuindo para essa extração e análise.

Está buscando treinar mais pessoas na habilidade de Data Science? Ou, quem sabe, busca uma maneira de manter a sua equipe de dados atualizada? Quando a capacitação contínua se torna uma necessidade para seguirmos com competitividade no mercado, é interessante investir em plataformas que oferecem esse conteúdo diariamente. Esse é o caso da Alura Para Empresas.

Ao nosso lado, você pode traçar uma estratégia que funcione para a sua empresa e proporcionar um fluxo de conhecimento para os seus colaboradores. Conheça metodologias que podem inovar o dia a dia de toda a sua equipe e trazer resultados incríveis.

Converse com a gente para mais informações!

Estas empresas confiam na Alura para Empresas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=