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3 passos para criar um programa de desenvolvimento de liderança

Athena Bastos

Athena Bastos


Não é nenhuma novidade que a liderança é um fator importante para a produtividade e o bem-estar das pessoas colaboradoras.

Além dos impactos na organização e condução das atividades para realizar os objetivos do negócio, as lideranças têm responsabilidade sobre a motivação (e a desmotivação!) das pessoas.

Não por menos, os setores de gestão de pessoas estão de olho nessas funções. A pesquisa da Lattice com equipes de RH constatou que, dentre as pessoas entrevistadas, 43% apontam que é necessário colocar atividades de aprendizagem e desenvolvimento como prioridade.

Dentre essa categoria, 67% das pessoas entendem que é extremamente importante priorizar o treinamento de lideranças nos próximos 12 meses.

Esse estudo demonstra que a estratégia que diversas empresas estão adotando é o desenvolvimento de lideranças. Ou seja, a preparação de pessoas da empresa para essa função tão importante.

Por isso, o objetivo deste artigo é auxiliar as equipes de RH na construção desses programas de liderança: como fazer e seus benefícios.

desenvolvimento de liderança

O papel da liderança na organização

Muito se fala sobre a importância da performance de lideranças para o desenvolvimento de todas as pessoas da empresa.

Afinal de contas, o principal papel da liderança é propiciar que as pessoas da equipe tenham condições favoráveis para se desenvolverem (pessoal e profissionalmente) e apresentarem bons resultados.

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Uma boa liderança traça o menor (e melhor) caminho possível entre as atividades das pessoas colaboradoras e o cumprimento das metas da empresa. Ou seja, serve como uma conexão entre as pessoas e as estratégias do negócio.

Além de se preocuparem com os resultados da empresa, as boas lideranças também fornecem um ambiente saudável e de bem-estar para seus liderados.

O resultado disso é uma cultura organizacional baseada em elos fortes, baixas taxas de turnover, alta produtividade, motivação e retenção de talentos e bons resultados.

Sendo assim, é possível desenvolver relações de ganha-ganha: de um lado, as pessoas colaboradoras se desenvolvem pessoal e profissionalmente; do outro lado, a empresa alcança todos os seus objetivos estratégicos.

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A influência da cultura organizacional no desenvolvimento de lideranças

É por isso que se diz que a cultura organizacional e as lideranças têm uma relação direta: a cultura impacta diretamente nas lideranças e vice-versa.

Em resumo, a cultura organizacional é o conjunto de regras, de crenças e de valores que todas as pessoas da empresa compartilham entre si.

Todas as pessoas aprendem e transmitem a cultura da organização, mas as lideranças são as principais responsáveis por isso.

Inclusive, tudo que os líderes falam e fazem devem contribuir para a construção da cultura organizacional. São as atitudes que definem a base que vai orientar e capacitar a empresa.

Então, por exemplo, as lideranças que costumam fazer 1:1 e são mais abertas a dar e a receber feedbacks despertam nas pessoas colaboradoras o sentimento de que fazem parte da organização.

Isto, além de contribuir para a satisfação e a felicidade no ambiente de trabalho, aumenta o engajamento, a produtividade e as chances de a pessoa permanecer na empresa.

Por que fazer desenvolvimento de liderança

De início, é importante compreender que liderança não é exclusivamente uma habilidade nata. Não é como um jogo de sorte ou azar, em que você ganha ou perde.

Assim como todas as outras competências profissionais, algumas pessoas têm certo potencial e isso ajuda bastante.

Mas não é só isso. Na prática, as pessoas podem (e devem!) aprender como atuar como um líder de equipe da melhor forma possível, especialmente se ocupam cargos de supervisão e de gestão.

Ao criar um programa de desenvolvimento de liderança, a empresa cria um plano de ações para capacitar pessoas para desempenharem bons resultados nessa função.

Sendo assim, o plano de ações compreende estratégias de treinamento e aprimoramento de uma série de competências como, por exemplo:

  • Comunicação assertiva e transparente;
  • Conhecimentos necessários para traçar planejamentos e estratégias e mobilizar a equipe para executá-los;
  • Gestão de tempo e de projetos
  • Capacidade de fornecer reconhecimento profissional;
  • Capacidade de dar e receber feedbacks;
  • Habilidades de gestão de crises;
  • Comprometimento com sua própria evolução e a evolução da equipe;
  • Habilidade de tomar decisões forma objetiva e analítica;
  • Ter uma atuação positiva, propositiva e proativa;
  • Visão sistêmica e inovadora;
  • Promoção de engajamento e motivação das equipes;
  • Direcionamento do foco para resultados e dados;
  • Empatia e capacidade de se colocar no lugar de suas pessoas lideradas.

Os programas de desenvolvimento de lideranças, por fim, são fundamentais para preparar pessoas que estão alinhadas com a cultura organizacional e com os objetivos do negócio para estarem à frente de suas equipes.

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Como criar um programa de desenvolvimento de liderança

A verdade é que não existe uma forma única de criar um programa de desenvolvimento de lideranças (PDL).

A configuração exata do programa sempre vai depender das características do negócio e do que funciona melhor para o processo de cada pessoa.

No entanto, você pode seguir alguns passos essenciais para isso:

1. Planejamento

Antes de começar, você deve fazer um mapeamento dos principais objetivos do negócio e avaliar qual é o papel das lideranças na conquista dessas metas.

Algumas perguntas podem te indicar o caminho certo para traçar essa estratégia:

  • O que a empresa espera de suas lideranças?
  • O que diferencia uma liderança de uma pessoa colaboradora?
  • Quais os critérios para identificar potenciais de lideranças na equipe?

Depois de fazer essa análise, você vai saber exatamente do que a empresa precisa e poderá identificar com maior assertividade quais pessoas passarão pelo programa.

Nesse ponto, é interessante não olhar apenas para as pessoas que já são líderes, mas também investir em pessoas colaboradoras que demonstram ter potencial.

2. Identificação das lacunas

Quando você já tiver escolhido todas as pessoas, é possível identificar quais são as lacunas de desenvolvimento: quais são as competências que essas pessoas precisam desenvolver?

A partir disso, você pode criar um plano de ações para preenchê-las. A forma mais interessante de construir esse plano é a partir de uma trilha de aprendizagens.

Não se esqueça de definir prazos específicos para cumprir cada ação e alcançar as metas traçadas.

3. Mensure os resultados

Por fim, é fundamental medir os resultados a partir de indicadores de qualidade. Só assim é possível avaliar os resultados do plano de ações.

Você também pode mensurar o desenvolvimento através de avaliações das equipes ou de formulários específicos.

Os dados também ajudam a identificar problemas práticos no percurso. Assim, é possível ajustar o que for necessário.

Benefícios do desenvolvimento de liderança para a sua empresa

Os programas de desenvolvimento de lideranças são efetivos quando levam em consideração a realidade e a estratégia da empresa.

Os benefícios mais frequentes são:

  • Maior retenção das pessoas colaboradoras a partir da oportunidade de desenvolvimento;
  • Maior engajamento das equipes;
  • Aumento da produtividade;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Queda nas taxas de turnover;
  • Comunicação interna mais assertiva e transparente;
  • Ambiente de trabalho mais saudável;
  • Melhores resultados financeiros;
  • Melhores resultados nas estratégias de atração e retenção de talentos.

Além disso, como se não bastasse, um estudo constatou que as empresas que têm programas de desenvolvimento tiveram um aumento de 18% de lideranças de mulheres negras em cinco anos.

Portanto, esses dados dão pista de que, a partir dos programas de desenvolvimento de lideranças, é possível criar oportunidades mais democráticas e equitativas e solucionar o problema de seleção desigual de líderes dentro da organização.

E a sua empresa? Já investe no desenvolvimento de lideranças?

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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