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Tudo que você precisa saber para se tornar um CHRO

Athena Bastos

Athena Bastos


O contexto social em que vivemos, em um mundo VUCA/BANI (em que predominam características de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), exige que as pessoas colaboradoras de uma empresa sejam ágeis para se adaptarem constantemente e produzirem em meio às constantes mudanças.

No entanto, em muitos mercados (como o da tecnologia, por exemplo) existe uma preocupante escassez de talentos e altas taxas de turnover.

Isto, por certo, resulta na dificuldade de encontrar e reter pessoas com as características necessárias para atuarem na empresa.

Quer dizer, as empresas precisam exigir de suas pessoas colaboradoras um nível alto de produtividade em um contexto volátil. Ao mesmo tempo, enfrentam problemas sérios para reter seus talentos e diminuir a rotatividade de pessoas colaboradoras.

Já deu para perceber que a questão da gestão de pessoas é bastante complexa, não é mesmo?

Nesse contexto é que surge a importância do cargo de CHRO, especialmente para conectar as experiências das pessoas colaboradoras às metas e aos objetivos do negócio, através da condução de um olhar estratégico para a gestão de pessoas.

A pessoa CHRO, portanto, assume uma posição de liderança máxima na gestão de pessoas e possui um papel estratégico para o posicionamento da empresa.

Dentre tantas funções desse cargo, a principal é justamente alinhar todas as estratégias práticas de cada um dos subsistemas de RH ao planejamento estratégico do negócio.

chro

O que é CHRO (Chief Human Resources Officer)

CHRO é a sigla para Chief Human Resources Officer que, em tradução livre, significa Diretor(a) de Recursos Humanos. Ou seja, é a maior liderança do setor de Recursos Humanos.

Em resumo, o CHRO é o cargo responsável pelo desenvolvimento e pela execução de estratégias de gestão de pessoas em alinhamento ao planejamento estratégico do negócio.

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Quer dizer, fornece liderança estratégica para articular as necessidades e os planos de RH aos objetivos e às metas da empresa.

Em uma perspectiva hierárquica, o CHRO faz parte da alta gestão das organizações e se assemelha ao Chief Marketing Officer (CMO) e ao Chief Financial Officer (CFO).

Nesse contexto, dentre os objetivos centrais do cargo de CHRO estão:

  • Planejar ações estratégicas para entender as necessidades das pessoas colaboradoras.
  • Definir normas e políticas internas referentes à gestão de pessoas.
  • Construir e implementar planos de carreira e de remuneração.
  • Planejar e executar os programas de desenvolvimento de pessoas colaboradoras.
  • Conduzir as diretrizes das avaliações de desempenho e pesquisa de cultura organizacional.
  • Desenvolver estratégias de gestão de talentos, especificamente em relação à retenção de talentos e diminuição de turnover.
  • Planejar programas e sistemas de diversidade e inclusão dentro da empresa.
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Quais as funções do CHRO

A partir dos objetivos principais do cargo, já é possível perceber que o escopo de trabalho de uma pessoa CHRO é bastante amplo.

De todo modo, de maneira geral, atribui-se às CHRO todas as funções referentes às estratégias e execução de gestão de pessoas.

No contexto do mercado atual, o CHRO tem algumas funções centrais de promover a diversidade e a inclusão de pessoas e zelar pelo desenvolvimento individual e coletivo da equipe.

É possível dividir essas funções a partir das seguintes perspectivas:

Proporcionar as melhores experiências possíveis

Uma das funções da pessoa CHRO é proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível e as melhores experiências para as pessoas colaboradoras.

Ou seja: deve-se criar uma ambiente de transparência, de abertura ao diálogo e de crescimento contínuo entre as pessoas. Esse é o terreno perfeito para semear o crescimento da organização.

É aí que entra a cultura de feedback, que nada mais é do que incorporar a prática do feedback à cultura organizacional e à estratégia do negócio.

Na cultura de feedback, todas as pessoas (lideranças e colaboradoras) se sentem à vontade para conversar abertamente sobre o que vivenciam na empresa e, a partir daí, pensar em pontos para evoluir.

Muito mais do que simplesmente dar um feedback, a cultura de feedback pressupõe um ambiente de trabalho saudável, com transparência e críticas construtivas.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Além do mais, a pessoa CHRO deve se preocupar com as estratégias de educação corporativa.

Afinal de contas, os treinamentos e os programas de desenvolvimento são capazes de manter a motivação das pessoas e, ao mesmo tempo, prepará-las para auxiliar no crescimento da empresa.

Ou seja, a partir do desenvolvimento de pessoas, as empresas podem encontrar novas estratégias para continuar crescendo dentro de seu segmento de atuação e atrair e reter seus talentos.

Contudo, as qualificações nem sempre se resumem às habilidades técnicas (Hard Skills). Há também as competências comportamentais, que contribuem para a atuação profissional (Soft Skills).

Nesse ponto, inclusive, deve-se compreender os conhecimentos necessários às pessoas colaboradoras para seguir o ritmo rápido de atualização do mercado.

O conceito de lifelong learning auxilia a pensar nessa perspectiva de forma estratégica. Em resumo, trata-se de estimular, de maneira voluntária, proativa e permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional, criando a união de formas distintas de aprendizado e como colocar esse conhecimento em prática, sem promover uma hierarquia entre diferentes formas de educação.

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Desenvolver programas de diversidade e inclusão

Outro ponto fundamental nas funções da pessoa CHRO é refletir sobre a diversidade e a inclusão de pessoas na empresa.

Os programas de diversidade e inclusão de pessoas compreendem reflexões sobre o quadro de funcionários e estratégias para admitir pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência.

Mas mais do que isso, também é necessário desenvolver e executar estratégias para que a cultura organizacional gere inclusão e vivência saudável e respeitosa, muito além de apenas números e estatísticas.

Qual a importância da CHRO nas empresas

Como liderança estratégica principal da gestão de pessoas, a importância da CHRO nas empresas pode ser óbvia.

Ainda assim, pode-se pensá-la a partir dos seguintes tópicos:

1. Qualificação e satisfação da equipe

A pessoa CHRO é extremamente importante para garantir a qualificação e o desenvolvimento da equipe.

Além disso, é fundamental para construir um meio ambiente de trabalho saudável e satisfatório para todas as pessoas colaboradoras.

2. Fortalecimento e consolidação da empresa

A pessoa CHRO é a principal conexão entre as estratégias de gestão de pessoas e o planejamento estratégico da empresa.

Ou seja, é indispensável para o cumprimento das metas e dos objetivos do negócio.

Sendo assim, a CHRO é responsável por desenvolver e executar uma estratégia de gestão de pessoas que contribua para o cumprimento dos objetivos gerais da empresa.

3. Traçar estratégias de temas em evidência no setor de RH

Para se adequar às mudanças no mercado, é fundamental que as empresas tenham conhecimento sobre tecnologias e metodologias ágeis.

Nessa perspectiva, a pessoa CHRO é importante para dar atenção aos temas inovadores que estão em evidência no setor, como o RH ágil.

O RH ágil compreende princípios que fundamentam o desenvolvimento de agilidade no RH, para realizar tarefas e solucionar problemas.

Quer dizer, nada mais é do que a aplicação das metodologias ágeis nas rotinas e nos processos do RH (ou uma transformação ágil).

Essa é uma forma importante de trazer uma visão mais analítica e menos operacional para esse setor.

Quais as técnicas comprovadas para a função de CHRO

De forma geral, não existe um percurso pré-estabelecido para alcançar um cargo de CHRO. O que se sabe, no entanto, é que essa função requer experiência e conhecimentos sobre gestão de RH.

No entanto, a Catho desenvolveu uma pesquisa para entender os requisitos comuns às pessoas que ocupam o cargo de CHRO. As constatações da pesquisa foram que:

  • 28% das pessoas que ocupam o cargo são graduadas em Administração de Empresas;
  • 32% fizeram algum tipo de MBA na área de Recursos Humanos;
  • 39% são pessoas proficientes em inglês.

Entre as habilidades, recomenda-se que tenha:

  • Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita;
  • Boa capacidade de resolver conflitos e problemas;
  • Conhecimento sobre as legislações e regulamentações sobre gestão de pessoas;
  • Habilidade e experiência em cargos de liderança;
  • Capacidade analítica, especialmente em relação à análise de dados.

Por fim, como é um cargo de liderança de diretoria executiva, é indispensável que a pessoa tenha uma trajetória profissional que se alinhe à função de liderança na gestão de pessoas.

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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