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Saiba como criar um programa de desenvolvimento de liderança efetivo

Athena Bastos

Athena Bastos


Desenvolvimento de lideranças: por que investir e como fazer?

Não é nenhuma novidade que a liderança é um fator importante para a produtividade e o bem-estar das pessoas colaboradoras.

Além dos impactos na organização e condução das atividades para realizar os objetivos do negócio, as lideranças têm responsabilidade sobre a motivação (e a desmotivação!) das pessoas.

Não por menos, os setores de gestão de pessoas estão de olho nessas funções. A pesquisa da Lattice com equipes de RH constatou que, dentre as pessoas entrevistadas, 43% apontam ser necessário colocar atividades de aprendizagem e desenvolvimento como prioridade.

Dentre essa categoria, 67% das pessoas entendem ser extremamente importante priorizar o treinamento de lideranças nos próximos 12 meses.

Esse estudo demonstra que a estratégia que diversas empresas estão adotando é o desenvolvimento de lideranças. Ou seja, a preparação de pessoas da empresa para essa função tão importante.

Por isso, o objetivo deste artigo é auxiliar as equipes de RH na construção desses programas de liderança, dando dicas de como fazer e seus benefícios.

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O papel da liderança na organização

Muito se fala sobre a importância da performance de lideranças para o desenvolvimento de todas as pessoas da empresa.

Afinal de contas, o principal papel da liderança é propiciar que as pessoas da equipe tenham condições favoráveis para se desenvolverem (pessoal e profissionalmente) e apresentarem bons resultados.

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Uma boa liderança traça o menor (e melhor) caminho possível entre as atividades das pessoas colaboradoras e o cumprimento das metas da empresa. Ou seja, serve como uma conexão entre as pessoas e as estratégias do negócio.

Além de se preocuparem com os resultados da empresa, as boas lideranças também fornecem um ambiente saudável e de bem-estar para as pessoas lideradas.

O resultado disso é uma cultura organizacional baseada em elos fortes, baixas taxas de turnover, alta produtividade, motivação e retenção de talentos e bons resultados.

Sendo assim, é possível desenvolver relações de ganha-ganha: de um lado, as pessoas colaboradoras se desenvolvem pessoal e profissionalmente; do outro lado, a empresa alcança todos os seus objetivos estratégicos.

Quais são os tipos de liderança?

Existem diversos tipos de liderança, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. É importante que um bom ou boa líder saiba adaptar seu estilo à situação e às necessidades da equipe. Confira, a seguir, alguns dos tipos mais comuns:

1. Liderança autocrática

A pessoa líder centraliza as decisões e controla todos os processos, com pouca participação da equipe. A principal vantagem é a agilidade na tomada de decisões; já a desvantagem é que esse tipo de liderança pode desmotivar a equipe, gerar resistência e dificultar o desenvolvimento da autonomia das pessoas colaboradoras.

2. Liderança democrática

Incentiva a participação do time na tomada de decisões, valoriza as opiniões e promove o diálogo. Esse tipo de liderança aumenta o engajamento e a motivação da equipe, além de estimular a criatividade e o senso de responsabilidade. Contudo, pode tornar o processo decisório mais lento e gerar conflitos se não houver uma boa gestão.

3. Liderança liberal

Dão liberdade para a equipe tomar decisões e gerenciar suas próprias tarefas, com mínima interferência. Ela é vantajosa, pois estimula a autonomia, a criatividade e o senso de responsabilidade das pessoas. No entanto, pode gerar desorganização, falta de direcionamento e dificuldade em alcançar os objetivos se o time não for maduro e autogerenciável.

4. Liderança situacional

A liderança situacional adapta seu estilo de liderança de acordo com a situação, as necessidades da equipe e as características de cada colaborador ou colaboradora. Ela é flexível para lidar com diferentes situações e pessoas, no entanto, requer grande capacidade de adaptação e análise do (a) líder, podendo ser complexo de aplicar na prática.

5. Liderança transformacional

inspira e motiva a equipe a alcançar objetivos ambiciosos, o que promove a transformação e o crescimento individual e coletivo. Esse tipo de liderança melhora o engajamento da equipe, estimula a inovação e a busca por excelência. Contudo, pode gerar expectativas irreais e demandar grande carisma e capacidade de comunicação do líder.

6. Liderança coach

Atua como um coach, orientando e desenvolvendo as pessoas colaboradoras para que atinjam seu potencial máximo. Ela promove o crescimento profissional e pessoal das pessoas colaboradoras, aumenta a motivação e o engajamento. No entanto, requer tempo e dedicação do (a) líder, além de habilidades de coaching.

Esses são apenas alguns exemplos de liderança e, na prática, podem existir variações e combinações de estilos. O mais importante é que a liderança conheça bem sua equipe, seus objetivos e o contexto em que está inserido para escolher o estilo mais adequado e alcançar os melhores resultados.

Leia também: Liderança remota — como funciona esse tipo de gestão?


Quais as diferenças entre chefe e líder?

A diferença entre chefe e líder pode ser sutil, mas impacta diretamente na forma como as pessoas trabalham e se sentem em uma equipe.

Enquanto quem é chefe se concentra em mandar, podendo gerar desmotivação, baixa produtividade e alta rotatividade de talentos; quem é líder inspira confiança, motivação, alta performance, criatividade e retenção de talentos.

Entenda melhor a seguir essas diferenças:

Chefe

  • Exerce o poder por meio da hierarquia e do cargo que ocupa.
  • Delega tarefas dizendo o que e como deve ser feito, priorizando o cumprimento de regras e prazos.
  • Concentra-se nos resultados e pode usar a punição como forma de controle.
  • A comunicação é unilateral, ou seja, com pouca abertura para diálogo.
  • Prioriza a manutenção do status quo e pode resistir a mudanças e novas ideias.
  • Visa seus próprios interesses e reconhecimento.

Líder

  • Inspira e motiva a equipe, valorizando as pessoas e suas habilidades.
  • Explica o porquê das tarefas, conectando-as aos objetivos da equipe e da empresa.
  • Incentiva o crescimento e o aprendizado contínuo das pessoas colaboradoras.
  • Promove o diálogo aberto, ouve a equipe e valoriza o feedback.
  • Incentiva a inovação e busca soluções criativas para os desafios.
  • Compartilha uma visão inspiradora e trabalha em conjunto com o time para alcançá-la.

Leia também: Conheça os tipos de líderes na Gestão Ágil


Como identificar possíveis líderes em uma equipe?

Para identificar líderes em potencial em uma equipe, é preciso observar algumas características e competências que indicam potencial para liderança.

1. Proatividade e iniciativa

Tomam a frente e buscam soluções para os desafios; propõem novas ideias e se oferecem para assumir responsabilidades; têm motivação para desafios e buscam constantemente aprender e crescer.

2. Comunicação e influência

Comunicam-se de forma clara, objetiva e inspiradora; sabem ouvir e compreender diferentes perspectivas e conseguem influenciar e persuadir as pessoas de forma positiva.

3. Visão e pensamento estratégico

Conseguem enxergar o panorama geral e compreender como as partes se conectam; pensam de forma estratégica, analisando cenários e prevendo consequências e sabem definir metas e traçar planos para alcançá-las.

4. Trabalho em equipe e colaboração

Colaboram ativamente com as demais pessoas da equipe, compartilhando conhecimentos e ajudando; sabem trabalhar em grupo, respeitando diferentes opiniões e construindo consenso; e criam um ambiente de trabalho positivo e motivador.

5. Inteligência emocional e empatia

Demonstram autoconhecimento, autocontrole e empatia; sabem lidar com as próprias emoções e compreender as emoções das outras pessoas e conseguem motivar e inspirar as pessoas ao seu redor.

6. Resiliência e capacidade de adaptação

Lidam bem com pressão e adversidades, sem desanimar facilmente; sabem se adaptar a mudanças e aprender com os erros e buscam soluções criativas para os desafios.


Liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance: qual a relação?

A liderança é o motor que impulsiona o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Uma liderança inspiradora e visionária define metas desafiadoras, estimula a colaboração e cria um ambiente de confiança onde cada pessoa se sente valorizada e motivada a contribuir com o seu melhor.

Ela ainda promove o desenvolvimento individual, oferecendo oportunidades de aprendizagem e crescimento, e estimula a busca por excelência através do feedback construtivo e do reconhecimento.

A liderança eficaz une os talentos individuais em uma força coletiva, transformando um grupo de pessoas em um time de alta performance capaz de alcançar resultados extraordinários e superar desafios de forma inovadora e eficiente.

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A influência da cultura organizacional no desenvolvimento de lideranças

É por isso que se diz que a cultura organizacional e as lideranças têm uma relação direta: a cultura impacta diretamente nas lideranças e vice-versa.

Em resumo, a cultura organizacional é o conjunto de regras, crenças e valores que todas as pessoas da empresa compartilham entre si. Todas elas aprendem e transmitem a cultura da organização, mas as lideranças são as principais responsáveis por isso.

Inclusive, tudo que os (as) líderes falam e fazem devem contribuir para a construção da cultura organizacional. São as atitudes que definem a base que vai orientar e capacitar a empresa.

Então, por exemplo, as lideranças que costumam fazer 1:1 e são mais abertas a dar e receber feedbacks despertam nas pessoas colaboradoras o sentimento de que fazem parte da organização.

Isto, além de contribuir para a satisfação e a felicidade no ambiente de trabalho, aumenta o engajamento, a produtividade e as chances de a pessoa permanecer na empresa.

O que é um programa de desenvolvimento de líderes?

Um programa de desenvolvimento de líderes é um conjunto de ações e estratégias que as empresas usam para lapidar e potencializar as habilidades de liderança de seus colaboradores e colaboradoras, transformando profissionais em gestores e gestoras.

Esses programas podem incluir cursos, treinamentos, workshops, mentorias, coaching e outras atividades que visam desenvolver competências essenciais como comunicação, tomada de decisão, gestão de conflitos, motivação de equipes e pensamento estratégico.

O objetivo é preparar líderes para os desafios do mundo corporativo, oferecendo a capacitação necessária para que possam capacitar, inspirar, guiar e desenvolver suas equipes para alcançar resultados extraordinários e construir um ambiente de trabalho e um clima organizacional positivo e produtivo.

Por que fazer desenvolvimento de liderança

De início, é importante compreender que liderança não é exclusivamente uma habilidade nata. Não é como um jogo de sorte ou azar, em que você ganha ou perde.

Assim como todas as outras competências profissionais, algumas pessoas têm certo potencial e isso ajuda bastante.

Mas não é só isso. Na prática, as pessoas podem (e devem!) aprender como atuar como um líder de equipe da melhor forma possível, especialmente se ocupam cargos de supervisão e de gestão.

Ao criar um programa de desenvolvimento de liderança, a empresa cria um plano de ações para capacitar pessoas para desempenharem bons resultados nessa função.

Sendo assim, o plano de ações compreende estratégias de treinamento para líderes e aprimoramento de uma série de competências como, por exemplo:

  • Comunicação assertiva e transparente.
  • Conhecimentos necessários para traçar planejamentos e estratégias e mobilizar a equipe para executá-los.
  • Gestão de tempo e de projetos.
  • Capacidade de fornecer reconhecimento profissional.
  • Capacidade de dar e receber feedbacks.
  • Habilidades de gestão de crises.
  • Comprometimento com sua própria evolução e a evolução da equipe.
  • Habilidade de tomar decisões de forma objetiva e analítica.
  • Ter uma atuação positiva, propositiva e proativa.
  • Visão sistêmica e inovadora.
  • Promoção de engajamento e motivação das equipes.
  • Direcionamento do foco para resultados e dados.
  • Empatia e capacidade de se colocar no lugar das pessoas lideradas.

Os programas de desenvolvimento de lideranças, por fim, são fundamentais para preparar pessoas que estão alinhadas com a cultura organizacional e com os objetivos do negócio para estarem à frente de suas equipes.

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Como criar um programa de desenvolvimento de liderança

A verdade é que não existe uma forma única de criar um programa de desenvolvimento de lideranças (PDL). A configuração exata do programa sempre vai depender das características do negócio e do que funciona melhor para o processo de cada pessoa.

No entanto, você pode seguir alguns passos essenciais para isso:

1. Planejamento

Antes de começar, você deve fazer um mapeamento dos principais objetivos do negócio e avaliar qual é o papel das lideranças na conquista dessas metas.

Algumas perguntas podem te indicar o caminho certo para traçar essa estratégia:

  • O que a empresa espera de suas lideranças?
  • O que diferencia uma liderança de uma pessoa colaboradora?
  • Quais os critérios para identificar potenciais de lideranças na equipe?

Após fazer essa análise, você vai saber exatamente do que a empresa precisa e poderá identificar com maior assertividade quais pessoas passarão pelo programa.

Nesse ponto, é interessante não olhar apenas para as pessoas que já são líderes, mas também investir em pessoas colaboradoras que demonstram ter potencial.

2. Identificação das lacunas

Quando você já tiver escolhido todas as pessoas, é possível identificar quais são as lacunas de desenvolvimento: quais são as competências que essas pessoas precisam desenvolver?

A partir disso, você pode criar um plano de ações para preenchê-las. A forma mais interessante de construir esse plano é a partir de uma trilha de aprendizagem.

Não se esqueça de definir prazos específicos para cumprir cada ação e alcançar as metas traçadas.

3. Mensuração de resultados

Por fim, é fundamental medir os resultados a partir de indicadores de qualidade. Só assim é possível avaliar a efetividade do plano de ações. Você também pode mensurar o desenvolvimento por meio de avaliações das equipes ou de formulários específicos.

Os dados também ajudam a identificar problemas práticos no percurso. Assim, é possível ajustar o que for necessário.

Benefícios de implementar um programa de liderança na sua empresa

Os programas de desenvolvimento de lideranças são efetivos quando levam em consideração a realidade e a estratégia da empresa. Os benefícios mais frequentes são:

Por fim, é importante destacar que, a partir dos programas de desenvolvimento de lideranças, é possível criar oportunidades mais democráticas, equitativas e solucionar o problema de seleção desigual de líderes dentro da organização, fomentando assim a diversidade e inclusão nas empresas.

Leia também: Liderança inclusiva — conheça os benefícios de promover a diversidade no ambiente de trabalho

E a sua empresa? Já investe no desenvolvimento de lideranças?

Se você quer saber como transformar gestores e gestoras em líderes, a educação corporativa é uma grande aliada para capacitar profissionais e desenvolver habilidades de liderança.

Nesse contexto, conte com o ecossistema da Alura + FIAP Para Empresas como parceria estratégica para auxiliar a sua empresa nessa jornada. Entenda como podemos ajudar a transformar o seu negócio!

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Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.