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Digital Skills: as competências digitais e a transformação digital nas empresas

Athena Bastos

Athena Bastos


Be water, my friend” — a metáfora da personagem de Bruce Lee em Longstreet (1971) está mais em alta que nunca, especialmente no mundo corporativo. A comparação entre pessoas e água remete à fluidez, flexibilidade e adaptabilidade.

Ou seja, a ideia de ser uma profissional líquida traduz a necessidade de se adaptar às transformações do mercado e adquirir novas habilidades conforme as demandas do contexto.

Muito distante, inclusive, da definição do termo “carreira” que significa, em latim, um caminho pré-estabelecido para carros.

Se antes as carreiras correspondiam a trajetórias lineares e ascendentes, hoje em dia, os contextos exigem que as pessoas desenvolvam habilidades que vão além de sua função e de sua área de atuação.

Os dados da pesquisa da Gartner, realizada em 2021, confirmam que essa não é apenas uma estratégia de competitividade no mercado, mas uma necessidade: 58% das pessoas acreditam que precisam desenvolver novas habilidades para desempenhar seu trabalho e 33% das habilidades requeridas em vagas de emprego em 2017 em TI, finanças e vendas já estão ultrapassadas.

Não é por menos. A realidade atual é de constante volatilidade e inovação: inteligência artificial, automação de processos, realidade aumentada, cultura de dados, entre outros. As empresas digitais, para se manterem competitivas, precisam que todas as pessoas saibam utilizar a tecnologia a favor das estratégias do negócio.

Por isso, o objetivo deste artigo é explicar as razões pelas quais as Digital Skills são essenciais dentro dos negócios e quais as Digital Skills mais demandadas pelas empresas.

Uma mão humana está digitando em um teclado de computador, enquanto pictogramas tecnológicos flutuam ao redor da imagem. Os pictogramas incluem ícones de um calendário, botão on e off, gráfico financeiro, wi-fi, e uma câmera fotográfica, representando a interação da mão com diferentes ferramentas digitais.

O que são Digital Skills

As Digital Skills – ou competências digitais – representam uma ampla compreensão de ferramentas digitais que permitem que as pessoas desempenhem suas funções.

Ou seja, o conceito de competências digitais descreve a habilidade de lidar com dispositivos, sistemas e plataformas virtuais.

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Essa ideia parte do pressuposto de que, no cenário atual da sociedade, a tecnologia molda o comportamento das pessoas tanto em relação ao acesso ao conhecimento quanto à forma de se comunicar.

Assim, o conceito de competências digitais abrange todas as técnicas e habilidades necessárias na era digital, para desempenhar funções em uma sociedade que se comunica e acessa informações através de tais tecnologias.

Sendo assim, muito mais do que uma habilidade exclusivamente funcional — ou um conhecimento especializado, as Digital Skills compreendem uma mentalidade das pessoas colaboradoras.

Isto é, uma compreensão geral e integrada das tecnologias que já existem e também uma pré-disposição e embasamento para aprender novas.

Afinal de contas, no ambiente de trabalho, espera-se que as pessoas não apenas adotem, de forma rápida e objetiva, qualquer tecnologia, mas que também se adaptem rapidamente às novas ferramentas e abordagens.

É por isso que as Digital Skills não consideram apenas as Hard Skills, mas também as habilidades comportamentais e relacionais Soft Skills.

Boas práticas na avaliação de competências tech

Exemplos de digital skills

Como vimos, as digital skills se tornaram cada vez mais importantes para profissionais de todas as áreas. Como alguns exemplos dessas competências digitais, podemos citar:

  • Conhecimento informática: compreender e utilizar sistemas operacionais, softwares de produtividade e ferramentas básicas do computador, são consideradas skills essenciais na atualidade.
  • Alfabetização de dados: capacidade de coletar, analisar e interpretar dados de forma eficiente, muitas vezes utilizando ferramentas como planilhas eletrônicas ou software estatístico.
  • Habilidades em mídias sociais: saber como usar plataformas de mídias sociais de maneira profissional, incluindo a compreensão de estratégias de marketing digital.
  • Programação e desenvolvimento web: conhecimento básico ou avançado em linguagens de programação, desenvolvimento de sites e aplicativos.
  • Segurança cibernética: compreensão dos princípios básicos de segurança cibernética para proteger informações sensíveis e sistemas contra ameaças digitais.
  • Habilidades em cloud computing: familiaridade com serviços em nuvem, como armazenamento e processamento de dados na nuvem.
  • Automação e inteligência artificial: entendimento de ferramentas de automação e noções básicas de inteligência artificial, incluindo chatbots e automação de processos.
  • Gestão de projetos online: utilização de ferramentas de gestão de projetos online para colaboração eficiente, como o Trello, Asana ou Microsoft Teams.
  • Design gráfico e multimídia: conhecimentos básicos em softwares de design gráfico e edição de vídeo para criar conteúdo visualmente atrativo.
  • Habilidades em e-commerce: compreensão das operações de comércio eletrônico, incluindo plataformas de venda online e estratégias associadas de marketing digital.

Estas são apenas alguns exemplos de habilidades digitais diversas que podem ser importantes em diversos setores e profissões. Abordaremos algumas delas com mais detalhes adiante.

Quais as habilidades digitais mais importantes para as empresas

Nesse contexto, as habilidades digitais mais importantes para as empresas são:

Análise de dados

Um aspecto importante da cultura digital é o desenvolvimento de estratégias empresariais baseada em dados. Isto é, uma cultura de dados.

Sendo assim, todas as tomadas de decisões — especialmente as mais estratégicas, são e devem ser baseadas nas análises de dados.

Isso exige que todas as pessoas colaboradoras se desenvolvam em Data Science: do RH aos times de tecnologia, PowerBI e Excel, por exemplo, são conhecimentos imprescindíveis.

O conhecimento de análise de dados tem diferentes níveis de complexidade: pode vir de aprender a usar o Excel até habilidades mais complexas.

Mas o fato é que as pessoas precisam atuar com base em dados para serem mais estratégicas em suas áreas de atuação.

Comunicação digital

Seja no trabalho remoto ou presencial, a comunicação é uma parte fundamental da eficiência operacional.

Então, é necessário que a comunicação entre as pessoas seja parte de um processo organizado. A partir disso, surgiram alguns desafios: como se comunicar nos meios digitais? Como interagir com outras pessoas à distância?

Independentemente da área de atuação, as pessoas precisam aprender a usar as ferramentas de comunicação digital para garantir a clareza e a transparência nos processos.

Além disso, cada vez mais, as empresas trabalham com processos em nuvem. Isso garante a operação, mesmo diante de adversidades.

Liderança digital

O e-leadership é um modelo de liderança que atende às tendências do mercado de trabalho em ambiente online.

O ponto essencial do modelo de e-leadership é o uso de tecnologia para planejar e executar toda a gestão de pessoas.

Além disso, as relações de trabalho no modelo de e-leadership devem atender às demandas das tendências do mercado. Ou seja, devem ser mais flexíveis, mais criativas e menos engessadas.

Nesse ponto, é importante lembrar que a habilidade de liderança não é exclusiva de quem ocupa cargos de liderança. As pessoas precisam aprender a gerenciar projetos e serem líderes de si mesmas para trabalhar nessa transformação digital.

Noções de cibersegurança

A segurança deve fazer parte de todos os processos organizacionais, principalmente quando trabalhamos com ferramentas digitais.

Por isso, desenvolver noções de cibersegurança não é uma habilidade que deve se restringir à governança de TI, como um conhecimento técnico.

Ao contrário, é uma competência digital para as pessoas da empresa que lidam — direta ou indiretamente, com ferramentas e soluções digitais. Ou seja, praticamente todas as pessoas em diferentes tipos de empresas e funções.

Interação com ferramentas e inteligência artificial

As novas tecnologias e ferramentas têm oferecido novas possibilidades para as interações e dinâmicas humanas. Elas estão aqui para nos auxiliar, para automatizar funções e permitir que a mente humana atue na estratégia das ações.

De acordo com a pesquisa da Ark Invest, as ferramentas de inteligência artificial podem aumentar em quase 140% a produtividade das pessoas colaboradoras nos próximos 8 anos.

Em termos financeiros, isso representa o aumento de, aproximadamente, US $50.000 por pessoa trabalhadora. Ou US $56 trilhões em todo mundo.

Isso demonstra a necessidade das empresas se adaptarem para acompanhar essas transformações e serem mais eficientes. Sem medo de que as ferramentas possam roubar seus empregos: é necessário encontrar as formas mais assertivas para interagir com elas e aproveitar o que há de benéfico nelas.

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A importância das Digital Skills para a empresa

Não há dúvidas que todos os caminhos futuros apontam para a tecnologia. Isto nos mostra que a transformação digital não é uma tendência optativa, mas algo inevitável.

Então, é importante ter em mente que construir uma cultura digital é a garantia para o futuro das empresas. Especialmente se considerarmos que, a partir das Digital Skills, as empresas podem ser mais eficientes, inovadoras e estratégicas.

Na prática, as competências digitais são habilidades essenciais para lidar com a presença da tecnologia no ambiente de trabalho, trazendo os seguintes benefícios:

  • Otimização do tempo e aumento da qualidade do trabalho;
  • Compreensão do potencial interativo dos dispositivos eletrônicos;
  • Aumento do ritmo de reflexão, criatividade e inovação;
  • Gestão da identidade digital da empresa com eficiência;
  • Aumento na eficiência no trabalho.
  • Promoção da inovação, uma vez que profissionais capacitados (as) nas últimas tendências tecnológicas, têm mais probabilidade de contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras em seus campos de atuação.

Esse movimento pode (e deve!) ser liderado e apoiado pelos times de tecnologia. Não para criar essa cultura digital como algo exclusivo das áreas de TI, mas para construir algo que compreenda toda a empresa.

Afinal, as soluções tecnológicas conduzem constantes transformações globais que exigem de todas as áreas duas atenções principais: atualização constante e adaptabilidade.

Todas as áreas da empresa precisam estar atentas aos movimentos do mercado para prever possibilidades, gerenciar riscos e entregar soluções mais inovadoras em seus mercados.

A área de marketing, por exemplo, precisa trabalhar com inteligência artificial. Olha as possibilidades que o Chat GPT oferece, por exemplo. Da mesma forma, não dá mais para imaginar um setor de RH que não precise trabalhar com dados.

Ou seja, nessa nova revolução que vivenciamos, a tecnologia precisa ser parte da cultura organizacional como um todo.

Como desenvolver competências digitais na sua empresa

Agora que você já sabe o que são e qual é a importância de desenvolver competências digitais na empresa, vamos à parte prática: como as organizações podem auxiliar no desenvolvimento das competências digitais das pessoas colaboradoras?

Todas as iniciativas devem partir do pressuposto que as empresas devem incentivar uma cultura digital e estimular o desenvolvimento das pessoas.

Então, devem, por exemplo, promover a realização de treinamentos (como de Data Science, ou outros) em todas as áreas, criar trilhas de aprendizagem específicas e incentivar a autonomia do aprendizado das pessoas.

Além do mais, as empresas devem desenvolver uma cultura de reskilling. Isto é, promover, ao nível cultural, a necessidade de desenvolvimento e ampliação das habilidades que já existem. Ou seja, é a promoção da cultura do “saber fazer”.

Esse ainda não é o cenário corporativo na atualidade. Segundo o levantamento feito pela LANDtech e Alura Para Empresas, 76% das pessoas que não são formadas em TI alegam que as empresas ainda não promoveram cursos profissionalizantes em competências digitais.

Digital Skills: exemplos reais

Algumas marcas, no entanto, já perceberam o potencial de investir na educação corporativa. É o caso da Suzano — maior produtora de celulose e eucalipto — que, através de uma parceria com a Alura Para Empresas, estruturou um projeto para desenvolver conhecimentos em Machine Learning e Power BI.

O resultado financeiro dessa ação é surpreendente: estima-se que os treinamentos auxiliaram na otimização de vários processos da empresa, alcançando um retorno de R$ 3 milhões no ano. Veja mais sobre esse caso de sucesso.

Para Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura, cases como esse demonstram a urgência de desenvolver talentos tech nas companhias:

“A tendência é que as empresas que não investem em habilidades digitais fiquem para trás na corrida do mercado. O aprendizado em Digital Skills é fundamental para a inovação e formação de um diferencial competitivo, logo, quando as organizações deixam de educar as suas equipes no tema, elas também deixam de enxergar oportunidades em diversos setores do negócio”, reforça.

Será que a sua empresa está pronta para investir e se responsabilizar pelo desenvolvimento das competências digitais das pessoas colaboradoras?

Quer desenvolver seu time em Digital Skills? Fale conosco e conheça as soluções de capacitação em tecnologia da Alura Para Empresas.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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