A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.
A rápida transformação do mercado, especialmente na área da tecnologia, constrói um cenário novo e único nas empresas.
Nessa perspectiva, as pessoas colaboradoras também precisam se atualizar e desenvolver novas habilidades para atender às demandas do mercado, especialmente se desejam aprimorar skills para se destacar ou pretendem buscar uma nova colocação.
Nesse ponto, podem surgir duas questões fundamentais: “Quais são essas competências e como desenvolvê-las?”
Para responder a essas dúvidas, o objetivo deste artigo é apresentar os diferentes tipos de competências, incluindo as técnicas, comportamentais e de liderança, e como elas são importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.

O que são competências?
As competências compreendem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes das pessoas. É daí que surge a sigla CHA, que significa:
- Conhecimento: refere-se aos domínios teóricos sobre uma área ou sobre um tema.
- Habilidade: diz respeito aos conhecimentos práticos e a capacidade de colocar algo em prática.
- Atitude: se relaciona com as iniciativas de fazer e resolver coisas para alcançar metas.
Em seu livro “O modelo da competência”, Eric Roland René Heneault define as competências profissionais a partir de três perspectivas:
- A tomada de iniciativa e responsabilidade das pessoas diante das situações que se confronta no trabalho.
- Uma inteligência prática que utiliza os conhecimentos teóricos como base.
- A faculdade de mobilização e compartilhamento de desafios.
Essa definição deixa bastante claro que a visão de competência, que se refere apenas aos conhecimentos técnicos ficou no passado.
Além do mais, é uma perspectiva que se adapta diante da individualidade, ou seja, garante que existem pessoas competentes nos mais diversos perfis.
Mais do que isso, essa linha de pensamento valoriza a diversidade de pessoas nas organizações.
Afinal de contas, uma equipe com diferentes habilidades e competências pode gerar mais inovação, qualidade de entrega e resultados positivos.
VEJA TAMBÉM:
- Gestão de competências: uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de pessoas nas empresas
- Digital Skills: as competências digitais e a transformação digital nas empresas
- Lifelong Learning: Qual a sua importância para o aprendizado corporativo?
Quais são os tipos de competências?
Nessa perspectiva que apresentamos, existem três tipos diferentes de competências:
- Organizacionais: se referem às habilidades em relação ao negócio — como gestão estratégica, trabalho em equipe e visão sistêmica.
- Técnicas: dizem respeito aos conhecimentos de ferramentas e teorias específicas, por exemplo, conhecimentos em Excel avançado e proficiência em inglês.
- Comportamentais: estão relacionadas às habilidades de comportamento e de relacionamento, como flexibilidade, criatividade e comprometimento.
Leia também: O que é e como funciona a gestão da aprendizagem nas empresas
Tipos de competências que as empresas mais precisam
Segundo o LinkedIn Workplace Learning Report, as dez competências profissionais que as empresas mais buscam são:
- Pesquisa.
- Vendas.
- Habilidades analíticas.
- Atendimento ao cliente.
- Trabalho em equipe.
Leia também: Digital Skills: as competências digitais e a transformação digital nas empresas
O que são Hard Skills ou competências técnicas?
As Hard Skills se referem às habilidades e conhecimentos técnicos que as pessoas podem desenvolver por meio de cursos, estudos e experiências práticas. Ou seja, são competências que podem ser desenvolvidas a partir de métodos práticos de aprendizagem, como memória ou treinamento.
Assim, as Hard Skills são habilidades tangíveis. Em um processo de recrutamento e seleção, é possível avaliá-las através do currículo profissional das pessoas candidatas e por testes técnicos.
Embora não seja possível definir um bom profissional ou uma boa profissional apenas pelos seus tipos de habilidades técnicas, as Hard Skills são fundamentais para o desempenho de funções técnicas. Afinal, são essenciais para executar tarefas específicas, em diferentes níveis de complexidade, eficiência e precisão.
É importante ressaltar que, à medida que novas tecnologias aparecem, as habilidades técnicas da equipe são fundamentais para a evolução tecnológica da empresa e para que ela se torne competitiva em seu mercado.
Leia também: Principais estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Competência técnica: exemplos
Alguns exemplos de competências e habilidades técnicas (Hard Skills) na área de desenvolvimento de software são:
- Linguagens de programação, como Python, Java, C++, JavaScript, entre outras.
- Frameworks de desenvolvimento, por exemplo: Angular, React e Django.
- Consulta e bancos de dados, como SQL, MySQL e Oracle.
- Testes de software e depuração.
Já na área de Design Gráfico, alguns exemplos consistem em:
- Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
- Design de logotipos e identidade visual.
- Criação e edição de imagens e gráficos.
- Conhecimento de tipografia, composição e princípios de design.
Como desenvolver Hard Skills?
Conforme já mencionado, as Hard Skills são habilidades que podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e cursos. Por isso, as estratégias de educação corporativa são as formas mais eficientes para estimular o aprendizado de Hard Skills nas empresas.
Isso pode ser feito através da construção de programas de desenvolvimento individual (PDI) e da execução de treinamentos e capacitação das pessoas colaboradoras.
Se você tem interesse em fornecer cursos de qualidade para sua equipe sobre tecnologia, gestão e outras especialidades, conheça os planos da Alura para Empresas e tenha a maior plataforma de ensino tech à disposição de seus colaboradores e colaboradoras!
O que são Soft Skills ou competências interpessoais?
As Soft Skills, contudo, não são habilidades técnicas, mas competências profissionais que dizem respeito ao comportamento social e a forma que as pessoas se expressam e se relacionam. Com isso, são skills pessoais e subjetivas que influenciam a forma que as pessoas trabalham e interagem entre si.
Então, não estão em uma amplitude simplesmente técnica, mas relacionadas à forma como as pessoas se comunicam, resolvem problemas, criam e executam seus projetos em equipe.
Um estudo realizado pelo LinkedIn mostrou que Soft Skills têm se tornado tão importantes quanto as Hard Skills no momento da contratação. A pesquisa da Deloitte Access Economics prevê, inclusive, que um terço das empresas terão habilidades emocionais como prioridade até 2030.
Para saber mais sobre habilidades emocionais e como desenvolvê-las nas empresas, assista a nossa live — “Soft Skills: O impacto na comunicação entre times”, disponível abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5v2RIl5Opyc&t=2s
Competências emocionais: exemplos
A Forbes apresentou um estudo realizado pelo CareerBuilder — empresa especialistas em recrutamento —, que mostrou que, em 2021, 77% das empresas já acreditavam que as habilidades emocionais (soft skills) são tão importantes quanto as habilidades técnicas (hard skills).
Nesta matéria, também é possível conferir um levantamento com as Soft Skills essenciais para os novos tempos:
- Integridade e ética.
- Empatia.
- Adaptabilidade;
- Inteligência emocional.
- Automotivação.
- Aprendizado contínuo.
- Ser mais humano, do que profissional.
Além disso, segundo o LinkedIn news, fora essas habilidades, as Soft Skills mais valorizadas e importantes para quem está buscando colocação no mercado são:
- Curiosidade.
- Facilidade e agilidade para aprender coisas novas.
- Vontade de crescer.
- Colaboração.
Leia também: Cursos para lideranças que transformam carreiras: de tecnologia a comunicação
Como desenvolver Soft Skills?
O aprendizado de Soft Skills se dá de forma um pouco diferente. Como são habilidades subjetivas, seu aprendizado também acontece nesse espectro. Por isso, desenvolver uma habilidade emocional pode envolver um processo de autoconhecimento, com o intuito de enxergar em si a possibilidade de mudar e se aperfeiçoar.
Mas isso não significa que essas competências não possam ser ensinadas, muito pelo contrário. No entanto, não são habilidades que dependem de diplomas ou certificados. Nessa perspectiva, cursos e treinamentos que estimulam a interação entre as pessoas colaboradoras e trabalham o desenvolvimento da comunicação são ótimos para desenvolver Soft Skills também.
O que são Power Skills
As Power Skills, em português “Habilidades de Poder”, são competências importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
Em outras palavras, são habilidades que as empresas buscam no mercado de trabalho. O que, por certo, diferencia um grande talento de outros em uma seleção ou recrutamento. Então, se espera que as pessoas colaboradoras sejam criativas na resolução de problemas, que interpretem cenários de forma crítica e que saibam lidar com as dificuldades de momentos de pressão.
Com isso, é possível perceber que as Power Skills são a combinação das habilidades técnicas (Hard Skills) com as competências comportamentais (Soft Skills). Afinal de contas, as empresas esperam que as pessoas colaboradoras sejam competentes em suas funções, mas que também saibam se relacionar com colegas e clientes.
Leia também: Gestão de competências: uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de pessoas nas empresas
Como desenvolver competências de liderança?
Ninguém nasce sendo uma liderança perfeita. Uma pessoa Team Leader, por exemplo, precisa se desenvolver para se tornar uma boa líder, o mesmo vale para profissionais QA Lead, Design Lead, Tech Lead e assim por diante. No entanto, através de programas de desenvolvimento de liderança, é possível aprimorar as habilidades do(a) líder, como confiança, responsabilidade, empatia, capacidade de negociação, mediação de conflitos, empoderamento e integridade.
Assim como outras Soft Skills, as características necessárias para liderar vão se moldando com paciência e autodesenvolvimento. Alguns programas de treinamento e experiências também são bem-vindos nesse processo.
Entretanto, é indispensável fomentar uma cultura organizacional que preconize a postura de líderes colaborativos(as) e que busquem o engajamento de toda a equipe.
Leia também: Cursos para lideranças que transformam carreiras: de tecnologia a comunicação
Como identificar gaps de competências?
A gestão de competências é um método de gerenciar as habilidades das pessoas colaboradoras em uma empresa, com o intuito de identificar as principais lacunas no time. Ou seja, é uma forma de mapear as CHA (competências, habilidades e atitudes), para descobrir quais são os pontos fortes e fracos que precisam ser desenvolvidos.
A partir disso, é possível elaborar um plano de desenvolvimento para as pessoas colaboradoras visando resolver esses gaps e, como consequência, otimizar os resultados da empresa, seja por meio de mentorias, treinamentos ou cursos especializados, como os oferecidos pela Alura para empresas..
Quer saber mais sobre o tema? Então, confira um conteúdo exclusivo da conversa com os especialistas Adriano Almeida, Co-Founder e CCO do Grupo Alura, e Nathan Caressato, responsável pela Academia Digital da Suzano:
https://www.youtube.com/watch?v=spbVO1y36FI&t=131s
Como criar programas de desenvolvimento de competências nas empresas?
A partir do resultado da gestão de competências, é possível desenvolver treinamentos mais personalizados e eficientes. Assim, os programas de treinamento devem considerar as necessidades específicas de cada pessoa colaboradora, conforme o plano de desenvolvimento individual (PDI).
Com isso, além de preencher as lacunas, é possível alinhar os programas de treinamento às competências necessárias para alcançar os objetivos do negócio. Se você tem interesse em saber mais sobre quais formatos implementar na sua empresa, é importante conhecer os tipos de treinamentos corporativos disponíveis e mais indicados para cada caso..
Tire suas dúvidas sobre os tipos de competências
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então confira abaixo, as respostas para algumas perguntas frequentes sobre competência profissional:
1. Qual a diferença entre talento e competência?
Talento geralmente se refere a uma aptidão natural ou facilidade para determinada área, muitas pessoas também podem responder que é algo que nascemos com aptidão. Já a competência, é a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do tempo, seja por meio de experiências, cursos ou outros meios.
2. É verdade que as competências podem ser perdidas?
Sim, se não forem utilizadas regularmente, as competências podem se tornar obsoletas ou desatualizadas. Por exemplo, o conhecimento em datilografia — técnica para melhorar a escrita em máquinas de escrever, atualmente é pouco utilizado, devido à popularização dos teclados de computadores e smartphones.
3. Quais são as competências mais importantes para o trabalho remoto?
Com o modelo de trabalho remoto, onde as pessoas não se encontram pessoalmente, competências como organização, disciplina, comunicação eficaz, autonomia, proatividade, facilidade de aprender novos sistemas e a capacidade de trabalhar em equipe de forma virtual, são as habilidades que mais se destacam nessa modalidade.
4. Como as competências podem ser utilizadas para promover o bem-estar e a saúde mental no trabalho?
O desenvolvimento de competências para o currículo profissional, como a gestão do estresse, a resiliência, a inteligência emocional e a capacidade de estabelecer limites, contribui também para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Se você precisa acelerar o aprendizado e desenvolver as habilidades do seu time, conte com os cursos da Alura para Empesas — formações com especialistas que ensinarão seus colaboradores e colaboradoras todas as skills necessárias para se destacar e contribuir para o seu negócio alcançar os melhores resultados!