Sua jornada de estudos de programação na Alura

Sua jornada de estudos de programação na Alura
Mônica Matos Bock
Mônica Matos Bock

Compartilhe

Não sabe por onde começar seus estudos por aqui? Este é um pequeno guia, que pode te ajudar a encontrar o conteúdo ideal para você aqui na Alura.

Está começando agora em programação? Então sugerimos que você comece pela Formação Iniciante em Programação, ela vai te ajudar a dar os primeiros passos com desenvolvimento de software, e será sua base independente se você quiser seguir em backend ou em frontend…E se você ainda não souber qual caminho vai seguir, não se preocupe esta formação tem conteúdos para te ajudar nessa escolha!

Se você pretende seguir uma carreira como tester, a Formação Carreira QA: processos e automação de testes é perfeita para você e se você já trabalha como QA, mas ainda não faz automação dos seus testes, ela também vai te ajudar a entrar no mundo da automação de testes.

Se você veio estudar desenvolvimento de jogos com a gente, te indico a Formação Jogos com Unity. Lá você vai aprender a criar jogos para PC, para a web e para plataformas mobile, além de entender como trabalhar com jogos em 2D e em 3D.

Se você já sabe lógica de programação e como usar o Git e quer se aprofundar em alguma linguagem para Backend, temos conteúdos em JavaScript, Java, PHP, Python, C#, Go, Kotlin, Elixir, Rust, C e C++. Se você está estudando para entrar no mercado de trabalho e quer escolher uma linguagem, te indicamos começar em JavaScript. Abaixo, vou listar a ordem que sugiro que você faça as formações aqui na Alura, para que seu aprendizado seja mais coeso:

JavaScript

Comece pela Formação JavaScript para backend e depois você pode se aprofundar em Node.js, com a Formação Node.js com Express.

Java

Comece pela Formação Java e Orientação a Objetos, depois você pode escolher entre estudar Arquitetura e Design de Projetos ou o framework Spring Boot com a Formação Java Spring Framework. Também temos uma Formação que vai te ajudar a tirar a Certificação Java.

PHP

Comece pela Formação PHP para aprender a linguagem, depois siga na Formação Avançando em PHP. Em seguida, você pode escolher a Formação Arquiteto PHP ou a Formação Boas Práticas em PHP.

C#

Se você quer programar em C#, comece pela Formação C# e Orientação a Objetos. Em seguida, você pode seguir na Formação Testes em .NET ou na Formação ASP.NET Core (com API Rest), ela é importante se você quiser seguir com .NET, pois é uma plataforma bastante usada com o Framework. Para dar aquele up nos seus conhecimentos em C# você também pode fazer a Formação Boas práticas em C#, que abrange refatoração, SOLID e outros conceitos bem importantes!

Python

Se você quer aprender Python para Web, comece com a formação Formação Python, depois você pode fazer a Formação Django com os cursos desse Framework ou fazer os cursos do Framework Flask. Lembrando que, se o seu foco é Data Science, vá direto para a formação Python para Data Science.

Kotlin

Para começar em Kotlin, inicie com a Formação Kotlin e se você quiser seguir em Kotlin para backend, pode fazer a Formação Kotlin e Spring Boot.

Go, Rust, Elixir, C++

Se quer aprender Go, a Formação Go vai te ensinar a desenvolver nessa linguagem! Para aprender Rust, você pode fazer os cursos de Rust. Para estudar Elixir, te sugerimos a Formação Elixir, e para estudar C++, temos a Formação C++.

Se Frontend é onde você quer investir, temos uma Escola de Frontend com diversos conteúdos para você!

Além disso, não deixe de conferir os cursos de DevOps, Inovação, Gestão, Design e Data Science, temos certeza que eles podem enriquecer muito sua trajetória!

Ah… Se não encontrar aqui a formação que procura, não deixe de conferir no campo de busca da plataforma o assunto que você quer estudar. Eu tenho certeza que você pode encontrar o conteúdo perfeito, para dar uma alavancada no seu aprendizado e na sua carreira!

Caso você tenha qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de entrar em contato com a gente no fórum ou na nossa comunidade no Discord.

Bons estudos!

Mônica Matos Bock
Mônica Matos Bock

Product Owner nas Escolas de Programação e DevOps, apaixonada por café, graphic novels e tecnologia.

Veja outros artigos sobre Programação