Mergulhe nas carreiras de JavaScript: De React e Next a TypeScript e NodeJS

Mergulhe nas carreiras de JavaScript: De React e Next a TypeScript e NodeJS
Paulo Silveira
Paulo Silveira

Compartilhe

Nos últimos 3 meses, trouxemos muitas novidades para quem respira JavaScript, seja no front-end ou no back-end. Vou mostrar aqui para você o que tem chegado de novidades e o trabalho da escola de Programação (vulgo back-end) e da escola de Front-end da Alura.

Formação Next.js

A formação Next.js foi criada com feedback dos estudantes, a partir do fórum e do Discord, e publicada em pré-lançamento. O primeiro curso já foi lançado e os próximos estão a caminho.

Aqui, você pode ver como o Mario, DevSoutinho, junto com a Escola de Front-end, tem planejado essa formação e decidido sobre as ferramentas e tecnologias dentro dos cursos e conteúdo extra:

Formação TypeScript

Para você que já conhece JavaScript e quer mergulhos ainda mais profundos, preparamos a Formação TypeScript. Essa linguagem tipada baseada no JavaScript é super utilizada por muitas empresas, e faz total diferença na hora de implementar seus projetos.

Formação React com TypeScript

Indo além da Formação TypeScript, lançamos uma nova formação React totalmente tipada. E qual o diferencial da nova formação React com TypeScript?

Primeiro, o uso do Typescript ajuda a prevenir erros de runtime e traz uma série de vantagens para quem está desenvolvendo. Além disso, os cursos da formação foram estudados com base nas tendências que grandes empresas estão usando. Essa formação ainda receberá mais cursos e conteúdos de React, então, prepare-se e fique de olho nos próximos lançamentos.

Formação Vue 3

Segundo dados do Stackoverflow, o VueJS está entre os 5 web frameworks mais populares entre os desenvolvedores. A curva de aprendizado e a simplicidade do Vue são seus grandes atrativos e, pensando nisso, lançamos uma formação com a versão mais atualizada do framework, que você pode acompanhar aqui.

Formação JavaScript para Back-end

Com foco na linguagem JavaScript e pensada em quem deseja usá-la para trabalhar no Back-end, a Formação JavaScript para Back-end aborda tipos de dados, funções, arrays e objetos e como trabalhá-los com JavaScript. Esta formação está em pré-lançamento.

Ecossistema React e JavaScript

Vale lembrar: o universo JavaScript é grande. A quantidade de ferramentas envolvidas cresce todo dia! Aquela famosa piada: a cada 15 minutos nasce um novo pacote npm!

Então, React nunca está sozinho. Angular e Vue também não. Algumas libs e ferramentas acabam sendo bastante pedidas em vagas de emprego. Vamos a elas então:

  • Redux: tem perdido espaço no mercado, mas muitos projetos rodam usando ele com redux-saga, que usa generators ou redux-thunk. Teremos em breve um curso novo com Redux. Sabe quem tem comido espaço do Redux? O Recoil, que está na nova formação React.

  • StyledComponents: acaba sendo muito utilizada, mesmo com novas alternativas. E temos um curso de styled components.

  • Cypress e automação de testes: pensando na sua popularidade dos últimos tempos, acabamos de lançar um novo curso de Cypress. E aguarde, pois ele também vai aparecer durante o projeto da formação Next.js!

  • Outras ferramentas: são muitas. Estamos avaliando algo focado em yup (validação de formulário baseado em schema), tailwindcss (que temos um artigo comparando tailwind com bootstrap, Jest (a caminho!), Svelte, e outros.

Mais JavaScript no curto prazo

E, nesses próximos meses, estamos trabalhando em novas formações, cursos e séries para complementar seu aprendizado:

  • JavaScript para Front-end: formação que será lançada em breve, pensando em tudo que uma pessoa desenvolvedora Front-end precisa aprender do ecossistema JavaScript.
  • NodeJS: a formação Node.js com Express está ganhando mais 2 cursos atualizados, com foco em MongoDB, Rest e TypeScript. E, para quem pediu mais conteúdo de Node.js, temos cursos de teste, segurança e validação chegando!
  • ORM em JavaScript: novos cursos usando os ORMs mais populares do ecossistema.
  • Alura Cases de Front-end: já começamos a gravar uma nova temporada, focada em front! Os cases vão te ajudar a ver também o que é usado em startups e corporações, podendo te ajudar no seu direcionamento.

Como devo aprender o framework front-end que eu escolhi?

Boa pergunta! Estamos focando as nossas formações em te trazer o framework e um embasamento sólido na linguagem. O monte de pacotes extras, ferramentas e subframeworks aparecem depois, quando você precisa complementar seu aprendizado.

Tem gente que prefere aprender tudo ao mesmo tempo (o que pode ser mais complicado, pois as coisas se misturam e o copy and paste pode acabar sendo mais frequente).

Como fazer? O Mario fez também um vídeo sobre esse assunto, usando um framework que não apareceu aqui: o Angular.

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Paulo Silveira é CEO e cofundador da Alura. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Criou o Guj.com.br, o podcast do Hipsters.tech e o Like a Boss.

Veja outros artigos sobre Programação