A Alura Para Empresas é a organização que engloba as soluções corporativas da Alura — a maior escola online de tecnologia do Brasil, voltadas a empresas, órgãos governamentais e instituições educacionais.
Inteligência artificial é a buzzword do momento. É difícil encontrar alguém (pelo menos em ambientes corporativos) que não tenha falado, perguntado ou pesquisado sobre o assunto.
Para ter uma ideia, o Índice de IA Centrada no Homem de Stanford constatou que o investimento global em programas de IA aumentou 25% em 2023, totalizando US$ 92 bilhões.
Não é por menos. Muito além da automação mecânica, a IA promete mudar radicalmente as áreas de tecnologia, trazendo inovações para os processos cognitivos e para a capacidade de aprendizado.
De acordo com o Harvard Business Review, as empresas estão usando IA principalmente para:
- detectar e impedir intrusões de segurança (44%);
- resolver problemas de tecnologia dos usuários e usuárias (41%);
- reduzir o trabalho de gerenciamento de produção (34%); e
- avaliar a conformidade interna ao usar fornecedores (34%).
Na área de gestão de pessoas, Josh Bersin entende que a IA é capaz de revolucionar o mercado de tecnologia de RH, funcionando como uma nova plataforma — assim como Cloud e Mobile: “a nova era de RH Tech será mais útil, mais importante e mais integrada do que nunca”.

Nessa perspectiva, as empresas se enquadram em três categorias: aquelas que já centralizaram as abordagens em IA; aquelas que incluíram recursos de IA em seus sistemas e processos e aquelas que ainda não sabem o que fazer.
Se a sua empresa se enquadra na última opção, é importante entender por que todas as áreas, mas especialmente o RH, precisam se desenvolver nessa ferramenta.
Pensando nisso, este artigo vai auxiliar a entender como a inteligência artificial pode auxiliar nos processos de RH em seu dia-a-dia e, principalmente, quais cuidados você precisa ter ao aplicar essa ferramenta em seus processos.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e softwares capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
Essas tarefas podem incluir reconhecimento de padrões, aprendizado, tomada de decisão, processamento de linguagem natural, visão computacional e muito mais. A IA nas empresas é utilizada de diversas maneiras para melhorar processos, otimizar operações e impulsionar a inovação.
Benefícios da Inteligência Artificial no RH
A adoção de tecnologias no RH está mudando o cenário da área e se tornando uma parte vital dos processos. Novas ferramentas de gestão ganham espaço nas rotinas das empresas e impactam as atividades tradicionais do setor.
Muito se fala do quanto o desenvolvimento de uma cultura digital é a garantia para o futuro das empresas e o uso de inteligência artificial é um requisito fundamental nessa construção.
VEJA TAMBÉM:
- Entenda porque a Alura Para Empresas é a melhor plataforma de desenvolvimento em tecnologia
- Como medir o ROI dos treinamentos corporativos
- Como escolher a solução de treinamento e desenvolvimento em tecnologia para a sua empresa
De maneira geral, a inteligência artificial em RH faz com que as ações se tornem mais eficientes e assertivas. Essa é, inclusive, uma estratégia para acompanhar a transformação digital e manter o setor em uma posição estratégica para os negócios.
Nesse contexto, o uso de inteligência artificial já suporta vários momentos dos processos de RH, especialmente nas atividades referentes ao recrutamento e seleção de pessoas colaboradoras.
Os dados do panorama atual do mercado de tecnologia, especialmente em relação à aderência das empresas e o aumento de investimentos em IA, demonstram que existem muitos benefícios em usar essa tecnologia nos negócios.
No entanto, os principais benefícios para adotar a inteligência artificial no setor de RH da sua empresa são:
Aumento da eficiência na triagem e seleção de currículos
Em primeiro lugar, a inteligência artificial permite automatizar etapas do processo de triagem e seleção de currículos. Ou seja, propicia que essas tarefas repetitivas — que, com o tempo, se tornam passíveis de erros — sejam automatizadas.
Para isso, entre muitos currículos de todos os tipos, a ferramenta ajuda a fazer o mapeamento de pessoas mais adequadas às vagas abertas, a partir das habilidades e competências necessárias para os cargos.
Essa ferramenta otimiza todo processo de recrutamento, fazendo com que a empresa contrate a melhor pessoa candidata em menos tempo e com menos esforço das pessoas colaboradoras.
Ainda, a partir de configurações específicas, a IA também serve para identificar as pessoas mais condizentes com o fit cultural da empresa.
Isso facilita o processo de recrutamento e seleção, especialmente porque minimiza o trabalho manual, promove a otimização de tempo e aumenta a eficiência operacional e a qualidade do trabalho.
Afinal de contas, as pessoas envolvidas nesse processo perdem menos tempo em tarefas mecânicas e podem focar em tarefas mais estratégicas.
Redução do viés inconsciente no processo
Uma grande preocupação do RH é a possibilidade de existir viés inconsciente no processo de atração, recrutamento e seleção de pessoas colaboradoras.
Nesse ponto, a IA opera conforme a base de dados que a alimenta. Se essa base de pessoas colaboradoras da empresa possui vieses — de raça, gênero ou de outra natureza, é possível que isso se reflita nos resultados.
Então, por exemplo, uma empresa que contrata apenas homens, brancos, na faixa de 20–35, vai criar, de forma automática, um perfil padrão com essas características para a inteligência artificial.
No entanto, é possível configurar a inteligência artificial para não reproduzir esse viés e para remover atributos sensíveis que possam levar a discriminação em qualquer de suas atuações.
Ou seja, a inteligência artificial pode aplicar técnicas de reequilíbrio para garantir que todas as categorias sejam tratadas de forma justa.
Além disso, a tecnologia também permite que a opinião das pessoas recrutadoras não interfira tanto no processo. Assim, ele também se torna menos parcial e com menos vieses.
Para isso, é importante garantir que a amostragem de dados seja diversa e representativa também. Então, é necessário coletar dados de várias fontes e incluir amostras equilibradas de diferentes grupos.
Melhoria da gestão de desempenho dos colaboradores
Como já mencionado, a inteligência artificial é capaz de acelerar todos os processos, otimizar tarefas e eliminar repetições e tarefas necessárias. Como consequência disso, melhora a gestão de desempenho e diminui a sobrecarga de trabalho das pessoas colaboradoras.
Essa é uma forma de aproveitar melhor todos os recursos do negócio e gerar maior eficiência operacional e produtividade das pessoas colaboradoras.
Melhoria da comunicação interna e engajamento dos funcionários
A inteligência artificial permite que todas as informações e processos fiquem centralizados em um único sistema.
Isso permite sincronizar e diminuir os ruídos da comunicação interna da equipe. Afinal, todas as pessoas colaboradoras têm acesso fácil aos dados e às informações mais importantes.
Como consequência da melhoria da comunicação interna, a inteligência artificial também promove o engajamento das pessoas colaboradoras com a empresa.
Otimização do processo de treinamento e desenvolvimento
Por fim, assim como no processo de atração e seleção de pessoas, a inteligência artificial também promove a otimização do processo de treinamento e desenvolvimento, especialmente porque permite:
Mensurar resultados das ações através de relatórios com indicadores de treinamento e desenvolvimento.
Criar planos de estudos personalizados e direcionados às particularidades e necessidades da pessoa colaboradora;
Construir mecanismos de análise de dados e acompanhamento do engajamento nos programas de desenvolvimento;
Aplicação da Inteligência Artificial no RH
Diante disso, surge uma questão fundamental: como começar a aplicar a inteligência artificial no RH?
Agora que você já sabe os benefícios de adotar a inteligência artificial nos processo de RH, vamos à parte prática.
É importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para adotar essa tecnologia no setor de RH. Todos esses processos devem considerar as especificidades e particularidades da empresa.
No entanto, de forma geral, a implementação de IA compreende as seguintes etapas:
- Identificar as necessidades e desafios específicos da empresa;
- Escolher as ferramentas de inteligência artificial adequadas para cada área do RH;
- Coletar e preparar os dados necessários para implementar e mensurar as ações da IA;
- Treinar e ajustar os algoritmos de IA para atender aos objetivos da empresa;
- Monitorar e aprimorar os sistemas de IA de forma contínua.
Desafios da implementação da IA no RH
Apesar de tantos benefícios, quando falamos da implementação da IA no RH, não faltam desafios — especialmente porque traz muitas novidades e, por essa razão, demanda alguns cuidados.
A verdade é que todas as pessoas ainda estão aprendendo e assimilando todos os impactos da IA. Para as lideranças não é diferente: “os grandes desafios da liderança de tecnologia se relacionam, de forma especial, ao futuro da tecnologia”.
E o primeiro ponto é que as novas ferramentas exigem habilidade técnica. Como bem aponta o artigo da McKinsey & Company, a tecnologia é apenas uma parte desse processo. A outra parte depende da capacitação das pessoas para atuarem com a tecnologia e com os novos processos, através de estratégias de Reskilling e Upskilling.
Ou seja, a IA é importante para gerar mais produtividade e eficiência nos processos. Só que é imprescindível que as pessoas colaboradoras estejam preparadas para trabalhar alinhadas a essa tecnologia.
Por isso, a empresa precisa promover programas de desenvolvimento de pessoas em Digital Skills e prepará-las para o futuro.
Nada disso é possível se as pessoas colaboradoras não estão dispostas a se desenvolverem e, sobretudo, a utilizarem uma nova ferramenta.
Sendo assim, outro desafio à implementação de IA é identificar possíveis barreiras e resistências à mudança na própria cultura organizacional.
Por fim, os outros desafios se referem à garantia da ética e transparência no uso da IA, especialmente no que se refere ao gerenciamento da segurança e privacidade dos dados das pessoas colaboradoras, em cumprimento às normas legais de proteção de dados.
Exemplos práticos de aplicação da Inteligência Artificial no RH
Sendo assim, é possível aplicar a inteligência artificial em diferentes etapas da área de RH de uma organização.
Alguns exemplos práticos dessas possibilidades são:
- Automação de tarefas administrativas repetitivas;
- Chatbots e assistentes virtuais para atendimento e suporte às pessoas colaboradoras;
- Análise preditiva para identificar tendências de rotatividade e engajamento das pessoas colaboradoras;
- Triagem de currículos, perfis online e outras fontes de dados para facilitar o processo de recrutamento e seleção;
- Analisar feedback das pessoas colaboradoras, avaliações de desempenho e padrões de comunicação, para identificar tendências e insights sobre a cultura organizacional;
- Recomendações personalizadas de treinamento e desenvolvimento com base em análise de dados.
O que considerar para uma implementação bem-sucedida da IA em Recursos Humanos
Assim, para implementar a tecnologia de IA no RH de forma bem-sucedida, é importante considerar alguns pontos:
- Estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores de tecnologia de IA;
- Criar uma estratégia de implementação gradual e iterativa;
- Monitorar com frequência os resultados e indicadores-chave para avaliar o impacto das ações;
- Construir e envolver as pessoas colaboradoras em uma cultura de feedback contínuo sobre o processo de implementação.
O futuro da inteligência artifical no RH
De todo modo, o fato é que o percurso da inteligência artificial no RH só está começando. Existem muitas perspectivas de desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de IA aplicadas ao RH no futuro.
Um dos recursos que está chegando é um sistema de IA que auxilia a praticar o que chamam de “RH Sistêmico” — para entender o papel das habilidades, cultura, diversidade, remuneração e outros fatores nas melhorias na contratação, desenvolvimento, mobilidade interna, design de trabalho, produtividade e crescimento.
Além do mais, outra tendência é o aprimoramento no papel da IA na gestão da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Não só no processo de contratação — como já mencionado, mas também no percurso do contrato de trabalho.
De todo modo, o fato é que as pessoas profissionais de RH precisam se preparar para aproveitar as oportunidades trazidas pela IA no futuro. Nada melhor do que se desenvolver habilidades técnicas e comportamentais e se capacitar para o que está por vir.
E você, como está se preparando para todas as novidades que a inteligência artificial traz para a área de RH?
Quer desenvolver seu time e prepará-lo para atuar lado-a-lado à inteligência artificial? Conheça as soluções da Alura Para Empresas.