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Artigo

Como manter os colaboradores engajados

Izabella Oliveira

Izabella Oliveira


O engajamento profissional pode ser definido como a relação entre o(a) profissional e o ambiente em que ele(a) trabalha. Mas, afinal, porque investir em estratégias de engajamento corporativo?

Criando um time engajado

Precisamos entender que satisfação e engajamento, embora parecidos, têm significados diferentes. A satisfação está muito mais ligada ao que a empresa oferece ao colaborador e ao que ele espera receber.

Porém, quando engajados, profissionais tendem a desempenhar um trabalho excelente, pois estão alinhados aos propósitos da empresa, e não se limitam apenas a entregar o básico.

Este alinhamento de propósitos não se resume somente ao profissional, mas ao pessoal. Isso acontece porque os propósitos da empresa estão diretamente ligados aos propósitos individuais dos colaboradores que encontram que encontram razão em fazer o que foi proposto.

A possibilidade de aprender e vivenciar novos desafios é um dos maiores benefícios não-financeiros que uma empresa pode oferecer, pois um ambiente que fomenta uma cultura de aprendizado contínuo consegue contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas colaboradoras

Com isso, cria-se um ambiente corporativo saudável, que engaja e motiva os funcionários. Todos possuem autonomia e responsabilidade para apresentar suas ideias originais, sem medo de como elas serão recebidas pela gestão e colegas estimulando assim uma cultura de aprendizado entre os(as) funcionários(as).

Cultura de aprendizado

É possível criar uma nova cultura na empresa através do compartilhamento de conhecimento, sendo a corporação grande ou pequena.

Além disso, há aprendizado contínuo, onde, além de não ficarem parados, os(as) funcionários(as) podem sugerir novas estratégias, evoluindo a cada dia mais.

Quais outros benefícios o engajamento corporativo é capaz de nos oferecer?

Vantagens do engajamento corporativo

Além da cultura de aprendizado, existem outros benefícios não-financeiros relevantes relevantes para criar e manter o engajamento de uma equipe, são eles:

Conhecimento individual e coletivo: é imprescindível que a/o líder da equipe a conheça, tanto no coletivo como individualmente, justamente para criar relações de confiança e trabalhar as dificuldades de cada um;

Feedbacks: são extremamente relevantes pois norteiam a jornada profissional dos colaboradores. Os feedbacks reconhecem os pontos positivos e ajudam a melhorar os pontos de atenção;

Alinhar a cultura pessoal à corporativa: muitos funcionários sentem-se motivados quando encontram razão nas tarefas designadas, não somente para cumpri-la, mas pela satisfação envolvida na confecção;

Encarar erros como algo positivo: os erros, quando analisados e reconhecidos, são construtivos. É possível entender como ele aconteceu, e trabalhar para diminuir sua ocorrência;

Aumento de resultados, assim como foi dito anteriormente, uma equipe engajada se esforça para entregar um trabalho excelente. Assim, é possível melhorar os resultados da equipe e da empresa como um todo.

Citamos alguns exemplos, mas há diversas ações que, combinadas, melhoram o dia a dia da corporação. Funcionários engajados formam equipes engajadas, que formam uma corporação engajada e com propósitos similares, aumentando a qualidade e quantidade de entregas.

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