Peça um orçamento Login
Artigo

Tecnologia no RH: evolução, ferramentas e impactos

Redação Alura

Avanços tecnológicos, como inovação, agilidade e produtividade, estão movimentando o mercado de recursos humanos. Novas ferramentas de gestão ganham espaço no dia a dia das empresas e impactam as atividades tradicionais do setor. Entenda o efeito das transformações da tecnologia no RH!

A tecnologia é uma facilidade do dia a dia para todas as pessoas: navegar na internet, usar o celular e até mesmo ir à farmácia e pagar a conta em um caixa automatizado, são atividades simples que realizamos diariamente e nos esquecemos da facilidade que esses recursos nos proporcionam.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a tecnologia evoluiu e está cada vez mais presente em nossa vida nas últimas décadas. Em meio a esse cenário, surge uma demanda natural pelo uso da tecnologia na área de Recursos Humanos, visando facilitar processos burocráticos e garantir mais competitividade para as empresas.

pessoas usando tecnologia no RH

Evolução da tecnologia no RH

Na década de 70, o RH tinha um papel bem administrativo nas empresas, que consistia em: arquivar documentos, fazer admissões e demissões, entre outras atividades. Com a revolução digital no mundo dos negócios, houve uma mudança nas demandas do setor e também na forma como ele é visto pela diretoria das organizações.

A tecnologia possibilitou que as equipes de RH se concentrassem mais na gestão de pessoas e menos nos processos burocráticos. Assim, o RH assumiu um papel mais estratégico nas organizações.

VEJA MAIS:

Ferramentas de RH: tendências em gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um fator importante para o sucesso das empresas. Ferramentas como as de People Analytics, por exemplo, servem para analisar dados e informações relacionadas aos profissionais da empresa (como feedbacks, avaliações e metas) e ajudam a executar uma gestão de pessoas mais assertiva.

Para te ajudar a ficar por dentro desses conceitos fundamentais e entender as tendências na área de recursos humanos, listamos a seguir algumas das principais ferramentas utilizadas no RH estratégico:

Ferramenta de pesquisa de clima

Gerenciar os sentimentos das pessoas de uma empresa é uma tarefa bastante complicada, uma vez que qualquer negócio que trabalhe com pessoas, principalmente equipes multidisciplinares, enfrentam diariamente problemas no clima organizacional.

Antes que isso aconteça, porém, a solução pode ser simples: basta conhecer bem o clima organizacional da empresa, o que pode ser feito através da realização frequente de pesquisas efetivas.

Com o apoio de uma ferramenta de pesquisa de clima, é possível entender quais são as percepções desses colaboradores quanto à cultura e ao ambiente da empresa, além de ajudar a identificar com rapidez qualquer tipo de incômodo que precise ser resolvido.

Ferramenta de Assessment

Sabemos que o recurso mais valioso das empresas são as equipes, ou seja, os (as) profissionais que a compõem. Por isso, a avaliação de competências se tornou um pré-requisito para todas as áreas: gestão de talentos, processo seletivo e retenção de talentos.

A ferramenta de Assessment pode te ajudar nessa missão. Com ela, você consegue avaliar o desempenho de colaboradores e colaboradoras, identificar gaps e potencialidades, e auxiliar na agilidade na tomada de decisão sobre os cargos ocupados por cada profissional dentro da empresa.

Ferramentas com recursos que vão além do teste psicológico, também podem contribuir com a gestão de pessoas, identificando necessidades específicas com relação à formação continuada dos (as) profissionais para atuarem no mercado atual e futuro.

Ferramenta de gestão de pessoas

Uma ferramenta de gestão de pessoas é um software que auxilia na administração de todos os processos relacionados ao RH. Ela gerencia desde contratações até demissões, além de fazer o mapeamento, controle e análise dos dados corporativos, como benefícios, cargos, salários e plano de carreira.

A plataforma centraliza a gestão do capital humano da empresa e possibilita o armazenamento desses dados em nuvem. Assim, toda informação fica disponível em um único local, facilitando o trabalho dos profissionais do RH e dos colaboradores da companhia.

LMS e LXS

LMS (Learning Management System) e LXS (Experience System) são nomes parecidos, já que tratam da mesma área: educação corporativa. O LMS é uma plataforma digital para a administração, documentação e análise do processo de ensino e aprendizado. Ou seja, além de ser a ferramenta em que os funcionários e funcionárias podem encontrar as informações e treinamentos necessários para o seu desenvolvimento no trabalho, o LMS também possibilita que as equipes de gestão entendam como está a evolução do conhecimento dos (as) profissionais da organização.

O LXS tem todas essas funcionalidades do LMS, mas leva em consideração outras dimensões importantes na vida dos colaboradores. Além da questão pedagógica, ele traz insights sobre aspectos comportamentais e motivacionais dos (as) profissionais, por isso, pode ser integrado a outras ferramentas de RH, como, por exemplo, um software de gestão de talentos ou até mesmo um portal colaborativo.

Além do LMS e o LXS, existem outras ferramentas de educação corporativa que oferecem capacitação EAD aos seus colaboradores e colaboradoras e podem ser integradas ao LMS.

Veja, por exemplo, como a Alura Para Empresas ajuda seus times!

Análise de dados

Você sabia que as companhias de médio e pequeno porte que investem em análise de dados têm melhores resultados que aquelas que não o fazem? Segundo um artigo da Revista Exame, a utilização para auxiliar a tomada de decisões inteligentes nas empresas, têm recebido amplo destaque no mundo corporativo como uma ferramenta poderosa para as lideranças.

No mundo atual, a análise de dados é essencial para o sucesso da empresa. Com ela, você pode fazer projeções e tomar decisões estratégicas para reduzir custos, promover uma gestão mais eficiente e motivar funcionários e funcionárias.

A tecnologia foi um divisor de águas para a analítica. Na década passada, era preciso contar com especialistas para realizar até mesmo uma análise simples da performance organizacional.

Hoje, ferramentas como dashboards digitais permitem que todos os colaboradores tenham acesso às informações importantes sobre a companhia — seja na hora de planejar um horário flexível, criar um plano de benefícios ou executar alguma outra atividade do dia-a-dia.

Benefícios da tecnologia no RH

Há muitos benefícios no uso da tecnologia em RH, capaz de tornar o trabalho mais eficiente, ajudar a comunicar melhor com os funcionários e reduzir custos. Aqui estão algumas das principais vantagens de apostar na tecnologia em RH:

  • Melhorar a eficiência dos processos internos;
  • Melhorar o tempo de resposta das solicitações da área de RH;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa;
  • Aumentar a produtividade dos profissionais de RH, liberando-os das atividades manuais para que possam dedicar mais tempo às questões estratégicas e táticas;
  • Reduzir os custos com processos desnecessários e redundância no tratamento de informações;
  • Diminuir o turnover em sua organização.

Por que investir em um RH Estratégico

A tecnologia transforma a maneira como as pessoas se relacionam com a empresa, além de implantar mudanças em todos os aspectos da organização. Com o surgimento dessas novas ferramentas, processos e requisitos, algumas empresas acabaram ficando para trás, pois nem sempre todos os departamentos conseguem absorver tudo isso.

Por isso, a tecnologia torna-se cada vez mais necessária dentro das empresas e no RH. Essas ferramentas facilitam processos, identificam oportunidades de negócio, ajudam a encontrar talentos, entre outras vantagens.

Um RH Estratégico estruturado de maneira correta, consegue identificar rapidamente as potencialidades dos (as) profissionais, priorizando a convivência, o compartilhamento de informações e o respeito entre esses colaboradores. A tecnologia também ajuda a construir um ambiente interno mais sustentável, em que cada colaborador (a) contribui para o sucesso da empresa.

Com a revolução digital, as empresas e profissionais do mercado precisaram se adaptar às novas tecnologias. A geração Y, pessoas nascidas após 1984, já está acostumada com as ferramentas da web 2.0 e outras tecnologias dinâmicas. Mas hoje já falamos de Web 3.0 e debatemos as relações intergeracionais no ambiente de trabalho.

Portanto, a adaptação é contínua, o aprendizado é contínuo. Uma boa empresa sabe valorizar os colaboradores e as colaboradoras e busca oferecer benefícios e planos de crescimento profissional. E a tecnologia é uma ferramenta de impulso nesse processo.

Quanto mais próximas da tecnologia for a gestão de pessoas, melhor será sua visão a respeito das questões atuais do mercado de trabalho brasileiro.

Quer saber mais sobre o mercado de tecnologia e educação corporativa? Receba a newsletter mensal da Alura Para Empresas com dicas e notícias quentes, direto em sua caixa de entrada!

Estas empresas confiam na Alura para Empresas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=