Compre agora Login
Artigo

Como escolher a solução de treinamento e desenvolvimento em tecnologia para a sua empresa

Athena Bastos

Athena Bastos


O desenvolvimento das pessoas colaboradoras em tecnologia não é simplesmente uma tendência optativa no mercado, mas algo inevitável. A construção de uma cultura digital é a garantia para o futuro das empresas.

Essa necessidade se torna ainda mais latente diante das constantes mudanças na sociedade e a exigência de atualização na área de tecnologia. Especialmente se considerarmos que, a partir dessas skills, as empresas podem ser mais eficientes e mais inovadoras.

Nessa perspectiva, uma das principais dificuldades é escolher a melhor solução de treinamento e desenvolvimento para a sua empresa.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é refletir sobre os principais aspectos práticos que a solução ideal de treinamento e desenvolvimento deve ter.

Nesta imagem, podemos observar três pessoas em ação: uma delas está sentada de frente para a tela do computador, enquanto outra pessoa está ao seu lado esquerdo, explicando algo e tocando o monitor. A terceira pessoa está atrás delas, segurando um tablet. A cena simboliza uma solução de treinamento e desenvolvimento.

Por que investir em treinamento e desenvolvimento em tecnologia

Estamos vivendo uma transformação do mercado de tecnologia. Infelizmente, uma combinação de aumento de taxas de juros, saturação do mercado e uma redefinição nas avaliações das ações mudou a narrativa que vinha sendo construída.

No atual contexto, a procura por talentos nessa área diminuiu quando comparado aos anos de 2020 até 2022. Só para ter uma ideia, o rastreador de demissões Layoffs.fyi apurou que 485 empresas demitiram mais de 138.000 pessoas em 2023.

VEJA TAMBÉM:

Diante desses novos desafios do mercado, os altos investimentos deram lugar às ações mais cautelosas e assertivas.

Não por menos, segundo lideranças entrevistadas pela Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio para o Brasil, as estratégias de 2023 devem priorizar:

  • o aumento da capacidade de produção, segundo 59% das pessoas entrevistadas;
  • a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento, na perspectiva de 44% das pessoas;
  • a redução de custos, segundo 44% das lideranças.

Desenvolvimento de pessoas gera produtividade e eficiência operacional

Esse é um indicativo da necessidade de as empresas olharem mais para o desenvolvimento de pessoas.

Afinal de contas, a única forma de aumentar a produtividade e os resultados financeiros com os mesmos recursos é desenvolver as pessoas colaboradoras para que elas sejam capazes de otimizar os processos internos da empresa.

Só assim conseguirão compensar os efeitos da crise macroeconômica e impulsionar seus times, aumentar a eficiência operacional e gerar mais inovação no mercado.

Aliado a isso, todas as estratégias devem levar em consideração que a realidade está se transformando em uma velocidade cada vez maior. E o principal ponto é que esse movimento é impulsionado, sobretudo, pela tecnologia.

É por isso que as empresas precisam investir no desenvolvimento das pessoas colaboradoras em tecnologia. Só assim, atingirão o nível de eficiência operacional que esperam.

Mas o desenvolvimento não é exclusivo para as pessoas da área de TI. Todas as pessoas precisam se desenvolver em Digital Skills. A melhor opção, nesse caso, é investir em soluções especializadas neste ensino.

Checklist Desenvolvimento de pessoas em tecnologia - baixe agora

O que avaliar em uma plataforma de gestão de T&D?

Assim como todas as outras estratégias das empresas, não existe uma receita mágica de sucesso de uma plataforma de gestão de T&D.

Em geral, a plataforma e os critérios de avaliação podem variar conforme as necessidades e as especificidades da empresa.

No entanto, existem alguns elementos importantes, tais quais:

Criação de planos de estudo

Um bom direcionamento pode ser a chave para o sucesso de qualquer estratégia. E não é diferente quando falamos de educação corporativa e, principalmente, de desenvolvimento de pessoas em tecnologia.

Por isso, é tão importante criarplanos de estudos´ personalizados considerando as particularidades e as necessidades da pessoa colaboradora e da empresa.

Imagine, por exemplo, que o objetivo da empresa seja melhorar os processos e otimizar os recursos da produção de um item. Para isso, precisa capacitar o time em Data Science.

Mas, entre tantos conteúdos, como direcionar os materiais certos considerando o nível de conhecimento de cada pessoa?

As lideranças desse projeto podem pensar, por exemplo, em duas trilhas de conteúdo: uma para iniciantes no tema e outras para aprofundamento no assunto.

No primeiro plano de estudos, podem incluir conteúdos básicos de Excel. No segundo, conteúdos de Python para Data Science.

Ou seja, é possível separar planos de estudos por tema ou por maturidade do conhecimento. A ideia do plano de estudos é guiar o aprendizado conforme as expectativas da empresa e das pessoas.

Além de conectar o desenvolvimento das pessoas aos interesses do negócio, o plano de estudos gera resultados e engajamento no processo de aprendizagem.

Acompanhamento do engajamento

A solução ideal também deve permitir analisar dados, comportamentos e preferências das pessoas colaboradoras para que a empresa atue de forma mais estratégica.

Isto é, as lideranças precisam ficar cientes do nível de engajamento das pessoas colaboradoras para tomar decisões no dia-a-dia: tanto para compreender o que funciona, quanto para propor melhorias no que não está funcionando.

Geração de relatórios

Assim como todas as estratégias, é importante criar formas de mensurar os resultados dos programas de desenvolvimento em tecnologia. Afinal de contas, tudo que pode ser medido, pode ser melhorado.

E uma das maiores dificuldades dos profissionais de treinamento e desenvolvimento é criar métricas adequadas para avaliar o resultado das ações.

Por isso, a plataforma precisa oferecer relatórios para fazer análises mais profundas de indicadores de treinamento e desenvolvimento e, até mesmo, para apresentar resultados.

Afinal de contas, não existe mais espaço nas empresas para tomada de decisões sem embasamento em análises de dados e as diretorias precisam saber o retorno desses investimentos.

Integração com outras plataformas

Por fim, é importante saber se a solução integra com seu LMS ou LXP.

É claro que você pode contar apenas com a interface da ferramenta escolhida. Mas ter tudo em um único lugar certamente facilita a gestão do aprendizado na sua empresa.

Soluções de desenvolvimento em tecnologia sob medida - saiba mais

Como escolher os cursos de desenvolvimento mais relevantes para sua empresa?

Em primeiro lugar, é necessário analisar as necessidades das pessoas colaboradoras e compreender quais são os gaps de conhecimentos na empresa.

A análise da realidade da empresa é capaz de direcionar para estratégias mais objetivas e assertivas.

Além do mais, a empresa precisa ficar por dentro do que é tendência, como uma forma de se antecipar e se preparar para o futuro.

Por esse motivo, é importante que a solução tenha um catálogo que contemple as necessidades da empresa e as tendências da sociedade.

Os cursos também precisam ser reconhecidos pelo mercado, o que fornece credibilidade e confiança necessárias.

A Alura Para Empresas conta com mais de 1.400 opções de cursos, diversificando e atendendo a todos os tipos de necessidades. Ainda, os cursos da Alura são reconhecidos pela ampla comunidade de tecnologia e pelas mais de 5.000 empresas que a utilizam.

Como medir o engajamento dos colaboradores com os cursos de treinamento?

É importante ter em mente que não basta que as pessoas colaboradoras tenham acesso a todos os cursos e treinamentos possíveis. Elas precisam, de fato, participar e engajar para se desenvolverem.

Afinal, quanto maior é o engajamento e a motivação, maior também o esforço, a inspiração e o foco na resolução das atividades dos cursos.

Na prática, o engajamento no aprendizado se materializa pelo nível de participação e envolvimento com as atividades propostas.

Assim, existem muitos fatores necessários para criar engajamento nos programas e as estratégias para aumentá-lo devem considerar as necessidades de cada empresa.

No entanto, algumas ações podem auxiliar nesse processo de forma geral. As principais são:

  • Alinhar a estratégia de comunicação para mostrar a importância das capacitações e incentivar as pessoas a continuarem estudando.
  • Criar trilhas de aprendizagem que personalizam o processo de desenvolvimento e direcionam o conteúdo para as necessidades de cada pessoa.
  • Proporcionar um tempo específico para a pessoa colaboradora se dedicar ao estudo.
  • Mesclar diferentes formatos de conteúdo para gerar mais flexibilidade e facilidade de adaptação na rotina das pessoas.
  • Incentivar a formação de comunidades de aprendizagem que troquem, de forma colaborativa, conhecimentos e experiências.
  • Conectar o aprendizado com as práticas reais das rotinas das pessoas.
  • Acompanhar o engajamento das pessoas colaboradoras pela plataforma para compreender o que está funcionando ou não.

Tendências em soluções de treinamento e desenvolvimento

Como você já sabe, é fundamental que a solução prepare as pessoas colaboradoras para o futuro. Por isso, a solução de plataforma ideal deve contemplar as principais dores da atualidade.

Um tema que está em alta na atualidade, por exemplo, são os debates que envolvem inteligência artificial, especialmente por conta da popularização do ChatGPT, ferramenta de automação de texto da Open AI.

E na sua empresa, como está a organização no que diz respeito à área de treinamento e desenvolvimento de pessoas em tecnologia?

Agora que você já sabe mais sobre soluções de desenvolvimento em tecnologia, que tal promover uma capacitação de ponta? Fale conosco e conheça as soluções da Alura Para Empresas.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=