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Conheça os 5 principais desafios da gestão de TI - e as estratégias para superá-los

Athena Bastos

Athena Bastos


As lideranças exercem um papel fundamental na condução dos times em direção às metas estratégicas do negócio.

E, sobretudo em períodos conturbados, precisam estar atentas aos desafios mais comuns à área, mas também aos novos desafios que surgem. Afinal de contas, precisam estar prontas para apoiar o time nessa superação.

No caso das lideranças de TI, os desafios estão cada vez mais complexos, especialmente diante da rápida atualização e inovação da área de tecnologia e da alta competitividade neste segmento.

Como você vai perceber mais adiante, “os grandes desafios da liderança de tecnologia se relacionam, de forma especial, ao futuro da tecnologia”.

Mais do que simplesmente habilidades técnicas, a liderança precisa estar por dentro do desenvolvimento de ecossistemas e plataformas. E isso está mudando de forma rápida em muitas áreas: realidade aumentada, inteligência artificial e daí por diante.

Todas essas novas tecnologias exigem habilidade técnica. Com certeza, isso é muito importante. Mas, mais do que isso, a arte e o coração da tecnologia estão em possibilitar o potencial humano, conforme explicou o artigo da CIO.

Diante deste cenário, este artigo tem o objetivo de despertar as lideranças de TI para as principais dores da gestão, como, por exemplo, a necessidade de ter times que desempenhem alta produtividade e o alinhamento entre os conhecimentos técnicos aos de liderança.

Na imagem, possui um homem e uma mulher sentados em uma sala de escritório corporativo compartilhado, olhando para telas de computador com códigos de TI. O homem está apontando para a tela, explicando à mulher alguma tecnologia, representando o conceito de desafios da gestão de TI.

Principais desafios da gestão de TI

Desafios certamente não faltam, quando falamos de liderança na área de tecnologia. Porém, os principais desafios da gestão de TI são:

Falta de alinhamento entre TI e o negócio

De acordo com relatório do Gartner, mais de 70% de lideranças “reconhecem a tecnologia digital como parte integrante da obtenção de receita, desenvolvimento de produtos, envolvimento de clientes e avanço dos processos operacionais estratégicos”.

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Em outra pesquisa sobre responsabilidades do CIO em 2021, o Gartner constatou que 83% das lideranças de tecnologia entrevistadas afirmam que “trabalham cada vez mais em iniciativas de nível empresarial além de suas funções executivas tradicionais de entrega de TI”.

Assim, o primeiro desafio da gestão de TI se refere à necessidade de alinhar as prioridades e as estratégias específicas da área de tecnologia às metas globais estratégicas do negócio. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a área de tecnologia não só não é mais uma coadjuvante dentro da empresa. Ela faz parte do motor principal.

Por isso, as metas e o roadmap de TI precisam ser ajustadas de acordo com os objetivos do negócio, seja ele em crescer em novos clientes, alcançar novos mercados ou reter clientes, por exemplo.

Em entrevista para a TechTarget, o vice-presidente sênior e diretor de informações e marketing da Parkway Corp., operadora de estacionamento e incorporadora imobiliária na Filadélfia, RJ Juliano não faz distinção entre esses objetivos: “precisamos estar bem além do alinhamento, em que os objetivos são unificados e indistinguíveis”.

Na perspectiva de Juliano, o alinhamento entre TI e o negócio promove um diálogo mais significativo que fortalece as equipes, permite o alcance das metas da empresa e impulsiona a inovação tanto no produto quanto no processo.

A separação entre tecnologia e resultados do negócio, por outro lado, geralmente é suficiente para gerar o oposto.

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Escassez de profissionais qualificados em TI

Se você perguntar “quais são os grandes desafios da gestão?” para lideranças de TI, é grande a possibilidade de a resposta ser unânime: “encontrar pessoas com a qualificação ideal para preencher as vagas”.

Isso porque, mesmo diante das significativas mudanças no panorama das empresas de tecnologia — que, por consequência, protagonizaram episódios de demissões em massa – ainda existe escassez de profissionais qualificados em TI.

Afinal de contas, com a redução do headcount, as lideranças de tecnologia estão sendo cobradas (como nunca!) por agilidade e alta produtividade.

O desafio do momento se resume na eficiência operacional: como as lideranças vão encontrar estratégias para retomar o crescimento e o desenvolvimento com menos colaboradoras?

A partir disso, podem surgir alguns questionamentos importantes: as contratações são feitas de acordo com a necessidade real da empresa? Como a empresa vem olhando para a mobilidade interna e para o desenvolvimento de pessoas internamente?

Dificuldades em gerenciar equipes técnicas

Além do mais, outro desafio das lideranças de tecnologia é a dificuldade em gerenciar equipes técnicas. Afinal, além de ser uma referência técnica, também é um cargo de liderança de pessoas.

Ou seja, além de colocar a mão na massa no desenvolvimento do produto, também precisa liderar o time de desenvolvedores.

Para isso, além de ter habilidades técnicas, a liderança de tecnologia também precisa ter conhecimentos sobre gestão de pessoas para conduzir o time rumo aos objetivos.

Então, uma boa liderança de tecnologia deve ter conhecimentos sobre comunicação efetiva e transparente, inteligência emocional, metodologias ágeis, gestão de projetos, além de ter capacidade de dar e receber feedbacks e boa organização.

Pressão por resultados

Não é novidade que a gestão de TI recebe uma pressão constante por resultados e produtividade de sua equipe.

Para alinhar as expectativas e comunicar os resultados de sua equipe, as lideranças devem se apoiar em indicadores de performance. A análise desses dados é capaz de demonstrar os resultados alcançados e, especialmente, se conectar aos objetivos gerais do negócio.

Na concepção da Gartner (empresa global de pesquisas em TI), os indicadores de performance são métricas de alto nível, que fornecem as informações necessárias para que as organizações entendam o desempenho do departamento de tecnologia.

Comunicação e feedback na liderança em TI

Na prática da gestão de pessoas, é fundamental que a gestão de TI tenha boa comunicação e saiba dar e receber feedbacksdentro do time de tecnologia e para toda a empresa.

É que, além de ser o porta-voz entre o squad de tecnologia e o restante da empresa, uma liderança de TI deve ser uma pessoa facilitadora e mediadora da comunicação interna de seu time.

A importância da liderança na gestão de TI

Para começar, é fundamental reconhecer que a gestão de TI precisa ser apenas eficiente e assertiva, ela precisa garantir que toda equipe de tecnologia também esteja no mesmo caminho. Aí é que entra a importância da liderança na gestão.

O tech lead já é uma pessoa desenvolvedora que se destaca por suas entregas além de ter, naturalmente, bastante experiência.

Então, em primeiro lugar, em relação à parte técnica, é um cargo responsável por ajudar e tirar dúvidas das pessoas desenvolvedoras e prever, identificar e resolver os erros de produto.

É também uma posição fundamental na criação do roadmap e do pipeline, que são as ferramentas de orientação para definir os próximos passos no desenvolvimento do produto.

Mas, muito além de lidar com tecnologias, a função da gestão de TI é liderar as pessoas desenvolvedoras. Então, ela precisa promover o alinhamento entre a equipe e garantir o respeito à autonomia de cada pessoa.

Além do mais, como uma liderança para o time, precisa distribuir as prioridades do backlog e explorar as habilidades individuais de cada pessoa da equipe.

Dentro de suas funções, é uma pessoa que deve orientar as pessoas do squad de tecnologia, muito mais do que executar.

Como desenvolver habilidades de liderança em TI

Diante da importância da liderança para a gestão de TI, fica claro que a própria liderança precisa se desenvolver para superar esses desafios.

Conforme artigo do CIO, existem seis habilidades emergentes de meta-liderança — que, segundo o autor, é uma mistura de habilidades individuais que se aplicam em várias circunstâncias e ajudam a obter resultados — que posicionam a gestão de TI para uma boa liderança:

  • Gerenciar o alinhamento: alinhe seu trabalho, cultura, estrutura e política interna e mantenha o alinhamento constantemente atualizado com as mudanças do mundo;
  • Ser um intérprete: ouça estratégias e fale sobre táticas e vice-versa, para manter a mensagem alinhada;
  • Aprender a inovar: descubra quando e como quebrar regras para buscar uma ideia inovadora que esteja alinhada à estratégia dos negócios;
  • Pensar à frente - muito à frente: pense em muitos passos à frente dos seus desafios para antecipar tendências e entender como elas podem impactar os negócios;
  • Alavancar as redes: mantenha um bom relacionamento com as pessoas da empresa;
  • Tomar decisões (certas e rápidas): analisar o mercado para basear suas tomadas de decisões.
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Estratégias para superar os desafios na gestão de TI

Aqui estão algumas estratégias mais específicas para a superação dos desafios:

Definição de metas claras e alinhadas com o negócio

Em primeiro lugar, é essencial definir metas claras e alinhadas aos objetivos globais do negócio. Isso faz com que a área de tecnologia e a empresa e se movam na mesma direção e na velocidade necessária.

A diretora administrativa da consultoria de tecnologia da Protiviti, Sharon Stufflebeme, reconhece que o papel atual das lideranças de TI é antecipar, influenciar e cumprir a estratégia de negócios.

Assim, elas só poderão antecipar, influenciar ou entregar coisas se souberem quais são essas necessidades. Por isso, é necessário que haja um alinhamento TI-negócios em toda organização.

Utilização de indicadores de desempenho para avaliar resultados em TI

Em uma pesquisa recente, a Content Trends constatou que as empresas que acompanham periodicamente suas estratégias são 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não acompanham.

Afinal de contas, qual caminho escolher se a equipe não sabe onde quer chegar? É através do acompanhamento dos indicadores que as lideranças podem compreender exatamente quais estratégias estão funcionando, quais merecem mais atenção e quais precisam de ajustes.

São exemplos de indicadores de performance o LTV (lifetime value — valor do ciclo de vida de um cliente dentro da empresa) e o ROI (retorno sobre o investimento – indicador do resultado financeiro de um investimento).

Além do mais, os indicadores de performance são importantes porque analisam dados concretos sobre a realidade, não mera suposições. Sendo assim, eles apresentam um diagnóstico da empresa e aumentam a previsibilidade do seu desempenho.

Investimento em treinamento e desenvolvimento de equipes de TI

Por fim, o aprendizado contínuo deve ser uma meta da área de tecnologia. Sendo assim, é extremamente necessário investir no treinamento e desenvolvimento das equipes de TI.

Ainda que os treinamentos sejam pontuais – para superar alguma dificuldade técnica ou desenvolver alguma Soft Skill, por exemplo – a área de tecnologia deve refletir sobre como expandir e manter a aprendizagem como parte de sua cultura.

De um lado, uma cultura de aprendizagem contribui para gerar um clima mais positivo e maior satisfação entre as pessoas colaboradoras. Por outro lado, traz benefícios à rotina e à estratégia da empresa, na medida em que promove mais agilidade, produtividade e inovação.

A expansão do conhecimento pode vir do compartilhamento de experiência entre pessoas. Pode vir da realização de novos cursos em uma mesma área - Upskilling. Ou pode vir da ampliação da bagagem, da navegação por áreas diversas - Reskilling.

Quais habilidades e conhecimentos a sua equipe precisa desenvolver para superar algum desafio?

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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