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Como fazer uma boa gestão de TI?

Athena Bastos

Athena Bastos


O papel da liderança e de uma boa gestão tem influência significativa, de forma positiva ou negativa, tanto na eficiência dos processos e resultados da empresa quanto na retenção de talentos.

Um exemplo disso são os resultados obtidos por uma pesquisa da McKinsey — consultoria empresarial americana que aconselha empresas, governos e outras organizações em consultoria estratégica. Ela conclui que, em geral, as pessoas pedem demissão porque sentem que a empresa e as gestões não se importam com elas.

O estudo constatou que lideranças indiferentes são o motivo principal de 35% desses(as) funcionários(as) pedirem demissão. Ou seja, não existem dúvidas de que a liderança impacta a performance e a felicidade das pessoas colaboradoras no trabalho.

Por isso, o objetivo deste artigo é explorar as melhores práticas de gestão de TI, principalmente refletir como é possível alinhar objetivos de tecnologia da informação com as estratégias da empresa, segurança cibernética e eficiência operacional — o maior desafio dessa função.

De cima, um grupo de colegas diversos em roupas formais discutindo ideias de negócios enquanto se reúnem à mesa no escritório moderno e trabalham juntos

Gestor de TI: o que faz?

Antes de entender o que faz um gestor ou gestora de TI, é preciso ter claro em mente que a gestão de TI é o setor responsável pela administração de todos os recursos de tecnologia de uma empresa. Ou seja, pelo gerenciamento de software, de hardware e de pessoas colaboradoras da área. De forma geral, os recursos se relacionam ao tratamento, armazenamento e proteção de sistemas e informações.

A partir disso, a gestora ou o gestor de TI administra todas as atividades, soluções, pessoas e recursos tecnológicos em uma empresa. Assim, o objetivo central dessa função é otimizar os processos internos e diminuir os custos que envolvem a área de tecnologia da informação. Normalmente, esses processos envolvem a coleta, seleção, comparação e distribuição de dados.

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Pilares da gestão de TI

Com todas essas atribuições citadas acima, foi possível perceber que a função de pessoas gestoras de TI não envolve apenas lidar com computadores, não é mesmo? De fato, as responsabilidades das são mais complexas do que isso.

Inclusive, a maioria das metodologias que embasam a gestão de TI apontam 3 dimensões centrais, que funcionam como um guia para implantar ou melhorar os processos, são elas:

1. Pessoas

O primeiro ponto diz respeito a todos os relacionamentos que a pessoa gestora de TI precisa lidar: clientes, fornecedores e pessoas colaboradoras.

Nesse ponto, é fundamental dar atenção às habilidades e competências das equipes, mas, principalmente, prestar atenção no seu tipo de liderança e na sua própria habilidade de comunicação.

Muitas vezes, o tipo de liderança mais indicado dependerá da personalidade das pessoas envolvidas e da natureza do negócio. Entretanto, em todos os casos, é essencial refletir sobre o impacto disso na rotina de trabalho para orientar as próprias condutas.

Não se deve esquecer que, por trás da função de liderança, está o empenho em conciliar as estratégias para alcançar os objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de trabalho fértil para o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas colaboradoras.

O ideal é que elas se sintam seguras para atingir o máximo de seu potencial produtivo, criativo e inovador. Assim, poderão contribuir positivamente para os resultados do negócio.

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2. Ferramentas

A gestão de T.I desempenha um papel crucial na seleção, implementação e manutenção de soluções tecnológicas. A escolha estratégica das ferramentas certas, aliada à sua correta implementação e manutenção contínua, garante o aumento da produtividade e a otimização dos processos internos da empresa.

3. Processos

Por fim, a gestão de TI desempenha um papel fundamental no alinhamento entre pessoas e ferramentas para promover a padronização de processos. Ao garantir que as equipes utilizem as tecnologias de forma consistente e eficiente, a empresa maximiza os benefícios da transformação digital, otimiza o fluxo de trabalho e alcança resultados superiores.

O que é preciso para ser gestor de TI?

Além de fazer a gestão da parte técnica, a pessoa gestora de TI precisa lidar com a organização das demandas das pessoas colaboradoras. Mas, mais do que isso, precisa se envolver diretamente nas estratégias do negócio. Ou seja, precisa direcionar o desenvolvimento das atividades do setor ao cumprimento de metas estratégicas da empresa.

Nesse contexto, não existe uma lista definida das competências que todas as pessoas gestoras precisam ter. Ao contrário, as competências necessárias dependem das especificidades da empresa e da área de mercado.

De todo modo, separamos as competências mais abrangentes que servem para a maioria dos casos. Confira a seguir:

Saber liderar

Para fazer a gestão de recursos, pessoas e de soluções tecnológicas da empresa, a gestora ou o gestor precisa saber liderar. Isto é, precisa estar ao lado das pessoas colaboradoras para dividir as responsabilidades e promover uma rede de confiança.

A liderança deve acompanhar de perto o time e construir um relacionamento saudável, motivador e comunicativo. Lembre-se que você é a ponte entre os colaboradores e colaboradoras e os demais setores da organização.

Conheça a empresa

É preciso ter um conhecimento amplo sobre todas as áreas do negócio. Essa é a única forma de encontrar soluções criativas e inovadoras para o setor de tecnologia, pois, só assim, é possível criar estratégias para inovar e trazer resultados positivos para empresa como um todo.

Ter uma visão estratégica

A pessoa gestora de TI também precisa ter uma visão estratégica para refletir e construir caminhos na busca pela otimização dos processos organizacionais da empresa.

É a sua primeira vez como gestora ou gestor de TI? Não se preocupe, com a nossa formação Minha primeira liderança, você aprenderá as principais habilidades para se tornar uma boa liderança de tecnologia da informação.

Melhores práticas de gestão de times de TI

O setor de tecnologia é, em sua própria essência, de onde saem os maiores processos inovadores da empresa. Por isso, além de lidar com ferramentas, pessoas e processos, a gestão de TI precisa equilibrar todos esses fatores para se orientar para o futuro — por conta disso, também é conhecido como um “departamento de mudança”.

Para alcançar bons resultados em uma gestão de TI, conheça as melhores práticas:

Alinhamento e comunicação clara

É um erro grave pensar que a cultura digital — simplesmente por ter esse nome — se relaciona exclusivamente às máquinas. Na verdade, cada vez mais, é sobre pessoas. Antes de entender “como fazer”, as lideranças precisam entender “o porquê”. Por isso, o processo de saber ouvir e se comunicar são habilidades fundamentais para lidar com conflitos e construir processos respeitosos e assertivos.

Nesse sentido, é essencial prestar atenção no alinhamento de metas e expectativas tanto da empresa, quanto das pessoas colaboradoras. Além disso, é importante investir tempo e recursos na construção de uma comunicação transparente, para que todas as pessoas da empresa se sintam à vontade para conversar abertamente sobre o que vivenciam na empresa.

Então, além de dar feedbacks regulares, as pessoas gestoras de TI devem construir um ambiente de segurança e liberdade para as pessoas colaboradoras contribuírem com sua própria perspectiva. Isso as deixará mais felizes, resultando em um clima organizacional mais saudável.

Mensuração de resultados

Não tem jeito, para gerir é necessário medir. Essa é uma atribuição básica para tomar decisões que realmente acompanham as necessidades de um negócio. Por isso, as lideranças devem estabelecer indicadores e metas para nortear os objetivos e as expectativas da empresa.

O cumprimento (ou não) das metas compreendem informações relevantes sobre a performance da equipe, sobre a qualidade dos atendimentos ou dos produtos, sobre a satisfação dos clientes e daí por diante.

Nesse ponto, é importante ressaltar que as metas devem ser claras e objetivas. Além disso, elas também precisam ser realistas — metas inalcançáveis são inúteis. Vale ressaltar que todas as pessoas colaboradoras devem entender os objetivos com assertividade. Afinal, antes de pensar o caminho (ou até mesmo, começar o trajeto), é preciso saber o lugar que se pretende chegar.

Leia também: metas SMART

Adaptação a mudanças

Também faz parte das boas práticas da gestão de TI permanecer aberto(a) às mudanças na empresa e no mercado. Nesse ponto, um erro de gestão que pode comprometer o crescimento do negócio é deixar de lado novidades e opções diferentes que podem impulsionar ainda mais os resultados.

Infelizmente, muitas empresas ainda insistem em permanecer com processos ultrapassados e softwares obsoletos por simples resistência à mudança. Contudo, as novas tecnologias e ferramentas são imprescindíveis para ampliar oportunidades de negócios para a empresa e aumentar sua credibilidade.

Atualmente, os recursos de inteligência artificial, automação de processos, computação em nuvem e processamento de dados abrem espaço para o desenvolvimento das empresas. Por isso, buscar soluções inovadoras que se alinham às necessidades da instituição é extremamente recomendável.

Automação de processos

O tópico anterior se conecta com esse, pois o uso de ferramentas digitais para automatizar processos das empresas não é exatamente algo novo. Porém, mais do que uma tendência optativa, a tecnologia tem se tornado algo essencial para construir um futuro competitivo para os negócios, especialmente diante da maior eficiência e produtividade que ela proporciona.

A automação de processos é capaz de acelerar tarefas cotidianas, otimizar ciclos de produção, eliminar repetições desnecessárias e diminuir a sobrecarga de trabalho das pessoas colaboradoras. Essa é uma forma de aproveitar melhor todos os recursos do negócio e gerar maior eficiência operacional e produtividade das equipes.

Avaliação de riscos

A redução de custos é uma consequência da implementação de um sistema de gestão de TI que consegue, por exemplo, identificar os gastos desnecessários em cada atividade e eliminá-los.

Ou seja, a avaliação de riscos possibilita utilizar apenas os insumos necessários. Como resultado disso, é possível atender a uma demanda maior e entregar com a mesma qualidade, sem necessariamente aumentar o trabalho ou o número de pessoas colaboradoras.

Implementação de políticas de segurança

A partir dos movimentos de transformação digital, os processos das empresas estão, cada vez mais, digitais. Sendo assim, a perda ou o vazamento de dados pode ter um impacto bastante significativo nas operações e estratégias.

E, infelizmente, esses ataques estão cada vez mais comuns. Então, além de prevenir acidentes e ataques cibernéticos, a proteção das informações evita prejuízos financeiros, judiciais e danos de reputação. Por isso, também é responsabilidade da gestão de TI implementar políticas de segurança de informação.

A segurança de informação compreende um conjunto de ações e estratégias para proteger sistemas, programas, equipamentos e redes de invasões. E, de forma geral, o intuito central das ações é proteger dados valiosos de possíveis violações ou ataques hackers.

Treinamento da equipe

Diante de tantas demandas, as pessoas gestoras de TI podem pensar que não têm tempo nem orçamento para um bom investimento no treinamento de seus colaboradores e colaboradoras. No entanto, investir no desenvolvimento de pessoas é um fator crucial para o crescimento e eficiência da organização.

Na medida em que as pessoas expandem seu conhecimento, também aumentam as chances de serem mais produtivas e mais inovadoras. Com isso, as empresas atingirão o nível de eficiência operacional que almejam.

Além disso, um ambiente que incentiva o desenvolvimento e estimula a motivação das pessoas colaboradoras, aumenta o engajamento nas ações e a satisfação com o trabalho realizado. Ou seja, também auxilia na retenção de talentos.

Nesse ponto, é fundamental que a gestão de TI mantenha um diálogo para entender as necessidades reais de todos os times. Confira algumas dicas que podem auxiliar a traçar estratégias mais efetivas:

  • Fazer um levantamento das necessidades de treinamento, a partir dos gaps dos times.
  • Se atentar para as necessidades do negócio e os movimentos do mercado.
  • Analisar o histórico das ações que já foram feitas.

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Leia também: Dicas para manter o engajamento no trabalho

Integração de sistemas

A integração de sistemas de dados permite conectar muitos meios diferentes como, por exemplo, banco de dados, com dispositivos móveis e e-mail corporativo. Além disso, centraliza todas as informações da empresa de forma propícia para a otimização da comunicação e o aumento da segurança.

Otimização contínua

Por fim, uma das finalidades de uma boa gestão é proporcionar a otimização contínua dos processos internos da empresa. Dessa forma, é importante que a pessoa gestora de TI dedique tempo para refletir e avaliar todos os pontos desse procedimento.

Para isso, é importante refletir e questionar: como é possível provocar mudanças inovadoras? Como estimular a equipe? Quais as lacunas de desenvolvimento e competência a equipe de TI demonstra ter? Todas essas reflexões devem apontar direções de melhorias que a própria gestão de TI deve tomar a iniciativa de promover.

Quais os benefícios de uma boa gestão de TI

Diante do que foi apresentado, já dá para perceber como a gestão de TI é fundamental para a conquista de bons resultados de um negócio, não é mesmo? Os desafios são grandes, mas os benefícios também! Veja:

  • Aumento de produtividade e eficiência operacional.
  • Redução de custos e desperdícios a partir de ações mais assertivas.
  • Maior capacidade de identificar tendências.
  • Melhores resultados financeiros.
  • Segurança de dados.
  • Melhoria na qualidade no relacionamento com clientes.
  • Otimização de processos.
  • Maior e melhor identificação de novas oportunidades de negócios.
  • Aumento de inovação.
  • Gestão de processos mais eficientes.

Tire suas dúvidas sobre gestão de TI

Ficou com alguma dúvida em relação a como ser uma gestora ou um gestor de TI? Veja a seguir, algumas perguntas frequentes sobre o assunto:

Como equilibrar as necessidades da empresa com as limitações de recursos?

Para equilibrar as necessidades da empresa com as limitações de recursos na gestão de TI, é preciso:

  • 1. Alinhar a TI com os objetivos estratégicos do negócio: priorizar projetos e investimentos que gerem maior impacto.
  • 2. Definir prioridades claras: identificar os projetos mais urgentes e importantes, considerando o retorno sobre o investimento.
  • 3. Comunicar e negociar com stakeholders: gerenciar expectativas e garantir que as decisões de TI estejam alinhadas com as necessidades do negócio.
  • 4. Otimizar recursos: buscar soluções criativas como virtualização, cloud computing, software livre e outsourcing.
  • 5. Monitorar e avaliar: acompanhar o desempenho da área de TI, medir o retorno sobre os investimentos e avaliar a eficácia das soluções.
  • 6. Ser flexível e adaptar-se: ajustar planos e prioridades conforme as necessidades da empresa e as novas tecnologias.

Como gerenciar conflitos entre equipes e garantir a colaboração?

Incentive a comunicação aberta, crie canais de diálogo, medie conflitos, defina papéis e responsabilidades, reconheça o trabalho em equipe, ofereça treinamento em habilidades interpessoais e lidere pelo exemplo.

Para saber mais sobre como a comunicação pode impactar times, além de ter dicas de como lidar com essas situações, veja a nossa live sobre soft skills com especialistas na área.

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Quais as perspectivas de crescimento na carreira de gestão de TI?

As possibilidades de crescimento são diversas, desde posições de gerência em áreas específicas até cargos de diretoria e CIO (Chief Information Officer), dependendo das habilidades, experiência e ambição de cada profissional.

Para saber qual caminho está mais conforme os seus objetivos profissionais, participe de eventos, mentorias e faça networking com outros(as) profissionais para entender melhor sobre o mercado.

Como se destacar no mercado e alcançar o sucesso na gestão de TI?

Construir uma rede de contatos, buscar mentoria, desenvolver uma marca pessoal forte, compartilhar conhecimento e buscar constantemente o aprimoramento profissional são estratégias para se destacar e alcançar o sucesso na área.

Leia também: Como me preparar para o mercado de trabalho?

Como melhorar as habilidades de uma gestão de TI?

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Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.