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Relacionamento interpessoal: aprenda a lidar melhor com você e com o outro

Faça diferente - Introdução

Olá, tudo bem? Eu sou a Priscila Stuani e te convido a fazer uma reflexão comigo. Você já deve ter observado que o mercado de trabalho cada vez mais está competitivo. Por isso também investimos cada vez mais em cursos e queremos estar antenados às novidades, justamente para trabalharmos cada vez mais e melhor. Mas te faço uma pergunta: como vai seu relacionamento pessoal?

Muitas vezes podemos ter pequenos desentendimentos com nossos colegas de trabalho que trazem impactos negativos para nossa carreira ou convivência pessoal, como por exemplo deixar de ser convidado para um churrasco que vai acontecer na casa de um colega da empresa ou perder promoções.

O que podemos fazer para diminuir esses impactos? Neste curso, vamos falar sobre técnicas que podem fazer com que as pessoas gostem mais de mim, sempre partindo do princípio que você vai manter sua essência. Através dessas técnicas, você vai começar a perceber mais oportunidades, justamente para desenvolver seu jogo de cintura e ter um relacionamento mais saudável com as pessoas.

Vamos falar também sobre como podemos lidar com a impaciência. Cada vez mais temos projetos curtos e prazos a cumprir. Como fazer quando alguma coisa não sai como esperado? Vamos falar também do que está por trás da motivação. Você já parou para pensar sobre o que te motiva? Será que é sua questão financeira, ter um ambiente de trabalho saudável?

Vamos falar sobre como podemos lidar com antipatia. Você já deve ter tido a experiência de olhar para uma pessoa e pensar que não gosta dela. Com o tempo, você percebe que aquele sentimento é real ou não. Iremos ver características que nos fazem ter esse tipo de reação e como lidar com ela.

Também vamos falar sobre a pressão. Acontece no nosso dia a dia. Muitas vezes mais do que gostaríamos. Vamos ver como lidar com essa pressão, para facilitar nossa convivência com as outras pessoas. Às vezes desconto meu estresse na outra pessoa, e isso não é nada legal. Iremos ver como diminuir esse impacto e ter relacionamentos melhores.

Vamos falar do poder da empatia. Ela é fundamental na relação humana. A partir do momento em que me coloco no lugar do outro ou entendo as motivações dela, começo a ampliar meu campo de visão e ter mais jogo de cintura.

Se você ficou curioso e quer saber como utilizar essas técnicas para melhorar seu relacionamento pessoal, te convido a fazer este curso.

Faça diferente - Lidando com a impaciência

Antes de começarmos nosso curso, quero deixar um aviso. Neste curso, veremos diversas situações do dia a dia onde nossos personagens vão demonstrar quais são os tipos de comportamentos adequados e também o que fazemos que pode ser melhorado, justamente para vermos que o mundo não é um mar de rosas e que podemos melhorar muitas coisas no nosso comportamento. Às vezes fazemos as coisas tão no automático que não temos noção do que estamos fazendo e que pode nos prejudicar em relação aos colegas de trabalho, chefes, amigos, familiares. A ideia do curso é observarmos sutilezas que acontecem no nosso dia a dia e entendermos o que podemos fazer de diferente para melhorar nosso relacionamento com as pessoas.

Também faço um convite para que você entre neste curso de mente e coração abertos, para nos aprofundarmos no autoconhecimento. A partir do momento em que entendo por que reajo de determinada forma a uma situação, por que respondo as pessoas de outra maneira, isso vai fazer com que nos conheçamos mais. Às vezes uma entonação de voz já dispara uma resposta para a pessoa e isso pode gerar conflitos. Sempre que você ver um exemplo aqui, reflita sobre ele. Como seria sua reação. E quando falarmos das coisas legais, comece a refletir se faz sentido no seu dia a dia, se você vai conseguir colocar em prática. O importante é ter consciência do que fazemos de bom e de ruim.

O Maurício trabalha na empresa Fox Systems, que cria soluções para a área bancária. Ele trabalha numa equipe de oito pessoas. Uma das principais atividades que ele exerce é criar relatórios gerenciais. Todo quinto dia útil do mês ele precisa entregar ao chefe essa análise de dados.

A Luísa, que é do departamento de vendas, precisa municiar ele de informações. Chegou no prazo em que a Luísa tinha que entregar os dados para ele e ela não entregou. O Maurício ficou uma fera.

Aí aconteceu uma outra situação também com o Maurício. Ele comprou um celular pela internet. Chegou no dia da entrega e o celular não chegou. Foi outro motivo para ele estourar. Foi nas redes sociais, tentou reclamar com a empresa e nada. Não conseguiu ter respostas. Mas depois ele descobriu que a empresa tem um convênio com os Correios, e os Correios estavam em greve. Se ele soubesse disso antes, o que teria acontecido? Ele teria no mínimo economizado muita energia, porque ele ficou tão nervoso com a Luísa, mas na verdade ela tinha que atender uma demanda que surgiu prioritária no setor de vendas, porque alguém mandou que ela cuidasse disso ao invés de mandar os relatórios.

Muitas vezes a gente explode. Alguém fala uma palavra e pronto. Se o Maurício tivesse tentado entender o que aconteceu com a Luísa para não cumprir o prazo, assim como ele fez com os Correios, ele poderia ter economizado energia e o sentimento ruim de ser enganado.

Vemos no perfil do Maurício nitidamente que ele não tem muita paciência. Não vou julgar o comportamento dele, mesmo porque muitas vezes eu tenho momentos de impaciência, mas que conselho podemos dar para quem se identifica com a falta de paciência?

Primeiro, tente descobrir por que você está tão impaciente. O Maurício comprou um celular, então o antigo talvez tenha quebrado e ele precise de um novo, mas não tinha como. Precisamos ter consciência de que algumas coisas podemos resolver, outras não dependem de nós. Senão, ficamos tão ansiosos e atropelamos tudo.

Outra situação que o Maurício demonstra total impaciência é quando ele precisa participar de reuniões. Ele acha que são interessantes, mas quando começa a discutir detalhes, ou são demoradas, ele começa a ficar incomodado. Outra coisa que deixa ele ansioso demais é quando ele tem várias coisas para fazer.

Uma sugestão que temos, e inclusive falamos sobre isso no curso de hábitos, é que se você tem muita coisa para fazer, você pode usar o Trello, o Google Keep, o bloco de notas, ou você pode ter um caderno, justamente para saber tudo que você precisa fazer. Senão, começamos a responder e-mail, mensagem no WhatsApp, atender telefone, e ficamos perdidos.

Outra coisa que o Maurício vai tentar fazer para controlar um pouco essa correria é separar as tarefas para fazer apenas uma coisa por vez. O Maurício às vezes se pega respondendo e-mail, falando no telefone, conversando com alguém. É loucura. Eu entendo que a rotina pode ser corrida, mas precisamos entender que cada coisa tem seu momento. Pode ser que o Maurício no começo conseguisse fazer tudo isso, mas com o passar do tempo ele começou a não conseguir mais fazer tudo bem ao mesmo tempo. Comece a priorizar.

Por último, falamos sobre delegar responsabilidades a outras pessoas se puder. Só isso já vai ser um exercício enorme de paciência. Às vezes o Maurício está tão acostumado a fazer as coisas, mas tem outras coisas mais importantes para serem feitas, que ele pede para uma pessoa da equipe ajudar. Não que o Maurício vá bancar a pessoa folgada, estamos partindo do princípio que ele é um profissional muito focado, mas ele precisa priorizar outras coisas. Aí essa pessoa enrola para fazer, não faz direito, enfim. Isso vai deixar o Maurício impaciente. Mas se você tem a oportunidade de delegar algo, delegue e trabalhe a paciência. Pode dar tudo errado, mas você precisa confiar e ter paciência. As pessoas aprendem de forma diferente. Não é porque você faz tudo perfeito que todo mundo também faz.

Com esses exemplos que nós vimos, situações rotineiras, podemos começar a pensar. Eu não acredito que o Maurício vai mudar totalmente do dia para a noite, mas ele tem o desafio de começar a pensar nisso para melhorar o relacionamento dele com as outras pessoas. Vamos combinar que trabalhar com gente chata, impaciente, nervosa, não deve ser agradável. A partir do momento em que começamos a entender melhor o que está por trás da nossa ansiedade, buscamos rotas alternativas para aprender a lidar melhor com isso. Todo mundo ganha.

Lembrando que não é uma tarefa fácil, mas se treinarmos todos os dias, as chances de lidarmos melhor com as pessoas são maiores. Espero que tenham gostado das dicas e que o Maurício consiga colocar tudo isso em prática.

Faça diferente - O que está por trás do feedback

O Maurício ficou refletindo sobre o que nós discutimos no vídeo anterior, sobre o trabalho dele, como foi o caso, por exemplo, de um aplicativo que a Fox Systems desenvolveu para ensinar mandarim em parceria com uma empresa de telefonia. Eles fizeram tudo certo. Quando chegou para aprovar o layout final, a empresa de telefonia disse que as cores usadas remetem a um concorrente, e a ideia não seria fazer isso. Também disseram para tomar cuidado para não usar verde e amarelo, pelo mesmo motivo. Isso deixou o Maurício bem chateado. Não é algo complexo, a empresa não vai falir por causa disso, mas se fosse visto anteriormente, a chance do aplicativo ser aprovado antes seria maior.

O Maurício começou a pensar que estava faltando uma interação melhor entre os times. Ele começou a pensar que a comunicação na empresa não estava boa. Também lembrou de outra questão. Esses atritos podem gerar pequenos conflitos entre as pessoas.

A ideia deste curso é fazer com que entendamos o que está por trás dessa série de comportamentos que podem gerar conflitos e fazer com que tenhamos essa percepção. No dia a dia fica complicado pensar em tudo, mas conforme formos tendo essa clareza, começamos a questionar mais, sempre de forma respeitosa. Isso pode facilitar nosso relacionamento.

Outra coisa que incomoda o Maurício é quando ele manda e-mail para um colega com quem está desenvolvendo um projeto e o amigo não vê o e-mail. Quando o Maurício chega na empresa, o colega questiona. A iniciativa do Maurício pode ter sido a das melhores de enviar um e-mail informando sobre tudo, mas o colega não presta atenção nisso. Ele pode ter muitos e-mails, ou não ter visto. Precisa haver um alinhamento, para que as pessoas gastem menos energia com estresse.

O Maurício não é o único a passar por isso, mas vamos ver como lidar com esse tipo de situação. Foi aí que o Maurício lembrou que ele fez um curso sobre metodologias ágeis e o papel da retrospectiva. Retrospectiva é o momento em que vamos juntar a equipe envolvida em um projeto e vamos conversar, falar sobre o que deu e o que não deu certo e o que podemos pensar de melhoria para continuar o trabalho.

Sobre o curso Relacionamento interpessoal: aprenda a lidar melhor com você e com o outro

O curso Relacionamento interpessoal: aprenda a lidar melhor com você e com o outro possui 165 minutos de vídeos, em um total de 57 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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