O planejamento como ferramenta de crescimento de negócio

O planejamento como ferramenta de crescimento de negócio

Introdução

Você, em algum momento da sua vida profissional, se viu sem saber qual decisão tomar dentro de um negócio? Qual seria a melhor opção para conseguir alavancar sua empresa ou até sua própria carreira? Essas dúvidas fazem parte de qualquer jornada de uma pessoa no mercado de trabalho, e é de suma importância aprender a se planejar para conseguir navegar nesses mares incertos do mercado. O planejamento é o ponto de partida para o sucesso do seu negócio. Ele permite que você visualize o caminho mais eficiente e rápido para alcançar seus objetivos.

Com um plano estruturado, é possível definir ações, comportamentos e regras de negócio que garantam o êxito da operação. Nesse contexto, o plano se torna um guia confiável, uma base sólida para a tomada de decisões alinhadas com as premissas do negócio. No entanto, embora o plano seja um norte, não é algo absoluto. Faz parte estar preparado para mudar caso as circunstâncias demandem. Para alcançar o sucesso, é fundamental entender o que é um planejamento de sucesso e como ele vai influenciar positivamente no seu progresso empresarial e também pessoal!

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O que é um planejamento empresarial?

Muitos empreendedores têm o sonho de ver seus negócios prosperarem e alcançarem resultados surpreendentes. Mas sonhar é apenas o primeiro passo! Para transformar esse desejo em realidade, é preciso ter um plano sólido e bem estruturado. E aí entra o planejamento empresarial. Com ele, é possível definir metas claras, traçar um caminho eficiente para alcançá-las e se preparar para os desafios que surgirão ao longo do caminho. Não basta apenas ter uma ideia genial: é preciso saber como transformá-la em uma empresa de sucesso. E o planejamento é o alicerce desse processo. Por isso, é essencial saber quem você é como empreendedor, onde quer chegar, quando quer chegar e como vai chegar lá. Essa visão clara e estratégica é a chave para traçar a melhor rota para o sucesso do seu negócio.

Nessa perspectiva, ao planejar a jornada do ponto atual A até o ponto futuro B, é essencial considerar as várias possibilidades disponíveis. Algumas opções podem ser mais demoradas e exigir maior investimento do que outras. No entanto, ao traçar um plano estratégico cuidadoso, o empreendedor adquire uma visão abrangente do cenário, identificando oportunidades, ameaças, concorrência e compreendendo profundamente o público-alvo.

Duas possibilidades de caminhos entre um ponto A e um ponto B. Um caminho é uma reta, simbolizando o menor caminho, e o outro são várias linhas tortas, simbolizando o maior caminho.

Ferramentas e recurso para o seu planejamento

Dentro dessa perspectiva, vamos afunilar um pouco mais nossa análise trazendo a história de Fernanda. Fernanda era uma programadora que já tinha alguma experiência na área e atuava dentro de uma empresa conhecida no mercado brasileiro. Depois de refletir um pouco, Fernanda decidiu que era hora de dar um passo além e abrir sua própria empresa de projetos pessoais.

Ela imaginou um lugar onde pudesse canalizar sua criatividade, desenvolver produtos inovadores e ter a liberdade de escolher quais projetos abraçar. Fernanda queria criar algo único, que refletisse seus valores e visão como programadora. Para isso, percebeu que era de fundamental importância entender seu público-alvo, identificar as necessidades do mercado e entender suas próprias fortalezas. A futura empreendedora sabia que precisava se destacar em um mercado competitivo e oferecer algo especial aos clientes.

Canvas

Determinada a construir algo único, Fernanda mergulhou em um universo de planejamento estratégico. Foi assim que ela descobriu o Canvas. O Canvas era como um mapa que a guiava na construção de seu negócio dos sonhos.

Ele é uma poderosa ferramenta visual de planejamento estratégico e modelagem de negócios, composto por nove blocos interconectados, criando uma representação clara e concisa do modelo de negócios de uma empresa. Nesse framework, cada bloco preenchido revela um pedaço valioso do quebra-cabeça.

Esses nove blocos incluem:

  1. Proposta de Valor: define o valor único que o negócio oferece aos clientes e como atende às suas necessidades;
  2. Segmento de Clientes: identifica os diferentes grupos de clientes que a empresa pretende atingir e servir;
  3. Canais de Distribuição: descreve os canais pelos quais o negócio se comunica e entrega sua proposta de valor aos clientes;
  4. Relacionamento com Clientes: explora como a empresa interage e constrói relacionamentos com seus clientes;
  5. Receitas: engloba as diferentes fontes de receita que sustentam o negócio;
  6. Recursos-Chave: destaca os principais ativos necessários para operar e entregar a proposta de valor;
  7. Atividades-Chave: descreve as atividades essenciais que a empresa realiza para alcançar sua proposta de valor;
  8. Parcerias-Chave: identifica as parcerias estratégicas que ajudam a impulsionar o sucesso do negócio;
  9. Estrutura de Custos: engloba todos os custos envolvidos na operação do negócio.

Sendo uma ferramenta versátil e flexível, ela permite que pessoas empreendedoras e gestoras visualizem e iterem rapidamente sobre os diferentes elementos do modelo de negócios. Ele ajuda a criar clareza, identificar oportunidades e desafios, além de facilitar a comunicação e colaboração entre as equipes. Com o Canvas, é possível desenvolver e ajustar estratégias de forma mais eficiente, visando ao crescimento e ao sucesso do negócio. Vale lembrar que essa construção deve ser revisitada ao longo de todo o processo e até mesmo quando a empresa já estiver atuando, pois esse framework é “vivo”, assim como seu empreendimento!

Framework com Business Model Canvas com algumas etapas preenchidas.

Você pode aprofundar seus conhecimentos em Business Model Canvas dentro da Alura! Nós temos diversos conteúdos relacionados com esse tema!

Definindo o seu cliente

Fernanda notou que o sucesso de seu negócio estava diretamente ligado à sua capacidade de entender e atender às necessidades do cliente. Para alcançar esse objetivo, é fundamental realizar um planejamento estratégico sólido no qual esteja claro a pessoa que terá sua dor sanada a partir do valor entregue pelo serviço que ela estaria prestando.

Uma das etapas essenciais nesse processo foi a coleta de dados relevantes sobre o público-alvo. Isso inclui informações demográficas, comportamentais e psicográficas, que fornecem insights valiosos sobre quem são seus clientes em potencial. É importante analisar características como idade, localização, interesses, comportamentos de compra e desafios enfrentados.

Essas informações ajudam a criar pessoas fictícias que representam os perfis ideais de clientes, permitindo uma compreensão mais profunda das necessidades e preferências do público-alvo. Nessa etapa, é fundamental fazer coletas quantitativas e qualitativas com seus possíveis clientes, seja por formulários ou entrevistas individuais.

Dentre as ferramentas criadas para facilitar esse processo, Fernanda também escolheu utilizar o Mapa de Empatia para conseguir visualizar melhor seu possível cliente.

O Mapa de Empatia é uma ferramenta visual e interativa projetada para promover uma compreensão profunda dos clientes, suas necessidades, motivações, desejos e frustrações. Essa abordagem permite que você se coloque no lugar do cliente, construindo empatia ao longo do processo.

Modelo do mapa de empatia, com perguntas sobre os sentimentos e sensações do cliente

Após realizar esses processos, Fernanda chegou na seguinte descrição para sua persona: Uma pessoa empresária ou empreendedora que busca soluções tecnológicas para otimizar seus negócios. Ela valoriza profissionais qualificados que possam ajudá-lo a automatizar processos e impulsionar a inovação em sua empresa. Ele enfrenta desafios como a escassez de programadores especializados e a falta de tempo para desenvolver projetos internos.

Aqui na Alura temos um podcast que você pode conferir sobre o detalhamento da criação de uma Persona.

Ouvir um pouco de:
Persona – Layers ponto tech #78

Além disso, na Alura você também pode aprofundar esse tipo de conhecimento em uma formação completa sobre a construção de persona.

A Matriz BCG

Sendo uma desenvolvedora Full Stack, com know-hows diversos em diferentes tipos de projetos, Fernanda também percebeu que precisaria descobrir qual tipo de projeto teria o maior retorno. Para isso, ela considerou usar a matriz BCG. Mas afinal, o que é a matriz BCG?

A matriz BGC, também conhecida como matriz Boston Consulting Group, é uma ferramenta de análise estratégica que ajuda a avaliar o potencial de crescimento de um negócio ou projeto em relação à sua participação no mercado. Ela é composta por duas dimensões: a taxa de crescimento do mercado e a participação de mercado relativa.

A taxa de crescimento do mercado é a taxa em que o mercado está crescendo, enquanto a participação de mercado relativa é a participação da empresa no mercado em relação aos seus concorrentes. A matriz BGC divide os produtos ou projetos em quatro categorias: estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e cães.

Representação da matriz BCG com descrição de cada quadrante.

Vale lembrar que todo novo produto deve começar como uma dúvida, pois é uma tendência de mercado e não possui tantas informações. Desse ponto, ele pode ir para as outras categorias. No caso de produtos ou serviços que já são normalmente prestados, é preciso definir em qual setor ele se encaixa a partir das características que conhecemos sobre ele.

O nosso objetivo é priorizar na nossa cartela de produtos os tipos Estrela e Vaca Leiteira. Assim é possível garantir uma boa sustentabilidade do negócio e estabilidade ao longo prazo. É importante, também, identificar quais são os "Abacaxis" da nossa cartela para conseguir agir e tomar decisões sobre a continuidade ou não desse tipo de investimento. Além disso, essa matriz deve ser refeita de tempos em tempos, pois a dinâmica do mercado pode se alterar e precisamos acompanhar esse movimento dentro do nosso empreendimento.

Nesse panorama, Fernanda se baseou em projetos que já tinha realizado para fazer a análise: um aplicativo de delivery de comida, um sistema de gerenciamento de estoque para uma empresa de varejo e um site de e-commerce para uma loja de roupas.

Para aplicar a matriz BGC, ela avaliou a taxa de crescimento do mercado e a participação de mercado relativa de cada projeto.

  1. O aplicativo de delivery de comida pode ser considerado uma estrela, já que este mercado está em alta e o projeto tem potencial para crescer rapidamente.
  2. O sistema de gerenciamento de estoque pode ser considerado uma vaca leiteira, pois o mercado de varejo é estável e o projeto pode gerar receita constante a longo prazo.
  3. O site de e-commerce pode ser considerado um ponto de interrogação, pois o mercado de comércio eletrônico é altamente competitivo e o projeto pode ter um potencial de crescimento incerto.

Com base nessa análise, ela decidiu investir mais tempo e recursos para prospectar projetos similares ao primeiro, já que ele tem maior potencial de crescimento e pode gerar um retorno mais alto a curto prazo. Fernanda também pode decidir manter projetos no estilo de gerenciamento de estoque no seu portfólio para gerar uma fonte de receita constante a longo prazo e avaliar o projeto de e-commerce com mais cuidado antes de investir o seu tempo nele.

Marketing e Branding

Depois de ter desenvolvido sua versão inicial do Canvas, traçado seu perfil de cliente ideal traçado e reconhecido as principais soluções que está apta a fazer, Fernanda precisaria construir uma imagem sólida perante o mercado, criando um portfólio e uma marca que conseguisse dar segurança aos seus futuro clientes na escolha de sua contratação. Para isso, ela precisou conhecer aspectos de Marketing e Branding para se planejar e fazer seu negócio crescer!

Marketing e branding são ferramentas fundamentais para o crescimento de qualquer negócio. O marketing é responsável por identificar e entender as necessidades do público-alvo, desenvolver estratégias para atender essas necessidades e promover os produtos ou serviços de forma efetiva. Já o branding é responsável por criar a identidade visual, valores e personalidade da marca, tornando-a única e reconhecida pelo público.

Quando essas duas ferramentas são utilizadas de forma estratégica e integrada, o resultado é um negócio mais forte e competitivo. O marketing ajuda a atrair novos clientes e fidelizar os existentes, enquanto o branding ajuda a construir uma imagem positiva e duradoura da marca. Juntas, elas criam uma experiência única para o consumidor, aumentando a percepção de valor e a diferenciação da marca em relação aos concorrentes.

No processo de criação de sua marca pessoal, Fernanda percebeu a importância da construção da autoridade no mercado digital. Essa autoridade é construída a partir de alguns pilares, como: apresentação clara dos seus resultados de projetos anteriores, presença ativa nas redes sociais, solucionar dúvidas de possíveis seguidores, elaborar cases de sucesso e o uso do Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é o uso da criação de conteúdo específico para um determinado tipo de público. É como uma conversa pessoal entre você e seu futuro cliente, uma conversa muito específica em que você vai expor a solução de uma possível dor daquele cliente.

Lembra quando Fernanda precisou traçar seu cliente ideal? É por isso que aquela etapa é fundamental! Ela vai direcionar muitas de nossas ações durante o planejamento do nosso negócio. Ainda dentro desse aspecto, existe a possibilidade de você intensificar a chegada de conteúdo nessas pessoas alvos. Isso ocorre a partir do Tráfego Pago, que é uma estratégia de marketing digital na qual anunciantes pagam para direcionar visitantes para seus sites ou páginas por meio de anúncios em plataformas online, como mecanismos de busca ou redes sociais.

Isso e muito mais você poderá encontrar, com detalhes, na formação de Marketing Digital e também na Formação de Personal Branding da Alura!

E agora? Quais os próximos passos de Fernanda?

Fernanda, após trabalhar com essas ferramentas estudadas, sentiu que já tinha uma boa base para lançar seu negócio, porém, ainda faltavam alguns detalhes. Primeiramente, ela precisa desenvolver um plano de vendas detalhado, estabelecendo metas, identificando canais de distribuição e definindo estratégias de precificação. Além disso, um grande ponto que pode servir como alavancador do seu negócio é o tão conhecido networking.

A criação de redes de relacionamento é fundamental para o crescimento de Fernanda como empreendedora. Estabelecer parcerias estratégicas, conhecer potenciais clientes e fortalecer sua reputação são aspectos essenciais nesse processo. Sua marca pessoal e sua expertise no assunto são diferenciais que permitirão a ela resolver as dores de seus clientes de maneira consistente, aumentando sua credibilidade no mercado e sua reputação.

Esse é apenas o início da jornada! O planejamento de um negócio é multifacetado e está em constante evolução, assim como um organismo vivo. É necessário se adaptar às novas tendências e contextos para garantir o crescimento contínuo. Mas não há nada como um bom planejamento e um bom primeiro passo para deixar o caminho mais tranquilo!

Na formação de empreendedorismo digita, há muito mais a explorar. Você pode encontrar esses conteúdos facilmente na Alura, que oferece uma variedade de recursos para te ajudar nessa jornada. Boa sorte e aproveite essa empolgante viagem!


Créditos

Produção didática:

Adriel Cortez
Adriel Cortez

Scuba do fórum da Escola de Inovação e Gestão. Atualmente estudo Engenharia de Produção na USP. Tenho interesse em projetos de inovação, tecnologia e processos criativos!

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