O que faz quem trabalha com UX Design

Mikaela Brasil
Mikaela Brasil

Compartilhe

O que faz quem trabalha com UX Design

Para além da interface bonita e da tecnologia, o UX Design deve proporcionar a melhor experiência possível para as pessoas

Imagine as etapas que você percorre para preencher um formulário em um site, manusear um produto ou abrir uma embalagem. Tudo isso diz respeito à experiência do usuário ou user experience (UX).

Com isso, o UX Design é focado na interação entre o usuário e o produto ou serviço, utilizando aspectos de psicologia, pesquisa de mercado, design e tecnologia para proporcionar a melhor experiência possível. É uma área que está crescendo tanto que de 1983 para 2017 o número de profissionais passou de 1 mil para 1 milhão, de acordo com uma pesquisa da NN/g.

Quais são as funções de quem trabalha com UX Design?

É preciso entender como funciona a jornada do público-alvo. (Fonte: Unsplash)

Muito além de um design bonito, quem trabalha com UX Design precisa focar as pessoas. Entre as muitas perguntas que precisam ser respondidas para alcançar a eficiência da experiência estão como a pessoa vai usar o produto? Onde ela faria isso? Por que ela usaria? Quando seria esse momento?

Isso vale para sites, aplicativos, dispositivos, produtos tangíveis e basicamente tudo o que envolve a interação humana. Para isso, quem trabalha com UX Design precisa conduzir pesquisas e testes de usabilidade, construir personas, estruturar a arquitetura de informação de um produto, desenhar fluxos e wireframes, criar protótipos, entre outras funções.

É importante ressaltar que o trabalho de UX Design precisa ser compreendido pelo time inteiro da empresa, já que o processo requer a colaboração de outras áreas.

O que não é UX Design?

UX Design se trata de entender as pessoas. (Fonte: Unsplash)

Apesar do que o nome pode sugerir, quem trabalha com UX Design não é necessariamente responsável pela interface visual do produto. É fácil confundir essa área com User Interface Design (UI – interface de usuário), que trata da parte visual de um projeto, com o objetivo de levar as pessoas a terem uma interação positiva com a plataforma.

UX designers têm como objetivo a jornada de usabilidade e como facilitar esse caminho para quem vai usar o produto ou serviço. Por isso, é preciso que as preferências pessoais sejam deixadas de lado e o foco se torne o indivíduo que realmente vai passar pela vivência.

Isso mostra que esse campo de conhecimento não diz respeito somente à tecnologia, mas às pessoas. Isso faz ser necessário reunir profissionais de várias áreas para proporcionar a melhor experiência possível, então não é preciso necessariamente ser designer para trabalhar na área. Vagas como essa podem ser preenchidas por especialistas em desenvolvimento, marketing e estratégia de produtos.

Interessou-se por esse assunto? Venha descobrir como se aperfeiçoar nesta área com os nossos cursos de UX Design.

Veja outros artigos sobre UX & Design