10 dicas incríveis para trabalhar com o Photoshop

10 dicas incríveis para trabalhar com o Photoshop

Introdução

O Photoshop é o principal software do mercado de design para edição de imagens. Quando falamos de um programa para fazer o tratamento de fotografias, preparar peças para divulgação de produtos e serviços e manipular imagens de maneiras criativas, pensamos no Photoshop. Ele é a escolha da maior parte dos profissionais de design e o padrão em empresas e escritórios na elaboração dos seus projetos.

Nesse artigo vamos conversar sobre 10 dicas incríveis que vão te ajudar a otimizar o seu fluxo de trabalho no Photoshop e gerar ótimos resultados”. São elas:

  1. Extrair cores de qualquer app;
  2. Visualizar o conteúdo da camada;
  3. Visualizar o que a máscara está escondendo;
  4. Remover ruídos de máscaras de camada;
  5. Seleção Rápida;
  6. Mover as seleções;
  7. Duplicar elementos;
  8. Layer styles como camadas;
  9. Desfazer objetos inteligentes;
  10. Localizar ferramentas e grupos de ferramentas.

Vamos conhecê-las?

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

1. Extrair cores de qualquer app

Você certamente já conhece a ferramenta Conta-gotas (Eyedropper), que permite selecionar as cores de qualquer elemento dentro da tela de pintura. O que você provavelmente não sabe é que ela funciona também fora do Photoshop.

Gif animado que mostra cores sendo extraída de uma página da web com a ferramenta Conta-gotas do Photoshop.

Para isso, abra a outra aplicação da qual você deseja extrair - neste caso o navegador Google Chrome - ao lado do Photoshop (janelas lado a lado na sua tela). Selecione a ferramenta Conta-gotas e clique na sua tela de pintura do Photoshop para ativar a ferramenta.

Na sequência, mantenha o clique do mouse pressionado e arraste a ferramenta até onde quiser e note como a cor é aplicada à amostra de primeiro plano do Photoshop. Muito legal, né? Agora você não precisa mais tirar prints e trazer imagens para os seus documentos para tirar amostras de cores.

2. Zoom no conteúdo de uma camada

Em projetos que contém muitas camadas e com conteúdos de diferentes tamanhos, identificar exatamente o que está dentro de cada camada pode ser difícil. O Photoshop, então, permite que você aplique uma aproximação de tela cheia (tipo fit to screen) de tudo que há na camada.

Gif animado que mostra o conteúdo de uma camada sendo aproximado em um documento do Photoshop.

Esta funcionalidade pode ser útil, por exemplo, para você localizar e entender o espaço que pequenos elementos estão ocupando na tela de pintura. No caso acima, quero conferir a área do grupo chamado “Balão. Assim sendo, clico no grupo segurando a tecla ”Alt”, o que vai fazer com que o conteúdo deste grupo ocupe toda a minha tela.

3. Visualizar o que a máscara está escondendo

Máscaras de camada são essenciais para um fluxo de trabalho não-destrutivo no Photoshop. Contudo, dependendo do que elas estão escondendo, podemos ter dificuldade de enxergar exatamente sobre o que elas estão agindo.

Gif animado que mostra um filtro inteligente sendo escondido.

Repare como habilitar e desabilitar a visualização do Filtro Inteligente Camera Raw não mostra onde a máscara do efeito está agindo. Para evitar confusões e confirmar se trabalhamos da maneira esperada, podemos pedir para o Photoshop destacar o que a máscara está escondendo.

Gif animado que mostra a sobreposição da cor vermelha sobre a área escondida pela máscara de camada.

Para tal, selecione a miniatura da máscara da camada e clique com a tecla “\” (barra invertida). Com isso, será ativada uma sobreposição em vermelho sobre a área atingida pela máscara. Na camada acima, veja como a área escondida (em preto na máscara) foi pintada de vermelho, indicando que onde o Filtro Inteligente não está ativo.

4. Remover “franjas” de máscaras de camada

Fazer seleções com ferramentas como Select Subject e Remove Background nos economiza muito tempo, graças a sua praticidade. Porém, o resultado nem sempre fica perfeito e é preciso refiná-lo, como na imagem abaixo.

Gif animado que mostra a aproximação de uma imagem de um homem vestido com camisa, jaqueta e chapéu. Contornando a silhueta do homem pode ser ver uma fina linha amarela.

Perceba como a seleção deixou pixels do fundo atrás do modelo ainda visíveis, produzindo efeito conhecido como “franja” (fringe, em inglês) ao redor da pessoa.

Gif animado que mostra a aplicação do filtro Minimum e o desaparecimento da fina linha amarela que contornava a silhueta do modelo.

Selecione a máscara da camada e abra o filtro Minimum… e defina um valor, em pixels, para contrair a máscara até esconder a franja.

5. Máscara Rápida

Desenhar seleções manualmente no Photoshop pode ser difícil e requer tempo e prática de ferramentas, como a Marqee (Letreiro) e o Lasso (Laço). Pensando na criação de seleções com acabamento mais arredondado e suave, a missão fica ainda mais complexa. Mas há uma maneira de contornar este problema: usando o Pincel (Brush) para desenhar a seleção, se valendo do modo Máscara Rápida (Quick Mask)

Gif animado que mostra a configuração do modo Máscara Rápida.

Antes de mais nada, vamos configurá-lo, efetuando um duplo clique sobre o seu ícone, que se encontra logo abaixo das amostras de cores. Certifique-se de habilitar a opção Selected Areas para você fazer o desenho da seleção e não da área mascarada (Masked Area). Você pode ainda escolher uma cor para a Máscara Rápida e a opacidade que essa cor vai ter sobre a imagem.

Gif animado que mostra a Máscara Rápida sendo pintada sobre as áreas de cor marrom de uma paisagem montanhosa.

Note como no painel Layers, a camada foi sobreposta pelo tom de verde que defini anteriormente. Agora, basta selecionar o Pincel e pintar a área que deseja selecionar.

Gif animado que mostra a Máscara Rápida, em verde, se convertendo em uma seleção ativa.

Após terminar, pressione a letra “Q” para confirmar a pintura e criar uma seleção ativa.

Gif animado que mostra a execução de um ajuste de curvas na área selecionada da imagem.

Note como um ajuste de Curves funciona bem com esse método: a transição entre os pixels ajustados e os que não foram alterados é suave graças ao fato de termos utilizado o Pincel com dureza zero.

6. Transformar seleções

Ainda falando em seleções, quantas vezes estamos criando uma e precisamos trocá-la de lugar? Esse fenômeno é muito comum ao se trabalhar com o grupo de ferramentas Marqee (Letreiro), especialmente o Letreiro Circular.

Gif animado que mostra diversas tentativas de se desenhar um forma circular com a ferramenta Letreiro.

Isso acontece porque é difícil acertar o local correto para o início do desenho do círculo, como no caso do pneu de um carro. Porém, é possível transformar a seleção, como veremos a seguir.

Gif animado que mostra transformações sendo aplicadas à uma seleção ativa.

Quando estiver desenhando a seleção, mantenha a tecla de “Espaço” pressionada para movimentar a seleção. Depois que ela estiver na posição correta, clique com o botão direito do mouse e acesse a opção Transform Selection para transformá-la. Faça as alterações necessárias e confirme a configuração com o “Enter”.

7. Duplicar elementos

Todo mundo gosta de atalhos, né? São ótimos para nos ajudar a acelerar o processo criativo. Um que é bastante interessante é o de duplicar objetos, camadas e grupos com a tecla “Alt”.

Gif animado que mostra uma camada sendo duplicada.

Você pode clicar no objeto em questão direto na tela de pintura ou no painel Layers. Mantenha o “Alt” e o clique do mouse pressionados e arraste o que você deseja duplicar.

8. Layer Styles como camadas

Estilos de Camada (Layer Styles) funcionam muito bem em composições, especialmente quando desejamos criar elementos.

Imagem que mostra uma garrafa apoiada sobre a mesa com a sombra projetada imediatamente atrás da garrafa e não na superfície sobre a qual a garrafa está apoiada.

Tomemos como exemplo o projeto acima, no qual eu quero criar a sombra da garrafa. Com o efeito Drop Shadow (Sombra Projetada) eu consigo elaborar uma sombra no formato do objeto, mas apenas com uma projeção que não faz sentido na cena. Afinal de contas, a sombra precisa acontecer sobre a mesa, e não atrás do objeto. A solução? Separar a sombra da camada.

Gif animado que mostra a sombra projetada sendo separada da camada da garrafa.

Clique com o botão direito do mouse sobre “FX” e depois em “Create Layer” para criar uma camada própria para o efeito, separando-o da camada original.

Gif animado que mostra a camada da sombra projetada sendo editada.

Realize as transformações necessárias para que o objeto tenha o acabamento correto na composição. E, claro, tome seu tempo para melhorar a mesclagem.🙂

9. Desfazer Objetos Inteligentes

Objetos Inteligentes (Smart Objects) são funcionalidades importantes para organização de camadas, transformação não-destrutivas e, claro, criação de filtros inteligentes. Contudo, eventualmente você pode desistir dele e trazer de volta a disposição original dos elementos do seu documento.

Gif animado que mostra um objeto inteligente sendo desfeito.

Clique com o botão direito do mouse sobre o Objeto Inteligente e vá na opção “Convert to Layers” para que ele volte ao seu estado anterior, que neste caso significa mostrar a máscara da camada.

10. Localizar ferramentas e grupo de ferramentas

Por último, se você um dia se perder no Photoshop e não souber onde está uma ferramenta, basta escrever o nome dela no campo de pesquisa do programa.

Gif animado que mostra a barra de pesquisa sendo aberta e busca pela palavra Brush.

Encontre a lupa no canto superior direito da janela do Photoshop e clique sobre ela. No menu flutuante que será aberto na sequência, escreva o nome da ferramenta que você deseja localizar. O Photoshop vai então destacá-la na interface.

Gif animado que mostra a busca pelo termo retouch e os resultados encontrados.

E como esta é uma pesquisa inteligente, você pode ainda procurar por grupos de ferramentas, como as que o programa oferece para retoque (retouch).

Conclusão

O Photoshop é um programa com mil possibilidades criativas e maneiras de se construir projetos. Neste artigo, vimos 10 dicas de como melhor utilizá-lo para ter tanto um ganho de produtividade quanto descobrir novas funcionalidades.

Aqui na Alura temos a formação Adobe Photoshop que trata do Photoshop “do início ao fim”, apresentando-o do zero para quem nunca sequer o abriu, até para usos mais avançados com IA ou tratamento de imagem. Acesse o primeiro curso da formação: Adobe Photoshop: ferramentas essenciais do programa.

Até a próxima!


Créditos

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

Veja outros artigos sobre UX & Design