Desde que divulgamos o Manifesto para o mercado de tecnologia brasileiro, muitas pessoas e empresas têm perguntado: "como faço para implementar?". Não é trivial.
Este texto ilustra uma possível implementação do Manifesto. Cada empresa tem seu contexto e seu estágio de implementação. Esta é a forma particular de como a Alura tenta se aproximar desses valores nos dias de hoje. Queremos iterar e melhorar.
A Alura respira educação. Não só como o grande produto final para pessoas e empresas, mas para toda a equipe interna.
São muitas áreas diferentes na empresa, com práticas próprias e sua própria realidade. Todas guiadas pelos mesmos valores de crescimento e colaboração, mas cada uma com seu contexto.
Como o Manifesto é sobre times de tecnologia, é bom ilustrar com o time de Dev da Alura.
São hoje 51 pessoas onde 48 delas, inclusive o CTO, foram contratadas como estagiárias, juniores e iniciantes. Várias como primeiro emprego. Cresceram e continuam crescendo aqui; algumas já são seniores e lideranças.
Há pessoas com 3, 5, 7, 8, 13 até 18 anos de empresa. Pessoas de todo Brasil trabalhando remotamente. Pessoas com e sem faculdade. A pessoa mais jovem tem 17 anos e a mais velha 47 anos, ambas iniciantes. 17 são mulheres. Há quem migrou de outras áreas para Dev — e quem fez o caminho contrário.
Alguns pontos-chave da cultura do time:
Com adaptações, esses valores se aplicam a outros times também. O time de Conteúdo, em especial o Scuba Team de suporte aos alunos e alunas, tem 20 pessoas iniciantes em tecnologia, um terço do time técnico. E com plano de dobrar esse número em 2022.
E, certamente, precisamos melhorar em diversidade, nosso processo de contratação, caminho para liderança, formas de reconhecimento e muito mais. O dia-a-dia é cheio de desafios.
Sabemos que cada empresa tem seu contexto e nem tudo se aplica a todos os lugares. Vários fatores favorecem essa estratégia da Alura: ser uma edtech, ser uma empresa com certa visibilidade no mercado, ter um projeto acessível em stacks mais comuns e estar em alto crescimento.
Há um motivo óbvio pelo manifesto ter sido feito em parceria entre empresas e escolas: o potencial de impacto com formação de iniciantes e sua inserção no mercado de trabalho.
Atuamos na Alura com educação em tecnologia há quase duas décadas. Ajudar pessoas a serem boas profissionais de tecnologia é exatamente nossa razão de existir. Mais de um milhão de pessoas foram impactadas neste tempo.
O caminho mais aparente é a oferta de cursos de qualidade pela Alura, tanto para estudantes diretamente quanto através de suas empresas. Mas é muito mais que isso.
Começa pela atração de alunos para tecnologia de forma justa e realista. Sem prometer salários astronômicos no curto prazo e mostrando que o caminho não é fácil. Exige dedicação e oportunidade e, certamente, a maior parte do mérito não é da escola, somos apenas facilitadores.
Atuamos para preparar alunas e alunos para os desafios do mercado. Continuamente lançamos e atualizamos conteúdos alinhados às habilidades mais pedidas nas vagas. E damos foco em geração de portfólio próprio que detaque as habilidades individuais. É uma maneira de facilitar a inserção no mercado de trabalho que costuma exigir muita experiência prévia.
Trabalhar com educação é acreditar na transformação pessoal e social que vem com o aprendizado.
Nossa história começou nas comunidades dev do Brasil. Sempre teve como pilar fortalecer as comunidades, desde a primeira decisão de oferecer as apostilas dos cursos da Caelum abertamente para todos. E até hoje, com muitas iniciativas de educação gratuita de qualidade e sem truques—podcasts, imersões, apostilas, artigos, vídeos, eventos.
Apoiamos diversos grupos de mobilização social, com foco em diversidade e inclusão de pessoas sub-representadas em tech. Como Programaria, Fly Educação, Plataforma Impact, Reprograma, FullStack Social e EducaTRANSforma.
Executamos projetos de alto impacto para iniciantes e grupos sub-representados, como o programa Oracle ONE, o Edutech da Secretaria de Educação do Paraná, o Boticário Desenvolve com foco em diversidade e programas de aceleração de iniciantes com o LevelUp.
E o Manifesto Tech, uma iniciativa para promover debates e tentar influenciar positivamente o mercado. Uma vontade que nasceu na Alura mas que sempre teve como objetivo incluir todo o mercado. É uma iniciativa para incluir todas as pessoas que estão iniciando hoje—alunas e alunos de todas as escolas, autodidatas, quem está trocando de carreira, quem está saindo do ensino médio etc.
A missão do Grupo Alura é transformar a vida pessoal e profissional das pessoas através da educação e da tecnologia. Além da vivência própria, queremos inspirar, provocar e influenciar essa transformação em todo mercado. Neste documento está nossa implementação, muito adaptada ao nosso contexto que é único. Cada empresa vivencia os princípios do Manifesto à sua maneira, com suas adaptações. E com essa pluralidade é que fortaleceremos esse incrível movimento de transformação no mercado de tecnologia brasileiro.